Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
CPF
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Manual

Freios-discos Problemáticos (ou não ?) - C4 Pallas GLX

Mensagem por CPF »

Fala galera!

Depois de um tempão ausente, me lembrei do C4 Clube!

Meu Pallas é um GLX 09/10, com 40 mil Km, que vai muito pra estrada, nos 19 meses de uso,
deve ter feito algo entre 20 e 25 mil na estrada, principalmente para POA e CWB.

Tive que fazer a troca das pastilhas aos 19 mil, o que achei muito prematuro, mas enfim,
não se brinca com freio. O pessoal da concessionária queria um absurdo, na faixa dos 400 reais pela troca das dianteiras, fui no mecânico mais sério que já conheci em toda a minha vida, e pronto, 180 ficou perfeito!

Tudo normal até os 29 mil, quando começou a trepidar muuuuito. Tive que fazer a retífica dos discos, o que achei muito prematura também, mas o mecânico comentou comigo que o choque térmico é inevitável, e que o modelo da roda favorece o empenamento, pois é bem aberto, e se está frio ou se chove, o choque é muito grande...
Enfim resolvi acreditar nele.

Eis que 5 mil depois, tive que trocar os pneus, aos 35 mil km. Pensei que era muito cedo, mas se deixasse mais ia começar a ficar muito inseguro o carro, e coloquei o Brigstone-Firestone potenza G3, ficaram ótimos, mas...

Sai da mecânica direto pra Maringá, 480km, e meu Deus, cheguei em Maringá e os braços continuaram tremendo por dias, de tanto que tremeu o carro, não apenas quando freiava, mas quando passava dos 100km/h tremia demais o volante. Engraçado que não puxava pra nenhum lado e entrava firme nas curvas mesmo nos 130, 140.

De volta pra Pato Branco, fui na loja que realizei a troca dos pneus, eles comentaram que tinha ficado um pouco fora o balanceamento, e que agora tava tudo OK. Porém enquanto eu esperava, o atendente comentou comigo que o pessoal da fábrica estava economizando frente e mandando 500 pneus num furgão onde deveriam vir 250, e que isso estava causando alguns problemas, pois os pneus ficavam deformados, e tavam dando alguns problemas.

Saí de lá e o carro ainda tremia, menos, mas tremia!

2 semanas depois levei ao mecânico conhecido que citei no começo, que sempre me deixou o carro impecável,
pois eu saí de lá pra Porto Alegre com o carro tremendo!!!! E detalhe, com pastilhas e discos de freio novinhos em folha, pois eles estavam empenados e já retificados, então era melhor trocar eles de uma vez, e como não adianta tomar banho sem trocar a cueca, troquei as pastilhas que também não iam durar mais muito não.

Mas o problema continua, o carro segue tremendo!!!!

Tenho 3 alternativas :

1) Pneus deformados, como comentou o atendente da loja. (se for, o que será que eu faço ?)

2) Discos empenados (mas como, se troquei, fui pra BR e já estava tremendo).

3) Outro problema que não consegui visualizar.

Não sei o que fazer pra deixar o carro perfeito novamente!!!

Pessoal procurei tópicos semelhantes e até achei alguma coisa, mas mais sobre o VTR, então se já há tópico com esses questionamentos, peço que alguém gentilmente me passe o link.

Grande abraço, obrigado desde já!

juliocesarsr1
Membros
Estado: MS
Veiculo: Outros

Re: Freios-discos Problemáticos (ou não ?) - C4 Pallas GLX

Mensagem por juliocesarsr1 »

Os discos de freios, quando empenados, somente fazem o carro trepidar quando o pedal do freio está acionado e, geralmente, com o veículo acima de 60 km/h.
Pelo que eu entendi, o problema apareceu após a troca dos pneus. Então, é válido refazer o balaceamento e, caso não resolva, balancear em outro lugar. Preferencialmente, se possível, em outra filial da loja onde comprou os pneus.
Após o rebalanceamento em local diferenciado, se o problema persistir, podem haver, realmente, pneus deformados. Aconteceu comigo quando substituí os pneus de meu ex Vectra. Nesse caso, solicite à loja e ACOMPANHE a perícia dos pneus. A loja deve ter um funcionário credenciado pela fábrica para tal fim.
Caso o rebalanceamento não resolva, não podemos descartar a possibilidade de, em uma de suas viagens, tu ter passado por algum buraco e empenado algum aro. Com o aro empenado, não é possível acertar o balanceamento. Procure um local que faça a verificação do estado de seus aros.

Por fim, existem vários tópicos que versam sobre o assunto e que podem ser esclarecedores.
Espero ter ajudado!

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”