-
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: Outros
Pastilhas de Freio: verde, amarela e vermelha... Diferenças?
Estou pesquisando sobre freios mais avançados para o C4 e me deparei com frequentes relatos a cerca de pastilhas definidas por cores, em especial as da EBC na linha after-market high performance. Aparecem sempre as pastilhas Verdes, Vermelhas e Amarelas... O que consegui entender é que destas as verdes são as mais próximas do uso diário, as amarelas são um meio termo e as vermelhas mais voltadas para competição, mas podendo ser usadas em carros de rua. Alguém sabe algo a respeito??? Tentei na busca mas não achei nada sobre o assunto e mesmo na net é bem confuso o que se fala...
Estou pensando em dar um up nos freios do carro, pois está quase na hora de trocar pastilhas e disco (na última só dei retífica no disco). Queria um disco slotado ou perfurado e pastilhas de desempenho melhor que o sistema original que já é ótimo, mas como devo mexer pra valer no carro, vou começar pela segurança... O sonho seria um sistema Brembo, mas sai na Europa uns 2000 euros... Aqui é coisa pra lá de 6000...
Correspondência de produtos da linha EBC:
Dianteiros:
Diâmetro do Disco: 282 mm
Discos originais: D1069
Discos Turbo Groover: GD1069
Discos Ultimate DIsc: USR1069
Pastilhas Originais: DP 1375
Pastilhas Upgrade Quality: DP21375
Traseiros:
Diâmetro do Disco: 249 mm
Discos originais: D1365B
Pastilhas Originais: DP 1575
Pastilhas Upgrade Quality: DP21575
OBS: não há opção de discos de performance pra traseira
Há um segundo sistema para a traseira dos C4 2.0, que deve se tratar de um sistema diferente do Bosh que equipa os C4 vendidos no Brasil (sistema Girling)
Discos originais: D1658D
Pastilhas Originais: DP 680
Pastilhas Upgrade Quality: DP2680
Estou pensando em dar um up nos freios do carro, pois está quase na hora de trocar pastilhas e disco (na última só dei retífica no disco). Queria um disco slotado ou perfurado e pastilhas de desempenho melhor que o sistema original que já é ótimo, mas como devo mexer pra valer no carro, vou começar pela segurança... O sonho seria um sistema Brembo, mas sai na Europa uns 2000 euros... Aqui é coisa pra lá de 6000...
Correspondência de produtos da linha EBC:
Dianteiros:
Diâmetro do Disco: 282 mm
Discos originais: D1069
Discos Turbo Groover: GD1069
Discos Ultimate DIsc: USR1069
Pastilhas Originais: DP 1375
Pastilhas Upgrade Quality: DP21375
Traseiros:
Diâmetro do Disco: 249 mm
Discos originais: D1365B
Pastilhas Originais: DP 1575
Pastilhas Upgrade Quality: DP21575
OBS: não há opção de discos de performance pra traseira
Há um segundo sistema para a traseira dos C4 2.0, que deve se tratar de um sistema diferente do Bosh que equipa os C4 vendidos no Brasil (sistema Girling)
Discos originais: D1658D
Pastilhas Originais: DP 680
Pastilhas Upgrade Quality: DP2680

- murgolindo
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 VTR
Re: Pastilhas de Freio: verde, amarela e vermelha... Diferenças?
Boa sorte nesse upgrade! infelizmente não posso acrescentar nada neste tópico, ficarei somente seguindo para aprender! hahaha
abraaço
abraaço
C4 VT[color=#FF0000]R[/color]
TETO BLACK PIANO
AERO
COLUNAS DI-NOC
XENON DIRECIONAL
LEDS INTERNOS
RODAS GALLOP VENEZA
ANTENA C5
Molas H&R
[url=http://imageshack.us/photo/my-images/641/dsc01224i.jpg/][img]http://img641.imageshack.us/img641/9621/dsc01224i.th.jpg[/img][/url]
TETO BLACK PIANO
AERO
COLUNAS DI-NOC
XENON DIRECIONAL
LEDS INTERNOS
RODAS GALLOP VENEZA
ANTENA C5
Molas H&R
[url=http://imageshack.us/photo/my-images/641/dsc01224i.jpg/][img]http://img641.imageshack.us/img641/9621/dsc01224i.th.jpg[/img][/url]
- fabio_sd
- Moderador
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Exatamente. Se investir num jogo de EBC Green Pads, vai ficar muito bem servido. Quando aos discos, além do EBC, alternativamente você pode usar os FREMAX High Performance, que tem excelente custo x benefício. Pode ser comprado direto no site (http://www.fremax.com.br) ou na Toulouse. Outra alternativa, muita usada por preparadores brasileiros, são os Power Brakes (http://www.powerbrakes.com.br).Cyro escreveu:...Aparecem sempre as pastilhas Verdes, Vermelhas e Amarelas... O que consegui entender é que destas as verdes são as mais próximas do uso diário, as amarelas são um meio termo e as vermelhas mais voltadas para competição, mas podendo ser usadas em carros de rua...
Fabio_SD
- fmiglior
- Moderador
- Veiculo: C4 VTR
Conheço bem pouco dessas pastilhas, na minha bike eu tinha sapatas de
Freio de cores diferentes cada uma voltada pra um tipo de uso.
Minha duvida quanto ao uso de pastilhas de alto desempenho no sistema normal (disco + fluido + pinça + dutos) e que se elas vão gerar mais atrito vão tb gerar mais calor o que pode fazer o freio "apagar" certo?
Acho que a pastilha de perfomace melhor voltada pro uso de rua, com os discos originais e um fluido 5.1 deve já dar um bom UP.
Agora pra pastilhas mais "fortes" acho que o ideal é a troca dos discos e tb dos dutos.
Minha duvida quanto ao uso de pastilhas de alto desempenho no sistema normal (disco + fluido + pinça + dutos) e que se elas vão gerar mais atrito vão tb gerar mais calor o que pode fazer o freio "apagar" certo?
Acho que a pastilha de perfomace melhor voltada pro uso de rua, com os discos originais e um fluido 5.1 deve já dar um bom UP.
Agora pra pastilhas mais "fortes" acho que o ideal é a troca dos discos e tb dos dutos.
EX C4 VTR
-
- Moderador
Sabia que o Fábio ia ajudar no assunto... tava editando meu post pois faltavam os códigos corretos da traseira e das pastilhas pois deu pau na internet aqui...
Alguém tem informação se esse sistema de cores é uma particularidade da EBC ou se extende a outros fabricantes...
Outra pergunta: o disco traseiro do C4 é diferente do apresentado no catálogo para o Peugeot 307 2.0, que tem correspondência de disco traseiro de performance...
Última coisa que queria ver debatida aqui por quem entende: aumento do diâmetro do conjunto num upgrade de performance. Alguém pra comentar?
PS: editei as informações que estavam faltando no tópico inicial.
Alguém tem informação se esse sistema de cores é uma particularidade da EBC ou se extende a outros fabricantes...
Outra pergunta: o disco traseiro do C4 é diferente do apresentado no catálogo para o Peugeot 307 2.0, que tem correspondência de disco traseiro de performance...
Última coisa que queria ver debatida aqui por quem entende: aumento do diâmetro do conjunto num upgrade de performance. Alguém pra comentar?
PS: editei as informações que estavam faltando no tópico inicial.

- fabio_sd
- Moderador
A dica do Filipe é boa: trocar as mangueiras. Outra coisa: na hora de comprar lembre-se que os discos traseiros do VTR são específicos e não são os mesmso do Pallas e do Hatch. No VTR os discos são integrados aos cubos.
Fabio_SD
-
- Moderador
Estou pesquisando o assunto e realmente a troca do disco é imperativa em sistema de alta performance, porém não é necessário a troca de tubulação, mesmo na linha Gran Turismo que é a mais top da Brembo... Se trocar o sistema de freios por um Brembo, troca o disco, pastilhas e as pinças, permanecendo o resto original. Não deve haver grande variação dos dutos...fmiglior escreveu:Conheço bem pouco dessas pastilhas, na minha bike eu tinha sapatas de
Pra finalizar a questão do fluído é essencial também com uso de DOT 5.1 no sistema, como você comentou...
Talvez por isso não consta no catálago da EBC a opção de disco performance pra traseira...fabio_sd escreveu:A dica do Filipe é boa: trocar as mangueiras. Outra coisa: na hora de comprar lembre-se que os discos traseiros do VTR são específicos e não são os mesmso do Pallas e do Hatch. No VTR os discos são integrados aos cubos.

- fabio_sd
- Moderador
Sim, isto é coisa da EBC. Não conheço outros fabricantes que usem este código. Pelo menos eu ainda não vi. Uma alternativa de pastilhas de alta perfomance é a FERODO. São excelentes, muito usadas em competição.Cyro escreveu:...Alguém tem informação se esse sistema de cores é uma particularidade da EBC ou se extende a outros fabricantes...
Os discos do VTR são diferentes pois são integrados ao cubo.Cyro escreveu:...Outra pergunta: o disco traseiro do C4 é diferente do apresentado no catálogo para o Peugeot 307 2.0, que tem correspondência de disco traseiro de performance...
Tecnicamente é uma boa alternativa, mas acho que não precisará disto. Quanto "pocotos" pretende colocar no seu carro? Uma boa alternativa é usar os discos do VTS. Se não me engano, alguém aqui já fez isto. Parece que foi o Geraldo (VTR BH). O MarcoVTS colocou discos EBC no carro dele. Veja este tópico:Cyro escreveu:...aumento de diâmetro...
viewtopic.php?f=26&t=3358&st=0&sk=t&sd= ... 100#p65107
Fabio_SD
- RodVTS98
- Moderador
Fala Cyrão!!!
Cara, vou tentar esclarecer algo a mais do que o pessoal já explicou. O que eu não conseguir clarear, alguém complementa logo!
Seguinte, essa codificação de cores, pelo o que sei, apenas a EBC utiliza.
As verdes são para substituição de peças originais, dando um up no sistema de freio, mas para uso propriamente de rua;
As amarelas são para uso misto, ou seja, na rua e na pista. Sendo assim, ela precisa esquentar um pouco para ter sua pegada máxima. Tem amigos que a usam normalmente e acham elas maravilhosas;
As vermelhas são para uso típico em pista, pois precisam esquentar para ter pegada. Para uso diário na rua não é muito recomendada, pois vc pode precisar socar o freio ao sair da sua garagem e o carro não vai frear!..
Eu uso as verdes no meu C4 e estou muito contente! Elas são muito boas mesmo! Em combinação com as pastilhas green, coloquei o fluido de freio DOT 5, porém os discos ainda são os originais.
Ou seja, a definição de qual pastilha EBC vc vai usar depende da forma de uso e não da quantidade, ou seja, vc pode ter um carro de 500cv, mas andar entre 5 e 70km/h nas ruas de sua cidade. Se usar as EBC vermelha não será certo o sucesso! Mas, se for usar seu carro de 500cv em uma pista fechada, para atingir velocidade máxima e etc, não pense duas vezes... coloque as RED!..
Como te conheço e sei que vc gosta de acelerar, além de viajar muito com o carro, se for fazer upgrade de motor no seu C4, coloque as Yellow! Vc vai gostar!
Sobre discos de freio, faça o conjunto! Pastilhas Yellow e discos EBC frisados. Vai ficar um conjunto maravilhoso!
Se quiser colocar discos maiores, saiba que o limite está no aro de sua roda. Como vc está usando aro 18, pode ter certeza que vc vai poder colocar discos grandes!
Uma possibilidade seria o jogo de freio do C5. Veja as dimensões do disco e veja se é um upgrade legal! Além disso, tem que ver quanto de adaptação será necessário. Se for preciso de ZERO, manda bala!.. Pra sua informação, os discos de freio dianteiors do C4 VTS tem 302mm de diâmetro. Compare com os do C5 e veja o que fica melhor no seu C4.
O que posso te dar de dica importante é:
- Verifique quais são as pinças do seu C4 (ou as que vai comprar), pois elas podem ser de marcas diferentes na dianteira e na traseira. Por exemplo, no meu C4, as pinças dianteiras são "APE" e as traseiras são "TRW". Com isso, quando eu pedi o jogo de pastilhas green para o C4 VTS, vieram as pastilhas para pinças APE. Na dianteira ficou tudo beleza. Nas traseiras, tive que pedir pra trocar. Ainda não recebi as corretas de volta , ou seja, o processo pode ser longo devido aos novos envios. Apenas para ficar claro, o fato dos fabricantes das pinças serem diferentes, acabou que o formato das pastilhas é diferente entre elas, então é importante verificar antes para não incorrer nesse erro super fácil de acontecer e não conseguir instalá-las.
Espero ter ajudado!
Abração,
Rodrigo.
Cara, vou tentar esclarecer algo a mais do que o pessoal já explicou. O que eu não conseguir clarear, alguém complementa logo!
Seguinte, essa codificação de cores, pelo o que sei, apenas a EBC utiliza.
As verdes são para substituição de peças originais, dando um up no sistema de freio, mas para uso propriamente de rua;
As amarelas são para uso misto, ou seja, na rua e na pista. Sendo assim, ela precisa esquentar um pouco para ter sua pegada máxima. Tem amigos que a usam normalmente e acham elas maravilhosas;
As vermelhas são para uso típico em pista, pois precisam esquentar para ter pegada. Para uso diário na rua não é muito recomendada, pois vc pode precisar socar o freio ao sair da sua garagem e o carro não vai frear!..
Eu uso as verdes no meu C4 e estou muito contente! Elas são muito boas mesmo! Em combinação com as pastilhas green, coloquei o fluido de freio DOT 5, porém os discos ainda são os originais.
Ou seja, a definição de qual pastilha EBC vc vai usar depende da forma de uso e não da quantidade, ou seja, vc pode ter um carro de 500cv, mas andar entre 5 e 70km/h nas ruas de sua cidade. Se usar as EBC vermelha não será certo o sucesso! Mas, se for usar seu carro de 500cv em uma pista fechada, para atingir velocidade máxima e etc, não pense duas vezes... coloque as RED!..
Como te conheço e sei que vc gosta de acelerar, além de viajar muito com o carro, se for fazer upgrade de motor no seu C4, coloque as Yellow! Vc vai gostar!
Sobre discos de freio, faça o conjunto! Pastilhas Yellow e discos EBC frisados. Vai ficar um conjunto maravilhoso!
Se quiser colocar discos maiores, saiba que o limite está no aro de sua roda. Como vc está usando aro 18, pode ter certeza que vc vai poder colocar discos grandes!
Uma possibilidade seria o jogo de freio do C5. Veja as dimensões do disco e veja se é um upgrade legal! Além disso, tem que ver quanto de adaptação será necessário. Se for preciso de ZERO, manda bala!.. Pra sua informação, os discos de freio dianteiors do C4 VTS tem 302mm de diâmetro. Compare com os do C5 e veja o que fica melhor no seu C4.
O que posso te dar de dica importante é:
- Verifique quais são as pinças do seu C4 (ou as que vai comprar), pois elas podem ser de marcas diferentes na dianteira e na traseira. Por exemplo, no meu C4, as pinças dianteiras são "APE" e as traseiras são "TRW". Com isso, quando eu pedi o jogo de pastilhas green para o C4 VTS, vieram as pastilhas para pinças APE. Na dianteira ficou tudo beleza. Nas traseiras, tive que pedir pra trocar. Ainda não recebi as corretas de volta , ou seja, o processo pode ser longo devido aos novos envios. Apenas para ficar claro, o fato dos fabricantes das pinças serem diferentes, acabou que o formato das pastilhas é diferente entre elas, então é importante verificar antes para não incorrer nesse erro super fácil de acontecer e não conseguir instalá-las.
Espero ter ajudado!
Abração,
Rodrigo.
- Moderador
Valeu demais as dicas do Fábio e do RodVTS... vou continuar pesquisando e posto aqui as descobertas... quando for a São Paulo, devo visitar a Lossaco que é representante da EBR... tomar umas idéias sobre ups possíveis...
A minha idéia era colocar as amarelas mesmo... no meio termo... com discos trabalhados e se possíveis maiores, mas sem trocar as pinças... Vou ver o que pode ser feito...
O projeto de 2011 é turbinar o carro, mas vou fazer tudo ao contrário... primeiro freio e suspensão... na hora que achar que tá bom ai coloco o bicho com uns 250 pocotós... Com o desenvolvimento dos pigbacks tá ficando bem menos artesanal e mais fácil turbinar carros com controles eletrônicos via ECU para tração, aceleração e ponto...
A minha idéia era colocar as amarelas mesmo... no meio termo... com discos trabalhados e se possíveis maiores, mas sem trocar as pinças... Vou ver o que pode ser feito...
O projeto de 2011 é turbinar o carro, mas vou fazer tudo ao contrário... primeiro freio e suspensão... na hora que achar que tá bom ai coloco o bicho com uns 250 pocotós... Com o desenvolvimento dos pigbacks tá ficando bem menos artesanal e mais fácil turbinar carros com controles eletrônicos via ECU para tração, aceleração e ponto...