Meu pequeno projeto de upgrade no som do VTR...
Enviado: 09 Jan 2011, 19:33
Boa tarde galera!!
Dando continuidade, ou melhor, inicio ao projeto de som do meu VTR o primeiro passo foi a instalação do módulo.
Antes de mais nada, o que eu tenho em mente é fazer um som sem gastar muito e também não precisa ser nada muito avançado.
A primeira etapa foi instalar o kit duas vias da Bravox que eu já tinha no meu antigo carro. O kit é o Bravox CS60 (para maiores informações, eu já havia iniciado um tópico relacionado ao kit duas vias: viewtopic.php?f=19&t=6865&st=0&sk=t&sd=a).
Por não conhecer muito de som e nem de lojas deste ramo, optei em seguir indicações para achar uma que fizesse o serviço.
Primeiro liguei na indicação do RodVTS98, a FTS Som. O Thiago me atendeu muito bem, escutou tudo o que eu queria mas no final o orçamento básico que ficou muito acima do que eu pretendia gastar.
Depois liguei na Morumbi Sound, que foi indicação de um amigo meu. Falando com o dono, o Edson, expliquei o que eu queria e ele me passou um orçamento aceitável e acabei indo lá ontem (sábado, dia 08/01/11).
Pensando na minha premissa de orçamento, ele me recomendou um módulo da Corzus (modelo CR 703) de três canais. Por que três canais: um para o kit duas vias dianteiro, um para os falantes traseiros e um para o sub. As especificações técnicas básicas do módulo para esta minha ligação são: 2x 70RMS + 1x 140RMS.
Por mais que, por enquanto, eu vá usar somente um canal, para os falantes dianteiros, eu quis realmente um três canais para num futuro próximo (talvez em 2-3 meses) colocar um sub e quem sabe até pensar em alguma coisa para colocar de falante atrás.
O total ficou em R$330 (módulo + instalação + caixa de fusíveis).
Depois da instalação, estou eu feliz e contente indo pra casa, eis que paro em um semáforo e começo a regular algumas coisas no som. Foi quando reparei que mesmo com a regulagem toda pra frente, havia som saindo atrás. Neste momento o farol abriu e quando fui manobrar o carro ao chegar em casa percebo “Ué, onde está o maldito BIP do sensor de estacionamento?”- sim, eu esqueci de avisar ele que não era para ligar os falantes traseiros no módulo. Lá vai eu, de novo na loja pedir para ele desfazer esta ligação.
Pronto, estou com o módulo tocando somente as caixas dianteiras.
Gostei muito do resultado, digamos até que superou a minha expectativa. Antes do módulo, o volume patroa (que é aquele volume que a patroa não diz “tá surdo é, abaixa esse som” - hehehe) era o 9, agora é o 2 e em alguns momentos até mesmo o 1!
Os próximos passos agora são:
- Isolamento acústico nas portas dianteiras – tem alguma coisa que vibra muito forte quanto eu aumento o volume do rádio, então logo mais vou tirar os forros e aplicar EVA ou manta nas portas.
- Comprar e instalar um sub de 10’’ numa caixa selada. Estou querendo fazer uma caixa lateral simples, nada muito rebuscado.
Bom, com certeza existe uma configuração muito melhor que esta que eu fiz, existem também produtos de qualidade superior, então antes que alguém comesse a “trollar” este tópico, deixo claro que eu consegui o que eu queria, uma qualidade boa de som e sem gastar muito.
CURIOSIDADE: durante a instalação, conversei com o Edson e ele comentou comigo:
- eu ví o adesivo no seu carro do C4C, poxa, vira e mexe tem um cara chato (chato no sentido de ser minucioso, detalhista, etc) pra caramba que vem aqui pra fuçar no carro dele. Antes ele vinha com um VTR, agora ele vem com um C2 preto. Putz, você acredita que eu demorei três dias pra fazer uma moldura para o computador de bordo do VTR dele só pra que ficasse do jeito que ele queria....(risos)...
Um rápido clichê: putz, como este mundo é pequeno!!
Quem consegue adivinhar quem é esse membro do C4C citado pelo Edson?? Hehehehehe
Em breve cenas dos próximos capítulos!!
[]’s
Lincão
Dando continuidade, ou melhor, inicio ao projeto de som do meu VTR o primeiro passo foi a instalação do módulo.
Antes de mais nada, o que eu tenho em mente é fazer um som sem gastar muito e também não precisa ser nada muito avançado.
A primeira etapa foi instalar o kit duas vias da Bravox que eu já tinha no meu antigo carro. O kit é o Bravox CS60 (para maiores informações, eu já havia iniciado um tópico relacionado ao kit duas vias: viewtopic.php?f=19&t=6865&st=0&sk=t&sd=a).
Por não conhecer muito de som e nem de lojas deste ramo, optei em seguir indicações para achar uma que fizesse o serviço.
Primeiro liguei na indicação do RodVTS98, a FTS Som. O Thiago me atendeu muito bem, escutou tudo o que eu queria mas no final o orçamento básico que ficou muito acima do que eu pretendia gastar.
Depois liguei na Morumbi Sound, que foi indicação de um amigo meu. Falando com o dono, o Edson, expliquei o que eu queria e ele me passou um orçamento aceitável e acabei indo lá ontem (sábado, dia 08/01/11).
Pensando na minha premissa de orçamento, ele me recomendou um módulo da Corzus (modelo CR 703) de três canais. Por que três canais: um para o kit duas vias dianteiro, um para os falantes traseiros e um para o sub. As especificações técnicas básicas do módulo para esta minha ligação são: 2x 70RMS + 1x 140RMS.
Por mais que, por enquanto, eu vá usar somente um canal, para os falantes dianteiros, eu quis realmente um três canais para num futuro próximo (talvez em 2-3 meses) colocar um sub e quem sabe até pensar em alguma coisa para colocar de falante atrás.
O total ficou em R$330 (módulo + instalação + caixa de fusíveis).
Depois da instalação, estou eu feliz e contente indo pra casa, eis que paro em um semáforo e começo a regular algumas coisas no som. Foi quando reparei que mesmo com a regulagem toda pra frente, havia som saindo atrás. Neste momento o farol abriu e quando fui manobrar o carro ao chegar em casa percebo “Ué, onde está o maldito BIP do sensor de estacionamento?”- sim, eu esqueci de avisar ele que não era para ligar os falantes traseiros no módulo. Lá vai eu, de novo na loja pedir para ele desfazer esta ligação.
Pronto, estou com o módulo tocando somente as caixas dianteiras.
Gostei muito do resultado, digamos até que superou a minha expectativa. Antes do módulo, o volume patroa (que é aquele volume que a patroa não diz “tá surdo é, abaixa esse som” - hehehe) era o 9, agora é o 2 e em alguns momentos até mesmo o 1!
Os próximos passos agora são:
- Isolamento acústico nas portas dianteiras – tem alguma coisa que vibra muito forte quanto eu aumento o volume do rádio, então logo mais vou tirar os forros e aplicar EVA ou manta nas portas.
- Comprar e instalar um sub de 10’’ numa caixa selada. Estou querendo fazer uma caixa lateral simples, nada muito rebuscado.
Bom, com certeza existe uma configuração muito melhor que esta que eu fiz, existem também produtos de qualidade superior, então antes que alguém comesse a “trollar” este tópico, deixo claro que eu consegui o que eu queria, uma qualidade boa de som e sem gastar muito.
CURIOSIDADE: durante a instalação, conversei com o Edson e ele comentou comigo:
- eu ví o adesivo no seu carro do C4C, poxa, vira e mexe tem um cara chato (chato no sentido de ser minucioso, detalhista, etc) pra caramba que vem aqui pra fuçar no carro dele. Antes ele vinha com um VTR, agora ele vem com um C2 preto. Putz, você acredita que eu demorei três dias pra fazer uma moldura para o computador de bordo do VTR dele só pra que ficasse do jeito que ele queria....(risos)...
Um rápido clichê: putz, como este mundo é pequeno!!
Quem consegue adivinhar quem é esse membro do C4C citado pelo Edson?? Hehehehehe
Em breve cenas dos próximos capítulos!!
[]’s
Lincão