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Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
Oi pessoal,
Fiquei inconformado que gastei 40 reais pro cara trocar minhas pastilhas em 5minutos!
Não tenho como tentar fazer isso em casa mas se alguem quiser tentar e tiver as ferramentas seria otimo =), tenho a sequencia.
Parar o carro em um local com espaço.
Pegar a chave de roda que tem no porta malas e soltar bem de leve os parafusos das rodas.
Usar o macaco para levantar o lado desejado.
Soltar a roda.
Utilizando uma chave de boca 10 ou 12 mm soltar o parafuso inferior da pinça.
Utilizando uma chave de fenda grande forçar o lado de dentro da pinça fazendo uma alavanca apoiado no disco para soltar a pinça para fora.
A pinça vai sair, tirar as pastilhas velhas e colocar as novas com o lado de atrito para o disco né(nao custa falar).
Posicionar a pinça no disco novamente.
Colocar e reapertar o parafuso da chave de boca.
Recolocar a roda e apertar os parafusos.
Abaixar o macaco, e dar um aperto adicional nas rodas.
Fine!
Bem isso é o que vi das pastilhas, do disco nao tenho nem ideia, vou esperar que nossos modders mais experientes contribuam.
Abraços!
Fiquei inconformado que gastei 40 reais pro cara trocar minhas pastilhas em 5minutos!
Não tenho como tentar fazer isso em casa mas se alguem quiser tentar e tiver as ferramentas seria otimo =), tenho a sequencia.
Parar o carro em um local com espaço.
Pegar a chave de roda que tem no porta malas e soltar bem de leve os parafusos das rodas.
Usar o macaco para levantar o lado desejado.
Soltar a roda.
Utilizando uma chave de boca 10 ou 12 mm soltar o parafuso inferior da pinça.
Utilizando uma chave de fenda grande forçar o lado de dentro da pinça fazendo uma alavanca apoiado no disco para soltar a pinça para fora.
A pinça vai sair, tirar as pastilhas velhas e colocar as novas com o lado de atrito para o disco né(nao custa falar).
Posicionar a pinça no disco novamente.
Colocar e reapertar o parafuso da chave de boca.
Recolocar a roda e apertar os parafusos.
Abaixar o macaco, e dar um aperto adicional nas rodas.
Fine!
Bem isso é o que vi das pastilhas, do disco nao tenho nem ideia, vou esperar que nossos modders mais experientes contribuam.
Abraços!
March SR 2013 com H&R =)
- fabio_sd
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Re: Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
Tenho todas as fotos deste processo... Eu mesmo fiz o serviço no VTR e no C4GP... Faltou tempo de escrever o DIY...
Fabio_SD
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Re: Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
Por coincidência hoje troquei as minhas pastilhas dianteiras e traseiras, mas o que me chamou muito a atenção foi saber que as pastilhas do disco sólido do A3 1.6 é exatamente a mesma pastilha traseira do VTR.
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- fabio_sd
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Re: Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
Bingo! Mais uma coisa: as pastilhas dianteiras do VTR são as mesmas do Stilo 1.8 16V. A unica diferença é o fio do alarme de desgaste. Como o VTR não tem isto, basta corta-lo.VTRPOA escreveu:Por coincidência hoje troquei as minhas pastilhas dianteiras e traseiras, mas o que me chamou muito a atenção foi saber que as pastilhas do disco sólido do A3 1.6 é exatamente a mesma pastilha traseira do VTR.
Tem um tópico sobre isto:
viewtopic.php?f=18&t=6070#p70353
Fabio_SD
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Re: Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
fabio_sd escreveu:Bingo! Mais uma coisa: as pastilhas dianteiras do VTR são as mesmas do Stilo 1.8 16V. A unica diferença é o fio do alarme de desgaste. Como o VTR não tem isto, basta corta-lo.VTRPOA escreveu:Por coincidência hoje troquei as minhas pastilhas dianteiras e traseiras, mas o que me chamou muito a atenção foi saber que as pastilhas do disco sólido do A3 1.6 é exatamente a mesma pastilha traseira do VTR.
Tem um tópico sobre isto:
viewtopic.php?f=18&t=6070#p70353
Verdade Fabio! Uma pena que aqui em Poa é meio complicado de achar pastilhas Bosch. A Syl presta?
Abraços!
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- fabio_sd
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Re: Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
Sugiro usar Bendix/Jurid ou TRW/Varga.
Fabio_SD
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Re: Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
fabio_sd escreveu:Sugiro usar Bendix/Jurid ou TRW/Varga.
Esse era meu ´receio´, pois coloquei as Syl, eram as que tinham (isso que fui em uns quantos locais). Precinho razoável, mas preferiria pagar mais até por algo melhor (caso tivesse). Agora vamos ver qual o desempenho destas Syl.
Abraços!
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Re: Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
Fábio, meu vtr está com 40k e na revisão falaram que tinha que trocar pastilhas e disco.fabio_sd escreveu:Tenho todas as fotos deste processo... Eu mesmo fiz o serviço no VTR e no C4GP... Faltou tempo de escrever o DIY...
No caso do vtr, tens o valor e tempo gasto pra troca dos dois?
Estou afim de fazer sozinho mesmo, mas precisaria dos passos que vc tem.
Abraco Mineirin
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Re: Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
Posso dar uma dica de quem cresceu dentro de oficina?
Alguns serviços num carro, especialmente os relacionados a itens de segurança, é melhor que sejam feitos por profissionais especializados. Com freio não se brinca. Eu mesmo, que faço todos os serviços de manutenção dos meus carros, quando mexo nos freios peço pra um mecânico que está no trato todo dia pra conferir meu serviço. Melhor pagar os 40 reais de mão de obra que tentar fazer sozinho uma troca de disco ou pastilha. Uma pastilha mal encaixada pode travar uma roda ou quebrar no acionamento e deixar o carro com muito menos freio. Ô Spawn, não leva a mal, mas deixa os freios pra um profissional, que faz isso todo dia, fazer. É muito mais seguro...
Alguns serviços num carro, especialmente os relacionados a itens de segurança, é melhor que sejam feitos por profissionais especializados. Com freio não se brinca. Eu mesmo, que faço todos os serviços de manutenção dos meus carros, quando mexo nos freios peço pra um mecânico que está no trato todo dia pra conferir meu serviço. Melhor pagar os 40 reais de mão de obra que tentar fazer sozinho uma troca de disco ou pastilha. Uma pastilha mal encaixada pode travar uma roda ou quebrar no acionamento e deixar o carro com muito menos freio. Ô Spawn, não leva a mal, mas deixa os freios pra um profissional, que faz isso todo dia, fazer. É muito mais seguro...
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
- fabio_sd
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Re: Sujestão de DIY - Trocando pastilhas e disco de freio
Um jogo de pastilhas Bendix/Jurid dianteiras, de alta qualidade, custa cerca de 70 pratas. O jogo de discos de freio dianteiro TRW/Varga ou FREMAX custa cerca de 190 pratas. Na concessionária as pastilhas Bosch custam cerca de 270 pratas e os discos cerca de 350 pratas. Quanto ao tempo, pra trocar as pastilhas dianteiras, irá gastar cerca de meia hora, no máximo. Se trocar também os discos dianteiros, separe uma hora para o serviço completo (discos + pastilhas).kneotti escreveu:Fábio, meu vtr está com 40k e na revisão falaram que tinha que trocar pastilhas e disco.
No caso do vtr, tens o valor e tempo gasto pra troca dos dois?
Estou afim de fazer sozinho mesmo, mas precisaria dos passos que vc tem.
Abraco Mineirin
Fabio_SD