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Equívoco na entrega do C4 Picasso 2011

Enviado: 13 Fev 2011, 11:29
por Marco T Gonzalez
Venho aqui denunciar e reafirmar o meu descontentamento e indignação com a marca Citroën, tanto ao nível da montadora, quanto da rede distribuidora e particularmente da concessionária Francecar, localizada na Av. Juscelino Kubitschek nº1489, no Itaim Bibi – São Paulo.

Sou um cliente Citroën desde 2002 e recentemente adquiri o meu 4º carro da marca. Já tive 2 Xsaras Picassos exclusives e um C3 XTR comprado para a minha esposa. Agora acabei de comprar um C4 Picasso modelo 2011, que retirei da concessionária no dia 10/01/2011.

A compra me trouxe desgaste e constrangimento desnecessários! Fechei o pedido firme de compra no dia 25/11/2010 após 2 dias de negociação. A nota fiscal do veículo só saiu no dia 14/12/2010 e a entrega do veículo, anteriormente prometida para antes do Natal, só se concretizou no dia 10/01/2011.

E a minha insatisfação não acabou por aí... Quando retirei o carro, indiquei-o para um casal de amigos que apresenta um perfil semelhante ao meu: filho pequeno e muitas coisas de criança para levar no carro! Para minha total surpresa, meus amigos me ligaram no dia 15/01/2011 dizendo que fecharam a compra do carro, no entanto, o C4 Picasso 2011 que compraram apresentava diferenças estéticas e de acessórios em relação ao meu recém-adquirido.

Agora, eu pergunto: Como pode haver dois carros C4 Picasso modelo 2011? Ambos os carros são modelo 2011, ano de fabricação 2010, apresentam nota fiscal, valor e documentação idênticos; porém, o meu carro tem o “jeitão antigo”, semelhante ao modelo 2010 e 2009. Já o do meu amigo tem “cara nova”, passou por reestilização; agora tem os símbolos da marca arredondados, com nova grade dianteira, lanternas traseiras escurecidas, faróis com setas de led branco, rodas e pneus de aro maior (17´) e ar condicionado quadrizone digital, sem falar na garantia que se estendeu para 3 anos.

Vivemos em um mundo globalizado. Desde a negociação do meu carro sempre questionei sobre as alterações estéticas do veículo. As alterações citadas são conhecidas desde o salão de Paris do ano passado e também podem ser vistas no site da Citroën em Portugal, da França e da Inglaterra; além das publicações especializadas. Embora com toda essa documentação conhecida, tanto a vendedora quanto o gerente de vendas da concessionária Francecar foram sempre veementes e incisivos em afirmar que eu estava comprando o modelo 2011, único aqui no país, e que nenhuma alteração estética do veículo iria ocorrer no ano de 2011 para a entrega no Brasil. A mesma afirmação ouvi na hora da entrega, já no mês de Janeiro, do funcionário Flávio da entrega de veículos novos, quando o indaguei sobre a possibilidade da reestilização do carro.

Gostaria de frisar e deixar bem claro que negociei, comprei e paguei o valor de um C4 Picasso modelo 2011, sem que fisicamente me demonstrassem ou apresentassem qualquer carro. No ato da compra não havia o carro no show room da concessionária, o mesmo estaria desembarcando nas próximas semanas. Em nenhum momento foi me oferecido um carro modelo 2010, desconto ou promoção; pois segundo a concessionária, o veículo 2010/2010 já tinha se esgotado tanto na concessionária, quanto no estoque da rede. O único carro C4 Picasso que entrei em contato foi com o veículo do test-drive, um modelo 2009 que estava para a revenda dos semi-novos. Segundo a concessionária, o atraso na emissão da nota e posterior entrega do carro se deveu a não existência do número de chassis, visto que o mesmo só poderia ser fornecido com o carro em solo (desembarcado).

Desconheço precedente semelhante ao longo dos 10 anos da marca Citroën no Brasil. O fato inusitado leva a um dilema moral e financeiro... A verdade é que tenho um “mico” em mãos, o meu carro 2011 sofrerá uma maior desvalorização em relação ao seu irmão 2011 repaginado; além do mais, sempre recolherei impostos e pagarei seguro referente ao modelo 2011, mas no momento de vendê-lo certamente serei questionado quanto ao modelo, apesar de possuir a nota fiscal e o documento comprovando o modelo 2011, a “velha cara” de 2010 o denuncia. Assim, passarei por mais um constrangimento, não posso me omitir; então, terei que negociá-lo baseado na faixa de preço dos 2010, resultando em outra perda financeira.

Embora esta reclamação tenha o cunho de alerta, também tem o papel de protesto e cobrança perante aos órgãos de defesa e fiscalização. Sinto-me lesado e enganado; porém, prefiro não apontar culpados ou desabonar alguém e apenas acreditar que houve um equívoco na entrega do carro.

No dia 02/02/2011, fui à concessionária Francecar acompanhado da minha esposa e da minha advogada, profissional especializada no Direito do Consumidor, não no intuito de intimidar e sim de assinalar a legitimidade das minhas reivindicações, embasadas não somente no código de defesa do consumidor, mas também no que rege o bom senso e idoneidade. No entanto, não fomos recebidos por nenhum gerente ou diretor, nem mesmo por aquele que nos vendeu o veículo, para uma conversa amistosa, cordial.

Todos estes acontecimentos têm um efeito muito deletério sobre a credibilidade e a imagem da marca, ainda mais quando veiculados na imprensa especializada, o que não condiz com o nome Citroën prestigiado em todo o mundo, marca sinônimo de inovação, design e tecnologia embarcada, premiada pela beleza e bom gosto de seus carros nos países europeus há anos, principalmente em 2010; requisitos determinantes para a adesão e fidelização dos clientes e consumidores à marca, como eu que o faço desde 2002.

No dia 09/02/2011, a Concessionária Francecar e a sua assessoria jurídica nos respondeu que nada poderiam fazer no meu caso, não poderiam atender às minhas reclamações e que o problema de alteração ou entrega do modelo em questão é responsabilidade da montadora. Não entendo tal afirmação, pois comprei o carro da concessionária e ambas são bandeira Citroën, ambas tem responsabilidade solidária. Se não há comunicação entre as duas, não é problema do consumidor e este não pode ser lesado desta maneira!

Certo de poder contar com a ajuda e apoio dos membros deste clube e dos órgãos de fiscalização na busca de uma pronta solução para o problema, desde já agradeço a atenção.

Coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais,

Att,

Marco Túlio.

Re: Equívoco na entrega do C4 Picasso 2011

Enviado: 13 Fev 2011, 14:22
por wboneli
Daê Marco Tulio, beleza?

Comprei a minha dia 14/01/11 e a recebi dia 03/02/11, no ato da compra, me foi explicado pelo Consultor de vendas que havia dois modelos 2011 à minha escolha, um com a cara do 2010 e outro reestilizado e com rodas 17", com a diferença de R$1.000,00 entre eles. Obviamente optei pelo novo. No teu caso, certamente faltou competência a todos da CCS para lhe explicar estas diferenças, ou má fé mesmo, vai saber?

Sabes se esta do teu amigo veio com a DRL em leds no para choque dianteiro? É que a minha não veio e o ítem está como de série na ficha técnica, agora estou discutindo este detalhe com o SAC...

Boa sorte.

Re: Equívoco na entrega do C4 Picasso 2011

Enviado: 13 Fev 2011, 17:49
por alvarovix
Na minha opinião de leigo vc deveria entrar com um processo contra a concessionária/montadora, visto que vc comprou um produto e recebeu outro. Até onde eu entendo MODELO diz respeito principalmente a modificações estéticas, o que no seu caso não ocorreu.

Re: Equívoco na entrega do C4 Picasso 2011

Enviado: 13 Fev 2011, 20:19
por Marco T Gonzalez
Caro Wboneli,
Você tem toda razão, o DRL com led no parachoque dianteiro faz parte da reestilização do modelo e não veio também no carro do meu amigo. Quanto pesquisei na web sobre o carro, já tinha percebido este item de série.
Quanto ao meu carro, o gerente de vendas jurou de pés juntos que não haveria mudanças, desde quando saiu a nota fiscal até a entrega do carro em 10/01/2011. Quando fui retirar, o único C4 Picasso que existia na concessionária era o meu....estranho não? Por aí você pode tirar as suas próprias conclusões...
Quando meu amigo me comunicou da compra do "novo" modelo, fui em outra concessionária Citroën perto de casa, a Bastile na Av. Ibirapuera, no dia 19/01 e o consultor de carros novos me apresentou a nova C4 Picasso com 3 anos de garantia, sem os leds no parachoque, pelo preço que consta na minha nota e na do meu amigo e ; além disso, afirmou que a montadora tinha comunicado às concessionárias a mudança do modelo já em Dezembro de 2010. Veja este link: http://www.diariodemarilia.com.br/Notic ... eformulado
Agora, o maior absurdo foi te oferecerem dois modelos 2011, o velho e o novo com diferenças claras de mudança estética...O que é isso? Não existem dois modelos 2011, deveriam sim ter apresentado o velho como 2010 e ter oferecido desconto na venda do mesmo!
Você viu alguma propaganda da Citroën em jornais, revistas ou televisão sobre o novo C4 Picasso 2011? É claro que não! Como eles iriam explicar a mudança do carro para todos os clientes que como eu, compraram o carro 2011 "FAKE" na virada do ano? E quantos consumidores estão rodando com seus carros "novos" sem ter se ligado da enganação? Quanto mais silêncio, melhor para a Citroën...

Caro Alvarovix,
Isto já está acontecendo...A concessionária respondeu nossa notificação extra-judicial de forma totalmente omissa, de maneira desrespeitosa e ignorando todo o código de defesa do consumidor! Jogou toda a responsabilidade para cima da montadora, alegando apenas entregar o carro que a montadora fatura e envia e que não foi comunicada sobre qualquer alteração do modelo pela mesma. No Reclame aqui, descobri outro consumidor lesado e com história semelhante a minha...Estamos unindo forças e já entramos com uma denúncia coletiva nos órgãos competentes como o Procon e paralelamente na Justiça!
Quando tiver novidades sobre o embrólio, posto aqui...

Abç,

Marco Túlio.

Re: Equívoco na entrega do C4 Picasso 2011

Enviado: 13 Fev 2011, 20:40
por fabio_sd
Caro Marco Túlio,

Seu primeiro post no C4Clube deve ser a sua apresentação. Favor passar na seção "Novos Membros".

Obrigado,

Fabio.

Re: Equívoco na entrega do C4 Picasso 2011

Enviado: 13 Fev 2011, 22:09
por wboneli
Paguei 81.990 pela minha, na modelo velho, pediram 80.990.

Re: Equívoco na entrega do C4 Picasso 2011

Enviado: 14 Fev 2011, 00:30
por Marco T Gonzalez
wboneli escreveu:Paguei 81.990 pela minha, na modelo velho, pediram 80.990.
Bem Wboneli,
Dos males o menor....Você pelo menos pode escolher entre os dois carros; já eu, não !!!!

Re: Equívoco na entrega do C4 Picasso 2011

Enviado: 14 Fev 2011, 00:58
por bruno figueiredo
E tem outra. Até o fim do ano, é possível que o motor e câmbio mudem para o 1.6L Turbo de 156HP, com o câmbio automático de 6 marchas, como o que já equipa a Peugeot 3008.

Abs.

Fui chamado de Idiota 2011 só no documento

Enviado: 16 Fev 2011, 21:48
por phmauricio
Carta enviada ao "Fale com o Presidente" em 18/01/2011

Até agora nada foi feito....fui chamado de "Idiota"


Sou um cliente Citroen, gostaria de parabenizar a "família Citroen"
pelo crescimento no Brasil e o bom gosto no design dos veículos.
Caro Presidente estou muito triste e decepcionado com o evento
ocorrido no mês de Dezembro, fiz a compra à vista do veículo C4
Picasso através da nota fiscal No. 3282 da concessionária Montmartre
(Avenue Distribuidora de Veículos Ltda), situada na Av. Sumaré -
Perdizes - São Paulo - SP, com entrega atrasada do veículo em
24/12/2010.
Na negociação feita com a vendedora Gabriela Fernandes, tive a opção
de comprar o modelo 2010/2010 com pronta entrega com preço
interessante, porém por varias vezes perguntei quanto mudanças no
design e combustível do veículo em 2011, em nenhum momento fui
orientado quanto as mudanças de reestilização do veículo em 2011, a
afirmação sempre foi "fica tranquilo que você está comprando o modelo
2011, não haverá mudança nenhuma", comprei o 2010/2011.
A minha compra foi do último modelo, pois o veículo não tem opção de
alteração de item é default de fábrica vindo através de importação, só
pude escolher a cor "preta".
No dia 17/01/2011 fui na concessionária para receber reembolso
referente a locação de veículo no rodízio durante o atraso na entrega,
me deparei com um veículo exposto na loja C4 Picasso 2010/2011 cor
prata com os seguintes itens na configuração:

-Bancos de Couro
-Ar condicionado digital nos 4 pontos (2 dianteiros e 2 traseiros)
-Roda nova estilizada "nova 2011"
-Capô dianteiro com friso estilizado "novo 2011"
-Tampa traseira com caracteres e logomarca estilizada "nova 2011"
-Farol dianteiro com luzes de setas"LED "brancas 2011".
-Lanterna traseira nova 2011 com detalhes estilizados
-03 anos de garantia

Caro presidente prefiro acreditar que tenha sido um equivoco, ou falha
de comunicação na entrega do veículo, pois de modelo 2011 meu veículo
não tem nada,o pior de tudo é que no documento é 2010/2011, porém ele
é idêntico ao 2010, quem tem um 2010/2010 tem ciência que a
configuração é aquela, quem recebe o veículo 2010/2011 com os itens
acima fica tranquilo, pois é modelo 2011....e eu falo o que????????
Meu carro é adotivo....ele é 2010 ou 2011????como irei revender um
carro modelo 2011 sem os itens originais??? como irei explicar....
Caro presidente estou com minha pressão 15 por 10 de nervoso, minha
esposa não para de chorar, estou me sentindo um perfeito idiota, pois
paguei à vista, quase R$ 80.000,00, não posso acreditar que a
comunicação desta conceituada empresa Citroen do Brasil não tenha
avisado as concessionárias da tal mudança, o Gerente Sr. Fernando
Soares e a vendedora Gabriela Fernandes alegam estarem surpresos com a
alteração de configuração do C4 Picasso. Os itens preponderantes na
compra eram prazo de entrega e mudança no modelo, enfatizei durante
toda a negociação e a afirmação foi "fica tranquilo que não haverá
mudança", porem houve mudança "vide itens acima descritos do modelo
exposto na loja" com ano/modelo 2010/2011.
Hoje é o meu 2o. dia de férias e não dormi, consultei todos os
veículos de comunicação, orgãos competentes, conversei com meu
jurídico, entrei em contato com um profissional do PROCON São Paulo -
Barra Funda, todos pediram para tentar solucionar o "Mal entendido -
equivoco na entrega do veículo...", pela via amigável.
Caro Presidente preciso da sua ajuda, sou um cliente muito minuncioso,
criterioso, detalhista, tenho ótimo nível cultural, sou formador de
opinião, quero ficar encantado com solução deste "Mal entendido",
minha formação Acadêmica é na área de Marketing.
Favor solucionar ou delegar aos subordinados a resolução deste
problema, qualquer dúvida estou à disposição nos fones e email abaixo.

um grande abraço e antecipadamente grato pela atenção

Maurício de Campos
F:(11)2807-6768
9408-0771
E-mail: phmauricio@pop.com.br

Re: Fui chamado de Idiota 2011 só no documento

Enviado: 16 Fev 2011, 21:53
por fabio_sd
Caro phmauricio,

1) Seu primeiro post no C4Clube deve ser a sua apresentação. Favor passar na seção "Novos Membros".

2) Como já temos tópico ativo sobre assunto semelhante, uni os dois. Favor usar a ferramenta de busca para evitar duplicidade de temas em discussão.

Obrigado,

Fabio.