Deixa ver se eu entendi...
Enviado: 26 Fev 2011, 16:20
Acompanhe o raciocínio (se puder, pq eu não consegui). Se conseguir entender, me explique:
Captiva 2011 tem mudança dos sonhos
Utilitário esportivo da Chevrolet ganha novos motores de injeção direta, câmbio mais moderno e mais equipamentos. Tudo que os modelos fabricados no Brasil mereciam
Ricardo Meier | 25/2/2011 18:05:00
O utilitário esportivo fabricado no México recebeu importantes novidades, sobretudo na parte mecânica, como o iG Carros havia adiantado em primeira mão. Saíram de cena o 2.4 Ecotec e o V6 3.6 para a chegada de duas versões com injeção direta de combustível, que os torna mais econômicos e potentes.
O novo 2.4 Ecotec passou a render 185 cv, 14 a mais que o anterior, além de oferecer mais torque (23,8 kgfm). Com isso o desempenho melhorou: o 0 a 100 /km/h caiu de 11,3 segundos para 10,9 segundos – a velocidade máxima permanece limitada a 210 km/h. O consumo piorou cerca de 8%, segundo números divulgados pela GM. Exemplo: na cidade, o SUV fazia 10 km com um litro de gasolina e agora faz 9,3 km/l.
Outro responsável pelo desempenho superior é o câmbio automático de seis marchas com tecla Eco, que proporciona um regime mais preocupado com emissões e redução do consumo.
Downsizing
Já a versão V6, que possui opção de tração dianteira ou nas quatro rodas, recebeu um novo motor de menor volume, com 3.0 litros contra 3.6 litros do anterior, o chamado “downsizing”, uma tendência em voga na indústria atualmente que visa reduzir o tamanho do motores sem perdas significativas de performance. Apesar disso, o uso da injeção direta e uma concepção mais moderna o tornaram mais potente que seu antecessor. Se antes o V6 possuía 261 cv agora ele desenvolve 268 cv, embora o torque tenha caído – reflexo normal de motores com litragem inferior.
Aqui a vantagem se inverteu em relação ao 2.4: enquanto o consumo melhorou (entre 0,2 km por litro consumido) o desempenho piorou. A aceleração que era de 8,4 segundos (FWD) e 8,5 (AWD) agora leva pouco mais de um segundo a mais.