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VTR Branco + Chip

Enviado: 03 Mar 2011, 22:21
por VTR_RS
Senhores

Primeira fase na preparação aspirada do VTR

Instalação de um filtro (By BICUDO)
Como sempre gostei de um carro aspirado resolvi fazer o chip seguido de coletor e sistema de exaustão dimensionado.

Os resultados do Chip + Filtro 155 cv (Motor) 132 cv (Roda) 21 cv de perda e torque de 21kg a 5800RPM

Dia 17/03 estarei postando o resultado com o novo sistema de exaustão + filtro K&N (novo)

Suspensão nova recalibrada - Deve ficar pronta até dia 18


Segunda fase

Fase mais invasiva digamos
Faremos alivio de volante seguido de balanceamento de motor adicionaremos pistão e biela forjados + comandos e se der nova admissão.

Devo parar na segunda fase, a terceira se existir será TURBO (daqui a 2 anos)


Ainda tenho muitas dúvidas de como e onde fazer mas com calma espero ter perto dos 180cv na segunda fase.

Re: VTR Branco + Chip

Enviado: 04 Mar 2011, 01:04
por gu4440072
Boa Garoto.


Vai fundo fundo vou acompanhar daquii
Espero que de resultado e alcance seus objetivos.

Boa sortee abraçoss

Re: VTR Branco + Chip

Enviado: 04 Mar 2011, 07:22
por VTR_RS
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Algumas fotos...

Re: VTR Branco + Chip

Enviado: 04 Mar 2011, 09:54
por brunollo
Opa cara, tá ficando legal!
Posso fazer alguns comentários?
1. Preparação de motor aspro e preparação de motor turbo são duas coisas bem diferentes. numa, vc quer alcançar desempenho pela maior eficiência térmica da queima. Isso se dá com um melhor enchimento da câmara, um aumento de taxa e um ajuste fino do ponto. Sem falar de um uso de gasolina de maior qualidade. Preparação turbo é pra ganhar potência noa força bruta, espremendo uma amior quantidade de mistura dentro das câmaras de combustão. O aumento de giro, antes um procedimento só usado para ganho de potencia em motores aspro, é agora mais comum em turbos também, pois o ganho de potência é significativo.
2. Partindo desse princípio, temos que estabelecer alguns compromissos se vc quer passar de uma preparação aspro e ir pra uma turbo. Você terá que escolher: vc prefere o maior gnaho na fase aspro ou na fase turbo. Se vc quiser na fase turbo, alguns procedimentos na fase aspro não deverão ser efetuados, como o aumento de taxa e o alívio de volante (motores turbo normalmente quebram volantes muito aliviados por causa do aumento de torque e o consequente uso de embreagens com mais "pega" pra não patinar as embreagens). Vc então, na segunda fase da preparação, poderá abrir dutos do cabeçote, fazer ângulos de válvula, trocar comandos, mas não poderá aumentar a taxa nem aliviar o volante. O alívio de volante não traz potência, é apenas um jeito de deixar o motor subir e descer de giro mais rápido por diminuição de inércia. Agora a impossibilidade de aumentar a taxa fará com que seu motor não atinja o que ele pode atingir. E eu aconselharia você a instalar os componentes forjados APENAS quando realmente for montar o turbo. Componentes forjados em motores aspro são um tiro no pé. São mais pesados e podem, mesmo balanceados, matar a agilidade que você teoricamente ganharia com o alívio de volante. Minha sugestão? Você pode manter os componentes originais, aliviar e balancear os pistões e bielas, e em seguida fazer um tratamento criogênico neles, pra aumentar a resistência física. Tm uma oficina de preparação aqui em BSB especializada em tratamento criogênico de peças de competição. É como uma têmpera a frio que as partes metálicas ganham, e custa bem mais barato que peças forjadas. Sem falar que você vai ganhar peças mais resistentes e mais leves pra preparação aspro. E ainda poderá reverter a maioria das mods para o motor aspro, amntendo detalhes interessantes, como os dutos alargados e as válvulas anguladas do cabeçote e, então com o motor turbo, instalar pistões e bielas forjados. O par de comandos também poderá ser usado no turbo, mas talvez, para o turbo, o ideal seria vc retirar o comando de admissão e usar a penas o de escape com mais duração e/ou levante, voltando o comando de admissão original. Porque? Motores turbo em geral ganham torque na faixa de giros toda usando comandos de escape com relativamente mais duração que os de admissão. O comando de escape não tem que ter absolutamente mais duração que o de admissão, mas a relação entre eles pode ficar mais favorável ao escape. Não sei se você entendeu bem...
3. Se você quiser o contrário, o máximo e resposta na fase aspro em detrimento do resultado final na turbo, eu adicionaria ao relacionado acima o aumento de taxa e instalaria uma turbina com pouca pressão depois. Volante aliviado, não. Só se você realmente decidir por não instalar o turbo e montar um bom aspro.

Re: VTR Branco + Chip

Enviado: 05 Mar 2011, 08:04
por RodVTS98
EXCELENTE explicação, Brunollo!

Cesar, pode seguir os conselhos do amigo Brunollo q não vai se arrepender mais tarde!

O grande problema de pensar em fazer uma preparação aspirada e depois revertê-la para turbo (ou vice-versa), é q as otimizações para uma forma de preparação e para outra, nem sempre casam, então vc pode investir grana q mais tarde vc vai simplesmente jogar no lixo.

De resto, vai fundo meu amigo! Com certeza tu está sendo pioneiro aqui no C4C em modificações do VTR em termos de preparação! Parabéns!

Abraços,

Rodrigo.

Re: VTR Branco + Chip

Enviado: 05 Mar 2011, 11:48
por VTR_RS
humm

entendi!

Vo repensar no processo, até pq tenho outro cabeçote para dar uma arrumadinha e posso reverter colocando o original de volta, problema seriam as peças aliviadas na fase turbo....

Vo rever isso semana que vem qdo voltar p casa e pesquisar mais!!

Valeu gurizada

Obrigado pela força!

Re: VTR Branco + Chip

Enviado: 07 Mar 2011, 09:54
por brunollo
César, se vc tem um cabeçote reserva fica bem mais fácil. Faça o trabalho no cabeçote reserva. Nesse caso, você pode elevar a taxa de compressão para até 11,3:1 sem stress na gasolina normal (de qualidade, claro), com a curva de ponto original do VTR, e ajustar a curva pra ganho em pontos específicos (onde o torque original é menor). Se vc definir usar só podium, pode elevar a taxa até 11,8:1 sem stress. Aí, de novo, vc poderá ajustar a curva a ganhos em pontos específicos. O alívio de volante, pistões e bielas fica a seu cargo. Eu faria e aplicaria a criogenização (eu fiz isso no motor do Tigra, e ele roda a 8mil rpm...), já que para instalar um turbo vc tem que trocar o miolo original por um forjado mesmo. Aí, vc tem que substituir o volante aliviado por um original de novo. Mas nesse caso, vc deve ter a consciência que realmente tudo vai custar bem caro, a começar pelo cabeçote reserva.

Re: VTR Branco + Chip

Enviado: 07 Mar 2011, 18:24
por 28spawn
Nao sei, mas nao seria melhor ter acertado a injecao depois de escape pra nao ter o custo 2x

Abs

Re: VTR Branco + Chip

Enviado: 09 Mar 2011, 11:16
por VTR_RS
Na realidade seria melhhor, mas vou fazer por etapas e quero ver o que cada uma rende.

Só com filtro sujo gasolina aditivada (aqui não tem podiun) deu 155cv
Quero ver com filtro novo limpo e sistema de exaustão novo se rende mais ou não, se não render vai p ajusta no chip....

Re: VTR Branco + Chip

Enviado: 11 Mar 2011, 16:23
por Romero
nada, cabeçote a 680,00 no desmanche completo ! mete bronca...

abs !