Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
Retribution
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Proteção da lataria da porta contra batidas - fotos/tutorial

Mensagem por Retribution »

Nada pior que um vizinho de garagem descuidado com a porta do carro dele - e com a SUA.
Criei esse protetor pra ter paz de espírito.

Esse modelo de protetor é fácil, rápido e barato de ser feito. Mas tem suas limitações: como é facilmente removível (e "roubável"), só serve se você mora em prédio com garagem e pode confiar que não irão levá-lo.

Se não é seu caso, vou dar uma dica ao final do texto para outro formato de protetor para uso nas ruas ou em estacionamentos públicos. Mas para o meu caso, este atendeu perfeitamente e deu tranquilidade.

ITENS NECESSÁRIOS:

Imagem

- Uma capa de CD virgem, de papelão

- Fita isolante

- Tesoura

- Dois superímãs de terras raras ou de neodímio em forma de moeda. Podem ser adquiridos no DealExtreme ou retirados de algum disco rígido quebrado que você tenha guardado.

- Meio metro (usei bem menos) de borracha de vedação, encontrável em casas de refrigeração ou de diversos. (Em Brasília: Pioneira da Borracha, Vulcão da Borracha, Rei da Borracha.)

Imagem

- Espuma de embalagem em folha, como as que acompanham toners de impressão e tantos outros produtos.

Imagem

A "construção" é auto-explicativa pelas fotos.

Corte uns 4 ou 6 quadradinhos de papelão da caixa de CD no tamanho dos ímãs.
Enrole-os próximos às extremidades com a fita isolante.

Imagem

O número de "fatias" - ou seja, de camadas de papelão e de fita isolante - definirá o grau de aderência magnética.
Faça o teste da geladeira para testar se está adequado.
Deixei com 2 camadas de fita isolante e 2 quadrados de papelão. Ficou com boa aderência mas fácil de tirar e colocar.

Imagem

Essa parte da espuma foi um upgrade que pensei depois, originalmente não tinha.
É apenas uma proteção extra para sua porta. Ridiculamente fácil de fazer.
Basta cortar uma tira de espuma e fixar à borracha com fita isolante.

Imagem

Imagem

Imagem

Notem a completa ausência de acabamento estético do projeto.
Isso é um ponto positivo. Quanto menos atraente para terceiros, melhor. 0% forma, 100% função.

Imagem

Imagem

Algumas considerações:

- Você vai precisar de alguma técnica própria pra não se esquecer de retirar essa proteção ao sair com o carro.
Por exemplo deixar algo por cima do painel ou no volante pra não se esquecer.

- Os superímãs são incrivelmente fortes em termos magnéticos (atraem-se a quase um palmo de distância!), porém são muito frágeis e quebradiços, como louça. Tenha cuidado ao manuseá-los. Separe-os torcendo com as mãos em sentidos opostos, como quem torce um pano para secar. Ou "ejete-os" com firmeza, mais ou menos como faria com pastilhas de hortelã. Não tente separá-los radialmente como seria a primeira intenção.
E uma vez separados, deixe-os bem longe uns dos outros! Se ficarem próximos e houver atração, irão chocar-se e se estilhaçar.

PROJETO ALTERNATIVO para uso em locais públicos onde há risco de levarem o protetor:

Não fiz fotos desse projeto pois imaginei sem executar, mas posso descrevê-lo.

Utiliza apenas três itens: a borracha*, uma tira longa de tecido e uma máquina de costura.

*Nesse caso, a borracha é outra. Pode ser encontrada nos mesmos locais da utilizada no projeto acima, mas ela é cilíndrica, mais macia e tem o diâmetro de um dedão da mão.

Costure o tecido ao redor da borracha, deixando dois segmentos apenas de tecido (sem borracha por dentro) próximos às extremidades, como no pictograma abaixo:

==_____=================_____==

Protege a porta inteira. Teoricamente, pode proteger as duas portas ao mesmo tempo, só depende do comprimento que for feito. É mais chato de instalar mas é melhor do que voltar pro carro e ver aquelas marquinhas na lataria.

Descrição do uso: passe as "pontas recheadas" para dentro do veículo e feche as portas sobre os segmentos de tecido sem borracha.
As pontas com borracha impedem que o protetor seja puxado e roubado. E é um protetor simples demais para terem o trabalho de cortar e roubar, até porque uma vez cortado não funciona mais.

É isso. Espero que algum deles lhes seja útil.

Retribution
Membros

Re: Proteção da lataria da porta contra batidas - fotos/tutorial

Mais uma observação: no meu caso, na minha vaga, só necessito de proteção na porta do passageiro. Daí a necessidade de lembrete no volante para não me esquecer de retirá-la quando sair.

carprotect
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por carprotect »

Legal a saída encontrada.. Mas a proteção mostrada não garante que os vincos das portas dos vizinhos irão machucar a lataria do carro protegido.

O Carprotect garante isso e seu ímã não risca a lataria do carro. Ele é super protegido e garante uma ótima proteção. Pode ser adquirido tanto em pares quanto em placas sozinhas (http://www.mercadolivre.com.br e http://loja.carprotect.com.br)

Falou

Retribution
Membros

Conheço o produto. No entanto, no meu caso a minha solução garante a proteção sim, pois sei exatamente a altura em que a porta do vizinho encosta na minha, e meus imãs também não danificam a minha pintura.

De qualquer forma, agradeço o comentário.

Saudações.

desordeiro
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por desordeiro »

....
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:25, em um total de 1 vez.

Retribution
Membros

Pensei nisso. Só não usei porque eles são magneticamente bem mais fracos, e por isso teria de usá-los ao longo do protetor. Preferi deixar a parte central dele somente com borracha, e pra isso os ímãs das extremidades precisam ser mais fortes.

Ontem me esqueci de retirar o protetor e ele acabou passeando sem querer hehe.. não moveu 1mm do lugar.

b00m
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por b00m »

Sacanagem isso...última vez que o vizinho deu uma portada no meu carro, mandei outra de volta. Agora ele pensa antes de ficar batendo do meu lado hehehe...
abrax

agentsmith
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por agentsmith »

Hehehe... eu comprei os frisos laterais do Celta, mandei pintar na cor do meu C4 e instalei. Tudo para evitar porradas nas minhas portas.

Imagem
Vrum! Vrum! É nóis de C4...
http://www.youtube.com/watch?v=WsV4YGjSnho

Retribution
Membros

Tá bem protegido!

Bunneco
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por Bunneco »

agentsmith escreveu:Hehehe... eu comprei os frisos laterais do Celta, mandei pintar na cor do meu C4 e instalei. Tudo para evitar porradas nas minhas portas.

Imagem
Gsto é gosto, mas eu acho que os frisos acabam com a estética do carro. Prefiro correr o risco de uns amassadinhos, mas com o carro mais bonitão...
Abs!

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”