Tudo relacionado a personalização da linha C4.
Avatar do usuário
28spawn
Membros
Mensagens: 667
Registrado em: 22 Fev 2010, 15:33
Estado: SP
Cidade: Vinhedo
Veiculo: Outros

Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por 28spawn »

Tudo sobre coletores de escape e escapamentos.

O que é um coletor de escape?
É a parte do sistema de escape que recebe os gases resultantes da combustão que saem dos cilindros.

O que é backpressure?
Durante o curso de escapamento, a válvula de escape se abre no início do curso de escapamento. O pistão empurra os gases queimados para fora do cilindro. Se houver qualquer resistência o pistão tem que gastar energia para empurrar os gases de escape e é onde a energia é desperdiçada. Esta resistência é conhecida como backpressure.

Qual é o propósito básico de um bom coletor de escape?

1. Remover eficazmente o máximo dos gases de escape para fora do cilindro - Porque os gases de escape não podem ser queimados de novo, se há uma certa quantidade de gases resultante de uma queima dentro do cilindro, ele impede que o ar fresco e combustível entrem na câmara de combustão para gerar energia.

2. Fazer com que a velocidade dos gases de escape seja acelerada - Quando alta velocidade de escape de gás é atingidas, uma sequência é criada a partir da saida dos gases de escape deixando o cilindro. Atrás disto que ocorre uma onda de baixa pressão que atua como um vácuo. Este vácuo suga mais ar fresco e combustível quando o comando se sobrepõem, quando a válvula de admissão está apenas começando e a abrir a válvula de escape esta quase a ponto de fechar. Uma vez que tanto as válvulas de admissao e as válvulas de escape estão parcialmente abertos nesta altura do giro do comando, o coletor está de fato "conectado" ao colector de admissão e válvula de admissão por um breve período. A saída dos gases de escape ajuda a puxar o ar de admissão e combustível. Isso é chamado de limpeza, essa limpeza do cilindro é o que ajuda a entrar mais oxigênio e combustível para a combustão.

Com menos volume da câmara ocupado por gases de exaustão, temos mais ar mais fresco e combustível nos próximos ciclos de combustão e isso gera mais potência.

Tipos de coletores:

Normalmente baseado no desenho do coletor, temos dois tipos de coletores.

1. 4x2x1 - Exemplo de coletor 4x2x1.

Imagem

Como o nome sugere, um coletor 4x2x1 tem 4 tubos primários provenientes da porta de escape e estreitando-se em dois tubos secundários que finalmente se funde em um único coletor.

Coletores 4x2x1 tem uma faixa mais ampla de potencia com menor ganho em altas rotações.

2. 4x1 - Exemplo de um coletor 4x1.

Imagem

É constituído por quatro tubos primários que se fundem em um tubo coletor único.

O 4x1 têm uma faixa estreita de ganho de potencia, que é a faixa de alto RPM. Basicamente preferida para aplicações de corrida.

Pontos a se atentar ao construir um coletor de escape.

1. Diâmetro do tubo primário - Maior diâmetro de tubos primários move o pico de torque a uma rotação mais elevada em comparação com um menor diâmetro. Quanto maior o diâmetro, maior é a área transversal. Daí a velocidade dos gases de escape reduz consideravelmente, portanto, empurrando o pico de torque uma faixa de giro mais alta.

2. Comprimento do tubo principal - tubos mais longos criarão mais torque em rotações antes do pico de torque. Tubos mais longos irá acelerar a velocidade de fluxo de ar. A mudança no comprimento dos tubos de coletor primário não aumentar o valor de pico de torque como diâmetro faz. Em vez disso mudanças no comprimento influem no comportamento do torque em torno do pico de torque ao longo da faixa de rpm.

3. Comprimento do coletor, de diâmetro, e ângulos - Coletores menores e de maior diâmetro têm mais potência de pico.

Já, os coletores de menor diâmetro tem mais potencia na faixa intermediaria de giro.

O ângulo do tubo de junção coletor não deve ser acentuado ou pontiagudo, a fim de manter a energia ou a velocidade dos gases proveniente de tubos de um nível elevado ou do cabeçote.
Editado pela última vez por 28spawn em 08 Abr 2011, 10:38, em um total de 1 vez.
March SR 2013 com H&R =)

Avatar do usuário
28spawn
Membros
Mensagens: 667
Registrado em: 22 Fev 2010, 15:33
Estado: SP
Cidade: Vinhedo
Veiculo: Outros

Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por 28spawn »

4. O emparelhamento dos primários - Com base na ordem de ignição, principalmente 1-3-4-2 para a maioria dos nossos carros determina a ordem dos pulsos de gases de escape deixando o cilindro.
Se a ordem de ignição é 1-3-4-2, se somarmos mais alguns ciclos para que repeti-lo parece 1-3-4-2-1-3-4-2-1 etc

Assim, com um motor de 4 cilindros quantas configurações tri-y podemos ter?

Se o cilindro # 1 é combinado com o # 2, # 3 e # 4 são emparelhados.

Se o cilindro # 1 é combinado com # 3, # 2 e # 4 são emparelhados.

No entanto, ambos os set-ups são considerados seqüenciais emparelhamento porque cada secundário recebe 2 pulsos back to back.

Portanto, esses set-ups são os mesmos e pode ser considerados como uma configuração só.

Em seguida, com um par #1 # 4, e em seguida, # 2 e # 3 estão emparelhados. Este é considerado o emparelhamento não seqüencial, uma vez que os pulsos alternados de um secundário para o outro.

Nós não podemos parear # 1 com qualquer outra coisa e por isso o fato de a questão torna-se há apenas duas maneiras de configurar um coletor de 4 cilindros tri-y.
Normalmente, a maioria dos coletores de escape tem um pequeno buraco perfurado perto do Tubos secundário, onde se pode encaixar um sensor de oxigênio para medir o AFR(Famosa sonda lambda).

Esta uma ferramenta útil para obter uma aproximação de seu coletor, comprimentos e diâmetro. Tudo que você precisa saber é o deslocamento do motor, escapamento grau de abertura da válvula (BBDC) e seu RPM max. do motor.

http://www.wallaceracing.com/header_length.php
Editado pela última vez por 28spawn em 08 Abr 2011, 10:39, em um total de 1 vez.
March SR 2013 com H&R =)

Avatar do usuário
28spawn
Membros
Mensagens: 667
Registrado em: 22 Fev 2010, 15:33
Estado: SP
Cidade: Vinhedo
Veiculo: Outros

Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por 28spawn »

Nota de precaução - Como você já deve ter notado, a maioria dos parâmetros acima referidos têm um monte de cálculos precisos. A maior parte dos preparadores, não têm acesso à maioria dos dados necessários para a concepção coletores ou o software necessário. É feito em um julgamento humano puro e base de erro. Portanto, se você quiser realmente ganhar alguma coisa com um bom coletor de escape, por favor vá a preparador que tenha bom conhecimento.(tradução adaptada)

No próximo post vou explicar o resto do escapamento.

Fonte original http://gearheads.in/showthread.php?355- ... RS-amp-FFE
Tradução> 28spawn
March SR 2013 com H&R =)

Avatar do usuário
brunollo
Membros
Mensagens: 1185
Registrado em: 01 Mai 2009, 10:36
Estado: DF
Cidade: Brasília
Veiculo: C4 VTR

Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por brunollo »

BOm, fi do Tinhoso. Muito bom. MAs vc poderia ter dado uma limpa maior nas asneiras do Google tradutor.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

Avatar do usuário
28spawn
Membros
Mensagens: 667
Registrado em: 22 Fev 2010, 15:33
Estado: SP
Cidade: Vinhedo
Veiculo: Outros

Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por 28spawn »

Proximas maldades vindo hahahaha


Imagem
Imagem

abs

edit:

dei um trato no texto Brunollo hehehe
March SR 2013 com H&R =)

Avatar do usuário
brunollo
Membros
Mensagens: 1185
Registrado em: 01 Mai 2009, 10:36
Estado: DF
Cidade: Brasília
Veiculo: C4 VTR

Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por brunollo »

Muito bom, Fi do Tinhoso. Quando você se decidir pelo comprimento e diâmetro dos dutos, poste aqui!Abs!
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

Lincão
Membros
Mensagens: 7336
Registrado em: 23 Set 2010, 13:41
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: Outros
Localização: Butantã
Contato:

Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por Lincão »

brunollo escreveu:Fi do Tinhoso
WTF??
brunollo escreveu:Quando você se decidir pelo comprimento e diâmetro dos dutos, poste aqui!
x2

28spawn, boa explicação, valeu!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

Avatar do usuário
28spawn
Membros
Mensagens: 667
Registrado em: 22 Fev 2010, 15:33
Estado: SP
Cidade: Vinhedo
Veiculo: Outros

Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por 28spawn »

Aiii

Badd newss

falei com 2 locais que fazem escape e preparação, e obtive a mesma resposta que o coletor já é dimensionado e que é dificil de fazer algo por causa do espaço disponivel

o Binho escapes e o Tico escapamentos (onde estou fazendo meu escape hj em 2') ambos olharam o carro por baixo e pelas fotos de coletor e escape que lhes mostrei e falaram que não compensaria fazer o coletor, seria jogar dimdim fora

portanto até que alguem tenha provas (como o dtorres mostrou que fez um coletor) que refazer o coletor traga um ganho consideravel (dyno), guardarei minha verba para futuros upgrades =)

Abraços

Assim que pegar o carro posto fotos!
March SR 2013 com H&R =)

Avatar do usuário
brunollo
Membros
Mensagens: 1185
Registrado em: 01 Mai 2009, 10:36
Estado: DF
Cidade: Brasília
Veiculo: C4 VTR

Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por brunollo »

MEN-TI-RA.
Eu já levantei esse carro e medi. TEM ESPAÇO PRA PORRA ali embaixo. E o nosso coletor não é dimensionado. O nosso coletor é de ferro fundido com o catalisador incorporado. tanto tem jeito de fazer o coletor dimensionado que o VTS já tem coletor dimensionado com o catalizador embaixo. Os caras estão é com preguiça de fazer as dobras, que não é fácil dobrar coletor de escape ali atrás, não(por causa da posição do coletor de escape). E devem ter ficado com preguiça de tirar o agregado.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

Avatar do usuário
28spawn
Membros
Mensagens: 667
Registrado em: 22 Fev 2010, 15:33
Estado: SP
Cidade: Vinhedo
Veiculo: Outros

Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos

Mensagem por 28spawn »

haeiueuaiaeiu

calma aeee no fight

entendi o recado, mas o problema é que dois que procurei falaram q nao dava ( e olha q eu ia pagar! hehehehe)

vo espera alguem vir com umas fotos de um bommm coletor feito aqui no brasil e mando o cara copiar ( pelo visto eles tão sem criatividade)

seguem as fotos da ponteira (unica coisa que deu pra tirar foto), o barulho dentro ficou alto ( pra eu q tava acostumado com no maximo o filtro), mas no geral ficou bom!

Abraços

Imagem
Imagem
March SR 2013 com H&R =)

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”