O que é um coletor de escape?
É a parte do sistema de escape que recebe os gases resultantes da combustão que saem dos cilindros.
O que é backpressure?
Durante o curso de escapamento, a válvula de escape se abre no início do curso de escapamento. O pistão empurra os gases queimados para fora do cilindro. Se houver qualquer resistência o pistão tem que gastar energia para empurrar os gases de escape e é onde a energia é desperdiçada. Esta resistência é conhecida como backpressure.
Qual é o propósito básico de um bom coletor de escape?
1. Remover eficazmente o máximo dos gases de escape para fora do cilindro - Porque os gases de escape não podem ser queimados de novo, se há uma certa quantidade de gases resultante de uma queima dentro do cilindro, ele impede que o ar fresco e combustível entrem na câmara de combustão para gerar energia.
2. Fazer com que a velocidade dos gases de escape seja acelerada - Quando alta velocidade de escape de gás é atingidas, uma sequência é criada a partir da saida dos gases de escape deixando o cilindro. Atrás disto que ocorre uma onda de baixa pressão que atua como um vácuo. Este vácuo suga mais ar fresco e combustível quando o comando se sobrepõem, quando a válvula de admissão está apenas começando e a abrir a válvula de escape esta quase a ponto de fechar. Uma vez que tanto as válvulas de admissao e as válvulas de escape estão parcialmente abertos nesta altura do giro do comando, o coletor está de fato "conectado" ao colector de admissão e válvula de admissão por um breve período. A saída dos gases de escape ajuda a puxar o ar de admissão e combustível. Isso é chamado de limpeza, essa limpeza do cilindro é o que ajuda a entrar mais oxigênio e combustível para a combustão.
Com menos volume da câmara ocupado por gases de exaustão, temos mais ar mais fresco e combustível nos próximos ciclos de combustão e isso gera mais potência.
Tipos de coletores:
Normalmente baseado no desenho do coletor, temos dois tipos de coletores.
1. 4x2x1 - Exemplo de coletor 4x2x1.
Como o nome sugere, um coletor 4x2x1 tem 4 tubos primários provenientes da porta de escape e estreitando-se em dois tubos secundários que finalmente se funde em um único coletor.
Coletores 4x2x1 tem uma faixa mais ampla de potencia com menor ganho em altas rotações.
2. 4x1 - Exemplo de um coletor 4x1.
É constituído por quatro tubos primários que se fundem em um tubo coletor único.
O 4x1 têm uma faixa estreita de ganho de potencia, que é a faixa de alto RPM. Basicamente preferida para aplicações de corrida.
Pontos a se atentar ao construir um coletor de escape.
1. Diâmetro do tubo primário - Maior diâmetro de tubos primários move o pico de torque a uma rotação mais elevada em comparação com um menor diâmetro. Quanto maior o diâmetro, maior é a área transversal. Daí a velocidade dos gases de escape reduz consideravelmente, portanto, empurrando o pico de torque uma faixa de giro mais alta.
2. Comprimento do tubo principal - tubos mais longos criarão mais torque em rotações antes do pico de torque. Tubos mais longos irá acelerar a velocidade de fluxo de ar. A mudança no comprimento dos tubos de coletor primário não aumentar o valor de pico de torque como diâmetro faz. Em vez disso mudanças no comprimento influem no comportamento do torque em torno do pico de torque ao longo da faixa de rpm.
3. Comprimento do coletor, de diâmetro, e ângulos - Coletores menores e de maior diâmetro têm mais potência de pico.
Já, os coletores de menor diâmetro tem mais potencia na faixa intermediaria de giro.
O ângulo do tubo de junção coletor não deve ser acentuado ou pontiagudo, a fim de manter a energia ou a velocidade dos gases proveniente de tubos de um nível elevado ou do cabeçote.