Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
elborabom
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Projetos de som a la carte e aulinha a parte!

Mensagem por elborabom »

Galera, como sei que muitos gostam de som Automotivo, e aproveitando que ja passei por muitas experiencias (boas e ruins.) Vou postar algumas ideias para montagem de som, indo do basico para o sofisticado e o top do top.
colocarei alguns orçamentos aproximados mas ainda sem contar a instalação. Lembrando que a instalação por mais que muitos nao levem em consideração, é a parte mais importante de um projeto sonoro.
Algumas informações antes de prosseguir com os projetinhos!
Gente, os auto-falantes (todos) reproduzem vibrações formando então as ondas sonoras! ou seja, eles vibram para tocar alguma coisa. Cada vibração emite uma frequencia sonora diferente, criando então o timbre e o som em si!
Auto-falantes mais leves (moles) tendem a ser mais fracos, mas tendem também a ter um timbre mais natural e vice-versa. (salvo alguns auto-falantes de altissima qualidade e potencia)

Vamos a algumas considerações. Aula de sonorização:

Alguem sabe o que é Potencia?
Potencia nada mais é que a carga elétrica que o auto-falante suporta, e que o amplificador ou aparelho manda para o falante, o fato é não quer dizer q <potencia = < volume (SPL - Sound Pressure Level)
a potencia pode ser medida de duas formas:
PMPO - potencia comercial, ela nao existe é apenas um dado inventado pela fabricante para vender seu produto.
RMS - Potencia Real!!! Essa deve ser observada antes da compra do equipamento, pois é ela que vai mandar de verdade!

Os auto-falantes tem alguns dados caracteristicos (especificações):
Estes são inumeros, mas os mais importantes são:
FS (Frequenci response - Frequencia de resposta) = até onde ele pode reproduzir o som, ou seja, quais frequencias que ele toca audivelmente e sem distorção em nivel audivel. Esta costuma ser diferente para cada tipo de falante, sendo assim:
Subwoofer: deve tocar entre: 10hz e 80hz - Frequencias Baixas (Subgrave e grave)
Midbass: quanto menor melhor - 3Khz - Frequencias médias e medio-altas (Medio grave, Medios e alguns agudos)
Tweeter: quanto menor melhor - 33Khz - Frequencias altas (Voz, chimbal, pratos etc apenas agudos)

RMS - Power handling: Potencia.
Entendam o seguitne, os auto-falantes nao queimam nunca por sobra de potencia, ou seja, é seguro semrpe mandar o dobro de potencia em um falante. Mais pra frente explico por que.
RMS - Potencia real, ou seja a potencia que ele aguenta por tempo integral.
Potencia maxima - Potencia que ele aguenta por um curto periodo de tempo, ou seja o que chamamos de pico de potencia!

Sens - Sensibilidade:
Quanto maior melhor, pois ela funciona da seguinte maneira.
Um falante que tenha 81db/m de sens, vai reproduzir 81db de volume audivel ou seja de SPL com um Wat RMS a um metro de distancia, e cada vez que voce dobrar a potencia empregada ao Falante, voce tera um ganho de 3 DB. Vejam tabela a seguir:
DB RMS
81 1
84 2
87 4
90 8
93 16
96 32
99 64
102 128
105 256
108 512
111 1024
114 2048

OHM - Resistencia, o fato é que ela deve casar com a do ampli.

Essas são caracteristicas básicas de um auto-falante. Elas são as specificações que devem ser buscadas.

Caracteristicas de um amplificador:
Existem dois tipos de amplificador:
Booster - Não a marca mas sim o tipo, eles recebem o sinal amplificado do aparelho, ou seja, os fiosinhos. Esse sinal sera rpocessado e amplificado, ou seja, se vier alguma distorção ou ruido, esta nao será filtrada, e voce tera uma taxa enorme de ruidos no som.
Mosfet - Recebe entradas de linha RCA, são sinais minimos de impedancia baixissima e baixissima corrente nao chega a um ampére, ou seja nao vem quase nenhuma distorção ou ruido, a nao ser do cabo e de interferencias externas, mas esse sinal é limpo e muito melhor. O amplificador pega esse sinal que é puro som, processa ele e transforma em som com potencia!

Tembém existem muitas especificações em um amplificador:
Dentre elas, as mais importantes são:
RMS - Potencia real, deve ser sempre a mesma ou maior que a dos seus falantes.
Operação em Bridge: quando voce pode juntar dois canais e transformar em um só para dar o dobro ou mais de potencia, baixando ou aumentando a impedancia para empurrar mais forte um falante.

OHM - Impedancia. Deve casar com o falnte. Falante 2 ohm, deve ser ligado a um amp que trabalhe em 2 ohm e assim vai. lembrando que o tipo de ligação paralelo ou serie pode fazer diferenças na impedancia e pode queimar o ampli e o falante, exemplo:

Tendo dois falantes de 4 ohm cada, ligo os dois em um canal do ampli, esse canal ou vai cair para 2 ohm ou vai subir para 8 ohm, se o canal me fornecer 100 rms em 4 ohm, quando cair pra 2ohm ele vai mandar 200 e em 8 ohm ele vai mandar 50 (dados aproximados)

Frequenci response - como no falante o ampli tem um trabalho em frequencias é legal casar um com outro!

THD - Taxa de distorção, quanto menor melhor, preferivelmente menores do que 0,8%.

bom, a aula está dada, jaja montarei alguns esqueminhas de so pra todos!
Silver-Bullet: Citroen C4 VTR 2.0 16V Prata-Chip By Nascar
Imagem

R1C4
Membros
Veiculo: Outros

Re: Projetos de som a la carte e aulinha a parte!

Mensagem por R1C4 »

Valeu a aula Bora com certeza vc e o cara que tem mais experiencia em som automotivo neste forum ainda vou te escalar muito para me ajudar eheehehe
abs!!!

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Ok, em termos de marcas de sub e amplificador...o que vc recomenda? Abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

Meu velho fique avontade para perguntar o que queiser que se estiver ao meu alcance eu respondo, se nao, eu corro atras da resposta!

Abraços!
Imagem

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

Bom gente, marcas e modelos, existem milhares ou milhões de tipos e configurações diferentes, cada um pra um gosto diferente, eu vou postar aqui o arroz com feijão, aquilo que nao da erro desde o barato ao top, estou bolando alguns projetos! mas o fato é que tudo depende do ouvido do cliente!

Abraços!
Imagem

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

galera, como explicado anteriormente, os amplificadores pegam um sinal e transformam ele num sinal amplificado com potencia que é a mesma coisa que um transformador faria, por tanto precisa-se de energia para fazer isso acontecer, por isso, uma parte muito importante no som automotivo é uma bateria de alta descarga de pico de corrente!

Mas vamos ao que interessa!

Ponto Nº 1:
O que podemos fazer, nós mesmos para melhorar a acustica de nossos carros? (com isso vamos melhorar muitas outras coisas tb!)
Uma ideia, é fazermos a aplicação de manta asfáltica nas portas do carro e para quem é mais corajoso, no carro inteiro! A manta asfaltica melhora e quase tira a vibração do metal aonde ela for aplicada, com isso o que acontece é que a porta nao vibrando com a batida dos auto-falantes nao haverá inversão de fase das ondas ou coloração do audio.
Essa coloração é quase imperceptivel até ouvir um sistema sem coloração, é ela que da a diferença quando se ouve um som e parece que as notas de uma guitarra se embolam e entrelaçam com os pratos da bateria, a coloração é que basicamente faz essa mistura, mas só sera percebida a diferença quando se ouvir um sistema top, que nao podera ter essas peculiaridades!
Imagem

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

eu tava afim de botar esse módulo http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/D ... 8&ItemID=1 e um sub da bravox de 10" o FLT que tá em torno de R$290,00 que é fino e ocupa pouco espaço no porta-malas junto com o som original e já eras...acha que é um bom investimento ou da pra fazer coisa melhor ? tipo o som é pra dar uma melhroada na qualidade dele, não pra abrir o porta malas e mostra pros outros...Abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

a aplicação de manta, é muito simples.
Basta desmontar a porta do carro, e colar a manta "auto-Adesiva" na parte metalica de fora da porta.
Entendam, pelo lado de dentro da porta, voce vai aplicar a manta na folha de aluminio externa mas no lado interno dela, pelo amor de Deus hein????
Depois disso, assim que a folha externa estiver completamente coberta por manta, voce vai tampar todos os buracos que tiverem do lado interno das portas, ou seja, na porta, ha a folha externa e tem tambem algumas barras e uns buracos entre o metal e a parte externa da porta formando entao uma caixa acustica na porta, com a folha extena e essa parte interna! Lembrando de deixar aberto o buraco aonde vai ser encaixado o falante!
Colocar manta na parte plástica da porta, é uma otima alternativa também, onde alem de tudo vai reduzir e muito os barulhos internos do carro!
Imagem

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

NOTA:

A manta deve ser cortada em quadrados de 15 x 15 CM e aquecida com soprador termico ou secador de cabelos bem forte e sempre aplicada com a parte metálica virada para voce e sempre de baixo pra cima como se fosse uma telha, para se entrar agua ela escorrer e nao tirar a cola da manta!
Imagem

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

VTR2008 - Fala cara!
Então meu vleho, nao sei se vc ja comprou-ops, mas eu nao compraria não...
Posso por sinal lhe passar um orçamento de coisas bem melhores no memso preço!
Voce compraria coisas usadas de boa procedencia?
Garantidas por mim, qualquer coisa compro de volta de vc!

Abraços!

Ps. se nao posso fazer só com coisas novas tb!
Imagem

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”