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controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
Gente, tou com um bocado de equipamentos pra montar no meu Pallas, incluindo um cd Alpine 9887, amps, kit 2 vias, etc. Originalmente, eu iria fazer um projeto parecido com o que comecei em outro C4 que tive (um hatch 1.6), com o CD original ligado a uma interface Audiocontrol (LC8), uma espécie de conversor RCA ativo de ótima qualidade. Masss... desta vez, tou com dó de abrir mão de um CD Player realmente bom. Sempre tive equipamentos de boa qualidade, instalo tudo em casa há uns 15 anos, já é hábito... mas com o Citro, a coisa sempre 'pega' na questão Bluetooth e comandos do volante.
Ví que algumas pessoas montam o RD4 (cd original) em outro local para preservar sensor de estacionamento, bluetooth, etc.... meu carro tem só o BT (GLX), mas não queria perdê-lo, especialmente pq. outro BT não aproveitaria os botões do volante (discar, agenda, etc). E o BT do C4 funciona MUITO BEM, perto de outros que ví (Ford, por exemplo)... então, dá dó descartar. Tá lá, tá pago, não fala mal de ninguém..rs....
Pensei em montar o CD Alpine no local do original (painel), mandar o RD4 para o porta-luvas ou embaixo do banco do motorista, bem instalado/ventilado/fixado/etc, estendendo a fiação até lá. Não cortaria nada, usaria um adaptador da Parrot e estenderia a fiação do adaptador... eles têm um que dá certinho, fakra/fakra (macho e fêmea), seria só estender a fiação no 'meio', mantendo a original do carro intacta. Se for pro porta-luvas, nem isso... creio que a original chegue lá. Para fazer o 'mute' tbem é tranquilo, pelo jeito - tem o sinal no chicote original do BT, só enviar para o mute do Alpine... até aí, tudo parece factível. Falantes pro BT, tbem nada demais - só manter os traseiros, e tá de boa.
Aí me vem uma dúvida: queria usar os controles de volume/trilha/pasta/mute/avanço do volante no Alpine... sei que terei de pegar os sinais do CANBUS no conector original, e ligar em paralelo a caixinha que irá interceptá-los e mandar para o Alpine. Entendi esta parte. Massss.... quando eu aumentar o volume do Alpine, o do RD4 tbem aumentaria junto?? Como eu comandaria esta 'salada' de heads pelo CANBUS??? Eu ví alguns sons de C4 aqui nesta configuração, mas não sei se estão usando o adaptador de volante... será que dá rock???
Eu cheguei a escrever pra Connects2 (fabricante inglesa destas interfaces) perguntando isso (se daria pra pegar os controles do BT no volante), mas disseram que provavelmente não... não queria perder estes controles pq. eu uso direto, e não sei se um BT paralelo iria ter a qualidade do original. Chego a pensar até em largar mão do Alpine e abrir o RD4 para tirar as saídas pré, o famoso 'puxar as RCAs'. Ví como fazer em um site de Peugeot italiano, não tem mto segredo, mas ficaria sem a parte de processamento de áudio que no Alpine é f..da: time alignment, crossover 3 vias ativo, EQ paramétrico, etc. Fora a diferença de qualidade (embora a RD4 não seja ruim, comparando com outros aparelhos originais - a Siemens caprichou um pouco mais nela).
Enfim, é isso aí. Quem puder dar uma luz, agradeço.
abs,
Ricardo.
Ví que algumas pessoas montam o RD4 (cd original) em outro local para preservar sensor de estacionamento, bluetooth, etc.... meu carro tem só o BT (GLX), mas não queria perdê-lo, especialmente pq. outro BT não aproveitaria os botões do volante (discar, agenda, etc). E o BT do C4 funciona MUITO BEM, perto de outros que ví (Ford, por exemplo)... então, dá dó descartar. Tá lá, tá pago, não fala mal de ninguém..rs....
Pensei em montar o CD Alpine no local do original (painel), mandar o RD4 para o porta-luvas ou embaixo do banco do motorista, bem instalado/ventilado/fixado/etc, estendendo a fiação até lá. Não cortaria nada, usaria um adaptador da Parrot e estenderia a fiação do adaptador... eles têm um que dá certinho, fakra/fakra (macho e fêmea), seria só estender a fiação no 'meio', mantendo a original do carro intacta. Se for pro porta-luvas, nem isso... creio que a original chegue lá. Para fazer o 'mute' tbem é tranquilo, pelo jeito - tem o sinal no chicote original do BT, só enviar para o mute do Alpine... até aí, tudo parece factível. Falantes pro BT, tbem nada demais - só manter os traseiros, e tá de boa.
Aí me vem uma dúvida: queria usar os controles de volume/trilha/pasta/mute/avanço do volante no Alpine... sei que terei de pegar os sinais do CANBUS no conector original, e ligar em paralelo a caixinha que irá interceptá-los e mandar para o Alpine. Entendi esta parte. Massss.... quando eu aumentar o volume do Alpine, o do RD4 tbem aumentaria junto?? Como eu comandaria esta 'salada' de heads pelo CANBUS??? Eu ví alguns sons de C4 aqui nesta configuração, mas não sei se estão usando o adaptador de volante... será que dá rock???
Eu cheguei a escrever pra Connects2 (fabricante inglesa destas interfaces) perguntando isso (se daria pra pegar os controles do BT no volante), mas disseram que provavelmente não... não queria perder estes controles pq. eu uso direto, e não sei se um BT paralelo iria ter a qualidade do original. Chego a pensar até em largar mão do Alpine e abrir o RD4 para tirar as saídas pré, o famoso 'puxar as RCAs'. Ví como fazer em um site de Peugeot italiano, não tem mto segredo, mas ficaria sem a parte de processamento de áudio que no Alpine é f..da: time alignment, crossover 3 vias ativo, EQ paramétrico, etc. Fora a diferença de qualidade (embora a RD4 não seja ruim, comparando com outros aparelhos originais - a Siemens caprichou um pouco mais nela).
Enfim, é isso aí. Quem puder dar uma luz, agradeço.
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Re: controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
Provavelmente o que faz esse comando no volante deve ser alguns fios do chicote que são ligados junto ao rádio e comandos satélite.
Pensando de forma simples, acredito que dê sim, desde que vc descubra quais são os fios e simplesmente anular eles na entrada do rádio, deixando somente os fios ligados ao comando do rádio.
Acho que os comando do satélite não são enviados via Bluetooth para o RD4, mas sim por um chicote mesmo!
Pensando de forma simples, acredito que dê sim, desde que vc descubra quais são os fios e simplesmente anular eles na entrada do rádio, deixando somente os fios ligados ao comando do rádio.
Acho que os comando do satélite não são enviados via Bluetooth para o RD4, mas sim por um chicote mesmo!
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Re: controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
Eu iria por outro caminho...
Venderia o 9887 por fora, conseguindo algo acima de 1000... Com isso compraria um processador de sinal de qualidade do tipo BitOne da Audioson e manteria o som original. Com um processador destes você teria um som excelente e manteria todos os controles do volante. O BitOne custa bem mais que 1000, mas existem outras marcas de processadores em preços mais baixos. Mesmo o BitOne, no Ebay custa ao redor de 650 dolares. Se der sorte de não ser tributado pela receita, ai fica elas por elas...
No meu carro estou montando um setup completamente diferente, com uma HU Alpine também, e uma central multimídia xing-ling em ligação paralela pela auxiliar do Alpine, justamente pela qualidade de audio que no caso da central multimídia é horrível...
Venderia o 9887 por fora, conseguindo algo acima de 1000... Com isso compraria um processador de sinal de qualidade do tipo BitOne da Audioson e manteria o som original. Com um processador destes você teria um som excelente e manteria todos os controles do volante. O BitOne custa bem mais que 1000, mas existem outras marcas de processadores em preços mais baixos. Mesmo o BitOne, no Ebay custa ao redor de 650 dolares. Se der sorte de não ser tributado pela receita, ai fica elas por elas...
No meu carro estou montando um setup completamente diferente, com uma HU Alpine também, e uma central multimídia xing-ling em ligação paralela pela auxiliar do Alpine, justamente pela qualidade de audio que no caso da central multimídia é horrível...

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Re: controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
Cyro mas ai não estaria se perdendo qualidade? Já que a HU não tem uma saída de qualidade e poucas regulagens? Ta certo que o processador irá desmontar tudo, processar e remontar com os vários ajustes que a HU não tem, porém com uma HU de melhor qualidade o audio sairia com melhor qualidade ou estou enganado?
Tem que ver também o que ele tem de módulo, já que SQA é uma coisa muito chata.
Tem que ver também o que ele tem de módulo, já que SQA é uma coisa muito chata.
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Re: controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
Cyro, pensei muito em um processador destes, o BitOne realmente excede um tanto o orçamento (o melhor preço que ví até agora foi 1600 reais, meu 9887 valeu seus 800, 850 no máximo - tem pouquíssimo uso, 2 meses, frente sem riscos, etc - mas a carcaça do player e a cinta de fixação estão marcadas e tive de modificar a cinta para fixar no meu ex-Fiesta... :(). Pensei no Alpine PXE-H660, resolveria bem tbem. Cheguei a experimentar ligar o AudioControl LC8 no meu ex-hatch, e o áudio das RCAs era parecido com um pioneer/sony 'normal'. Na época, faltou pouco pro set inteiro tocar (vou ver se acho o tópico no autoforum, postei várias fotos lá, desde o início do projeto). Porém, vendi o C4 e fui pro Fiesta, deste passei um mês com um Focus e 'num me aguentei'... voltei pro C4!! :)
É uma alternativa mais sensata mesmo, vender o alpine e pegar o processador. O que me deixava preocupado com o set anterior (com o RD4+AudioControl) era a falta de TA e cross ativo (embora meu amp faça cortes altos, daria pra suprir). Neste carro, a idéia de usar o 9887 era mais pela facilidade de já ter ele mesmo, e ter estes recursos. O 'contra' pra mim de montar o 9887 é que o carro fica parado na rua, na faculdade (sou véim mas voltei a estudar...rs...), e é um pouco arriscado largar 1k de player lá. Já o original, ngem nem dá bola pra ele (felizmente!).
Fiquei na dúvida com o projeto que vc. tem em mente para seu C4: é a Central multimidia + um player Alpine?? O Alpine vai ser uma espécie de pré-amplificador então, pra ter TA, cross bom, etc? Gostei da idéia de usar o player alpine deste jeito, seria uma possibilidade pra mim tbem (puxar as RCAs do RD4 e usá-las no 9887 para ter TA e cross 3-way)... só não sei se eu lembraria de ligar o 9887 toda hora (se esquecesse, não teria o BT).
Blends, o comando no volante, pelo que pesquisei, vem por dois fios, por um barramento chamado CANBUS (multiplexado). Neste barramento tem um monte de coisas ligadas pelo carro, desde instrumentação, botões, e várias daquelas facilidades eletrônicas do Citro. É um barramento 'comum', e vários carros de projeto moderno usam... o que não sei é se eu poderia desligar o CANBUS do RD4 (radio original) e plugar no adaptador para o Alpine, se o Bluetooth continuaria funcionando. Sei que o BT depende do RD4 e que tem ligação direta com ele (vem o sinal de áudio e um sinal de mute, que eu usaria pro Alpine 'parar de tocar' quando viesse a ligação do bluetooth no RD4). Meu medo é tirar o CanBus do RD4 e o BT tbem deixar de funfar..hehe... aí não adiantaria. Por outro lado, deixar o Canbus nele E no adaptador pro Alpine, fico pensando como seria - corro o risco de comandar os dois ao mesmo tempo, ou dar alguma complicação. E, como um monte de coisas no carro dependem do Canbus, o 'fator medo' aumenta consideravelmente...kkkk....
abs,
Ricardo.
É uma alternativa mais sensata mesmo, vender o alpine e pegar o processador. O que me deixava preocupado com o set anterior (com o RD4+AudioControl) era a falta de TA e cross ativo (embora meu amp faça cortes altos, daria pra suprir). Neste carro, a idéia de usar o 9887 era mais pela facilidade de já ter ele mesmo, e ter estes recursos. O 'contra' pra mim de montar o 9887 é que o carro fica parado na rua, na faculdade (sou véim mas voltei a estudar...rs...), e é um pouco arriscado largar 1k de player lá. Já o original, ngem nem dá bola pra ele (felizmente!).
Fiquei na dúvida com o projeto que vc. tem em mente para seu C4: é a Central multimidia + um player Alpine?? O Alpine vai ser uma espécie de pré-amplificador então, pra ter TA, cross bom, etc? Gostei da idéia de usar o player alpine deste jeito, seria uma possibilidade pra mim tbem (puxar as RCAs do RD4 e usá-las no 9887 para ter TA e cross 3-way)... só não sei se eu lembraria de ligar o 9887 toda hora (se esquecesse, não teria o BT).
Blends, o comando no volante, pelo que pesquisei, vem por dois fios, por um barramento chamado CANBUS (multiplexado). Neste barramento tem um monte de coisas ligadas pelo carro, desde instrumentação, botões, e várias daquelas facilidades eletrônicas do Citro. É um barramento 'comum', e vários carros de projeto moderno usam... o que não sei é se eu poderia desligar o CANBUS do RD4 (radio original) e plugar no adaptador para o Alpine, se o Bluetooth continuaria funcionando. Sei que o BT depende do RD4 e que tem ligação direta com ele (vem o sinal de áudio e um sinal de mute, que eu usaria pro Alpine 'parar de tocar' quando viesse a ligação do bluetooth no RD4). Meu medo é tirar o CanBus do RD4 e o BT tbem deixar de funfar..hehe... aí não adiantaria. Por outro lado, deixar o Canbus nele E no adaptador pro Alpine, fico pensando como seria - corro o risco de comandar os dois ao mesmo tempo, ou dar alguma complicação. E, como um monte de coisas no carro dependem do Canbus, o 'fator medo' aumenta consideravelmente...kkkk....
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Re: controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
É o sistema é multiplexado via FullCan, porém há interfaces, inclusive nacionais que conseguem fazer isso, acredito que dê sim, desde que seja bem estudado e etc...
Um dos problemas do nossos carros é o sistema FullCan, algumas vezes problemas, outras uma solução.
Precisamos estudar bem como funciona o protocolo utilizado no carro, no nosso caso, o FullCan.
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Re: controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
Esta parte me interessou..... eu tenho uma Central Multmidia instalada e o BT não chega nem aos pés do original..... além do som ser bem ruim, ela é lenta, trava as vezes..... então o que deveria ser hands free acaba tirando mais a atenção do motorista do que atender ao telefone....riquati escreveu:
Pensei em montar o CD Alpine no local do original (painel), mandar o RD4 para o porta-luvas ou embaixo do banco do motorista, bem instalado/ventilado/fixado/etc, estendendo a fiação até lá. Não cortaria nada, usaria um adaptador da Parrot e estenderia a fiação do adaptador... eles têm um que dá certinho, fakra/fakra (macho e fêmea), seria só estender a fiação no 'meio', mantendo a original do carro intacta. Se for pro porta-luvas, nem isso... creio que a original chegue lá. Para fazer o 'mute' tbem é tranquilo, pelo jeito - tem o sinal no chicote original do BT, só enviar para o mute do Alpine... até aí, tudo parece factível. Falantes pro BT, tbem nada demais - só manter os traseiros, e tá de boa.
Já pensei em instalar o RD4 em paralelo, mas meu conhecimento em instalações, adaptadores, fiação é praticamente zero..... este adaptador que vc mencionou serviria pra mim???
Para não conflitar o som e manter os controles de audio do volante eu tinha pensado em jogar a saída de audio do RD4 na entrada auxiliar da Central.... assim eu teria um pequeno trabalho de mudar para o AUX qdo o telefone tocasse..... mas eu fiquei na dúvida se o sistema não ficaria doidão com 2 aparelhos tentando usar os comandos do colante.....rs.....
Abraço, Alvaro .·.
[size=85]C4 Hatch GLX 2.0 BVA + Couro + G5 + Angel Eyes + Neblina c/ Xenon 6000K + Central Mult. + Câm Diant. e Tras. [/size]
http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=26&t=7078
[img]http://img713.imageshack.us/img713/5075/assinf.jpg[/img]
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Re: controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
A impressão que eu tenho é essa mesma que o Álvaro comentou: o comando de volante único com os dois sistemas ligados ia ficar doidão...
Em relação ao processador de sinal, tipo BitOne, sua indicação é exatamente essa: som original de má qualidade que deve ser preservado e se deseja som de qualidade. O processador decompõe o som e o recompõe inteiramente com opções pessoais pra equalização fina. Dei essa idéia em função da prioridade de manter os controles de volante e ainda ter a função de BT ativa e funcionante.
Montar o sistema totalmente em paralelo também é possível, mas ai perderia o controle de volante do som original e eu não sei se isso afetaria algo a mais. No meu primeiro VTR eu tinha um sistema Navidrive original e o mesmo tinha várias funções interessantes, incluindo telefonia própria e tela no painel original. Fiz um sistema com um DVD player sem tela da Pioneer ligado como unidade central e o som do Navidrive entrava pela auxiliar. Como o Pioneer tinha controle remoto, instalei essa unidade no console central em posição vertical e ficava fácil comandá-lo, mantendo o RT3 (HU do sistema Navidrive) no painel, conforme as fotos abaixo:


Esquema da instalação:

Link do tópico do meu som do primeiro VTR:
viewtopic.php?f=19&t=2218
No meu projeto atual tenho uma situação semelhante só que com uma central multimídia chinesa... Como o sistema em si é muito lento no carregamento de CDs e a qualidade de som é ruim, ia colocar o BitOne, mas depois pensei bem e resolvi colocar uma HU Alpine e deixar a central como auxiliar. A HU Alpine vou instalar com uma interface para usar os controles de volante, enquanto a central multimídia uso pela tela que é touchscreem.
Em relação ao processador de sinal, tipo BitOne, sua indicação é exatamente essa: som original de má qualidade que deve ser preservado e se deseja som de qualidade. O processador decompõe o som e o recompõe inteiramente com opções pessoais pra equalização fina. Dei essa idéia em função da prioridade de manter os controles de volante e ainda ter a função de BT ativa e funcionante.
Montar o sistema totalmente em paralelo também é possível, mas ai perderia o controle de volante do som original e eu não sei se isso afetaria algo a mais. No meu primeiro VTR eu tinha um sistema Navidrive original e o mesmo tinha várias funções interessantes, incluindo telefonia própria e tela no painel original. Fiz um sistema com um DVD player sem tela da Pioneer ligado como unidade central e o som do Navidrive entrava pela auxiliar. Como o Pioneer tinha controle remoto, instalei essa unidade no console central em posição vertical e ficava fácil comandá-lo, mantendo o RT3 (HU do sistema Navidrive) no painel, conforme as fotos abaixo:


Esquema da instalação:

Link do tópico do meu som do primeiro VTR:
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No meu projeto atual tenho uma situação semelhante só que com uma central multimídia chinesa... Como o sistema em si é muito lento no carregamento de CDs e a qualidade de som é ruim, ia colocar o BitOne, mas depois pensei bem e resolvi colocar uma HU Alpine e deixar a central como auxiliar. A HU Alpine vou instalar com uma interface para usar os controles de volante, enquanto a central multimídia uso pela tela que é touchscreem.

- DITREVELIN
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Re: controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
Com toda certeza, não tem como, eu mesmo estou num projeto do tipo, e trocar um ALPINE por BitOne e de se pensar muito. Quem monta um som ALPINE é porque VISA UNICAMENTE A qualidaed e não barulheira, então tem de se ver, eu estou ainda na busca de interfaces entre outros pra fechar!!!Blends escreveu:Cyro mas ai não estaria se perdendo qualidade?
No meu caso eu usarei a central multimedia IXA 404!!
[color=#FF0000][size=150]VENDO - Caneta Reparadora[/size][/color]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7877[/color]
[color=#FF0000][size=150]VENDO - Clean UP[/size][/color]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7625[/color]
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Re: controle no volante com CD Alpine E CD original RD4 juntos?
É... ando pensando muito... por um lado, o 9887 é um aparelho que conheço bem e gosto do áudio, tive alpine antes (o excelente 7892) e sempre fui fã do áudio deles. O 9887 é o último aparelho da alpine a vir com cross 3-way, agora só adicionando processadores externos (o CDA117, o top atual, exige o PXA-H100, um modulo adicional, para ter o 3-way). Dá pra ter Bluetooth nele (módulo da propria alpine, mais $$), e dá pra aproveitar os comandos do volante (interface connects2, mais $$).
Enquanto não chegou a uma 'conclusão conclusiva', vou fazendo aquilo que não depende disso (amps, suportes, fiação, etc). Ainda não descartei a idéia do RD4 com RCAs puxados internamente ou o processador (apareceu um Bit em negócio no 9887, mas é do primeiro modelo, o que me deixa apreensivo - o bit.1, o atual, já tem uma série de melhorias).
Meu objetivo sempre foi qualidade pura, pouca coisa instalada e o máximo de fidelidade que pudesse alcançar com o que tenho em mãos. Funcionou assim com o Civic, com o Corolla, Santana, Focus... aí vem o C4, com este monte de coisas integradas...kkkk...bagunça tudo.
abs,
Ricardo.
Enquanto não chegou a uma 'conclusão conclusiva', vou fazendo aquilo que não depende disso (amps, suportes, fiação, etc). Ainda não descartei a idéia do RD4 com RCAs puxados internamente ou o processador (apareceu um Bit em negócio no 9887, mas é do primeiro modelo, o que me deixa apreensivo - o bit.1, o atual, já tem uma série de melhorias).
Meu objetivo sempre foi qualidade pura, pouca coisa instalada e o máximo de fidelidade que pudesse alcançar com o que tenho em mãos. Funcionou assim com o Civic, com o Corolla, Santana, Focus... aí vem o C4, com este monte de coisas integradas...kkkk...bagunça tudo.
abs,
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