Página 1 de 4

RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 11:23
por ALW
Senhores...esta eh apenas uma dica de segurança ae pra voces que trocaram suas rodas originais por tamanhos maiores ou menores...conversei com um tecnico da citroen... ele disse que se for mudado o tamanho da roda do carro, é necessario levar o carro na concessionaria para efetuar uma nova programaçao do sistema do controle de traçao..
isto é importante e para a propria segurança de voces...mudando a polegada da roda, vc altera até mesmo a velocidade indicada no painel...
boa sorte ae a todos
andré

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 13:34
por Dec0 VTR
ALW escreveu:Senhores...esta eh apenas uma dica de segurança ae pra voces que trocaram suas rodas originais por tamanhos maiores ou menores...conversei com um tecnico da citroen... ele disse que se for mudado o tamanho da roda do carro, é necessario levar o carro na concessionaria para efetuar uma nova programaçao do sistema do controle de traçao..
isto é importante e para a propria segurança de voces...mudando a polegada da roda, vc altera até mesmo a velocidade indicada no painel...
boa sorte ae a todos
andré
Dica importantíssima!

Eu coloquei rodas maiores a té hoje não fui fazer isso, percebo sempre o controle de tração meio perdido agora em diversas situações.

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 13:55
por R1C4
Vou fazer isso essa semana entao!!! valeu galera!!!
Tinha percebido o velocimetro alterado mais nao sabia que podia fazer essa alteracao!!!
abs!!!

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 19:06
por marcnas
A questão da quilometragem no velocimetro é facil de enteder devido ao diametro da roda em relação ao original.

Mas afetar o controle de tração é meio complicado de acreditar...

Até porque, pelo que sei o controle de tração só é acionado e tem função quando o pneu começa a desgarrar. Se o conjunto roda/pneu for maior ou menor não deve afetar o funcionamento do controle de tração. Só deve influenciar quando ele vai agir, caso o conjunto demore mais ou menos para desgarrar, mas o seu funcionamento não deve alterar.

Essa de novo ajuste do controle de tração queria saber o porque. Se alguem souber podia dar uma luz...

Abraço.

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 20:15
por cgw
Dúvida besta:

Como se comportaria o controle de tração caso turbinasse um VTR?

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 21:07
por johnny17
cgw escreveu:Dúvida besta:

Como se comportaria o controle de tração caso turbinasse um VTR?
Na teoria ele cortaria a maior parte da potência do motor.....

Com relação a ir a Citroen p/ reprogramar o controle de tração é uma boa dica, c/ as 17`as arrancadas ficaram mais lentas do q c/ as 15`.....

abrxx!

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 21:14
por boldfinger
Johnny, esse seu comentario me deixou curioso...vc chegou a desligar seu ESP pra testar se nas arrancadas o carro fika mais esperto?? Digo isso pq o meu com as 17'' agora fikou bem lento nas arrancadas comparados com as 15'' originais..

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 22:11
por BICUDO
pode até desligar .....mas ele liga automatico aos 50km/h....então....não sei...bem estou fazendo
uma pequena lista que já tá com 20 items para a minha primeira revisão....em Janeiro.....essa visita a Citroen
vai demorar.....rsssss.

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 22:15
por marcnas
boldfinger escreveu:Johnny, esse seu comentario me deixou curioso...vc chegou a desligar seu ESP pra testar se nas arrancadas o carro fika mais esperto?? Digo isso pq o meu com as 17'' agora fikou bem lento nas arrancadas comparados com as 15'' originais..
boldfinger,

Como vc colocou a roda 17 pode estar com o diametro da roda/pneu um pouco maior do que o original. Com isso a velocidade que aparece no velocimetro pode estar menor que a real, já a roda demora mais tempo pra dar uma volta completa e marcar a velocidade. E te da a sensação olhando para o velocimetro que a velocidade esta menor.

Mas a tendencia é que o carro com as 17 e pneus mais largos, como parece ser o seu caso, a arracanda fique mais rapida, porque tem com a mesma potencia de motor, mais area de pneu com atrito antes de derrapar e acionar o EPS.

Por isso que dragster tem enormes pneus.

Abraço.

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Enviado: 22 Dez 2008, 22:24
por boldfinger
Nao sei nao hein Marcnas....

Qto a velocidade, reparei q nao houve problemas, visto que as rodas e pneus sao exatamente do diametro recomendado de fabrica 205/50R17...

Qto a arrancada, posso dizer que por experiencia propria, eu tive um punto sporting com roda 16'' de fabrica, ele arrancava muito menos q a versao HLX com o mesmo motor, mas rodas 15'' e pneus mais estreitos... (talvez o peso do conjunto influencie???)
Creio que qto maior a largura, maior devera ser o torque pra deslocar o conjunto roda/pneu. Nos dragsters eh necessario maior largura pra ter maior aderencia visto q sao motores de extrema potencia de arranque. Nos carros convencionais, essa formula eh bem relativa visto que a relaçao peso/potencia nunca eh das mais gritantes (pense numa bicicleta por exemplo..com um pneu bem estreito e outra com pneu mais largo, qual delas teremos que fazer mais força pra arrancar em velocidade?