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Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
Ola a todos, é um grande prazer anunciar a volta do projeto rafale, e junção de outras ideias e aplicações para extrair o máximo de nossos C4s.
Definição de N/A (preparação normalmente aspirado), por Wikipédia.
A preparação aspirada consiste em aumentar a capacidade de admissão de mistura ar-combustível de um motor atmosférico (sem compressor), através do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível. Utilizam-se para isto carburador (es) maior(es), filtro de ar de maior vazão, coletor de admissão que facilitem a admissão de mistura (coletores de geometria variável são muito utilizados pelas fábricas), além de alterar o levantamento e o tempo de abertura das válvulas através de um comando de perfil mais agressivo. O uso de válvulas maiores, além de molas de maior pressão que evitam flutuação em altas rotações, é muito apreciado na preparação aspirada. O aumento da taxa de compressão é benéfico, tanto no que diz respeito ao aumento do torque disponível quanto.
Objetivo a ser batido - Civic SI original (193cv)
Como todos sabem muitos fizeram filtro/chip/escape e acham que ganhou 30cv, mas maiores pocotos ainda estão por vir!
Estamos trazendo um projeto que fascinou muita gente, tanto pelo conhecimento técnico do tópico quanto pela excitação de alcançar níveis de potência e torque nunca atingidos em um citroen c4 aqui no brasil.
Estaremos mostrando passo a passo a evolução deste projeto e os ganhos obtidos.
Inicialmente o carro do Brunollo vai ser a cobaia hehehe.
Mas quanto tudo estiver já certinho, rodando liso, o objetivo é disponibilizar esse conhecimento e especificações para todos os membros para que todos possam tirar proveito.
O custo para se alcançar os ganhos ainda não foi definido, mas é garantido que será, mas barato que um turbo e manterá a dirigibilidade do veiculo na rua.
O que já temos definido.
- Coletor de escapamento - Dimensionamento feito, confecção ultima coisa a ser feita antes de fazer o acerto da injeção.
- Parâmetros de injeção - Ainda será discutida a idéia de utilizar uma central paralela ou utilizar a própria ECU remapeada.
- Coletor de admissão - A procura de hermanos ahrgentinos/chilenos que tenham acesso ao coletor do VTS para trazermos e melhorarmos.
- Cabeçote - ESTAMOS A PROCURA DE UM CABECOTE COMPLETO EM BOM ESTADO OU NOVO POR UM PRECO ACESSIVEL, CASO VOCE CONHECA ALGUM DESMANCHE QUE O TENHA COMPLETO CONTATE A MIM OU BRUNOLLO VIA MP, tenho um em vista no Paraná que esta com custo ótimo porem é meio longe, se algum membro de Curitiba pudesse visitar o cabeçote e verificar o estado geral antes de efetuarmos a compra nos avise!
- Comandos - Conversado com o Carlini, já temos os parâmetros otimizados da Catcams, falta conseguir os comandos originais, enviar ao Carlini que ele confecciona um dentro das nossas especificações.
- Escapamento - Temos contatos para trazer pecas da Magnaflow via e-bay se necessário.
- Admissão - Novo modelo desenvolvido, ainda em estagio de testes, a idéia é aplicável a qualquer filtro esportivo e garante real rendimento.
É isso ai galera, quem tiver a fim de colaborar conosco é só avisar, esse é o primeiro passo de muitos que ainda estão por vir.
Um grande abraço a todos.
Ricardo
Definição de N/A (preparação normalmente aspirado), por Wikipédia.
A preparação aspirada consiste em aumentar a capacidade de admissão de mistura ar-combustível de um motor atmosférico (sem compressor), através do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível. Utilizam-se para isto carburador (es) maior(es), filtro de ar de maior vazão, coletor de admissão que facilitem a admissão de mistura (coletores de geometria variável são muito utilizados pelas fábricas), além de alterar o levantamento e o tempo de abertura das válvulas através de um comando de perfil mais agressivo. O uso de válvulas maiores, além de molas de maior pressão que evitam flutuação em altas rotações, é muito apreciado na preparação aspirada. O aumento da taxa de compressão é benéfico, tanto no que diz respeito ao aumento do torque disponível quanto.
Objetivo a ser batido - Civic SI original (193cv)
Como todos sabem muitos fizeram filtro/chip/escape e acham que ganhou 30cv, mas maiores pocotos ainda estão por vir!
Estamos trazendo um projeto que fascinou muita gente, tanto pelo conhecimento técnico do tópico quanto pela excitação de alcançar níveis de potência e torque nunca atingidos em um citroen c4 aqui no brasil.
Estaremos mostrando passo a passo a evolução deste projeto e os ganhos obtidos.
Inicialmente o carro do Brunollo vai ser a cobaia hehehe.
Mas quanto tudo estiver já certinho, rodando liso, o objetivo é disponibilizar esse conhecimento e especificações para todos os membros para que todos possam tirar proveito.
O custo para se alcançar os ganhos ainda não foi definido, mas é garantido que será, mas barato que um turbo e manterá a dirigibilidade do veiculo na rua.
O que já temos definido.
- Coletor de escapamento - Dimensionamento feito, confecção ultima coisa a ser feita antes de fazer o acerto da injeção.
- Parâmetros de injeção - Ainda será discutida a idéia de utilizar uma central paralela ou utilizar a própria ECU remapeada.
- Coletor de admissão - A procura de hermanos ahrgentinos/chilenos que tenham acesso ao coletor do VTS para trazermos e melhorarmos.
- Cabeçote - ESTAMOS A PROCURA DE UM CABECOTE COMPLETO EM BOM ESTADO OU NOVO POR UM PRECO ACESSIVEL, CASO VOCE CONHECA ALGUM DESMANCHE QUE O TENHA COMPLETO CONTATE A MIM OU BRUNOLLO VIA MP, tenho um em vista no Paraná que esta com custo ótimo porem é meio longe, se algum membro de Curitiba pudesse visitar o cabeçote e verificar o estado geral antes de efetuarmos a compra nos avise!
- Comandos - Conversado com o Carlini, já temos os parâmetros otimizados da Catcams, falta conseguir os comandos originais, enviar ao Carlini que ele confecciona um dentro das nossas especificações.
- Escapamento - Temos contatos para trazer pecas da Magnaflow via e-bay se necessário.
- Admissão - Novo modelo desenvolvido, ainda em estagio de testes, a idéia é aplicável a qualquer filtro esportivo e garante real rendimento.
É isso ai galera, quem tiver a fim de colaborar conosco é só avisar, esse é o primeiro passo de muitos que ainda estão por vir.
Um grande abraço a todos.
Ricardo
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- brunollo
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Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
Bom, galera, vou descrever o Projeto Rafale, agora com conhecimentos técnicos mais apurados em relação ao carro.
1. Cabeçote: A ideia principal é melhorar o fluxo no cabeçote (o maior gargalo da preparação aspro). Para isso, vamos usar de todas as ferramentas possíveis: trabalho das sedes de válvulas, angulação das válvulas (que serão as originais), trabalho de polimento dos dutos, das entradas dos dutos e da câmara de combustão para eliminar rugosidades e pontos quentes e aumento da taxa de compressão.
2. Comandos do cabeçote: fazem parte do trabalho no cabeçote pra melhorar o fluxo, mas como podem ser instalados sem o trabalho no resto do cabeçote, vou comentar em separado. Os comandos Carlini devem trabalhar com mais levante e duração. O levante garante o aumento de torque em todos os giros. A duração maior vai garantir que um pouco desse torque seja convertido em potência especialmente de 5 mil rpm pra cima. Os comandos serão confeccionados pra que o variador de fase dos comandos continue funcionando normalmente.
3. Escape: A troca do coletor de escape original do Ew10, muito restritivo, por um de fluxo mais alto é essencial. Não é simples de fazer, mas o resultado compensa, especialmente com os comandos. ATENÇÃO: NÃO ESTOU FALANDO DE AUMENTAR O ESCAPE DEPOIS DO COLETOR. ESTOU FALANDO DE FAZER O COLETOR DIMENSIONADO. EU ANDO PENSANDO ATÉ EM MANTER O ESCAPE ORIGINAL DEPOIS DO COLETOR, PRA SEGURAR O BARULHO. O gargalo nesse escape é o coletor de ferro fundido.
4. Admissão: a admissão se compõe de três partes, as três de fácil upgrade, desde que dadas as condições: Filtro de ar, borboleta e coletor de admissão. O filtro de ar deve ser de maior fluxo, encapsulado, captando ar de um lugar frio do carro (grade dianteira do carro ou caixa de roda) A borboleta de admissão, por ser eletrônica, já tem um tamanho bem grande para um motor de 2 litros de deslocamento. Provavelmente só precisará ser recalibrada. O coletor de admissão deve ser, preferencialmente, o do VTS, que já tem todos os agregados para a instalação dos bicos, da flauta e dos chicotes. Esse coletor vamos tentar importar da Argentina ou do Chile. Pra isso, temos que entrar em contato com os clubes de C4 da Argentina ou do Chile e pedir essa força.
5. Depois de toda a mecânica ficar pronta, vamos passar ao remapeamento da injeção para os novos parâmetros mecânicos. Provavelmente vamos deixar o corte em 7500rpm, pois o motor aguenta isso tranquilamente. Vamos também ajustar, como de praxe, o ponto e a injeção para a nova capacidade de aspiração do motor.
6. Eu quero analisar a caixa de marchas do C4 1.6 Se ela for mais curta que a do 2.0, é uma opção bem interessante para mais ganho de agilidade na arrancada. Por isso, gostaria que o pessoal que tem um C4 1.6 desse uma força, fosse dar uma volta no carro e me dissesse o giro em que o motor está a 100km/h em 5ª, e a 50km/h em 3ª.
A ideia é alcançar pelo menos o patamar de desempenho do VTS mas não fico surpreso de esse projeto realmente ultrapassar esse patamar. Agora, o primeiro passo pra gente é, realmente, encontrar um cabeçote usado. Por isso, peço à galera que, se encontrar um cabeçote completo (até melhor se não estiver retificado) me enviem o contato. Se não, vamos tentar procurar pelo menos os comandos. Lembrem-se: o motor é o EW10A, com coletor de admissão variável, que veio nos C4 e nos Peugeots com motor 2.0 mais novos, com coletor variável. O 2.0 da Xsara Picasso e dos Xsaras com a frente nova não serve. O dos Peugeots de 138cv também não.
1. Cabeçote: A ideia principal é melhorar o fluxo no cabeçote (o maior gargalo da preparação aspro). Para isso, vamos usar de todas as ferramentas possíveis: trabalho das sedes de válvulas, angulação das válvulas (que serão as originais), trabalho de polimento dos dutos, das entradas dos dutos e da câmara de combustão para eliminar rugosidades e pontos quentes e aumento da taxa de compressão.
2. Comandos do cabeçote: fazem parte do trabalho no cabeçote pra melhorar o fluxo, mas como podem ser instalados sem o trabalho no resto do cabeçote, vou comentar em separado. Os comandos Carlini devem trabalhar com mais levante e duração. O levante garante o aumento de torque em todos os giros. A duração maior vai garantir que um pouco desse torque seja convertido em potência especialmente de 5 mil rpm pra cima. Os comandos serão confeccionados pra que o variador de fase dos comandos continue funcionando normalmente.
3. Escape: A troca do coletor de escape original do Ew10, muito restritivo, por um de fluxo mais alto é essencial. Não é simples de fazer, mas o resultado compensa, especialmente com os comandos. ATENÇÃO: NÃO ESTOU FALANDO DE AUMENTAR O ESCAPE DEPOIS DO COLETOR. ESTOU FALANDO DE FAZER O COLETOR DIMENSIONADO. EU ANDO PENSANDO ATÉ EM MANTER O ESCAPE ORIGINAL DEPOIS DO COLETOR, PRA SEGURAR O BARULHO. O gargalo nesse escape é o coletor de ferro fundido.
4. Admissão: a admissão se compõe de três partes, as três de fácil upgrade, desde que dadas as condições: Filtro de ar, borboleta e coletor de admissão. O filtro de ar deve ser de maior fluxo, encapsulado, captando ar de um lugar frio do carro (grade dianteira do carro ou caixa de roda) A borboleta de admissão, por ser eletrônica, já tem um tamanho bem grande para um motor de 2 litros de deslocamento. Provavelmente só precisará ser recalibrada. O coletor de admissão deve ser, preferencialmente, o do VTS, que já tem todos os agregados para a instalação dos bicos, da flauta e dos chicotes. Esse coletor vamos tentar importar da Argentina ou do Chile. Pra isso, temos que entrar em contato com os clubes de C4 da Argentina ou do Chile e pedir essa força.
5. Depois de toda a mecânica ficar pronta, vamos passar ao remapeamento da injeção para os novos parâmetros mecânicos. Provavelmente vamos deixar o corte em 7500rpm, pois o motor aguenta isso tranquilamente. Vamos também ajustar, como de praxe, o ponto e a injeção para a nova capacidade de aspiração do motor.
6. Eu quero analisar a caixa de marchas do C4 1.6 Se ela for mais curta que a do 2.0, é uma opção bem interessante para mais ganho de agilidade na arrancada. Por isso, gostaria que o pessoal que tem um C4 1.6 desse uma força, fosse dar uma volta no carro e me dissesse o giro em que o motor está a 100km/h em 5ª, e a 50km/h em 3ª.
A ideia é alcançar pelo menos o patamar de desempenho do VTS mas não fico surpreso de esse projeto realmente ultrapassar esse patamar. Agora, o primeiro passo pra gente é, realmente, encontrar um cabeçote usado. Por isso, peço à galera que, se encontrar um cabeçote completo (até melhor se não estiver retificado) me enviem o contato. Se não, vamos tentar procurar pelo menos os comandos. Lembrem-se: o motor é o EW10A, com coletor de admissão variável, que veio nos C4 e nos Peugeots com motor 2.0 mais novos, com coletor variável. O 2.0 da Xsara Picasso e dos Xsaras com a frente nova não serve. O dos Peugeots de 138cv também não.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
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Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
Show demais, eu ir turbinar, mas ficarei a espera do projeto.... Mantenha-nos informados!!
[color=#FF0000][size=150]VENDO - Caneta Reparadora[/size][/color]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7877[/color]
[color=#FF0000][size=150]VENDO - Clean UP[/size][/color]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7625[/color]
[img]http://img43.imageshack.us/img43/6381/bannerrrc.jpg[/img]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7877[/color]
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Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
Boaa amigoes!!!
Desde já desejo uma boa sorte a vocês, sei que a missão não é fácil, mas aposto que vai dar mto resultado, vou acompanha daqui, nao tenho mto como ajudar, já que nao tenho tanto conhecimento técnico.
Já fiz um CAI no meu C4. Mas nem se compara a esse projeto muito interessante. Aqui fica meu apoio para vocês!
Vamo que Vamoo! Abraçoss e Boa Sorte!
Desde já desejo uma boa sorte a vocês, sei que a missão não é fácil, mas aposto que vai dar mto resultado, vou acompanha daqui, nao tenho mto como ajudar, já que nao tenho tanto conhecimento técnico.
Já fiz um CAI no meu C4. Mas nem se compara a esse projeto muito interessante. Aqui fica meu apoio para vocês!
Vamo que Vamoo! Abraçoss e Boa Sorte!
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Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
To de olho neste tópico...
Além das alterações recomendadas abaixo, não seria interessanta um alívio do volante? Já vi números animadores ao extemo deste tipo de mod, mas isoladamente não acrescenta nada...
Outra questão para discussão: ECU secundária, tipo Unichip ou as novas variantes que estão invadindo o mercado. A Fueltech está com uma unidade nova denominada FT 400 que se destina especificamente a motores com controles eletrônicos iguais aos nossos, pois um dos limitantes desse tipo de trabalho é controlar a borboleta e acelerador eletrônicos.
Mais uma pra discussão: conversão do motor para álcool com bomba de combustível de alto fluxo
Por fim o retrabalho de bicos injetores... é viável realizar este tipo de alteração?
Além das alterações recomendadas abaixo, não seria interessanta um alívio do volante? Já vi números animadores ao extemo deste tipo de mod, mas isoladamente não acrescenta nada...
Outra questão para discussão: ECU secundária, tipo Unichip ou as novas variantes que estão invadindo o mercado. A Fueltech está com uma unidade nova denominada FT 400 que se destina especificamente a motores com controles eletrônicos iguais aos nossos, pois um dos limitantes desse tipo de trabalho é controlar a borboleta e acelerador eletrônicos.
Mais uma pra discussão: conversão do motor para álcool com bomba de combustível de alto fluxo
Por fim o retrabalho de bicos injetores... é viável realizar este tipo de alteração?

- fmiglior
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Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
Brunollo, cabeçote tinha no mercado livre, do VTR, por 600 reais.
Com relação ao cambio, ja acho o do VTR bem curto e com um buraco entre primeira e segunda marcha. um cambio mais curto ia fazer o ESP ter q trabalhar bastante em 1 e 2 marcha.
Lembro de comentar com o Motoba que tem um 1.6, a rotação a 120km/h é quase igual a do 2.0 na casa dos 4.000 rpm, vou confirmar com ele.
Com relação ao cambio, ja acho o do VTR bem curto e com um buraco entre primeira e segunda marcha. um cambio mais curto ia fazer o ESP ter q trabalhar bastante em 1 e 2 marcha.
Lembro de comentar com o Motoba que tem um 1.6, a rotação a 120km/h é quase igual a do 2.0 na casa dos 4.000 rpm, vou confirmar com ele.
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- brunollo
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Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
A todo mundo, obrigado pela força e pela torcvida! Eu e o Ricardo (O Fi do Tinhoso) vamos realmente agarrar nesse trabalho, esperamos bons resultados. Sobre as dúvidas surgidas:
1. Cyro, realmente o alívio de volante é uma medida interessante para carros aspro. O Tigra usa um volante aliviado em praticamente 40% do peso original (na verdade, um volante usinado em liga de alumínio, usado originalmente nos Corsas da Copa Corsa). Mas, como o alívio de volante é um procedimento que envolve mão de obra pesada, eu recomendaria apenas quando a caixa fosse afastada, mesmo, como pra trocar a embreagem ou o atuador hidraulico interno. Assim aproveita a mão de obra e sai mais barato. Outra coisa. O Tigra usa um volante 40% mais leve, mas no Vectra eu decidi retirar apenas 20% do peso, pois o carro é muito mais pesado que o Tigra, e a massa do volante é essencial para a dirigibilidade do carro. Ainda assim, às vezes, em algumas desacelerações do motor, o Vectra dava umas rateadas quando chegava perto das mil rpm, pois o comando embaralha um pouco. Lição aprendida. Com o VTR eu não vou passar também dessa marca. Devo lembrar que o alívio de volante não acrescenta potência, ele apenas torna o conjunto de massa girante mais leve, e portanto mais apto a subir de giros. Num carro pesado, faz pouca diferença. Num carro leve, por outro lado, a diferença é bem grande.
2. Ainda não decidi se o ideal é usar uma piggyback ou remapear a central original. tenho que avaliar as limitações da piggyback. Se essa nova opção da Fueltech realmente cobrir todas as necessidades de controle do acelerador eletrônico e de ponto e injeção que eu preciso, é uma opção a se pensar. Eu gosto, por outro lado, do acerto direto na central original porque os parametros de dirigibilidade (como mais aceleração para manter o nível da lenta inalterado quando se liga o ar-condicionado ou quando o alternador é muito exigido) são mantidos.
3. Sobre o álcool. Álcool é uma opção de combustível que deve ser definida durante o processo de preparação. Eu não gosto de álcool em preparações aspro por dois motivos:
A- O carro fica MUITO chato até esquentar. Com o carro aspro a gasolina, o comportamento em baixa é praticamente igual em toda a faixa de temparatura, o motorista apenas deve cuidar para não acelerar demais ou esticar o motor quando estiver frio para não promover desgaste excessivo (uma medida que deve ser tomada com todo carro, aliás)
B-O aumento de taxa para álcool é irreversível. Na hora de vender o carro, isso pode custar um cabeçote novo.
Eu sempre gostei de gasoba pra carros aspro e álcool pra turbos. O álcool em aspros pra mim vai dar potência, mas a um custo muito alto de encheção de saco. Lembro a todos que a ideia é fazer um carro pra rua, não pra pista. Isso significa também que o barulho deve ser contido... eu espero manter um nível de barulho igual ao original pelo menos até uns 3 mil giros. Afinal de contas, o VTR é meu carro de dia-a-dia e eu já tenho um berrador na garagem.
4. Sobre retrabalho de bicos. Eu particularmente não gosto desse tipo de serviço. Como temos bicos de tamanho padrão, é melhor comprar um de maior vazão. Normalmente bicos retrabalhados não emulsionam o combustível direito, ele "goteja" no coletor de admissão e acaba não queimando bem. Resultado: na lambda, o carro está muito rico, mas na queima está pobre. Daí, o cara emagrece a mistura e quebra por falta. De qq jeito, os bicos originais do VTR têm muita vazão.
Como vcs viram, tem coisas que precisamos fazer e coisas que não, simplesmente porque temos folgas no projeto do motor do VTR (e vamos usá-las). Sobre o cabeçote, vou procurar o tal do ML e ver se ele está inteiro e só precisa de uma retífica. Enquanto isso, continuo pedindo a todos que se interessarem em procurarem opção de cabeçote e comandos usados pro nosso motor.
1. Cyro, realmente o alívio de volante é uma medida interessante para carros aspro. O Tigra usa um volante aliviado em praticamente 40% do peso original (na verdade, um volante usinado em liga de alumínio, usado originalmente nos Corsas da Copa Corsa). Mas, como o alívio de volante é um procedimento que envolve mão de obra pesada, eu recomendaria apenas quando a caixa fosse afastada, mesmo, como pra trocar a embreagem ou o atuador hidraulico interno. Assim aproveita a mão de obra e sai mais barato. Outra coisa. O Tigra usa um volante 40% mais leve, mas no Vectra eu decidi retirar apenas 20% do peso, pois o carro é muito mais pesado que o Tigra, e a massa do volante é essencial para a dirigibilidade do carro. Ainda assim, às vezes, em algumas desacelerações do motor, o Vectra dava umas rateadas quando chegava perto das mil rpm, pois o comando embaralha um pouco. Lição aprendida. Com o VTR eu não vou passar também dessa marca. Devo lembrar que o alívio de volante não acrescenta potência, ele apenas torna o conjunto de massa girante mais leve, e portanto mais apto a subir de giros. Num carro pesado, faz pouca diferença. Num carro leve, por outro lado, a diferença é bem grande.
2. Ainda não decidi se o ideal é usar uma piggyback ou remapear a central original. tenho que avaliar as limitações da piggyback. Se essa nova opção da Fueltech realmente cobrir todas as necessidades de controle do acelerador eletrônico e de ponto e injeção que eu preciso, é uma opção a se pensar. Eu gosto, por outro lado, do acerto direto na central original porque os parametros de dirigibilidade (como mais aceleração para manter o nível da lenta inalterado quando se liga o ar-condicionado ou quando o alternador é muito exigido) são mantidos.
3. Sobre o álcool. Álcool é uma opção de combustível que deve ser definida durante o processo de preparação. Eu não gosto de álcool em preparações aspro por dois motivos:
A- O carro fica MUITO chato até esquentar. Com o carro aspro a gasolina, o comportamento em baixa é praticamente igual em toda a faixa de temparatura, o motorista apenas deve cuidar para não acelerar demais ou esticar o motor quando estiver frio para não promover desgaste excessivo (uma medida que deve ser tomada com todo carro, aliás)
B-O aumento de taxa para álcool é irreversível. Na hora de vender o carro, isso pode custar um cabeçote novo.
Eu sempre gostei de gasoba pra carros aspro e álcool pra turbos. O álcool em aspros pra mim vai dar potência, mas a um custo muito alto de encheção de saco. Lembro a todos que a ideia é fazer um carro pra rua, não pra pista. Isso significa também que o barulho deve ser contido... eu espero manter um nível de barulho igual ao original pelo menos até uns 3 mil giros. Afinal de contas, o VTR é meu carro de dia-a-dia e eu já tenho um berrador na garagem.
4. Sobre retrabalho de bicos. Eu particularmente não gosto desse tipo de serviço. Como temos bicos de tamanho padrão, é melhor comprar um de maior vazão. Normalmente bicos retrabalhados não emulsionam o combustível direito, ele "goteja" no coletor de admissão e acaba não queimando bem. Resultado: na lambda, o carro está muito rico, mas na queima está pobre. Daí, o cara emagrece a mistura e quebra por falta. De qq jeito, os bicos originais do VTR têm muita vazão.
Como vcs viram, tem coisas que precisamos fazer e coisas que não, simplesmente porque temos folgas no projeto do motor do VTR (e vamos usá-las). Sobre o cabeçote, vou procurar o tal do ML e ver se ele está inteiro e só precisa de uma retífica. Enquanto isso, continuo pedindo a todos que se interessarem em procurarem opção de cabeçote e comandos usados pro nosso motor.
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Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
Ai Brunollo,
Encontrei o seguinte
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-2008-_JM 689 reais, só que esta no paraná, podemos ver de algum membro de lá enviar para nós ou eu tento ir buscar
Estou procurando algo mais perto
Abraços
Encontrei o seguinte
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-2008-_JM 689 reais, só que esta no paraná, podemos ver de algum membro de lá enviar para nós ou eu tento ir buscar
Estou procurando algo mais perto
Abraços
March SR 2013 com H&R =)
- bruno figueiredo
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Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
Show de bola gente! Espero que este projeto tenha um final feliz, e todos possamos ter a receita de um "veneno" confiável para os C4.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
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Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
O cara do Paraná já encerrou a venda pelo Merdado Livre. Vi agora.