Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
agoliveira
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Grand Picasso

Como instalar USB Box e Bluetooth XCarLink em uma Picasso

Mensagem por agoliveira »

Olá pessoal

Quebrei um pouquinho a cara mas acabei neste minuto de instalar este adaptador da XCarLink http://www.xcarlink.co.uk/product.php?p ... =12&page=1 na minha nova Grand C4 e quero compartilhar o procedimento pois as instruções no site não são muito claras e o manual não fala da instalação em carros Citroen.
Infelizmente não tenho fotos mas foi tão simples que não vai ter segredo. Qualquer coisa é só perguntar tem este tópico aqui que mostra fotos do procedimento: viewtopic.php?f=20&t=1826
Antes de mais nada, se não sabes o que é este adaptador, ele provê entradas USB, SD e auxiliar e é ligado na porta da disqueteira do aparelho de som/computador de bordo. Neste caso, o RD4. Com o opcional bluetooth, que é ligado na porta auxiliar do adaptador, ele te dá o recurso de receber e fazer chamadas usando o som do carro, uma coisa que sinto falta pois tinha no Pallas.
Antes de mais nada, você precisa levar seu carro na concessionária para que habilitem a porta da disqueteira. No fim eu que acabei mostrando pro técnico como fazer pois ele teimava que sem a disqueteira instalada não funcionaria. Balela, funciona sim. Uma vez feito isso, podemos partir para a instalação propriamente dita.
Para instalar você precisa primeiro remover o CB mas isso é fácil. Note que ele tem quatro furos nos cantos. Se você udar um arame grosso dobrado em U e enfiar nestes furos, ele solta as presilhas e aí é só puxar. Tem um tópico aqui que mostra a sequência com fotos. Eu usei duas chaves de fenda bem finas, movendo um lado de cada vez com cuidado e funcionou sem problemas.
Ao remover o CB, note o conector que ficará do seu lado esquerdo. Lá tem um espaço onde o conetor do adaptador se encaixa, bem abaixo do fusível. Este é o conector da disqueteira. Não tem erro, é o único lugar onde ele se encaixa.
De primeira eu notei que o CB não achava as músicas que eu havia colocado em um pendrive para teste. Aliás, ele nem reconhecia que havia outra entrada habilitada (apertando SOURCE). Eu li duas explicações: uma que o sistema leva uns 30 minutos para reconhecer a mudança e outra que ele não reconhece enquanto não é encaixado de volta no lugar, algo relacionado com um sensor anti-furto. De qualquer modo, realmente depois que coloquei o CB no lugar ele acessou as músicas, só não sei se por uma razão ou outra.
Uma vez que comprovei o funcionamento, parti para instalar em definitivo. No caso da Grand C4, tem um espaço atrás e abaixo do CB. Encaixei o aparelho ali sem problemas. O microfone do bluetooth, prendi no acabamento na coluna da porta e desci o fio dele por dentro desta. Ficou ótimo. O botão que faz o pareamento e permite atender ou rejeitar a ligação prendo abaixo do volante, à direita com fita dupla face. Em resumo, tirando o microfone, não fiou nada aparente.
Quanto às músicas, eu montei um SD de 8Gb com 6 pastas nomeadas CD01 a CD06 correspondendo aos "CDs" que a disqueteira suporta e aos 6 botões no painel do CB de modo que o botão 3, por exemplo, faz com que as músicas na pasta CD03 comecem a tocar. Eu usei isso para dividir por estilo, Rock, Dance, Lounge, etc
O bluetooth funcionou muito bem, liguei o carro, o som, fechei as portas e pedi para minha esposa me ligar. Meu celular tocou e o som começou a bipar. Atendi, o som parou e consegui conversar sem problemas com a minha esposa. Também consegui transmitir músicas do meu celular para o CB, só achei que neste caso o volume ficou um pouco baixo, mas não sei se era a música que eu estava usando. De qualquer modo, não é algo que eu pretenda fazer.
Em resumo, o sistema funciona bem tem suas limitações:
- Como eu disse, o CB reconhece o adaptador como uma disqueteira mas não mostra nenhuma informação no display quando você a seleciona, seja nome de faixa, disco ou mesmo volume, embora os controles, inclusive do volante, funcionem normalmente.
- A mesma coisa com o bluetooth. Ele permite que você atenda ligações ou mesmo transmita música direto do celular mas não mostra nenhuma informação sobre quem está chamando ou agenda. É apenas uma interface com o som.
Como uma maneora de prover estes recursos aos carros que não os tem acho bastante válido mas essa mania da Citroen de integrar Som e CB na mesma unidade complica a vida de quem quer fazer alguma modificação.
Eu ainda estou pensando em colocar uma head nova, com DVD escamoteável e GPS mas aí começa aquela novela de comandos de volante, CB, sensores de estacionamento (que no caso da Grand são dianteiros e traseirs, sem contar com a assistência de estacionamento) que a gente conhece bem. Neste caso a solução que eu vejo é esconder o CB em algum lugar, instalar o som com um adaptador CAN e mixar a saída de som do CB em alguma entrada de modo que se tenha o som dos sensores de estacionamento ao menos até alguém fazer um kit como tem para os sedans mas isso é uma outra estória.

zani
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Re: Como instalar USB Box e Bluetooth XCarLink em uma Picasso

Mensagem por zani »

Tenho um Hacth com o USB Box, mas tive o mesmo "problema" que você.....

Pedi para habilitar a disqueteira, e quando montei a USB Box, nada de ler meu Ipod... achei que o cara da ccs tinha feito besteira e não habilitou a saida, desisti e resolvi que passaria no dia seguinte lá para tentar novamente.

Na mesma noite, tive que sair e do nada (tinha esuqecido o Ipod conectado) quando ligo o carro, minhas musicas começaram a tocar.....

Acho que é verdade mesmo que o carro leva cerca de 30 min para reconhecer um novo hardware...
[color=#0000FF]___________________________________________________________[/color]
Agora quem dá bola é o Santos.......O Santos é o novo Campeão...
[b]vice campeão mundial com orgulho!!!![/b]

agoliveira
Membros

Pois é. É meio estranho mas funciona. Eu só gostaria que o display mostrasse alguma coisa. O box que eu comprei deveria ter uma opção de enviar o stream MP3 diretamente para o CB pois em muitos casos o RD4 pode ler o arquivo diretamente e aí mostraria as tags.
De qualquer modo estou ainda interessado em uma solução mais completa usando um aparelho decente, talvez um Clarion mas sem perder nenhuma das funcionalidades como controle de volante e sinal dos sensores de estacionamento. Eu andei dando uma pesquisada mas os adaptadores só permitem ler o sinal dos sensores traseiros.
O que eu tenho em mente é:
- Manter o CB escondido em algum canto.
- Usar um adaptador só para os comandos de volante
- Mixar o sinal de áudio dos sensores de estacionamento em uma entrada auxiliar do aparelho de som novo.
Preciso conversar com o pessoal de som por aqui pra ver se alguém já fez isso mas não tenho muitas esperanças. Geralmente eu descubro que eu entendo mais de som de carro que os "estaladores" daqui da cidade :)

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por El Guapo »

Eu já instalei um destes no meu Pallas e para aparecerem as informações das musicas no PC de bordo vc tem que habilitar a disqueteira no menu do "mostrador multifunções" com o Lexia, não basta apenas habilitar a entrada da diqueteira no RD4.

agoliveira
Membros

El Guapo escreveu:Eu já instalei um destes no meu Pallas e para aparecerem as informações das musicas no PC de bordo vc tem que habilitar a disqueteira no menu do "mostrador multifunções" com o Lexia, não basta apenas habilitar a entrada da diqueteira no RD4.
Obrigado. Coincidentemente, eu recebi uma resposta da xcarlink explicando exatamente isso não tem nem 10 minutos. O chato é que a documentação da instalação no Citroen é quase nula, eu tive que descobrir lendo por aí e aqui sobre estas configurações. Nõa sei se volto na concessionária ou espero chegar meu Lexia ;)

fmiglior
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

tenho um Xcarlink e na época que instalei, habilitamos tudo que era possivel pelo Lexia/Proxia e não encontrei nada que fize-se aparecer nome de música, se conseguir me avise! seria legal tirar uma foto da tela ou o procedimento para habilitar
EX C4 VTR

agoliveira
Membros

fmiglior escreveu:tenho um Xcarlink e na época que instalei, habilitamos tudo que era possivel pelo Lexia/Proxia e não encontrei nada que fize-se aparecer nome de música, se conseguir me avise! seria legal tirar uma foto da tela ou o procedimento para habilitar
O nome da música não vai aparecer mesmo. O xcarlink decodifica o arquivo e manda o stream de áudio para o CB. Se ele mandasse o MP3 direto, acho que é possível que este tratasse os dados como se estivesse lendo um MP3 direto de CD e aí teríamos as informações.

cboava
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por cboava »

Caro agoliveira,

me diga uma coisa: com esse módulo bluetooth do Xcarlink, quando vc está ouvindo rádio ou o CD principal e recebe uma ligação, o som dessas fontes também é interrompido para atender a chamada?

E o computador de bordo mostra alguma informação quando se recebe uma ligação?

Também estava pensando em instalar esse kit no C4 Pallas que comprei recentemente (tenho um 307 SW que têm o bluetooth de fábrica).

Sds,

CBoava.

agoliveira
Membros

Oi.

Sim, ele interrompe e se você usar o celular como GPS também, cada vez que a voz dá uma indicação o som para para ouvir a indicação e volta.
O CB não informa nada.

bacanasampa
Membros

Re: Como instalar USB Box e Bluetooth XCarLink em uma Picass

Mensagem por bacanasampa »

El Guapo escreveu:Eu já instalei um destes no meu Pallas e para aparecerem as informações das musicas no PC de bordo vc tem que habilitar a disqueteira no menu do "mostrador multifunções" com o Lexia, não basta apenas habilitar a entrada da diqueteira no RD4.
Eae pessoal, agluma novidade sobre isso?

Não me conformo que um carrão como o C4 Picasso não tenha USB, Bluetooth e Retrovisor Fotocrômico automático (C4P).

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”