Dez músicas para ajustar o som do seu carro!
Enviado: 29 Jun 2011, 12:24
Tirado do Jalopnik!
Há 80 anos quando o rádio automotivo foi inventado, tudo o que você tinha à disposição era um sintonizador de frequências e um alto-falante. A evolução trouxe aos carros verdadeiras centrais multimídia com possibilidade de som envolvente em multicanais de alta definição através de parcerias com fabricantes de áudio como a Infinity, Harman Kardon, Altec Lansing e Bang & Olufsen. Mas como avaliar corretamente a qualidade desse som? O engenheiro de áudio da General Motors, Matt Kirsch, divulgou a lista de músicas que usa para testar os projetos de áudio dos carros da marca, e deu as dicas de como usá-la para equalizar o equipamento do seu carro.
1. "Don’t Know Why" – Norah Jones. Confira se a voz de Norah soa natural e centralizada como se estivesse de frente para você.
2. "Diamonds and Rust" – Joan Baez. Ouça os vocais fortes. Os instrumentos devem soar como se estivessem em um grande palco.
3. "No One" – Alicia Keys. Procure pela clareza dos vocais de Alicia. O instrumental soa como se estivesse em um lugar espaçoso.
4. "Hotel California" – the Eagles. Perceba a clareza e a variação dinâmica do violão da introdução e, claro, a batida marcante da bateria.
5. "Boom Boom Pow" – the Black Eyed Peas. Boa para acertar os graves. As batidas graves devem ser poderosas e marcantes mesmo em alto volume.
6. "Rock that Body" – the Black Eyed Peas. As vozes devem estar claras e inteligíveis, mesmo sobre a batida cheia de groove.
7. "Hide and Seek" – Imogen Heap. A música deve envolver o ambiente, como se as frequências estivessem espalhadas pelo carro.
8. "He Mele No Lilo" – Mark Keali’i Ho’omalu da trilha sonora de Lilo e Stitch. Atenção para a ambiência e o coral de crianças apoiado pelo baixo marcante.
9. "Bird on a Wire" – Johnny Cash. Observe a clareza da voz distinta de Johnny e o violão soando natural e limpo.
10. "Packt Like Sardines in a Crushd Tin Box" – Radiohead. O baixo deve soar consistente e percussivo e a bateria deve ter um timbre metálico.
A lista mistura estilos que abrangem todas as faixas de frequência dos alto-falantes de um carro. Dos agudos dos tweeters aos graves de woofers e subwoofers. Uma trilha sonora com graves e agudos bem definidos é uma experiência absolutamente prazerosa e obrigatória para qualquer passeio no carro. Obviamente, se você for usar arquivos de MP3, use com qualdade de áudio alta. Monte a lista acima e boa viagem!
Há 80 anos quando o rádio automotivo foi inventado, tudo o que você tinha à disposição era um sintonizador de frequências e um alto-falante. A evolução trouxe aos carros verdadeiras centrais multimídia com possibilidade de som envolvente em multicanais de alta definição através de parcerias com fabricantes de áudio como a Infinity, Harman Kardon, Altec Lansing e Bang & Olufsen. Mas como avaliar corretamente a qualidade desse som? O engenheiro de áudio da General Motors, Matt Kirsch, divulgou a lista de músicas que usa para testar os projetos de áudio dos carros da marca, e deu as dicas de como usá-la para equalizar o equipamento do seu carro.
1. "Don’t Know Why" – Norah Jones. Confira se a voz de Norah soa natural e centralizada como se estivesse de frente para você.
2. "Diamonds and Rust" – Joan Baez. Ouça os vocais fortes. Os instrumentos devem soar como se estivessem em um grande palco.
3. "No One" – Alicia Keys. Procure pela clareza dos vocais de Alicia. O instrumental soa como se estivesse em um lugar espaçoso.
4. "Hotel California" – the Eagles. Perceba a clareza e a variação dinâmica do violão da introdução e, claro, a batida marcante da bateria.
5. "Boom Boom Pow" – the Black Eyed Peas. Boa para acertar os graves. As batidas graves devem ser poderosas e marcantes mesmo em alto volume.
6. "Rock that Body" – the Black Eyed Peas. As vozes devem estar claras e inteligíveis, mesmo sobre a batida cheia de groove.
7. "Hide and Seek" – Imogen Heap. A música deve envolver o ambiente, como se as frequências estivessem espalhadas pelo carro.
8. "He Mele No Lilo" – Mark Keali’i Ho’omalu da trilha sonora de Lilo e Stitch. Atenção para a ambiência e o coral de crianças apoiado pelo baixo marcante.
9. "Bird on a Wire" – Johnny Cash. Observe a clareza da voz distinta de Johnny e o violão soando natural e limpo.
10. "Packt Like Sardines in a Crushd Tin Box" – Radiohead. O baixo deve soar consistente e percussivo e a bateria deve ter um timbre metálico.
A lista mistura estilos que abrangem todas as faixas de frequência dos alto-falantes de um carro. Dos agudos dos tweeters aos graves de woofers e subwoofers. Uma trilha sonora com graves e agudos bem definidos é uma experiência absolutamente prazerosa e obrigatória para qualquer passeio no carro. Obviamente, se você for usar arquivos de MP3, use com qualdade de áudio alta. Monte a lista acima e boa viagem!