Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Lincão
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Troca da Correia Dentada

Mensagem por Lincão »

Boa noite pessoal!

Acabei de chegar da oficina onde fiz a troca da correia dentada do VTR. Meu carro está com 55.543km e por mais que existe aquele papo de que a correia aguenta até uns 70.000km, acho que é o tipo de manutenção preventiva que pode lhe salvar de um gorda conta na oficina caso ela estoure.

Como estou de férias do trabalho, fiquei o dia inteiro na oficina acompanhando a troca (xeretando, enchendo o saco, rsrsrs) e tirei algumas fotos a “cirurgia”.

Proteção da correia desmontada:
Imagem

Caixa da correia nova:
Imagem

Uma foto das entranhas:
Imagem

A correia antiga:
Imagem

Reparem que no caso da correia antiga, o principal sinal de desgaste são as marcações dos dentes no lado externo da correia. Quanto maior (mais “forte”) o sinal, mais desgastada a correia está.

O custo total da troca foi de R$788, sendo:
- Correia: R$ 135,00
- Rolamento: R$ 145,00
- Tensor: R$ 208,00
- Mão de obra: R$ 300,00

As peças são as 10 (correia), 12 (rolamento) e 11 (tensor) do esquema abaixo:
Imagem

O serviço foi feito na Motor Fast (maiores informações: viewtopic.php?f=18&t=8388 )

Não cheguei a pesquisar o valor deste serviço ou das peças em outros lugares (já desisti de cotar estas coisas na CSS), mas achei o valor dentro do aceitável principalmente pela confiança que o pessoal da Motor Fast passa...

Fato curioso: o serviço estava sendo terminado, eis que chega um tal de Rodrigo para dar uma mão ao mecânico que estava fazendo a troca e papo vai, papo vem, descubro que ele é o le garage! Sim, aquele que comentou algumas idéias sobre aumento de potência no C4...Sim, ele existe, hehehehehe...trocamos uma idéia sobre a preparação que ele tem em mente e, ao que tudo indica, a preparação que ele pretende realizar vai fazer o C4 ficar do capeta...rsrsrs

[]’s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

murgolindo
Membros
Veiculo: C4 VTR

Re: Troca da Correia Dentada

Mensagem por murgolindo »

Parabéns pela iniciativa de ilustrar todo o processo!

Meu carro está com 30.000 km, um mecanico disse que a correia tem de ser trocada por tempo também.

como o carro é 08, a correia tem 3 anos e ja está na hora?

qq vc acha? tem necessidade mesmo de trocar?

abraço Lincão!
C4 VT[color=#FF0000]R[/color]
TETO BLACK PIANO
AERO
COLUNAS DI-NOC
XENON DIRECIONAL
LEDS INTERNOS
RODAS GALLOP VENEZA
ANTENA C5
Molas H&R

[url=http://imageshack.us/photo/my-images/641/dsc01224i.jpg/][img]http://img641.imageshack.us/img641/9621/dsc01224i.th.jpg[/img][/url]

sonek
Membros
Estado: MT

Mensagem por sonek »

Olá, essa correia eh a original?!
[u][b]Eder Rubens[/b][/u]

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por El Guapo »

Nunca ouvi falar nesse negócio de troca de correia por tempo, só por KM.

fmiglior
Moderador

Mensagem por fmiglior »

Valeu lincão!!

El Guapo, acho que as peças devem ser trocadas por tempo sim, principalmente aqui em SP onde o carro passa o maior parte do tempo no trânsito, a Km pode ser baixa, mas vai saber quantas horas essa correia já não trabalhou.
EX C4 VTR

insano
Membros
Contato:

Mensagem por insano »

Lincão escreveu:Boa noite pessoal!

ao que tudo indica, a preparação que ele pretende realizar vai fazer o C4 ficar do capeta...rsrsrs

[]’s
Lincão!
Isso é muito interessanteeeeee

por daí, o papo do tem coisa que pode e tem coisa que não pode muda né... hehehe
viewtopic.php?f=26&t=6276

viewtopic.php?f=44&t=11556

VTR 2 Insano - Xenon direcional - lanternas trazeiras LED - Aero

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por El Guapo »

Já li manuais de reparação da GM e Volks e nenhum cita troca de correia por tempo, já fluidos (radiador, câmbio, óleo e fluido de freios) são por km e por tempo tb, já que estão sujeitos a degradação devido aos ciclos de aquecimento e resfriamento, no caso do fluido de freios devido a tendência do mesmo absorver umidade.

A troca da correia está relacionada ao desgaste mecânico, não vejo como acontecer isso com o carro parado.

quote="fmiglior"]Valeu lincão!!

El Guapo, acho que as peças devem ser trocadas por tempo sim, principalmente aqui em SP onde o carro passa o maior parte do tempo no trânsito, a Km pode ser baixa, mas vai saber quantas horas essa correia já não trabalhou.[/quote]

RODRIGOMICHELIN
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por RODRIGOMICHELIN »

Recentemente levei meu carro para a revisão dos 40mil km e reclamei de um chiado de correia.... após analise foi constatado que o tensor da correia dentada estava com problema e teria que ser trocado. Consegui, ainda em garantia a troca da correia e do tensor, aproveitei e paguei a parte o rolamento e o pessoal fez a troca sem cobrar M.O. adicinal... ficou bem bom, depois fizeram uma descarbonização (culpa da gasolina) e reprogramaram motor e caixa.... ficou um foguetinho!!!! bem melhor que antes, a até o consumo dele melhorou... ENTÃO fica a dica, quem ainda tem acco na garantia não deixe de pedir uma revisão na Dentada.... ela pode ter problemas precosses....
Ah... ainda trocaram a bateria do carro pq ela estava perdendo carga... TUDO EM GARANTIA...
C4 Pallas Exclusive Gris Cendré
AUT, TRI Xenon 6000k, Multimídia, 2 DVD encostos, TV digital
Projeto Direcionais em andamento

Lincão
Membros
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por Lincão »

murgolindo escreveu:Parabéns pela iniciativa de ilustrar todo o processo!

Meu carro está com 30.000 km, um mecanico disse que a correia tem de ser trocada por tempo também.

como o carro é 08, a correia tem 3 anos e ja está na hora?

qq vc acha? tem necessidade mesmo de trocar?

abraço Lincão!
murgofeio (não me leve a mal, me recuso a chamar você de “lindo”, hehehehehe),

A correia é de borracha (e talvez mais outros X materiais) e toda borracha está sujeita a ressecamento. O meu carro é 06/07, ou seja 1 (1 e meio) ano mais velho do que o seu e eu não cheguei a me preocupar com a troca dela antes dos 55.000km.

Que nem o fmiglior comentou, a km de um carro não está diretamente ligada ao quanto ele efetivamente andou, e sim quanto o motor girou. Eu, por exemplo, ando no percurso da minha casa até o meu trabalho 10km para ir e mais 10km para voltar, porém faço isso em 30 minutos na ida e 60 minutos na volta por causa do trânsito, então tirando os pneus, rolamentos e etc que realmente rodaram estes 20km diários, o motor e todos os componentes relacionados à ele trabalharam o “equivalente” a uma viagem de 150km a 100km/h o que faz esta relação de km/troca de peça depender muito da utilização do carro.

Na minha opinião, uma troca de correia dentada aos 30.000km é prematura de mais, a não ser que você enfrente um trânsito infernal todo santo dia com o carro (e quando digo infernal, é 4 a 5 horas de anda e para).

Se você não está escutando nenhum barulho parecido com correia (tipo um chiado, que nem o relatado pelo RODRIGOMICHELIN) principalmente pela manhã (que é quando os componentes estão frios), não vejo por que trocar a correia agora.

Na próxima segunda-feira vou dar um pulo no meu mecânico pra ver um chiadinho (tipo um zunido agudo) que apareceu hoje de manha e posso aproveitar para perguntar pra ele isso pra termos 100% certeza.
sonek escreveu:Olá, essa correia eh a original?!
sonek,

Não faço idéia...rsrsrs

[]’s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

murgolindo
Membros

Mensagem por murgolindo »

Valeu Lincão, minha cidade é pequena 200.000 habitantes, não existe muito congestionamento ainda hahahhaha
vou esperar até os 50.000 pra fazer a troca.

acho que o mecanico disse isso querendo ganhar uma grana em cima.
abraço
C4 VT[color=#FF0000]R[/color]
TETO BLACK PIANO
AERO
COLUNAS DI-NOC
XENON DIRECIONAL
LEDS INTERNOS
RODAS GALLOP VENEZA
ANTENA C5
Molas H&R

[url=http://imageshack.us/photo/my-images/641/dsc01224i.jpg/][img]http://img641.imageshack.us/img641/9621/dsc01224i.th.jpg[/img][/url]

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”