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Re: Super aquecimento do motor.
Amigos, tenho um Pallas 2008 Exclusive, automático, 29.000 km.
Estou tendo que completar a água do reservatório (plástico) que abastece o radiador, tipo 2 dedos uma vez por mês.
A temperatura do motor sempre se manteve em 3 marcas no painel, é normal assim?
O motor nunca apresentou nenhum sintoma de superaquecimento, moro em São Luís do Maranhão, com temperatura média anual de 28 a 32 graus. (verão o ano inteiro)
Lendo esse tópico, percebi que o C4 tem a famosa "Válvula Termostática" (será na entrada de água do radiador como nos carros dos anos 60, 70, 80 ? ).
Na minha época (tenho 65 anos), retirávamos a Válvula Termostática para evitar o superaquecimento, elas eram tôscas e travavam muito, além de que eu morava no Rio de Janeiro.
Normalmente isso resolvia qualquer problema de superaquecimento (a não ser quando faltava água e empenava o cabeçote) rsrs.
Eu pergunto: É possível retirar a válvula do C4 16 V ?
Como vivo aqui no quente norte do brasil, o motor deverá trabalhar bem mais morninho e sem perigo de superaquecer, como a minha geração fazia nos Corcel.. Opalas... Dodge... Galaxies... Maveriks e outros "dinossauros" da época.
O que os senhores acham da idéia ??
Estou tendo que completar a água do reservatório (plástico) que abastece o radiador, tipo 2 dedos uma vez por mês.
A temperatura do motor sempre se manteve em 3 marcas no painel, é normal assim?
O motor nunca apresentou nenhum sintoma de superaquecimento, moro em São Luís do Maranhão, com temperatura média anual de 28 a 32 graus. (verão o ano inteiro)
Lendo esse tópico, percebi que o C4 tem a famosa "Válvula Termostática" (será na entrada de água do radiador como nos carros dos anos 60, 70, 80 ? ).
Na minha época (tenho 65 anos), retirávamos a Válvula Termostática para evitar o superaquecimento, elas eram tôscas e travavam muito, além de que eu morava no Rio de Janeiro.
Normalmente isso resolvia qualquer problema de superaquecimento (a não ser quando faltava água e empenava o cabeçote) rsrs.
Eu pergunto: É possível retirar a válvula do C4 16 V ?
Como vivo aqui no quente norte do brasil, o motor deverá trabalhar bem mais morninho e sem perigo de superaquecer, como a minha geração fazia nos Corcel.. Opalas... Dodge... Galaxies... Maveriks e outros "dinossauros" da época.
O que os senhores acham da idéia ??
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Re: Super aquecimento do motor.
Sinceramente retirar a válvula termostática do C4 assim como de qualquer carro é uma péssima ídeia e vou dizer porque:
A válvula termostática tem por função manter o motor em determinada temperatura o mais constante possível, além de permitir o rápido aquecimento do mesmo ao se dar a partida.
Um motor sem a válvula termostática, além da demora para aquecer, o mesmo não funcionará dentro da faixa ideal de temperatura, ficando sempre bem abaixo, com isso, a ECU do motor vai ler esta temperatura e entender que o motor está "frio" injetando mais combustível para enriquecer a mistura, o que além de desperdiçar combustível vai acabar a longo prazo carbonizando velas, sede de válvulas, válvulas e a cabeça dos pistões do motor, com isso aparecem as falhas e problemas de compressão que podem acabar levando a uma retífica.
Pelo relato do seu caso o problema não é superaquecimento e se no seu carro a temperatura está subindo rápido e estabilizando nas três barrinhas é porque a válvula termostática está em excelente condições, o nível baixando é problema de vazamento, que muitas vezes só se percebe com o motor aquecido ou na pior das hipóteses é a junta do cabeçote foi pro espaço, por isso caso não ache o vazamento, leve em uma oficina que possa testar a
estanqueidade do sistema, um aparelho pressuriza o sistema e então fica mais fácil ver onde está vazando.
Boa Sorte
A válvula termostática tem por função manter o motor em determinada temperatura o mais constante possível, além de permitir o rápido aquecimento do mesmo ao se dar a partida.
Um motor sem a válvula termostática, além da demora para aquecer, o mesmo não funcionará dentro da faixa ideal de temperatura, ficando sempre bem abaixo, com isso, a ECU do motor vai ler esta temperatura e entender que o motor está "frio" injetando mais combustível para enriquecer a mistura, o que além de desperdiçar combustível vai acabar a longo prazo carbonizando velas, sede de válvulas, válvulas e a cabeça dos pistões do motor, com isso aparecem as falhas e problemas de compressão que podem acabar levando a uma retífica.
Pelo relato do seu caso o problema não é superaquecimento e se no seu carro a temperatura está subindo rápido e estabilizando nas três barrinhas é porque a válvula termostática está em excelente condições, o nível baixando é problema de vazamento, que muitas vezes só se percebe com o motor aquecido ou na pior das hipóteses é a junta do cabeçote foi pro espaço, por isso caso não ache o vazamento, leve em uma oficina que possa testar a
estanqueidade do sistema, um aparelho pressuriza o sistema e então fica mais fácil ver onde está vazando.
Boa Sorte
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Re: Super aquecimento do motor.
Caro El Guapo,
Agradeço e concordo plenamente com sua opinião.
Os motores atuais são bem mais sensíveis do que os "de antigamente" e não gostam muito dessas "radicalidades".
Realmente acho que a válvula termostática ainda está funcionando perfeitamente apesar dos pouco mais de 3 anos de uso do carro.
Pela manhã, a temperatura em São Luis está sempre +- em 27 a 29 graus e o motor demora uns 5 minutos em marcha lenta para que as tres barras apareçam no painel e assim permanecem sempre, mesmo nos engarrafamentos e com o ar condicionado ligado.
A ventoinha liga e desliga normalmente nessas condições (só a acho meio barulhenta) porém o motor não perde potência nem falha, o que seria um clássico sintoma de junta se queimando.
Desta forma, acredito (e rezo) que nada errado haja com a junta e seja um simples e pequeno vazamento em alguma mangueira do sistema ou até mesmo rachadura no plástico do reservatório de água.
Vou procurar uma oficina de confiança aqui (que não seja a Concessionária... rs) e fazer a verificação aproveitando a revisão dos 30.000 km até o fim deste mes.
Um abraço.
Agradeço e concordo plenamente com sua opinião.
Os motores atuais são bem mais sensíveis do que os "de antigamente" e não gostam muito dessas "radicalidades".
Realmente acho que a válvula termostática ainda está funcionando perfeitamente apesar dos pouco mais de 3 anos de uso do carro.
Pela manhã, a temperatura em São Luis está sempre +- em 27 a 29 graus e o motor demora uns 5 minutos em marcha lenta para que as tres barras apareçam no painel e assim permanecem sempre, mesmo nos engarrafamentos e com o ar condicionado ligado.
A ventoinha liga e desliga normalmente nessas condições (só a acho meio barulhenta) porém o motor não perde potência nem falha, o que seria um clássico sintoma de junta se queimando.
Desta forma, acredito (e rezo) que nada errado haja com a junta e seja um simples e pequeno vazamento em alguma mangueira do sistema ou até mesmo rachadura no plástico do reservatório de água.
Vou procurar uma oficina de confiança aqui (que não seja a Concessionária... rs) e fazer a verificação aproveitando a revisão dos 30.000 km até o fim deste mes.
Um abraço.
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Re: Super aquecimento do motor.
Hoje aconteceu o mesmo comigo (c4 Pallas Exclusive Automático 2009/2010, 45570Km). Parei no posto para abastecer. Na hora em que saí, logo uns 100 metros depois, começou a acender o STOP, a piscar o sinal de termostato e apitar. Andei uns 500 metros, entrei em uma estacionamento sem sinais de vapor no motor e com água no radiador.
Amanhã a seguradora vai guinchar o carro até a "LA GARE" em Poços de Caldas, pois o meu CITROEN ASSISTANCE acabou em 26 de junho...
Vocês acham que o fato de ter andado os 500 metros depois de ter acendido a luz do stop pode causar algum problema adicional?
Grato.
Amanhã a seguradora vai guinchar o carro até a "LA GARE" em Poços de Caldas, pois o meu CITROEN ASSISTANCE acabou em 26 de junho...
Vocês acham que o fato de ter andado os 500 metros depois de ter acendido a luz do stop pode causar algum problema adicional?
Grato.
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Re: Super aquecimento do motor.
o meu está com o mesmo problema, porém no meu caso o ar cond. não está funcionando.edson.1539 escreveu:o meu carro está aquecendo quando parado ou em transito intenso, o cara da concessionaria disse que era o motor ventuinha, disse tambem que o ar cond. não estaria funcionando, mas está gelando.. alguem tem alguma idéia
levei na concessionária ontem pela manhã e me informaram que a junta da eletroválvula teria que ser trocada. como não tinham a peça em estoque, esta foi pedida de são paulo e acredito que só vá chegar amanhã. como meu carro foi comprado em abril, tudo está na garantia.
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Re: Super aquecimento do motor.
puts! meu carro esta aquecendo! nivel de oleo bom, aguá (aditivo para radiador) bom e ele esta aparecendo stop!
só não percebi se a ventuinha esta armando! vou la agora!
só não percebi se a ventuinha esta armando! vou la agora!
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Re: Super aquecimento do motor.
Estava com o mesmo problema de aquecimento.
Então percebi que a ventoinha não estava sendo acionada as vezes e justamente quando não acionada, o carro esquentava e o ar também não funcionava. Passei a sempre que ligar o carro, dar um leve toque na ventoinha na brecha que tem na frente do carro quando o capô estava levantado e a mesma pegava no tranco, fazendo com que o carro funcionasse corretamente.
Passado duas semanas fazendo o mesmo procedimento, me cansei e resolvi levar em uma especializada.
Como em muitas css, eles alegaram logo que era problema na ventuinha e deveria trocar toda a peça, mas achei estranho porque não passaram na máquina para verificar, fizeram essa afirmação da troca só de olhar e outro detalhe era que funcionava, no tranco, mas funcionava.
Foi então que procurei outro mecânico indicado aqui pelo pessoal do C4clube, que já havia trabalhado na citroen. Ele desmontou toda a ventoinha, abriu o motor que a aciona e viu que nele tem 4 peças semelhantes que a fazem ligar(são como pinos. não sei explicar direito, ficam uma em cada exremidade do motor) e 2 dessas estavam gastas. Ele simplesmente trocou essas duas partes e pronto. Só da um pouco de trabalho para realizar isso e quem realizar tem que saber o que esta fazendo, pois como o vi retirando e montando tais peças, vi que tomava muito cuidado para não encostar em outras partes e precisava realizar solda também. Demora um pouco só, em 2 horas da pra realizar o serviço, no meu caso demorou mais pois ele teve que ir comprar a tal peça em uma loja longe da oficina, mas nada de absurdo.
Enfim, meu carro agora esta funcionando normalmente.
Por sorte, o encontrei senão teria que morrer em mais de R$ 1100,00 e esse serviço foi somente R$ 100,00.
Então percebi que a ventoinha não estava sendo acionada as vezes e justamente quando não acionada, o carro esquentava e o ar também não funcionava. Passei a sempre que ligar o carro, dar um leve toque na ventoinha na brecha que tem na frente do carro quando o capô estava levantado e a mesma pegava no tranco, fazendo com que o carro funcionasse corretamente.
Passado duas semanas fazendo o mesmo procedimento, me cansei e resolvi levar em uma especializada.
Como em muitas css, eles alegaram logo que era problema na ventuinha e deveria trocar toda a peça, mas achei estranho porque não passaram na máquina para verificar, fizeram essa afirmação da troca só de olhar e outro detalhe era que funcionava, no tranco, mas funcionava.
Foi então que procurei outro mecânico indicado aqui pelo pessoal do C4clube, que já havia trabalhado na citroen. Ele desmontou toda a ventoinha, abriu o motor que a aciona e viu que nele tem 4 peças semelhantes que a fazem ligar(são como pinos. não sei explicar direito, ficam uma em cada exremidade do motor) e 2 dessas estavam gastas. Ele simplesmente trocou essas duas partes e pronto. Só da um pouco de trabalho para realizar isso e quem realizar tem que saber o que esta fazendo, pois como o vi retirando e montando tais peças, vi que tomava muito cuidado para não encostar em outras partes e precisava realizar solda também. Demora um pouco só, em 2 horas da pra realizar o serviço, no meu caso demorou mais pois ele teve que ir comprar a tal peça em uma loja longe da oficina, mas nada de absurdo.
Enfim, meu carro agora esta funcionando normalmente.
Por sorte, o encontrei senão teria que morrer em mais de R$ 1100,00 e esse serviço foi somente R$ 100,00.
- guilhermerj
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Re: Super aquecimento do motor.
Agradeço a todos pelas dicas postadas, foram diretamente de encontro ao meu problema.
Acabei trocando o a ventonhia e o resitor pwm o carro ficou 100%, como ando muito com o carro e sempre com ar cond. ligado, não quiz recondicionar a ventonhia, pois iria dar defeito em breve novamente. Todo serviço ficou nesses 1200 reais, ja com o novo aumento de IPI....graças a essa politica fudida.
Na CCS so tinha agenda para 1 semana depois, como tinha pressa levei no mecanico de confiança, que me atendeu na hora e fez o svc em 2 horas.
O meu problema era que a ventonhia não armava qd solicitada e por conseguinte o compressor do ar cond. tb n entrava, isso tudo gerava super aquecimento do motor e tambem dentro do carro, pois ficava sem o ar cond..
Conforme informacões dadas aqui e tb dadas pelo mecanico, existem 3 peças defeituosas que podem gerar tal problema, a ventonhia, o resistor pwn ou a valvula termostatica. Sendo que se a ventonhia der pau, é melhor trocar tb o resistor que é barato.
O resistor serve para gerar os diferentes estágios de rotaçao da ventonhia, ou seja , se ele der pau, terá problema na rotacao e provavel aquecim excessivo.
A valvula termostatica serve para manter o motor na temperatura nominal (95 a 102 Celsius), ela controla a entrada de agua quente na serpentina, onde a agua é refrigerada, se essa valvula der pau, a agua quente pode ficar circulando somente pelo motor sem passar pela serpentina, aí é superaquecimento na certa.
Apesar da valvula no meu caso estar ok, assim q sobrar uma grana vou troca-la, pois é barata e já tá meio velha.
E nesse verão que se aproxima, todo cuidado nessa parte é pouco.
Acabei trocando o a ventonhia e o resitor pwm o carro ficou 100%, como ando muito com o carro e sempre com ar cond. ligado, não quiz recondicionar a ventonhia, pois iria dar defeito em breve novamente. Todo serviço ficou nesses 1200 reais, ja com o novo aumento de IPI....graças a essa politica fudida.
Na CCS so tinha agenda para 1 semana depois, como tinha pressa levei no mecanico de confiança, que me atendeu na hora e fez o svc em 2 horas.
O meu problema era que a ventonhia não armava qd solicitada e por conseguinte o compressor do ar cond. tb n entrava, isso tudo gerava super aquecimento do motor e tambem dentro do carro, pois ficava sem o ar cond..
Conforme informacões dadas aqui e tb dadas pelo mecanico, existem 3 peças defeituosas que podem gerar tal problema, a ventonhia, o resistor pwn ou a valvula termostatica. Sendo que se a ventonhia der pau, é melhor trocar tb o resistor que é barato.
O resistor serve para gerar os diferentes estágios de rotaçao da ventonhia, ou seja , se ele der pau, terá problema na rotacao e provavel aquecim excessivo.
A valvula termostatica serve para manter o motor na temperatura nominal (95 a 102 Celsius), ela controla a entrada de agua quente na serpentina, onde a agua é refrigerada, se essa valvula der pau, a agua quente pode ficar circulando somente pelo motor sem passar pela serpentina, aí é superaquecimento na certa.
Apesar da valvula no meu caso estar ok, assim q sobrar uma grana vou troca-la, pois é barata e já tá meio velha.
E nesse verão que se aproxima, todo cuidado nessa parte é pouco.
[color=#BF0000][b]PALLAS EXCLUSIVE[/b][/color].... .
[img]https://lh4.googleusercontent.com/-IZeALXKmOk8/ThTSb9sAW8I/AAAAAAAAADI/iEeU4khcxdo/okkk.jpg[/img]
[b]E esse aí de cima é meu[/b] [img]http://i303.photobucket.com/albums/nn135/nianacleto2/smiles/tongue.gif[/img]
[img]https://lh4.googleusercontent.com/-IZeALXKmOk8/ThTSb9sAW8I/AAAAAAAAADI/iEeU4khcxdo/okkk.jpg[/img]
[b]E esse aí de cima é meu[/b] [img]http://i303.photobucket.com/albums/nn135/nianacleto2/smiles/tongue.gif[/img]
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Re: Super aquecimento do motor.
Me deixou na mão, 4 vezes nesta semana - água normal, ventoinha rodando (fraca + rodando)...imaginem aqui em SP, trânsito pela manhã - no rush - faixa reversível da radial leste x minhocão - fiquei p**o. Agora à noite novamente, acabei de chegar em casa, tive que chamar guinho plataforma - me cag... de medo em queimar a junta do cabeçote!!! o estrago!!! Outra coisa gravíssima, estava chovendo e o para-brisa totalmente embaçado e visibilidade 0 - não adiantava ligar ar condicionado - piorava a situação (carro todo embaçado) abrir os vidros, em vão. Luz stop piscando na sua cara, marcador de temperatura com todos os riscos preenchidos e piscando, computador de bordo avisando: motor superaquecido. Comprei o carro mas estou triste, barulho chato do cinto, computador de bordo com consumo x100 (caramba, por que não dá logo em Km/litros????) C4 Pallas- Exclusive - Tecnológico, automático-2008 preto. Amanhã uma aventura, mecânico?? auto-elétrico?? Oficina de radiador?? Concessionária?? - SABE DEUS O QUE VOU ENCONTRAR...como posso emprestar o carro para minha esposa e ficar tranquilo?? Abraço a todos e me desculpem pelo desabafo!!!
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Re: Super aquecimento do motor.
Bom, o problema do L/100Km no computador de bordo tu pode inverter para Km/L mexendo nas configurações.