Tudo relacionado a personalização da linha C4.
Lincão
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Re: KIT KOMPRESSOR para C4 2.0 16V

Mensagem por Lincão »

Igs escreveu:(...) nossa o Lincoln ta com 24 acho (...)
Êpa, êpa, êpa!!

Que negócio é esse de ficar falando meu santo nome aê! Igs, 22.3kgmf pra ser mais preciso...hehehehehehehe

Com este valor é de se pensar sim, mas honestamente, isso não reduziria drasticamente a vida útil do motor? Eu uso o carro no dia-a-dia, então fico com cagaço...

Sei lá....as vezes eu me empolgo pra fazer essas coisa mas depois eu penso "se eu quero alguma coisa que faça de 0-100 em 3 segundos, acho melhor comprar uma R1 ou qualquer outra moto fodástica"...

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

serginhoarnoud
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por serginhoarnoud »

Concordo com a R1, mas uma coisa não anula a outra hahahaha
Pelo que eu já li, menos de 1kg de pressão não causa danos grandes, EU acho que usaria uns 0.7 pra ficar bom e confiável =)
BMW 120i

Igs
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por Igs »

Então gente isto e parte do mito que estou tentando quebrar por aqui ( com a eventual instalação - espero - de um Supercharger em maio do ano que vem to pobre agora hahahh).

Aconteçe que sim, com um turbocompressor o motor recebe o que se chama Surge....que é quando todo o ar comprimido do turbo e solto de uma vez....se vc tem um carro com 150 cavalos q adiciona um turbo que lhe adiciona 50 cv, esses 50cavalinhos são soltos DE UMA VEZ....e muito atrito instantâneo para o motor e especialmente para a transmissão que sofre uma elevação em torque drastica com um p*ta de um tranco. O torque excercido por um turbo não e linear....a 3500rpm pode num oferecer nada....e ai aos 4000rpm BOOM torque aumenta em digamos 15kgfm....por isso e que se recomendam pistoes forjados etc para que possam resistir as violentas diferencias em pressão as quais estas partes serão sujeitas.

No caso do Supercharger, como podem ver na folha do dino do 307 a alimentação e linear....a 1200rpm e a 6000rpm o sc oferece EXATAMENTE a mesma pressão, não ha mudanças drasticas de pressão com esse sistema, razão pela qual o atrito no motor e transmissão e MUITO menor, ja que não ha tranco algum. E por isso tb que e relativamente raro ter que dar o mesmo reforço de um sistema turbinado a um sistema com Compressor ( SC).

Claro, o atrito vai existir sempre ja que vc esta trabalhando em condicoes não consideradas pelo fabricante porem por não haver trancos, e simplesmente uma questão de desgaste vs possivel estrago e/ou falha.
Lembrem-se sempre que um turbo funciona separado do motor enquanto o SC e o motor tem uma relação simbiotica...a correia o faz funcionar e sobrealimentar o motor que então acelera girando a correia etc etc...a unica GRANDE m***a que vc pode fazer com um SC e colocar um grande de mais pro motor ( porem um bom preparador num fara isto) e com um bom acerto na injeção e uma valvula bypass ( por questão de segurança ) o SC num tem como estorar o caneco da mesma forma catastrofica que um turbo.

o meu maior medo agora e o desgaste execivo da transmissão..ha de ver quantos kgfm esta ( manual do hatch 2.0) pode aguentar......

fui!

bom fds
C4 Hatch 2.0: VENDIDO

Igs
Membros

Mensagem por Igs »

sim isto foi propaganda pro Supercharger hahahahh

NovoRei
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por NovoRei »

Perdao Igs mas lendo alguns dos seus postos me deixou inquieto.

Primeiro em relaçao ao alcool/gasolina. O carro enxerga e regula a injecao/avança mesmo com 50%/50% de mistura por exemplo.

Segundo em relacao ao "atrito", "pressao". Nao importa se é SC ou TC. Nao importa se o torque fica disponivel de uma vez(na verdade sim mas no nosso caso nao).

Oque importa é a 1- pressao do ar , 2- avanço da ignicao, 3- quantia de combustivel injetado , 4- programacao/estrategias da injecao. Que basicamente vao regular a pressao maxima dentro da camara e consequentemente o esforço/torque sobre todo o resto do sistema de transmissao de potencia.

Quanto ao cambio, depende da vida util que voce quer. Ela nao vai quebrar por esforço acima do normal, ela vai quebrar por fadiga. Se o meu estivesse na reta nao aumentaria em mais de 20% o torque se quisesse usar no dia a dia.

Igs
Membros

Mensagem por Igs »

Claro, pode ate ser, e eu não sou experto então se falei alguma coisa errada pode corregir. Poren pregunto o seguinte....se o turbo produz o mesmo atrito de um SC pq é que a instalação destes é tão complicadamente detalhada enquanto o mercado de supercharger tem tantos kits bolt-on?

E de fato sabemos aqui no clube que um conhecido não acertou na preparação do turbo e o pistão soltou e partiu o motor ao meio.

Mantenho que dado a acceleração e alimentação linear do Sc ele e muito mais adequado à um carro pro dia a dia, especialmente um com pouquíssima potência em baixas rotações.

Mantenho também que a mistura num faz bem pro carro e que de fato o etanol utilizado no e25 e anidro. Se a mistura faz bem pq é que a PB não utiliza etanol hidratado já pronto na gasolina? Seria bem mais barato. Acho eu, mais posso estar errado, só sei de fato que a mistura EU não gosto kkkk....e o etanol faz melhor pro meio ambiente!

filipe411
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Hatch VTS do Filipe

Mensagem por filipe411 »

E de fato sabemos aqui no clube que um conhecido não acertou na preparação do turbo e o pistão soltou e partiu o motor ao meio.
Tem algum tópico relatando isso com mais detalhes? Fiquei curioso!
Imagem

serginhoarnoud
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por serginhoarnoud »

Igs escreveu:Claro, pode ate ser, e eu não sou experto então se falei alguma coisa errada pode corregir. Poren pregunto o seguinte....se o turbo produz o mesmo atrito de um SC pq é que a instalação destes é tão complicadamente detalhada enquanto o mercado de supercharger tem tantos kits bolt-on?

Mantenho que dado a acceleração e alimentação linear do Sc ele e muito mais adequado à um carro pro dia a dia, especialmente um com pouquíssima potência em baixas rotações.

Mantenho também que a mistura num faz bem pro carro e que de fato o etanol utilizado no e25 e anidro. Se a mistura faz bem pq é que a PB não utiliza etanol hidratado já pronto na gasolina? Seria bem mais barato. Acho eu, mais posso estar errado, só sei de fato que a mistura EU não gosto kkkk....e o etanol faz melhor pro meio ambiente!
Posso estar falando besteira, mas concordo ctg de o "soco" do turbo ser mais prejudicial do que estar sempre forçando. É so pensar em todo o resto, tipo: qd um carro de arrancada quebra quando arranca ou aciona o overbooster (que existe em funcao de o motor nao aguentar toda a pressao desde o inicio)
BMW 120i

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”