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c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Antes de falar à respeito de ganho de Potência é preciso lembrar que potência é o torque, multiplicado pelo número de rotações, subtraído das perdas. O torque está diretamente ligado à quantidade de mistura durante à compressão, logo, comparativamente o torque do VTR e do VTS é praticamente o mesmo:
Potência: 180 cv a 7000 rpm
Torque: 20,6 mkgf a 4750 rpm
Potência 143 cv a 6 000
Torque: 20,4 mkgf a 4 000
Observem que a potência do VTR é máxima em 6000 e a do VTS é calculada nos 7000. Observem que o torque máximo do VTR também ocorre num regime menor de giros. A principal diferença física desses motores é a restição do coletor. Um coletor mais restritivo te permite um torque maior em baixas rotações, mas perde potência após um número alto de giros, por contrapressão. Um coletor menos restritivo reduz a perda por contrapressão, mas muda de posição a curva de torque, iniciando mais à frente.
Considere que com a redução do retardo de resposta do acelerador e mais uma leve remapeada no chip o seu vtr vá para 21,5 de torque. O filtro esportivo (à exemplo o filtro k&n in box) permite que esse torque apareça desde giros menores do motor. Se seu objetivo for sentir um tranco forte ao pisar no acelerador e ganhar arrancada, não mexa no coletor nem remova o catalizador. Se seu objetivo de preparação for atingir uma velocidade final maior, considere o alívio na demissão do ar e a elevação do ponto de corte de giros do motor. Quanto mais aliviada for a demissão de ar, mais potência você terá, mas ao custo de perda de torque em baixas rotações(ou seja, perderá dirigibilidade na cidade, e pior será com o carro cheio de passageiros e carga).
No meu VTR retirei o retardo do acelerador e elevei o gráfico através do remapeamento da ingeção, coloquei velas de Iridium e Filtro esportivo inbox k&n. Consegui uma redução REAL de cerca de 2 segundos no 0 a 100 em relação ao tempo anterior por menos de 1000 reais sem reduzir a dirigibilidade e sem aumento de barulho. O remapeamento retira um pouco da suavidade da direção mas deixa o veículo mais nervoso e passa a beber mais combustível na cidade. É possível conseguir mais cavalos à medida que se for aliviando a demissão dos gases, tendo barulho e dirigibilidade como preço adicional. Lí na internet valores absurdos de ganho de potência anunciados na preparação leve, mas posso afirmar que sem tocar no sistema de demissão de ar obtive cerca de 160 cavalos à 6200 giros, sem alteração na demissão de ar, rodando com gasolina comum, sem barulho adicional. Apesar de parecer muito pouco, esses 160 cavalos iniciando num giro bem mais baixo (pela não redução na restrição de saída) permitem uma arrancada matematicamente mais rápida que um motor com quase 200 cavalos às custas de um alívio exagerado no motor (todavía tenho uma menor velociade final, pois o hp ainda cairá em altos giros pela contrapressão).
Espero poder ter contribuído um pouco na escolha entre arracada vs velocidade final, torque vs HP. Fiz muita pesquisa e diversas experiências com o dinamômetro antes de tomar a decisão.
Até breve.
Potência: 180 cv a 7000 rpm
Torque: 20,6 mkgf a 4750 rpm
Potência 143 cv a 6 000
Torque: 20,4 mkgf a 4 000
Observem que a potência do VTR é máxima em 6000 e a do VTS é calculada nos 7000. Observem que o torque máximo do VTR também ocorre num regime menor de giros. A principal diferença física desses motores é a restição do coletor. Um coletor mais restritivo te permite um torque maior em baixas rotações, mas perde potência após um número alto de giros, por contrapressão. Um coletor menos restritivo reduz a perda por contrapressão, mas muda de posição a curva de torque, iniciando mais à frente.
Considere que com a redução do retardo de resposta do acelerador e mais uma leve remapeada no chip o seu vtr vá para 21,5 de torque. O filtro esportivo (à exemplo o filtro k&n in box) permite que esse torque apareça desde giros menores do motor. Se seu objetivo for sentir um tranco forte ao pisar no acelerador e ganhar arrancada, não mexa no coletor nem remova o catalizador. Se seu objetivo de preparação for atingir uma velocidade final maior, considere o alívio na demissão do ar e a elevação do ponto de corte de giros do motor. Quanto mais aliviada for a demissão de ar, mais potência você terá, mas ao custo de perda de torque em baixas rotações(ou seja, perderá dirigibilidade na cidade, e pior será com o carro cheio de passageiros e carga).
No meu VTR retirei o retardo do acelerador e elevei o gráfico através do remapeamento da ingeção, coloquei velas de Iridium e Filtro esportivo inbox k&n. Consegui uma redução REAL de cerca de 2 segundos no 0 a 100 em relação ao tempo anterior por menos de 1000 reais sem reduzir a dirigibilidade e sem aumento de barulho. O remapeamento retira um pouco da suavidade da direção mas deixa o veículo mais nervoso e passa a beber mais combustível na cidade. É possível conseguir mais cavalos à medida que se for aliviando a demissão dos gases, tendo barulho e dirigibilidade como preço adicional. Lí na internet valores absurdos de ganho de potência anunciados na preparação leve, mas posso afirmar que sem tocar no sistema de demissão de ar obtive cerca de 160 cavalos à 6200 giros, sem alteração na demissão de ar, rodando com gasolina comum, sem barulho adicional. Apesar de parecer muito pouco, esses 160 cavalos iniciando num giro bem mais baixo (pela não redução na restrição de saída) permitem uma arrancada matematicamente mais rápida que um motor com quase 200 cavalos às custas de um alívio exagerado no motor (todavía tenho uma menor velociade final, pois o hp ainda cairá em altos giros pela contrapressão).
Espero poder ter contribuído um pouco na escolha entre arracada vs velocidade final, torque vs HP. Fiz muita pesquisa e diversas experiências com o dinamômetro antes de tomar a decisão.
Até breve.
- filipe411
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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Mais um do ES! Que bom :]
Seja bem vindo e não se esqueça de fazer sua apresentação em "Novos Membros".
Obs.: que dinamômetro vc usou? Tem aí em Guarapa ou vc mediu aqui em Vix?
Poderia postar os gráficos?
Abç.
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Obs.: que dinamômetro vc usou? Tem aí em Guarapa ou vc mediu aqui em Vix?
Poderia postar os gráficos?
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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Que mágica é essa? quer dizer que ta fazendo em 8 segundos??WalterMachado escreveu:Consegui uma redução REAL de cerca de 2 segundos no 0 a 100 em relação ao tempo anterior
160cv, acho muito dificil. já vi alguns carro com preparação parecida com a sua ou até mais preparados e o máximo que chegaram no Dyno foi 152cv, Mas seria legal se vc posta-se os gráficos do dyno de antes e depois.WalterMachado escreveu:mas posso afirmar que sem tocar no sistema de demissão de ar obtive cerca de 160 cavalos à 6200 giros,
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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Vou ver se esse fim de semana eu faço um vídeo com o 0 a 100. O gráfico do antes será difícil pois não imprimi só ví na tela do dyno, mas posso fazer outro teste no dyno e fotografar a tela. Só com a reprogramação de ingeção e gasolina comum foi de 145 para mais de 150 em todas as puxadas. 145 foi a medida inicial no dyno. As velas especiais de Iridium aumentaram cerca de 1 hp em cada puxada, o fato de todos os testes serem feitos ao nível do mar permitem uma variação de 0,5 a 1 hp para cima dada a quantidade de oxigênio que é compensada com mair ingeção de gasolina pelo ecu para estabilizar a mistura. Até esse ponto o carro já estava com 155 na melhor puxada e 151 na pior. As variações existem dada a temperatura do motor e do ar. O filtro deu inicialmente cerca de 4 hp a mais, mas como eu disse, a variação principal é na velocidade em que o torque sobe. Após rodar alguns kilômetros a ecu regulou para a adimissão extra do filtro e eu notei mais uma melhora. Eu fiz a reprogramação no ES, na cidade de cariacica, assim como as medições do dyno, decidi reprogramar após conversar com um técnico da Nascarchips, que me informou que obteve 165hp com a mesma alteração sem as velas especiais http://www.nascarchips.com/dinamometro_ ... pallas.php, o gráfico mostrado é o que me inspirou a fazer a reprogramação. No meu carro eu obtive um resultado diferente 5 hp a menos do que no gráfico da nascarchips, provavelmente porque eles devem ter feito mais puxadas ou o motor ou o dia estar mais frio. A variação na arrancada é foi bastante visível após a remoção no retardo do acelerador, ainda sem o filtro e as velas. Postarei o vídeo assim que tiver uma folga aqui.
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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Bom dia WalterMachado!
Muito bom saber que tem mais um gearhead querendo dar mais vida ao motor do VTR!
Tira uma dúvida:
- você diz que removeu o delay do acelerador. Como você fez isso, Sprint Booster?
Depois do episódio que vivenciamos no dinamômetro aqui em SP (esse que o fmiglior comentou), fiquei relativamente cético com relação a ganho de potência somente com filtro e remap e aprendi que o mais importante é utilizar um dinamômetro independente (que não seja do mesmo lugar que você fez a preparação) para medir o antes/depois.
Conversa com o cara do dinamômetro que ele deve ter o histórico da sua passada.
[]’s
Lincão!
Muito bom saber que tem mais um gearhead querendo dar mais vida ao motor do VTR!
Tira uma dúvida:
- você diz que removeu o delay do acelerador. Como você fez isso, Sprint Booster?
Depois do episódio que vivenciamos no dinamômetro aqui em SP (esse que o fmiglior comentou), fiquei relativamente cético com relação a ganho de potência somente com filtro e remap e aprendi que o mais importante é utilizar um dinamômetro independente (que não seja do mesmo lugar que você fez a preparação) para medir o antes/depois.
Conversa com o cara do dinamômetro que ele deve ter o histórico da sua passada.
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Lincão!
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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Olá Lincão
Na central de ingeção é possível mudar esse retardo, também pensei no sprint booster, a desvantagem de mudar na central de ingeção (que no caso foi o que eu mandei que fosse executado) é que em dias mais frios, quando você liga o carro é interessante maneirar no pé nos primeiros segundos para o motor não dar o famoso "engasga-gato" que ocorreria em um acelereador de cabo (quando vc enfia o pé com o carro frio num dia frio o carro cai a rotação) pois tanto acelerador quando sensor de borboleta ficam diferentes, o carro bebe mais, e fica queimando pneu a toa. Mas dá uma senhora diferença na arrancada. Eu confio no pessoal desse dyno, acompanhei todo o processo e faria novamente. Mas eu não faria tal procedimento no carro de minha esposa, por exemplo, pois a pior dirigibilidade na cidade e o maior consumo a incomodariam mais que a arrancada mais nervosa. Nem tenho interesse em modificar muito mais que isso, pois cada alteração leva à um prejuízo na dirigibilidade e consumo. Já me recomendaram aliviar o volante do motor ou colocar bielas mais leves, mas eu já acho o câmbio curto demais para isso, embora sei que daria ainda mais arrancada (e acabaria de vez com a dirigibilidade na lenta). A fabrica tem condições de colocar mais de 200 hp aspirado num motor 2.0, tranquilamente, só que a dirigibilidade é o que pesa mais, assim como o consumo e vida útil. Como hoje em dia as modificações são extremamente accessíveis, me seguro para não ir desfazendo as configurações iniciais do carro... pois no final sei que deixaria de ser um carro do dia a dia e eu estaria pior do que antes das mods. Já tive um mondeo GLX todo preparado, que era mais guardado em oficina do que em garagem, é osso.
Por fim, Lincão, vc já usou um sprint booster?
Na central de ingeção é possível mudar esse retardo, também pensei no sprint booster, a desvantagem de mudar na central de ingeção (que no caso foi o que eu mandei que fosse executado) é que em dias mais frios, quando você liga o carro é interessante maneirar no pé nos primeiros segundos para o motor não dar o famoso "engasga-gato" que ocorreria em um acelereador de cabo (quando vc enfia o pé com o carro frio num dia frio o carro cai a rotação) pois tanto acelerador quando sensor de borboleta ficam diferentes, o carro bebe mais, e fica queimando pneu a toa. Mas dá uma senhora diferença na arrancada. Eu confio no pessoal desse dyno, acompanhei todo o processo e faria novamente. Mas eu não faria tal procedimento no carro de minha esposa, por exemplo, pois a pior dirigibilidade na cidade e o maior consumo a incomodariam mais que a arrancada mais nervosa. Nem tenho interesse em modificar muito mais que isso, pois cada alteração leva à um prejuízo na dirigibilidade e consumo. Já me recomendaram aliviar o volante do motor ou colocar bielas mais leves, mas eu já acho o câmbio curto demais para isso, embora sei que daria ainda mais arrancada (e acabaria de vez com a dirigibilidade na lenta). A fabrica tem condições de colocar mais de 200 hp aspirado num motor 2.0, tranquilamente, só que a dirigibilidade é o que pesa mais, assim como o consumo e vida útil. Como hoje em dia as modificações são extremamente accessíveis, me seguro para não ir desfazendo as configurações iniciais do carro... pois no final sei que deixaria de ser um carro do dia a dia e eu estaria pior do que antes das mods. Já tive um mondeo GLX todo preparado, que era mais guardado em oficina do que em garagem, é osso.
Por fim, Lincão, vc já usou um sprint booster?
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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Não, nunca usei e achei muito caro, mas fiquei curioso pra ver ele funcionando. O pessoal já chegou a discutir: viewtopic.php?f=22&t=9947 mas ninguém instalou...WalterMachado escreveu:Por fim, Lincão, vc já usou um sprint booster?
Sobre o lance de aliviar o peso do volante, uma coisa que eu sempre me perguntei: isso vai fazer o carro ganhar giro mais rapidamente, mas o contrário também vai acontecer (perder giro mais rapidamente), não? Talvez num carro que tenha um engate de marchar perfeito e leve (que definitivamente não é o caso do C4) valeria a pena, mas no nosso carro acho que você teria que esticar a marcha um pouco mais para a próxima já ser engatada próximo a faixa de pico de torque.....
E definitivamente, fazer alguma coisa que altere a dirigibilidade do carro em um veículo utilizado no dia-a-dia e em trânsito pesado, não deve ser legal...hehehe
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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Pois é Lincão
Já dirigi carro com volante aliviado, assim como bielas mais leves. É algo que funciona bem no plano com o carro totalmente livre de peso e obstáculos. O menor "momentum" do giro do motor faz exatamente o que você falou, o giro cai rápido demais piorando a troca de marchas e reduzindo a dirigibilidade no dia a dia. Pesquisei sobre o Sprint Booster e o que ele faz é enviar um sinal alterado para a central de ingeção (assim como o infame Unichip), a redução do delay é pequena em comparação à reprogramação da central de ingeção. Pra mim, a reprogramação resolveu 100% o problema, ao ponto que eu tenho que aliviar ao arrancar para ele não queimar muito na saída da posição parado, se o carro estiver em movimento e acima de 3500, pisar no acelerador é um soco no banco. Recomendo para quem não liga pro aumento no consumo.
Já dirigi carro com volante aliviado, assim como bielas mais leves. É algo que funciona bem no plano com o carro totalmente livre de peso e obstáculos. O menor "momentum" do giro do motor faz exatamente o que você falou, o giro cai rápido demais piorando a troca de marchas e reduzindo a dirigibilidade no dia a dia. Pesquisei sobre o Sprint Booster e o que ele faz é enviar um sinal alterado para a central de ingeção (assim como o infame Unichip), a redução do delay é pequena em comparação à reprogramação da central de ingeção. Pra mim, a reprogramação resolveu 100% o problema, ao ponto que eu tenho que aliviar ao arrancar para ele não queimar muito na saída da posição parado, se o carro estiver em movimento e acima de 3500, pisar no acelerador é um soco no banco. Recomendo para quem não liga pro aumento no consumo.
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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Walter me desculpa perguntar, mas quanto vc gastou no total, excluindo o filtro de ar (já tenho um filtro esportivo instalado)?
Outra coisa, vc saberia mais ou menos como anda o consumo do seu carro na cidade? O meu só com o filtro tá fazendo média de 5km/l na gasolina Maxxi...
Abç.
Ah, mais uma coisa, onde em Cariacica vc fez a reprogramação?
Outra coisa, vc saberia mais ou menos como anda o consumo do seu carro na cidade? O meu só com o filtro tá fazendo média de 5km/l na gasolina Maxxi...
Abç.
Ah, mais uma coisa, onde em Cariacica vc fez a reprogramação?
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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Olá filipe 411
Hoje à noite fiz o teste ao voltar do trabalho em alguns percursos, testando o menor consumo possível. Andando bem devagar, passeando pela Praia do Morro o consumo foi 8,5 segundo o computador de bordo (como é perto de meia noite numa terça, não há trânsito algum) com trânsito eu tenho cerca de 5..5,5km/l. A melhor média obtive no trajeto enseada-guarapari, entre 75 e 85 km/h, consumindo 13,5 a 14 km/l segund o computador de bordo. Minha média do computador no consumo da cidade continua ente 5 e 5,5 o consumo acima foi dado ao trânsito zero e os testes de regime de motor o mais suave o possível. Paguei na Candotti, em cariacica 1010 reais (600 da reprogramação+410 do filtro k&n inbox original) sei que o preço foi elevado pelo filtro, pois já achei no ML até por 320 o inbox. Considerando o frete e a possibilidade do filtro do ML ser falso, comprei na Candotti mesmo. As velas Denso Iridium Power já com o frete saem por cerca de 300 reais, e podem ser encontradas no Mercado Livre. A reprogramação sem as velas e sem o filtro instalado já dá uma grande diferença (principalmente por tirar o delay do acelerador). Fiz a chipagem com o Wendell, procure por Oficina Candotti no google que terá o telefone. Meu filtro chegou depois do ajuste. Instalei e ví mais uma melhora. Não pretendo mexer em mais nada no motor, já estou 100% satisfeito. Estou usando óleo sintético e não fiz o teste com gasolina Podium (nem pretendo). Várias pessoas me indicaram o Wendell como o melhor da região. Qualquer dúvida é só falar. Provavelmente seu consumo é maior pois o trânsito de Vitória é muito mais caótico que o de Guarapa.
Hoje à noite fiz o teste ao voltar do trabalho em alguns percursos, testando o menor consumo possível. Andando bem devagar, passeando pela Praia do Morro o consumo foi 8,5 segundo o computador de bordo (como é perto de meia noite numa terça, não há trânsito algum) com trânsito eu tenho cerca de 5..5,5km/l. A melhor média obtive no trajeto enseada-guarapari, entre 75 e 85 km/h, consumindo 13,5 a 14 km/l segund o computador de bordo. Minha média do computador no consumo da cidade continua ente 5 e 5,5 o consumo acima foi dado ao trânsito zero e os testes de regime de motor o mais suave o possível. Paguei na Candotti, em cariacica 1010 reais (600 da reprogramação+410 do filtro k&n inbox original) sei que o preço foi elevado pelo filtro, pois já achei no ML até por 320 o inbox. Considerando o frete e a possibilidade do filtro do ML ser falso, comprei na Candotti mesmo. As velas Denso Iridium Power já com o frete saem por cerca de 300 reais, e podem ser encontradas no Mercado Livre. A reprogramação sem as velas e sem o filtro instalado já dá uma grande diferença (principalmente por tirar o delay do acelerador). Fiz a chipagem com o Wendell, procure por Oficina Candotti no google que terá o telefone. Meu filtro chegou depois do ajuste. Instalei e ví mais uma melhora. Não pretendo mexer em mais nada no motor, já estou 100% satisfeito. Estou usando óleo sintético e não fiz o teste com gasolina Podium (nem pretendo). Várias pessoas me indicaram o Wendell como o melhor da região. Qualquer dúvida é só falar. Provavelmente seu consumo é maior pois o trânsito de Vitória é muito mais caótico que o de Guarapa.