Fala galera.
Então, O escapamento dum carro e basicamente um cano pelo qual passa ar bastante quente a pressão X. Lembra um pouco do cano de um Órgão. A ressonância, chamada Dronning em inglês, acontece quando o ar dentro do cano o faz vibrar a uma certa frequência, produzindo um som parecido a aquele que a gente fazia de criança, assoprando ar numa garrafa de vidro, lembram? So que bastante mais alto e igual de grave. Agora imagina estar DENTRO desta garrafa com alguém assoprando....
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Ressonâcia e uma droga.....
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Re: Ressonâcia e uma droga.....
Agora entendi o que vc tava falando ontem.....acho que vale o teste adicionar esses tubos para tirar a ressonancia....mas tem que fazer os calculos para o tamanho exato do tubo....vamos voltar para escolinha.....heheheheh
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Re: Ressonâcia e uma droga.....
Então...O Side Branch Resonator ( Rosonador de galho lateral? kk)
A montagem é a seguinte...
Seguindo o escapamento em direcção ao abafador, bem antes da junta do cano com o abafador se faz uma junta tipo um "galho". Nesta junta é instalado um cano que então seguira paralelo ao abafador, so que a ponta extrema deste cano e fechada. De preferencia esta peça dever ser soldada por causa da pressão que se formara dentro do apêndice.
Quando se pensa em ressonância ha de se pensar em frequências . Ha ressonância dentro do escapamento do carro porque o ar que passa por dentro deste cano faz com que ele vibre a uma frequência que o faz ressonar, como ja falei, e bem parecido a um órgão. Ergo para cancelar essa frequencia ha dois jeitos, um e produzir uma frequencia oposta que a cancele..mas isto a basicamente impossível num carro. O outro jeito e fazer com que essa mesma ressonancia se choque contra si mesma, tipo um eco o que a interrompe = cancela.
Quando instalamos o Side Branch Resonator ( Falemos SBR de agora em diante) o barulho da ressonancia viaja pelo escapamento, prenche este cano paralelo e quando bate no extremo fechado, ele volta em direção oposta batendo de frente com as ondas de ressonancia originais indo em direção a saida do escape e presto, cancela o barulho.
Ainda não teste ja que a formula e o metodo de calcular o comprimento do SBR e complicado. Para isto ha de medir a frequencia do som do escapamento na rotação a qual ha ressonância, a temperatura do ar e a velocidade deste ar.
Porem o jeito mais facil e instalar um cano de aprox 50CM e testar...num deu? Tira corta um pouco e tenta de novo. Sempre e diferente com cada carro mas o pessoal dos forums 350/370 Z ( um carro com ronco bem grave ) e o pessoal dos forums Mustang e Supra dos EUA falam que funciona. E se alguem sabe de preparacão são esses dois ultimos.
Um deles me ajudo a calcular apros 18" o que e mais ou menos 45-47cm.
Agora eu to feliz mais o dia que trocar o catalisador vou tirar o novo abafador intermediario e testar, o material e barato, é so cano de aço mesmo ( aluminio résonna mais ja que é mais fino e flexível...e caro). O caro mesmo vai ser a mão de obra, solda...sai na estrada...testa...volta...corta...solda...repete .
Ha tambem gente do forum de Supra que diz que o SBR não funciona a rpms altos...mas essa gente tem carros com ate 1500 poneis. Veremos no nosso potro.
A montagem é a seguinte...
Seguindo o escapamento em direcção ao abafador, bem antes da junta do cano com o abafador se faz uma junta tipo um "galho". Nesta junta é instalado um cano que então seguira paralelo ao abafador, so que a ponta extrema deste cano e fechada. De preferencia esta peça dever ser soldada por causa da pressão que se formara dentro do apêndice.
Quando se pensa em ressonância ha de se pensar em frequências . Ha ressonância dentro do escapamento do carro porque o ar que passa por dentro deste cano faz com que ele vibre a uma frequência que o faz ressonar, como ja falei, e bem parecido a um órgão. Ergo para cancelar essa frequencia ha dois jeitos, um e produzir uma frequencia oposta que a cancele..mas isto a basicamente impossível num carro. O outro jeito e fazer com que essa mesma ressonancia se choque contra si mesma, tipo um eco o que a interrompe = cancela.
Quando instalamos o Side Branch Resonator ( Falemos SBR de agora em diante) o barulho da ressonancia viaja pelo escapamento, prenche este cano paralelo e quando bate no extremo fechado, ele volta em direção oposta batendo de frente com as ondas de ressonancia originais indo em direção a saida do escape e presto, cancela o barulho.
Ainda não teste ja que a formula e o metodo de calcular o comprimento do SBR e complicado. Para isto ha de medir a frequencia do som do escapamento na rotação a qual ha ressonância, a temperatura do ar e a velocidade deste ar.
Porem o jeito mais facil e instalar um cano de aprox 50CM e testar...num deu? Tira corta um pouco e tenta de novo. Sempre e diferente com cada carro mas o pessoal dos forums 350/370 Z ( um carro com ronco bem grave ) e o pessoal dos forums Mustang e Supra dos EUA falam que funciona. E se alguem sabe de preparacão são esses dois ultimos.
Um deles me ajudo a calcular apros 18" o que e mais ou menos 45-47cm.
Agora eu to feliz mais o dia que trocar o catalisador vou tirar o novo abafador intermediario e testar, o material e barato, é so cano de aço mesmo ( aluminio résonna mais ja que é mais fino e flexível...e caro). O caro mesmo vai ser a mão de obra, solda...sai na estrada...testa...volta...corta...solda...repete .
Ha tambem gente do forum de Supra que diz que o SBR não funciona a rpms altos...mas essa gente tem carros com ate 1500 poneis. Veremos no nosso potro.
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Re: Ressonâcia e uma droga.....

A formula....

O meu jeito?
Aconteçe que enquanto mais leio sobre o assunto mais dificil aparenta ser, porem melhores são os resultados que as pessoas dizem receber sem perda de fluxo no escape.
Ergo a minha ideia, pra não passar o seculo calculando essa M**da vou fazer o seguinte....calibragem telescopica tipo um Trombone De Vara.....
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