Tudo relacionado a personalização da linha C4.
WalterMachado
Membros
Veiculo: C4 VTR

Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve

Mensagem por WalterMachado »

Pois é Lincão, a receita, no meu caso, foi essa e o fato de não ter perdas em outras áreas (bicos limpos, catalizador funcionando sem estar amassado ou com colméia comprometida, óleo sintético, etc.) As velas de Iridium da marca Japonesa Denso, são divididas em Iridium Power (que produz mais fogo e duram 70.000km) e as Iridium Tough (produzem praticamente a mesma quantidade de fogo, mas duram 100.000km). O K&N inbox tem uma vantagem de passar mais ar, mas mantendo a filtragem, pois os filtros k&n usam óleo na "peneira", já muitos outros filtros possuem só a "peneira" sem o óleo, tendo a vazão, mas sem a filtragem extra do óleo. No kit de limpeza K&N vem o detergente e o óleo.

techardware, quanto as rodas, se o conjunto possuir o mesmo peso do original, no dinamômetro, assim as rodas como a marcha, só afetam na precisão da contagem dos giros, por isso que escolhem uma marcha próxima de 1:1. A potência é calculada pela aceleração imprimida no rolo de metal e suas variações. Como potência é uma medida de trabalho (assim cmo a medida de HP ser baseada no movimento de um cavalo ao erguer um peso no trabalho das minas de carvão durante um intervalo de tempo), o trabalho realizado pelo motor no peso de rolo é usado para o cálculo de potência e o torque é calculado pela força na fórmula da aceleração. Rodas onde o conjunto roda-pneu é maior que o especificado pode fazer com que as marchas fiquem mais longas que o normal, você pode fazer o cálculo através dessa tabela ( http://www.maisqpneu.com.br/conversao.html ), alterando apenas contagem dos giros no gráfico. No meu caso eu uso as rodas e peneus de fábrica ainda (completei 30.000 km tem um mês). Se o conjunto de roda+pneu ficar mais pesado que o original, você terá perda na acaleração, assim como um volante de motor muito pesado. O peso extra pode reduzir a aceleração e no final do giro imprimir de fato uma potência até menor. Na minha medida inicial, obtive 143,9hp, conforme o gráfico.

A imprecisão dos dinamômetros se dá por ser medida a potência na roda. Daí é feita por regra de 3 a potência no motor pelo software do dyno. Essa fórmula mal calibrada é que pode gerar a diferença. O ideal para a calibração é medir um carro original, com mais de 15.000km e ajustar a proporção para ele dar a cavalagem igual à original. Daí fazer as medidas sequentes. O fato é que até a pressão dos pneus mudam essa proporção de perda entre roda e motor...

RodVTS98
Moderador
Estado: SP
Veiculo: Outros

Mensagem por RodVTS98 »

Ou seja, esqueçam os números e vejam os gráficos do antes e o depois. Vejam as áreas onde houve ganho, ou seja, onde haviam buracos, agora eles sumiram! Aí está o ganho!!

Parabéns, Walter! Teu carro ficou muito bom!

Abraço,
Rodrigo.

WalterMachado
Membros

Agradeço, Rodrigo. Meu único objetivo desde o início foi resolver o problema do retardo no acelerador. Resolvido.

Ah sim, e parabéns pelo VTS. É realmente uma peça muito muito rara. Como você disse, um sonho.

Até breve.

28spawn
Membros

Mensagem por 28spawn »

AHahah,

Não falo nada, todo mundo ja sabe o que foi discutido em muitos outros topicos, se voce ficou feliz com o resultado ótimo!

Abs!
March SR 2013 com H&R =)

Romero
Moderador
Estado: RJ

Mensagem por Romero »

28spawn escreveu:AHahah,

Não falo nada, todo mundo ja sabe o que foi discutido em muitos outros topicos, se voce ficou feliz com o resultado ótimo!

Abs!
livina ???????????
Imagem
VTRomero® - THE ONE
Serviço LED viewtopic.php?f=45&t=12673
Mod's: viewtopic.php?f=26&t=10037

03 ANOS DE VTR E C4C

28spawn
Membros

Mensagem por 28spawn »

Que ja foi batida!! hahahha

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
March SR 2013 com H&R =)

fmiglior
Moderador

Mensagem por fmiglior »

o Spawn, ta tentando fazer um VTR, q nem o comercial antigo do 206 onde os indianos marretavam o carro pra ele ficar no formato do 206.

EX C4 VTR

andresberze
Membros
Estado: PR

Mensagem por andresberze »

Me interessei nessa receita. Sempre disse aqui no clube que eu queria uma preparação leve pra deixar o carro com mais aceleração e retomada, principalmente porque uso rodas 18".

E de fato, 160hp com + ou - R$ 1.000,00 tá ótimo.

WalterMachado
Membros

Pois é, andresberze, uma coisa que você tem que observar também é que se o diâmetro das rodas+pneu for igual ao original a relação das marchas e desempenho tendem a manter próximos aos projetados para o carro, veja essa tabela ( http://www.maisqpneu.com.br/conversao.html ). As rodas originais do VTR são 195/65 R15, para uma roda 18, os pneus 215/40 R18 e o 205/45 R18 tendem a ser respectivamente a 1ª e 2ª melhores alternativas, sendo a 215/40 compensa o peso extra da roda pela redução de 0.8% do diâmetro total, ou seja, daria a mesma arrancada ou até um pouco maior. Mas com certeza, Velas Denso Iridium Power, remoção do delay no acelerador, programação da central de ingeção (executado por quem entende do assunto) e K&N inbox, têm seu lugar. Quanto menor a altitude, maior a variação final da cavalagem do veículo.
Até breve, espero que você fique tão feliz quanto eu fiquei com o resultado do meu.

Igs
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por Igs »

o hatch com aro 16 vem com pneu 205 por ai / 16/ 60....to com 225/17/45 e senti uma bela dif. Porem e alta veloc. o carro fica bem mais grudadinho ao chao. Na autonomia num fez dif alguma.
C4 Hatch 2.0: VENDIDO

Trancado

Voltar para “Personalização e Tuning”