Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
cesar_m
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug

Mensagem por cesar_m »

Boa noite pessoal...
Sou novo aqui e este é meu primeiro post hehe
Estou tendo problemas com o alarme fks fk 500 co/cp
Deixei um dos vidros traseiros abertos para fazer um teste, quando o alarme "armou" eu coloquei meio corpo pra dentro do carro e nada... resolvi abrir a porta pelo lado de dentro e nada... abri o porta malas e nada... o alarme só dispara se passar a mão bem na frente do ultrassom...
Detalhe 01: instalei o alarme em loja de som automotivo
Detalhe 02: a sensibilidade do alarme está na máxima
Não foi instalado o alarme no sensor do capô e porta malas, nem em cada porta individual, mas essa de o alarme não disparar mesmo enfiando metade do corpo dentro do carro eu achei estranho...
Alguém já fez esse teste pra ver se o alarme dispara?
Alguma dica pra melhorar isso, uma vez que não estou disposto a me estressar indo na loja reclamar mais uma vez?
Valeu
PS: pessoal de Londrina, não instalem seus alarmes na SOM BASSAN!

Intrax
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6
Contato:

Mensagem por Intrax »

Olá, cesar_m.

Assim que instalei o meu, fiz o mesmo teste que você, mas apenas coloquei o braço para dentro pela porta traseira (abertura do vidro), e o alarme disparou. A sensibilidade está ajustada para média.
Talvez, o que pode ter acontecido, é que os sensores do alarme estejam apontados para os bancos dianteiros, ou seja, eles emitem o ultrassom que bate nos bancos e retorna para os sensores. O que estiver atrás dos bancos, não será detectado. Ou dando retorno no revestimento do próprio teto do carro, caso esteja muito próximo do mesmo. Tente fazer o realinhamento dos sensores, apontando para o vidro traseiro sobre os encostos de cabeça dos bancos dianteiros.
Quanto ao acionamento na abertura das portas, capô e porta-malas é necessária a instalação através dos respectivos fios disponíveis no alarme. Também não fiz a instalação na abertura das portas, apenas instalei interruptores no capô e porta-malas, que funcionam corretamente.

Espero ter ajudado. Qualquer nova dúvida, poste aqui.
Ah, desculpe-me pela demora na resposta...

Um abraço.

Intrax
[color=#FF0000][b]"[i]A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.[/i]"[/b][/color]

cesar_m
Membros

Mensagem por cesar_m »

E aí Intrax!
Então, fiz um teste por aqui... deitei os bancos e ajustei novamente os sensores, e melhorou bastante...
Mas quando subi os bancos deu na mesma haha...
O problema é exatamente o que você falou, mas não consigo achar posição para o sensor que dê certo...
Seria muito trabalho você postar uma foto da posição dos sensores no seu carro ou me mandar por email (cesargm_@hotmail.com)???
Valeu

Intrax
Membros
Contato:

Mensagem por Intrax »

Olá, cesar_m.

Nem precisa de fotos... rs. Os sensores estão localizados bem nas curvaturas superiores do pára-brisa, quase na direção do revestimento do teto.
Bem, há uma outra opção de colocação dos sensores: junto ao espelho retrovisor, direcionando os mesmos para o vidro traseiro através do espaço entre os encostos de cabeça dos bancos dianteiros. O sistema de alarme original (instalado juntamente com o kit Tech da Citroën) é assim, com os sensores instalados no plafon das lâmpadas de cortesia dianteiras. Mas aí você corre o risco de não haver boa cobertura do ultrassom nos bancos dianteiros, caso o posicionamento não seja bem ajustado.
O problema do C4 para o alarme é, realmente, a altura dos bancos. Eu uso os encostos de cabeça totalmente abaixados, e não tenho necessidade alguma de levantá-los, e sobra pouco espaço para os sensores de ultrassom alcançarem o vidro traseiro.
Vou providenciar as fotos para postar.

Continue por aqui. Um grande abraço.

Intrax
[color=#FF0000][b]"[i]A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.[/i]"[/b][/color]

cesar_m
Membros

Mensagem por cesar_m »

Olá Intrax
Vou tentar posicionar os sensores mais pra cima então.
Minha última tentativa foi baixá-los quase para o meio do parabrisa, e ao mesmo tempo afastando-os da coluna, pois vi que eles ficam meio escondidos, mas não melhorou muito...
De qualquer forma, aguardo as fotos haha
Abraço

Intrax
Membros
Contato:

Mensagem por Intrax »

Olá, cesar_m.

Aí vão as fotos (no seu e-mail)... Desculpe-me pela baixa qualidade, pois minha câmera pifou. Então, são do celular mesmo... rs...
Andei pensando em colocar os sensores no plafon das luzes de cortesia. Caso resolva fazê-lo, vou postar um passo-a-passo (se der certo, claro!).

Qualquer nova dúvida, poste aqui.

Um abraço.

Intrax

cesar_m
Membros

Mensagem por cesar_m »

Opa valeu Intrax!
Vou tentar deixar parecido, porque até agora minhas tentativas foram inúteis haha...
Se der certo colocar na luz de cortesia poste sim... Será mais uma possibilidade, caso não fique correto...
Abraço

Intrax
Membros
Contato:

Mensagem por Intrax »

Olá a todos.

Bem, vamos a um pequeno DIY sobre a instalação dos sensores do alarme FKS FK500 CP-CO (Citroën C4) no plafon das luzes de cortesia, conforme prometido.

Primeiramente, retire o plafon fazendo um movimento em direção ao pára-brisa, deslocando duas travas posteriores ao acabamento do teto. Feito isso, puxe o plafon para baixo, retirando-o de duas travas metálicas que ficam presas à lataria do carro, na parte superior do plafon (cuidado para não danificar a peça de plástico).

Imagem
By rick_sdi at 2011-10-16

Imagem

Retirado o plafon, desconecte os terminais elétricos de alimentação das luzes de cortesia, e retire o habitáculo das mesmas do plafon, e passe os sensores pela abertura.

Imagem

Imagem

Com o plafon em mãos, proceda na localização do melhor posicionamento para os furos. Inicialmente, utilizei uma broca de aproximadamente 5mm de diâmetro para as furações iniciais, e fui abrindo-as com a lâmina de uma tesoura, passando para uma faca afunilada e bem afiada (espero que minha esposa não leia este post...), sempre verificando o diâmetro e a distância dos furos com um paquímetro. Note que os furos ficaram ligeiramente ovalados, para o correto encaixe dos sensores. Verifique se os furos estão ficando de acordo com o diâmetro dos sensores.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após certificação dos furos corretos, passe uma broca de aproximadamente 13mm de diâmetro para a retirada de excessos de plástico e acerto dos furos. Lixe com uma lixa fina (400, por exemplo) para dar um bom acabamento.

Posicione os sensores de modo que apontem horizontalmente para os vidros das portas traseiras, e coloque uma pequena gota de cola rápida (tipo Super Bonder) para a fixação inicial. Simule a recolocação do plafon e verifique o posicionamento dos sensores - se estão dando a cobertura correta dentro do veículo. Certificado isso, proceda na colagem final dos sensores para a correta fixação.

Imagem

Imagem

Quanto ao led azul de funcionamento, procurei fazer um desvio de sua iluminação, através de uma haste cilíndrica rígida acrílica, coberta com fita isolante para evitar fuga de luz e presa próxima ao led, com uma curvatura para baixo e fixada num pequeno orifício que fiz na parte inferior do plafon. Quando o led acende, a luz é transmitida através da haste acrílica e desviada para baixo, dando um aspecto bem discreto e profissional ao serviço.

Imagem

Imagem

Modificação terminada:

Imagem
By rick_sdi at 2011-10-17

Imagem

Imagem

A sensibilidade do alarme ficou muito maior com os sensores nessa posição, abrangendo toda a parte traseira do carro, além da dianteira.

Ferramentas e materiais utilizados: furadeira, brocas de 5 e 13mm, paquímetro, chaves de fenda, tesoura, facas cônicas, lixa fina, cola rápida e cola de silicone.

Imagem

Tempo dispensado para o serviço: aproximadamente 03h30min.

Obs.: Já que estava mexendo, aproveitei para substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED SMD W5W brancas. A iluminação interna ficou muito melhor, além de aquecer menos.

Peço desculpas pela má qualidade das fotos. Estou precisando de uma câmera nova (e boa)...

E para você, cesar_m, acho que seria a solução para o seu problema de alcance de sensibilidade dos sensores. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena.

Abraços.

Intrax

cesar_m
Membros

Mensagem por cesar_m »

sensacional intrax...
não sei se tenho a mesma coragem que você, mas quando tiver um tempinho, vou ver se tomo coragem...
a sensibilidade do meu alarme ainda não está 100%, mas já está melhor que antes... valeu!
abraço

Intrax
Membros
Contato:

Mensagem por Intrax »

Olá, cesar_m.

Uma boa dica é você comprar um plafon usado antes de mexer no seu original. Caso dê algo errado, pelo menos você não estraga o que já tem. No MercadoLivre tem alguns usuários que estão vendendo. Se não me engano, a maioria é de carros avariados ou sinistrados. Não pesquisei em concessionárias.
Caso tenha tempo, confie! Vá com calma que você consegue. E, realmente, a sensibilidade aumentou bastante com essa modificação, além de dar um certo ar de "originalidade" (entenda como "original do veículo") ao alarme.

Um grande abraço.

Intrax

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”