Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
raffaelmb
Membros
Estado: GO
Veiculo: C4 VTR

Equalizador vs Central multimedia

Mensagem por raffaelmb »

Boa tarde amigos do C4C!

Como todos já sabem, com a instalação de uma CM ocorre uma perca de qualidade no som devido a qualidade das CM. Procurei uma loja de som especializada na minha cidade e fui informado de que um EQUALIZADOR, mais específico da marca clarion seria capaz de voltar a qualidade original do som. é verdade isso? sou bastante leigo em som de carro e gostaria de uma opnião do pessoal aqui do forum sobre isso, pois seria uma alternativa bem interessante para aqueles mais exigentes.

segue o link do aparelho: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 12-din-_JM

Abraços!

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Re: Equalizador vs Central multimedia

Mensagem por mmbdp »

Eu quase comprei um desses...estava bem em conta na LEOSOUND.

Desisti por falta de recursos.

http://www.leosound.com.br/loja/product ... ts_id=1047

RodVTS98
Moderador
Estado: SP
Veiculo: Outros

Mensagem por RodVTS98 »

Vou explicar de forma simples.

Você coloca seu CD na Central Multimídia e ela toca seu CD..., mas com perdas, ou seja, atenuando faixas de frequencia da música q vc está ouvindo. Porém, quanto de atenuação sua CM vai produzir em cada música? Em qual faixa de frequencia?.. São respostas q não podemos dar. Aí, vc instala um equalizador, q terá como função tentar dar ganho em faixas de frequencia onde houve perdas..., mas, será q o ganho q ele vai dar será suficiente pra restabelecer os detalhes da música? Será q a perda na reprodução pela CM já foi suficiente pra vc não conseguir reestabelecer alguns instrumentos da música? Também são respostas q não conseguimos dar sem uma análise detalhada.

Portanto, a instalação de um equalizador vai ajudar, mas não é garantia de q vai resolver o problema de qualidade de leitura da CM.

Agora, isso tudo depende do tipo de música q vc ouve. Se vc gosta de música "puts-puts", tanto faz, porque não há um rigor dos seus ouvidos, mas se gosta de ouvir instrumental e tem prazer nisto, aconselho ou trocar sua CM por um aparelho melhor ou colocar um Bitone (Audison). Ele é muito mais q um equalizador..., vai te ajudar a restabelecer a qualidade original da música.

Abraço,
Rodrigo.

raffaelmb
Membros
Estado: GO

Mensagem por raffaelmb »

valeu pelo link mmbdp!

Excelente explicação RodVTS98, agora ficou mais claro sobre essa parada de qualidade. Irei fazer o teste com o equalizador mesmo pois cotei o peço do Bit one (2.500) e está um pouco fora do meu orçamento agora... é uma pena pois parece ser um produto de qualidade extrema e pra mim que escuto musicas mais do tipo instrumental seria fundamental.

Obs: quando instalar o equalizador postarei o resultado se houver diferença.

Abraço!

chenso
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por chenso »

Bom Dia.

Senhores, quais são as centrais de vocês?

Pois não sou nenhum Audiófilo, mas depois da instalação da CM, senti uma melhora na qualidade do som e ganho de potência bem com possibilidade de ajuste nos graves, médios e agudos com mais fidelidade.

Mas como disse não sou parametro para som.

Abs.

mmbdp
Moderador

Mensagem por mmbdp »

O Fertulha tinha um equalizador ligado ao DVD que ele instalou no hatch, eu gostei MUITO do som do carro dele. Tudo bem que haviam outros detalhes como os amplificadores, falantes e subs, mas o equalizador acrescentava qualidade ao som.

É assim o meu raciocínio: piorar não vai. A possibilidade de mexer no som com 7 ou 5 bandas de freqüencia sempre vai ser MELHOR que o bass/treble da central ou mesmo do som original, então, alguma melhora sempre vai haver.

O Cyro estava pretendendo instalar um bit one desses, eu nem sabia o que era até ele me explicar, rs. Mas eu não gastaria essa baba num som de carro não...Já o equalizador acho que quando estiver disponível no leosound por um preço melhor eu vou comprar sim, pois é um aparelhinho que te acompanha prá vida toda, assim como um bom amp e kit 2 vias.

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

mmbdp escreveu:O Fertulha tinha um equalizador ligado ao DVD que ele instalou no hatch, eu gostei MUITO do som do carro dele. Tudo bem que haviam outros detalhes como os amplificadores, falantes e subs, mas o equalizador acrescentava qualidade ao som.

É assim o meu raciocínio: piorar não vai. A possibilidade de mexer no som com 7 ou 5 bandas de freqüencia sempre vai ser MELHOR que o bass/treble da central ou mesmo do som original, então, alguma melhora sempre vai haver.

O Cyro estava pretendendo instalar um bit one desses, eu nem sabia o que era até ele me explicar, rs. Mas eu não gastaria essa baba num som de carro não...Já o equalizador acho que quando estiver disponível no leosound por um preço melhor eu vou comprar sim, pois é um aparelhinho que te acompanha prá vida toda, assim como um bom amp e kit 2 vias.
Pois é, Marcellão!.. Por isso que eu disse q a CM sem nada sempre será pior q a CM com equalizador. Mas ,não é garantia de reestabelecimento da qualidade da música original.

No caso do Fertulha, ele tinha um DVD Pioneer... Não tem nem como comparar a qualidade de som do Pioneer com uma Central Multimidia... Então, o equalizador ajudava!

Sobre o Bitone, realmente ele é caro! Eu não colocaria, mas pra quem quer manter o aparelho de som e quer tentar melhorar a qualidade, é uma implementação possível e que vai trazer ganhos.

No seu caso, sem dúvida o equalizador pode ser uma boa.

Abração,
Rodrigo.

mmbdp
Moderador

Mensagem por mmbdp »

Grande Rod,

cara, você sabe que eu tenho sentido uma grande melhora no som gerado pelas centrais multimedia mais novas. Bem melhores que aquelas primeiras. A central que instalamos no C5 do bmmenezes ficou com o som interno (sem amp) melhor que o RD4. Na mala também houve melhora (aí ligada no B'52, com subs e quadriaxiais).

Acho que com a vulgarização das peças e circuitos, os Chinas estão colocando uns modulos melhores nas centrais.

Obs.: isso pode ser só impressão, pois meu ouvido já tá muito gasto, rs.

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

mmbdp escreveu:Grande Rod,

cara, você sabe que eu tenho sentido uma grande melhora no som gerado pelas centrais multimedia mais novas. Bem melhores que aquelas primeiras. A central que instalamos no C5 do bmmenezes ficou com o som interno (sem amp) melhor que o RD4. Na mala também houve melhora (aí ligada no B'52, com subs e quadriaxiais).

Acho que com a vulgarização das peças e circuitos, os Chinas estão colocando uns modulos melhores nas centrais.

Obs.: isso pode ser só impressão, pois meu ouvido já tá muito gasto, rs.
Marcellão..., pode ser que os Chinas estão usando coisas melhores mesmo!...

Eu não tive a oportunidade de ouvir uma CM das novas, por isso pode ser que o que eu esteja dizendo já não se aplique tanto.

Ano passado, quando decidi trocar minha HU, pensei em tirar o RD4 e colocar uma CM. O objetivo era melhorar em tudo, mas quando ouvi uma dessas (da época) fiquei triste!.. heheheh... Ou seja, era colocá-la e perder qualidade em relação ao RD4. Então parti para um Kenwood Excelon. Fantástico!.. Qualidade de som realmente impressionante!... Além das funcionalidades que ganhei, como o Bluetooth.

Mas, se as CM atuais estão tão boas, então pode ser que o que eu disse já não se aplique mais. Se estiverem tão boas assim, compensa um equalizador ali para melhorar para o gosto de cada ouvido!.. heheh.. mesmo para os nossos que já estão..., eu diria.., um pouco usados!.. hehehe

Abração!!!!

davinetoo
Membros
Estado: PB

Mensagem por davinetoo »

Eu tembém compartilho a mesma idéia do chenso, e acredito que não perdi qualidade no meu som após a instalação de CM. Pelo contrário senti uma melhora, principalmente quando estou executando DVDs 5.1.

Também não sou nenhum expert em som portanto não posso fazer um parâmetro com propriedade.

Abraços!!

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”