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Relatos de um C4 - GNV
Fala ai galera.
A quase 2 meses comprei o meu C4 Hatch 1.6, sendo que rodo com o carro uma média de 2.500 KM/mês.
Peguei o carro com aproximadamente 6.700 KM e hoje o mesmo se encontra com 10.600.
Achei o comsumo do carro muito alto com gasolina. O mesmo está fazendo uma média de 10 KM/L entre cidade e estrada.
Sendo assim, resolvi colocar GNV no carro. Deixei o mesmo para realizar a instalação, que demora dois dias, ontem.
Hoje no final do dia devo pegar o carro.
Paguei pelo serviço R$ 3.390,00.
Foi instalado no carro um KIT de 5° Geração Landirenzo, com um cilindro de 10 m³.
Inicialmente já terei uma economia no IPVA 2012. Aqui no RJ carro com GNV paga 1% de IPVA. Como para carro Flex a taxa é de 3%, isso representa uma economia de 66,66%. Pelos meus cálculos vai cair de R$ 1.260,00 para R$ 420,00 (só o IPVA, sem incluir DPVAT e demais taxas).
Em relação ao combustível espero ter uma economia mensal de aproximadamente R$ 400,00 (considerando para os cálculos um rendimento no GNV de 12 KM/m³).
Com esses cálculos, o KIT "se paga" em 8,6 meses sem considerar o IPVA e em 7,2 meses considerando o IPVA.
Com o tempo, vou postando outros comentários sobre o consumo e o comportamento do carro.
A quase 2 meses comprei o meu C4 Hatch 1.6, sendo que rodo com o carro uma média de 2.500 KM/mês.
Peguei o carro com aproximadamente 6.700 KM e hoje o mesmo se encontra com 10.600.
Achei o comsumo do carro muito alto com gasolina. O mesmo está fazendo uma média de 10 KM/L entre cidade e estrada.
Sendo assim, resolvi colocar GNV no carro. Deixei o mesmo para realizar a instalação, que demora dois dias, ontem.
Hoje no final do dia devo pegar o carro.
Paguei pelo serviço R$ 3.390,00.
Foi instalado no carro um KIT de 5° Geração Landirenzo, com um cilindro de 10 m³.
Inicialmente já terei uma economia no IPVA 2012. Aqui no RJ carro com GNV paga 1% de IPVA. Como para carro Flex a taxa é de 3%, isso representa uma economia de 66,66%. Pelos meus cálculos vai cair de R$ 1.260,00 para R$ 420,00 (só o IPVA, sem incluir DPVAT e demais taxas).
Em relação ao combustível espero ter uma economia mensal de aproximadamente R$ 400,00 (considerando para os cálculos um rendimento no GNV de 12 KM/m³).
Com esses cálculos, o KIT "se paga" em 8,6 meses sem considerar o IPVA e em 7,2 meses considerando o IPVA.
Com o tempo, vou postando outros comentários sobre o consumo e o comportamento do carro.
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C4 1.6 GLX FLEX/GNV MANUAL 09/10
PRISMA 1.4 MAXX ECONO.FLEX/GNV MANUAL 07/07
CELTA 1.4 SUPER GAS MANUAL 04/05
MÉGANE 2.0 RXE SEDAN GAS/GNV MANUAL 98/98
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Re: Relatos de um C4 - GNV
Cara... Tipo assim,.. não sei muito sobre mecanica, mas isso não danifica motor e tubulações? Tipo, alguns pensam, se vc tem um c4, no meu caso eh 2.0, e vc perde potencia, ta certo.... mas se vc coloca na gasolina, você tem toda aa potencia em sua mão, correto?
Então, até ai pode se pensar em economia de cifras, mas e depois? E o bendito motor francês? Alguem ai saca desse geração 5?
O meu faz 7km/l, é 2.0, seria ainda uma diferença maior de economia....
Mas vale a pena?
Sonho neh? andando com carro lindo, confortável, estável, potente, e gastando igual 1.0 kkkkkkk
Então, até ai pode se pensar em economia de cifras, mas e depois? E o bendito motor francês? Alguem ai saca desse geração 5?
O meu faz 7km/l, é 2.0, seria ainda uma diferença maior de economia....
Mas vale a pena?
Sonho neh? andando com carro lindo, confortável, estável, potente, e gastando igual 1.0 kkkkkkk
- opivy
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Re: Relatos de um C4 - GNV
Também fiquei curioso em saber se vale a pena.
Tenho um 2.0 e rodo bastante, atualmente estou gastando 5 tanques de gasolina por mês, sendo que cada tanque dá aproximadamente R$130.
Será um relato interessante.
Abraços.
Tenho um 2.0 e rodo bastante, atualmente estou gastando 5 tanques de gasolina por mês, sendo que cada tanque dá aproximadamente R$130.
Será um relato interessante.
Abraços.
Enquanto muitos sonham...nós acordamos cedo e fazemos!
- Weelulz
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Re: Relatos de um C4 - GNV
Tava pensando aqui com minha caxola....
Quantos kms de autonomia da um botijão?
Mais a autonomia do tanque?
900 km sem parar?
Delicia kkkkkkk
odeio posto!
Quantos kms de autonomia da um botijão?
Mais a autonomia do tanque?
900 km sem parar?
Delicia kkkkkkk
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Re: Relatos de um C4 - GNV
Fala galera.
Peguei o carro na quinta e a instalação ficou quase perfeita.
O unico problema foi em relação a regulagem do marcador do GNV. O mostrador tem 4 bolinhas, que quando o cilindro está cheio elas ficam verdes. Conforme vai consumindo o GNV elas vão apagando até que a ultima bolinha fique vermelha, indicando que o GNV está na "reserva". No caso da minha instalação, ela está ficando vermelha, com o manometro ainda marcando 90 bar. Normalmente quando o cilindro está cheio, fica em 220 bar.
Mas em relação a isso, devo levar o carro na instaladora para regular.
Pensei que fosse perder grande parte do porta malas, mas o cilindro de 10 m³ não ocupou tanto espaço quanto eu previa, devo ter perdido somente uns 35 % do porta malas, e ainda consigo retirar o estepe normalmente.
Em relação ao desempenho, já era de se esperar uma perda pequena de potencia e torque, mas não está sendo nada assustador. Está tudo dentro do que eu esperava ( o meu prisma tinha GNV).
Em relação ao consumo, vamos lá. Esse fds como fiquei em casa e não viajei, rodei pouco, total de 141 KM (geralmente rodo uns 500 KM por fds).
Tive que realizar dois abastecimentos.
1° 74 km com 8,09 m³ => 9,15 km/m³ (cidade sem engarrafamento) Obs.: Na gasolina estaria fazendo uns 7,5 km/l;
2° 67 km com 9,78 m³ => 6,85 km/m³ (cidade com um mega engarrafamento) Obs.: na gasolina estaria fazendo uns 5 km/l.
Na cidade ainda consigo melhorar essas marcas. Ainda estou me acostumando com o GNV no C4.
No próximo final de semana veremos ele na estrada.
Abraços.
Peguei o carro na quinta e a instalação ficou quase perfeita.
O unico problema foi em relação a regulagem do marcador do GNV. O mostrador tem 4 bolinhas, que quando o cilindro está cheio elas ficam verdes. Conforme vai consumindo o GNV elas vão apagando até que a ultima bolinha fique vermelha, indicando que o GNV está na "reserva". No caso da minha instalação, ela está ficando vermelha, com o manometro ainda marcando 90 bar. Normalmente quando o cilindro está cheio, fica em 220 bar.
Mas em relação a isso, devo levar o carro na instaladora para regular.
Pensei que fosse perder grande parte do porta malas, mas o cilindro de 10 m³ não ocupou tanto espaço quanto eu previa, devo ter perdido somente uns 35 % do porta malas, e ainda consigo retirar o estepe normalmente.
Em relação ao desempenho, já era de se esperar uma perda pequena de potencia e torque, mas não está sendo nada assustador. Está tudo dentro do que eu esperava ( o meu prisma tinha GNV).
Em relação ao consumo, vamos lá. Esse fds como fiquei em casa e não viajei, rodei pouco, total de 141 KM (geralmente rodo uns 500 KM por fds).
Tive que realizar dois abastecimentos.
1° 74 km com 8,09 m³ => 9,15 km/m³ (cidade sem engarrafamento) Obs.: Na gasolina estaria fazendo uns 7,5 km/l;
2° 67 km com 9,78 m³ => 6,85 km/m³ (cidade com um mega engarrafamento) Obs.: na gasolina estaria fazendo uns 5 km/l.
Na cidade ainda consigo melhorar essas marcas. Ainda estou me acostumando com o GNV no C4.
No próximo final de semana veremos ele na estrada.
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Re: Relatos de um C4 - GNV
Me explique como que você viajaria 500km? Abasteceria 5 vezes? Tem tanto posto com gnv aí assim? Em goiania só conheço um, e nem conheco um aqui em BSB... Sei não, acredito que a chateação de abastecer a cada 90km por si só já me impediria de usar tal coisa... tá pior que carro elétrico! Isso sem falar nos danos... Só pra saber, quanto custa 1m3 de gnv?
Meu VTR
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-Meu set: RD4+USBbox > Scosche FAI3A > RockfordFosgate R600-5 Prime > Infinity 6030cs + JBL 638 + Pioneer TS-W254R || Cabos SSL
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Re: Relatos de um C4 - GNV
pedroaniz escreveu:Me explique como que você viajaria 500km? Abasteceria 5 vezes? Tem tanto posto com gnv aí assim? Em goiania só conheço um, e nem conheco um aqui em BSB... Sei não, acredito que a chateação de abastecer a cada 90km por si só já me impediria de usar tal coisa... tá pior que carro elétrico! Isso sem falar nos danos... Só pra saber, quanto custa 1m3 de gnv?
Putz, pensava que daria pra andar uns 300 km, agora 90? poutz... chatiação do caramba... Da pra mim não...
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Re: Relatos de um C4 - GNV
Pessoal, axei um toxico na net interessante...
vide: http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=2701
Bom dia.
Infelizmente me deparei com mais um tópico recheado de mitos e medos gerados por pessoas que simplesmente desconhecem o tema.
Pessoal, desculpem-me, mas quem diz que "GNV é gambiarra", "GNV estraga motor", "GNV é seco e não 'lubrifica as válvulas'", "GNV esquenta muito o motor" e outras besteiras repetidas exaustivamente até o convencimento, está absolutamente e completamente enganado.
Primeiro, que GNV não é nenhuma gambiarra. Por isso que se chama "GNV", "Gás Natural Veicular", ou seja, é um combustível completamente projetado para carros comuns, motor ciclo otto, sem nenhum dano ao motor e nem ao veículo.
Segundo, "Gambiarra" é o que a grande maioria faz ao levar o carro a uma oficina boca-de-porco para instalar o kit. Mas não é só na instalação de GNV que existem gambiarras:
- tem a gambiarra de tuchar módulos amplificadores e boosters com sub-woofers no carro,
- tem gambiarra de trocar lâmpada de 55W por lâmpada de 100w sem preparar o circuito elétrico do carro,
- tem gambiarra de furar o painel pra colocar GPS,
- tem gambiarra de rebaixar cabeçote pra aumentar a compressão,
- tem gambiarra de ficar completando óleo ao invés de consertar o vazamento,
- tem gambiarra de abastecer o carro em posto baratinho (e recheado de solvente não identificado),
- tem gambiarra de reduzir odômetro pra vender o carro mais fácil (essa é clássica)...
gambiarreiros existem aos montes, não me venha falar que " instalar GNV é gambiarra", por que não é.
Pouco importa ao motor do carro qual o combustível você usa, desde é claro que seja um combustível e que este combustível produza resíduos que o motor possa "tratar", além da capacidade deste combustível de resistir à detonação. Por isso, o GNV é muito mais avançado que a gasolina e que o álcool, por duas características bem simples:
1 - O GNV tem a capacidade muito maior de resistir à detonação do que o álcool. Comparado à gasolina então, nem há o que falar!
2 - O GNV é gás, puro e simples. Não há absolutamente nenhum componente sólido no gás, o que promove o trabalho sempre limpo do motor. O GNV não deixa resíduos na câmara de combustão, por isso que carros a GNV, devidamente utilizados, possuem cabeçote limpo, sedes das válvulas sem borra e óleo do motor também sem borra.
O que se deve fazer é, no momento da instalação, fugir dos instaladores gambiarreiros, porque qualquer imbecil pode estragar seu carro. E, depois de instalado, a regra básica é não deixar a gasolina não utilizada envelhecer no seu tanque, porque gasolina tem validade, o que não passa de algumas semanas.
Existem sim muitos carros que vão parar na oficina, e daí o "mechânico" que não sabe patavinas de carro solta a pérola dele: "olha, o cabeçote tá cheio de borra por causa do GNV". Gente, pense um pouco: GNV é gás, não tem componentes sólidos, como raios ele pode deixar borra no cabeçote? O que ocorre é que, ao deixar a gasolina envelhecer no tanque, o proprietário acaba usando gasolina velha e fora da especificação, com componentes vencidos que não queimam e se acumulam nas válvulas. Não é o GNV, é a gasolina velha. Por isso, se o carro for a GNV, ou você deixa pouca gasolina no tanque (cerca de 1/4) e usa esta gasolina em até 1 mês, ou então enche o tanque e usa um pouco por dia, como por exemplo em subidas mais íngrimes. Outro motivo, quando o carro vai para a oficina e o mesmo "mechânico" põe a culpa no GNV porque o motor quebrou. Daí você vai ver a KM do carro, e ele tem 200, até 300 mil Km. Lembrem-se: normalmente o consumidor do GNV é quem roda MUITO. e é claro que carro que roda muito tem manutenção em tempo menor.
Aliás, por falar em subidas íngrimes, é certo e sabido que o GNV possui relação de explosão diferente da gasolina e do álcool, por isso o torque do motor fatalmente fica menor em cerca de 15%. Mas o GNV é um combustível voltado à economia e à menor poluição, e não ao grande torque. Se precisa de torque imediato, comute para gasolina, e depois retorne para o GNV. Fácil assim.
Eu uso GNV desde o meu terceiro carro, um Ford Escort 1998 Zetec 1.8. Comprei-o com 70000Km, instalei o kit com 75000Km e vendi o carro com 290000Km. A manutenção mais pesada que fiz foi uma limpeza no cabeçote, aos 250.000Km, porque já estava com as válvulas desbalanceadas e fora da especificação. Ficou R$1200,00, e deixou o motor novo!
Vendi o Escort e comprei um Ford Ka 2004. Coloquei o GNV também, sem problemas. Vendi o carro 2 anos depois porque ficou pequeno para mim, e peguei um Ford Focus, que também coloquei kit GNV. Vendi 1 ano depois porque a Citroën me ofereceu um Pallas 2008 zero km em uma ótima oportunidade. Rodei o Pallas até os 25.000Km na gasolina, com medo da garantia, mas me enchi e taquei o GNV. Hoje o Pallas está com 145.000Km, rodando todos os dias com GNV, e nada de problemas por causa do GNV. A manutenção mais pesada vou fazer agora, que é a troca do anel sincronizado e da engrenagem da quinta marcha, porque eu danifiquei ao deixar a alavanca arranhando a quinta durante uma modificação no meu rádio (deixei o carro ligado e encostei na alavanca, que ficou aranhando a quinta por uns 3 minutos). Motor? Absolutamente nada para fazer no motor. Aliás, de motor, troco o óleo e filtro a cada 10.000km, e todas as vezes desde os 40.000Km (depois que foi convertido para GNV) o óleo sai limpo, mostrando que o motor não tem sinais de borra.
Outra coisa: GNV não é "coisa de brasileiro", é simplesmente o combustível verde mais utilizado na Europa, onde os carros já saem com o kit de conversão da concessionária. Aqui na América do Sul os pioneiros do GNV foram os argentinos. Nos EUA e Canadá, a Honda tem o New Civic GNV, que simplesmente não usa nenhum outro combustível exceto GNV. É muito desolador alguém vir deturpar a informação com "achismos", ainda mais falando de forma pejorativa "isso é coisa de brasileiro".
Mais informação e menos pitaco é o que todos precisam.
Checov
vide: http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=2701
Bom dia.
Infelizmente me deparei com mais um tópico recheado de mitos e medos gerados por pessoas que simplesmente desconhecem o tema.
Pessoal, desculpem-me, mas quem diz que "GNV é gambiarra", "GNV estraga motor", "GNV é seco e não 'lubrifica as válvulas'", "GNV esquenta muito o motor" e outras besteiras repetidas exaustivamente até o convencimento, está absolutamente e completamente enganado.
Primeiro, que GNV não é nenhuma gambiarra. Por isso que se chama "GNV", "Gás Natural Veicular", ou seja, é um combustível completamente projetado para carros comuns, motor ciclo otto, sem nenhum dano ao motor e nem ao veículo.
Segundo, "Gambiarra" é o que a grande maioria faz ao levar o carro a uma oficina boca-de-porco para instalar o kit. Mas não é só na instalação de GNV que existem gambiarras:
- tem a gambiarra de tuchar módulos amplificadores e boosters com sub-woofers no carro,
- tem gambiarra de trocar lâmpada de 55W por lâmpada de 100w sem preparar o circuito elétrico do carro,
- tem gambiarra de furar o painel pra colocar GPS,
- tem gambiarra de rebaixar cabeçote pra aumentar a compressão,
- tem gambiarra de ficar completando óleo ao invés de consertar o vazamento,
- tem gambiarra de abastecer o carro em posto baratinho (e recheado de solvente não identificado),
- tem gambiarra de reduzir odômetro pra vender o carro mais fácil (essa é clássica)...
gambiarreiros existem aos montes, não me venha falar que " instalar GNV é gambiarra", por que não é.
Pouco importa ao motor do carro qual o combustível você usa, desde é claro que seja um combustível e que este combustível produza resíduos que o motor possa "tratar", além da capacidade deste combustível de resistir à detonação. Por isso, o GNV é muito mais avançado que a gasolina e que o álcool, por duas características bem simples:
1 - O GNV tem a capacidade muito maior de resistir à detonação do que o álcool. Comparado à gasolina então, nem há o que falar!
2 - O GNV é gás, puro e simples. Não há absolutamente nenhum componente sólido no gás, o que promove o trabalho sempre limpo do motor. O GNV não deixa resíduos na câmara de combustão, por isso que carros a GNV, devidamente utilizados, possuem cabeçote limpo, sedes das válvulas sem borra e óleo do motor também sem borra.
O que se deve fazer é, no momento da instalação, fugir dos instaladores gambiarreiros, porque qualquer imbecil pode estragar seu carro. E, depois de instalado, a regra básica é não deixar a gasolina não utilizada envelhecer no seu tanque, porque gasolina tem validade, o que não passa de algumas semanas.
Existem sim muitos carros que vão parar na oficina, e daí o "mechânico" que não sabe patavinas de carro solta a pérola dele: "olha, o cabeçote tá cheio de borra por causa do GNV". Gente, pense um pouco: GNV é gás, não tem componentes sólidos, como raios ele pode deixar borra no cabeçote? O que ocorre é que, ao deixar a gasolina envelhecer no tanque, o proprietário acaba usando gasolina velha e fora da especificação, com componentes vencidos que não queimam e se acumulam nas válvulas. Não é o GNV, é a gasolina velha. Por isso, se o carro for a GNV, ou você deixa pouca gasolina no tanque (cerca de 1/4) e usa esta gasolina em até 1 mês, ou então enche o tanque e usa um pouco por dia, como por exemplo em subidas mais íngrimes. Outro motivo, quando o carro vai para a oficina e o mesmo "mechânico" põe a culpa no GNV porque o motor quebrou. Daí você vai ver a KM do carro, e ele tem 200, até 300 mil Km. Lembrem-se: normalmente o consumidor do GNV é quem roda MUITO. e é claro que carro que roda muito tem manutenção em tempo menor.
Aliás, por falar em subidas íngrimes, é certo e sabido que o GNV possui relação de explosão diferente da gasolina e do álcool, por isso o torque do motor fatalmente fica menor em cerca de 15%. Mas o GNV é um combustível voltado à economia e à menor poluição, e não ao grande torque. Se precisa de torque imediato, comute para gasolina, e depois retorne para o GNV. Fácil assim.
Eu uso GNV desde o meu terceiro carro, um Ford Escort 1998 Zetec 1.8. Comprei-o com 70000Km, instalei o kit com 75000Km e vendi o carro com 290000Km. A manutenção mais pesada que fiz foi uma limpeza no cabeçote, aos 250.000Km, porque já estava com as válvulas desbalanceadas e fora da especificação. Ficou R$1200,00, e deixou o motor novo!
Vendi o Escort e comprei um Ford Ka 2004. Coloquei o GNV também, sem problemas. Vendi o carro 2 anos depois porque ficou pequeno para mim, e peguei um Ford Focus, que também coloquei kit GNV. Vendi 1 ano depois porque a Citroën me ofereceu um Pallas 2008 zero km em uma ótima oportunidade. Rodei o Pallas até os 25.000Km na gasolina, com medo da garantia, mas me enchi e taquei o GNV. Hoje o Pallas está com 145.000Km, rodando todos os dias com GNV, e nada de problemas por causa do GNV. A manutenção mais pesada vou fazer agora, que é a troca do anel sincronizado e da engrenagem da quinta marcha, porque eu danifiquei ao deixar a alavanca arranhando a quinta durante uma modificação no meu rádio (deixei o carro ligado e encostei na alavanca, que ficou aranhando a quinta por uns 3 minutos). Motor? Absolutamente nada para fazer no motor. Aliás, de motor, troco o óleo e filtro a cada 10.000km, e todas as vezes desde os 40.000Km (depois que foi convertido para GNV) o óleo sai limpo, mostrando que o motor não tem sinais de borra.
Outra coisa: GNV não é "coisa de brasileiro", é simplesmente o combustível verde mais utilizado na Europa, onde os carros já saem com o kit de conversão da concessionária. Aqui na América do Sul os pioneiros do GNV foram os argentinos. Nos EUA e Canadá, a Honda tem o New Civic GNV, que simplesmente não usa nenhum outro combustível exceto GNV. É muito desolador alguém vir deturpar a informação com "achismos", ainda mais falando de forma pejorativa "isso é coisa de brasileiro".
Mais informação e menos pitaco é o que todos precisam.
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Re: Relatos de um C4 - GNV
Mais um e dele mesmo...
vide: http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=843
Bem, você já anda o dobro dos proprietários comuns: a média em São Paulo é 12.000Km/ano.
Eu rodo, por dia, 190Km, e meu gasto é de cerca de R$16,00 de GNV, que custa R$1,199 por metro cúbico. Abasteço um tanque (65 litros) a cada 3.000Km, o que dá cerca de 46,15 km por litro. Para 190Km, eu gasto então uma média de 4,11 litros, que é o meu gasto diário de gasolina. Ora, 4,11 litros com a gasolina (aditivada) a R$2,599, então meu gasto com gasolina diário é R$10,69. Somado então, meu gasto diário total com combustível é de R$26,69. Agora, fazendo as contas que eu gosto de fazer, vou mostrar como se calcula realmente o gasto com combustível: é em R$/km, ou seja, quanto você gasta por km rodado. No meu caso:
R$26,69 para 190Km = 14 centavos por KM (sim, R$0,14 por Km).
Nas raras vezes que andei só na gasolina, eu (que sou pé de chumbo, não ando abaixo dos 120Km/h) gastei 8,6Km/l. Ou seja, fazendo a conta do gasto real:
R$2,59 dividido por 8,6Km = 30 centavos por Km (sim, R$0,30 por Km)
Isso dá uma economia de 53,34%. Você disse que gasta R$650,00 por mês, que, baseado no que eu ando, com uma economia de 53,34%, você gastaria R$302,90 por mês, economizando R$348,00.
Dependendo do estado que você mora, o GNV reduz o IPVA. No caso de São Paulo, a redução é de 1% (ou seja, de 4% seu IPVA passa a 3%). No C4 Pallas Exclusive manual 2008 o desconto no IPVA é de R$425,25. Mas há gastos extras: todo ano você tem que fazer uma inspeção no GNV, o que dá um gasto anual de R$120,00, e a cada 5 anos você terá que fazer uma inspeção de segurança no cilindro de GNV, que custa R$300,00 por cilindro (por isso prefira 1 cilindro só). Dividindo R$300,00 por 5 anos, seu gasto anual com inspeção do cilindro é de R$60,00, somado à inspeção anual de R$120,00 seu gasto anual com as inspeções é de R$180,00. Como você recebe o desconto do IPVA, a economia então com taxas, em São Paulo, passa a R$245,25 por ano.
Como você disse, o kit 5ª geração custa R$5000,00. Economizando R$348,00 por mês você economizará então R$4176,00 no fim do primeiro ano. Em 15 meses o kit GNV estará pago, e depois é só lucro. E ainda tem a economia anual com taxas, que neste ano de 2011 geraram uma economia de R$245,25.
Mas nem tudo são flores: a falta de conhecimento da população, somada ao medo, acabam por depreciar seu carro depois, quando você vai vender. Isso porque, mesmo retirando o KIT (que custa cerca de R$500,00 entre mão de obra, re-inspeção de remoção e documentos) no documento ficará constando "veículo modificado". Não fica marcado que a modificação era de GNV, mas tem muita gente que tem medo dessa marca no documento. Isso fará você perder cerca de 5% do valor do carro no final.
No meu caso eu pouco me importo com a depreciação: como rodo DEMAIS, meus carros sempre depreciam muito, apesar de serem todos de ótima qualidade e procedência, porque eu cuido muito bem dos meus carros, faço todas as manutenções necessárias, no tempo e km corretas, e sempre corrijo defeitos. Eu só vendo meus carros quando tenho uma boa oportunidade de troca.
Bem, é isso. Se você (ou outros) tiverem mais dúvidas, é só perguntar.
Abraço.
Checov
vide: http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=843
Bem, você já anda o dobro dos proprietários comuns: a média em São Paulo é 12.000Km/ano.
Eu rodo, por dia, 190Km, e meu gasto é de cerca de R$16,00 de GNV, que custa R$1,199 por metro cúbico. Abasteço um tanque (65 litros) a cada 3.000Km, o que dá cerca de 46,15 km por litro. Para 190Km, eu gasto então uma média de 4,11 litros, que é o meu gasto diário de gasolina. Ora, 4,11 litros com a gasolina (aditivada) a R$2,599, então meu gasto com gasolina diário é R$10,69. Somado então, meu gasto diário total com combustível é de R$26,69. Agora, fazendo as contas que eu gosto de fazer, vou mostrar como se calcula realmente o gasto com combustível: é em R$/km, ou seja, quanto você gasta por km rodado. No meu caso:
R$26,69 para 190Km = 14 centavos por KM (sim, R$0,14 por Km).
Nas raras vezes que andei só na gasolina, eu (que sou pé de chumbo, não ando abaixo dos 120Km/h) gastei 8,6Km/l. Ou seja, fazendo a conta do gasto real:
R$2,59 dividido por 8,6Km = 30 centavos por Km (sim, R$0,30 por Km)
Isso dá uma economia de 53,34%. Você disse que gasta R$650,00 por mês, que, baseado no que eu ando, com uma economia de 53,34%, você gastaria R$302,90 por mês, economizando R$348,00.
Dependendo do estado que você mora, o GNV reduz o IPVA. No caso de São Paulo, a redução é de 1% (ou seja, de 4% seu IPVA passa a 3%). No C4 Pallas Exclusive manual 2008 o desconto no IPVA é de R$425,25. Mas há gastos extras: todo ano você tem que fazer uma inspeção no GNV, o que dá um gasto anual de R$120,00, e a cada 5 anos você terá que fazer uma inspeção de segurança no cilindro de GNV, que custa R$300,00 por cilindro (por isso prefira 1 cilindro só). Dividindo R$300,00 por 5 anos, seu gasto anual com inspeção do cilindro é de R$60,00, somado à inspeção anual de R$120,00 seu gasto anual com as inspeções é de R$180,00. Como você recebe o desconto do IPVA, a economia então com taxas, em São Paulo, passa a R$245,25 por ano.
Como você disse, o kit 5ª geração custa R$5000,00. Economizando R$348,00 por mês você economizará então R$4176,00 no fim do primeiro ano. Em 15 meses o kit GNV estará pago, e depois é só lucro. E ainda tem a economia anual com taxas, que neste ano de 2011 geraram uma economia de R$245,25.
Mas nem tudo são flores: a falta de conhecimento da população, somada ao medo, acabam por depreciar seu carro depois, quando você vai vender. Isso porque, mesmo retirando o KIT (que custa cerca de R$500,00 entre mão de obra, re-inspeção de remoção e documentos) no documento ficará constando "veículo modificado". Não fica marcado que a modificação era de GNV, mas tem muita gente que tem medo dessa marca no documento. Isso fará você perder cerca de 5% do valor do carro no final.
No meu caso eu pouco me importo com a depreciação: como rodo DEMAIS, meus carros sempre depreciam muito, apesar de serem todos de ótima qualidade e procedência, porque eu cuido muito bem dos meus carros, faço todas as manutenções necessárias, no tempo e km corretas, e sempre corrijo defeitos. Eu só vendo meus carros quando tenho uma boa oportunidade de troca.
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Abraço.
Checov
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Re: Relatos de um C4 - GNV
Site aqui do meu estado...
E tem um calculador de quanto você economizaria no final das contas...
Basta clicar em Economia....
http://www.vilagas.com.br
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