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Relação Amaciamento do motor x Consumo
Pessoal, minha ideia ao abrir este tópico é termos algo mais clean possivel.
Existem muitas divergências nas informacoes sobre consumo dos nossos C4.
Entao gostaria de saber se existe uma relação entre a forma com que o carro foi amaciado e o consumo obtido.
Pergunto isso porque pegarei meu carro no inicio de janeiro e no mesmo dia farei uma viagem de aprox. 500kms, portanto, nao poderei fazer como orienta o manual do carro.
Caso puderem, gostaria de saber relatos dos amigos que compraram o carro 0Km, de forma mais objetiva possivel (hatch, Pallas ou VTR, AT ou MT, motorização), pois existe esse tipo de informacão espalhada por mtos tópicos mas dificulta muito a busca.
Att,
Existem muitas divergências nas informacoes sobre consumo dos nossos C4.
Entao gostaria de saber se existe uma relação entre a forma com que o carro foi amaciado e o consumo obtido.
Pergunto isso porque pegarei meu carro no inicio de janeiro e no mesmo dia farei uma viagem de aprox. 500kms, portanto, nao poderei fazer como orienta o manual do carro.
Caso puderem, gostaria de saber relatos dos amigos que compraram o carro 0Km, de forma mais objetiva possivel (hatch, Pallas ou VTR, AT ou MT, motorização), pois existe esse tipo de informacão espalhada por mtos tópicos mas dificulta muito a busca.
Att,
Eduardo Junqueira
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Re: Relação Amaciamento do motor x Consumo
Vai pegar estrada logo de cara?
Sem problemas, dá para amaciar na boa entre 100/120 km/h. Eu acho até melhor que amaciar na cidade. O manual do carro é ULTRAcauteloso nas instruções de amaciamento, mas basicamente é só não forçar o motor em seus limites nos primeiros dias.
Quanto ao desempenho e consumo, a tendência é ir melhorando com o passar dos primeiros KMs. O meu, só atingiu desempenho pleno entre 10/12 mil km.
Sem problemas, dá para amaciar na boa entre 100/120 km/h. Eu acho até melhor que amaciar na cidade. O manual do carro é ULTRAcauteloso nas instruções de amaciamento, mas basicamente é só não forçar o motor em seus limites nos primeiros dias.
Quanto ao desempenho e consumo, a tendência é ir melhorando com o passar dos primeiros KMs. O meu, só atingiu desempenho pleno entre 10/12 mil km.
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Re: Relação Amaciamento do motor x Consumo
Vou rodar apox. 1000 kms em 2 dias ... minha duvida é ...
Gasolina ou alcool ? Pé leve ou Pé cravado ? A/C ajuda, atrapalha ou nao muda nada ?
Gasolina ou alcool ? Pé leve ou Pé cravado ? A/C ajuda, atrapalha ou nao muda nada ?
Eduardo Junqueira
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Re: Relação Amaciamento do motor x Consumo
1. Gasolina ou alcool? --> Na concessionária me aconselharam a abastecer as primeiras vezes com gasolina aditivada.
2. Pé leve ou Pé cravado? --> Leve! Pé cravado só após os 3.000 KM (isso está no manual)
3. A/C ajuda, atrapalha ou nao muda nada? --> Desligado é um pouco melhor pois força menos o motor, mas na minha opnião, nada que pague a falta de conforto e o calor.
2. Pé leve ou Pé cravado? --> Leve! Pé cravado só após os 3.000 KM (isso está no manual)
3. A/C ajuda, atrapalha ou nao muda nada? --> Desligado é um pouco melhor pois força menos o motor, mas na minha opnião, nada que pague a falta de conforto e o calor.
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Re: Relação Amaciamento do motor x Consumo
Vou tentar explicar o mais claro possível a questão do amaciamento.
A questão é falar de décimos ou centésimos de milímetros. Quando o motor é novo, as peças móveis estão novas e, portanto, existe a necessidade delas se acomodarem melhor. MELHOR, porque já são acomodadas por projeto! Então, o amaciamento faz diferença, mas não é brutal! A maior diferença na performance de um motor pra outro, está nas tolerâncias das peças e, portanto, na qualidade de fabricação das peças e na montagem de um motor. Isso porque, mesmo em uma produção em série existem imprecisões intrínsecas ao processo.
Voltando ao amaciamento, a ideia é prover um melhor acentamento ou casamento entre as peças. Aí entram uma porção de conceitos, mas o importante é saber que regimes de rotação subindo e descendo (típico da condução na cidade) não é o ideal. O ideal é amaciar mantendo um determinado regime de rotação por algum tempo e depois variar esse regime de rotação para outros por mais algum tempo.
Ou seja, regime de rotação constante e carga constante é a melhor receita, por isso q o seu carro anda mais quando faz uma viagem em estrada.
Abraço,
Rodrigo.
A questão é falar de décimos ou centésimos de milímetros. Quando o motor é novo, as peças móveis estão novas e, portanto, existe a necessidade delas se acomodarem melhor. MELHOR, porque já são acomodadas por projeto! Então, o amaciamento faz diferença, mas não é brutal! A maior diferença na performance de um motor pra outro, está nas tolerâncias das peças e, portanto, na qualidade de fabricação das peças e na montagem de um motor. Isso porque, mesmo em uma produção em série existem imprecisões intrínsecas ao processo.
Voltando ao amaciamento, a ideia é prover um melhor acentamento ou casamento entre as peças. Aí entram uma porção de conceitos, mas o importante é saber que regimes de rotação subindo e descendo (típico da condução na cidade) não é o ideal. O ideal é amaciar mantendo um determinado regime de rotação por algum tempo e depois variar esse regime de rotação para outros por mais algum tempo.
Ou seja, regime de rotação constante e carga constante é a melhor receita, por isso q o seu carro anda mais quando faz uma viagem em estrada.
Abraço,
Rodrigo.
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C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
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Re: Relação Amaciamento do motor x Consumo
Valeu Rodrigo, fez mto sentido a questao das rotações contínuas ......
Todos os C4 após uns 10000kms ficam com consumo equivalente ?? Pq notei nos relatos que quando novos alguns bebem muito e outros nao ..... Qual seria o motivo disso ?
Todos os C4 após uns 10000kms ficam com consumo equivalente ?? Pq notei nos relatos que quando novos alguns bebem muito e outros nao ..... Qual seria o motivo disso ?
Eduardo Junqueira
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Re: Relação Amaciamento do motor x Consumo
eduardojunq escreveu:Valeu Rodrigo, fez mto sentido a questao das rotações contínuas ......
Todos os C4 após uns 10000kms ficam com consumo equivalente ?? Pq notei nos relatos que quando novos alguns bebem muito e outros nao ..... Qual seria o motivo disso ?
Não existe consumo equivalente... São muitas variáveis... Modo como foi amaciado, qualidade do combustível utilizado, características do trajeto mais utilizado, modo de dirigir (preponderante)...
Se o teu for 2.0, relaxa e aproveita o carro e tudo que ele oferece!!!
Pra todos que me perguntam sobre consumo de um motor de 151 pocotós, Aut, com todos aqueles mimos, costumo lembrar que, se pensasse em consumo como fator principal para compra do C4, teria comprado um Uno, à álcool, com GNV...
Ando/andei em diversos 2.0, e posso te garantir que até comparando com os 1.8 dos Japas (Vovorolla e N.Civic), o nosso C4 está parecido, ou até melhor do que alguns!!! O consumo vai alterar um pouco em função das variáveis que citei acima, coisa de 1/2km/l à 1km/l, nem muito mais, nem muito menos.
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Re: Relação Amaciamento do motor x Consumo
Poxa, estou vindo de um New Civic ... Nunca vi nada tão economico quanto aquele carro ....
Estou ansioso pela chegada do meu C4 ....
Quanto ao amaciamento, pretento utilizá-lo normalmente desde o inicio (120km/h na estrada, ar ligado) e abastecerei com gasolina aditivada.
Assim que o carro chegar comeco a postar minhas impressoes...
Estou ansioso pela chegada do meu C4 ....
Quanto ao amaciamento, pretento utilizá-lo normalmente desde o inicio (120km/h na estrada, ar ligado) e abastecerei com gasolina aditivada.
Assim que o carro chegar comeco a postar minhas impressoes...
Eduardo Junqueira
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Re: Relação Amaciamento do motor x Consumo
eduardojunq escreveu:Poxa, estou vindo de um New Civic ... Nunca vi nada tão economico quanto aquele carro ....
Estou ansioso pela chegada do meu C4 ....
Quanto ao amaciamento, pretento utilizá-lo normalmente desde o inicio (120km/h na estrada, ar ligado) e abastecerei com gasolina aditivada.
Assim que o carro chegar comeco a postar minhas impressoes...
Meu colega tem um Ncivic Flex, Aut, e no álcool, faz 3,5 a 4km/l na cidade... Parece que os primeiros, somente a gasolina, eram bem mais econômicos...
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Re: Relação Amaciamento do motor x Consumo
Gasolina Aditivada ???
Aonde está escrito isso ?
Peguei o meu faz 2 meses e quando me entregaram fui orientado a usar Gasolina Comum.
Aonde está escrito isso ?
Peguei o meu faz 2 meses e quando me entregaram fui orientado a usar Gasolina Comum.