Tudo relacionado a personalização da linha C4.
JohnZaccardi
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Melhorando Suspenção do C4 sem rebaixar

Mensagem por JohnZaccardi »

Bom dia a todos, tudo certo?

Vou levantar o assunto (novamente) ja que até o momento nao obtive nenhuma solução e acredito que é algo que aflige alguns.

Tinha um 307 e adorava a suspensão e no meu C4 ja estou cansado do carro tombar igual opala nas curvas e pular igual cabrito em ondulações em linha reta enquanto bate seco em buracos... a pior suspensão do mundo, rs.

Alguem sabe se é possivel melhorar esse comportamento sem rebaixar o carro? Ando com os pneus a 33psi e isso melhora um pouco, mas mesmo assim até mesmo em curvas de baixa velocidade o carro inclina D+ causando muito desconforto, apesar de nao sair e ser mto estavel.

Alguem sabe se colocando as molas do 307 isso melhora? Tenho que trocar mola E suspensão pela do 307? Ja investiguei e sao codigos diferentes, tanto pra molas qto pra amortecedores...

A frente do carro raspa d+ nas valetas e entradas de garagens aqui em sampa... nao rola por Eibach, por mais que as pessoas digam que nao perde conforto (oq duvido mto)

Valeu! Abraço
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA

eduardoapena
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Melhorando Suspenção do C4 sem rebaixar

Mensagem por eduardoapena »

Pois é se você diz que a do 307 era melhor minha vontade era trocar todo o conjunto também...

fmiglior
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

acho q o VTR não conta, mesmo com a original não achava q ele tombava em curvas. Estou com eibach a 3 meses e continua raspando igual antes. Em ruas meio onduladas o conforto ficou melhor, agora em ruas péssimas piorou bem. no demais me arrependo de não ter posto antes.

Uma solução seria conversar com preparador de amortecedor e tentar mudar a pressão pra algo q lhe agrade mais. Tem preparação de molas tb, aqui em SP o pessoal leva no Alonsos, pergunte lá se fazem algum tipo de preparação (endurecer) sem mudar a altura do carro.
Um teste que pode ser feito é ver se as molas do VTR, por virem de fora, são mais duras, sei q as molas tem um código de cor (umas bolinhas pintadas) mas até hj não consegui associar nada com coisa alguma.
EX C4 VTR

JohnZaccardi
Membros

eduardoapena escreveu:Pois é se você diz que a do 307 era melhor minha vontade era trocar todo o conjunto também...
Fala Eduardo. O do 307 era muito melhor! Balança bem menos e quase nao tem batidas secas na susp traseira. O problema da troca do conjunto eh o preço. Pra fazer isso morre uns 2000 reais por baixo. Phoda. Meu carro esta soh com 9000km rodados. Pra quem esta precisando trocar nao pense dias vezes e coloque o do 307. Talvez apenas a troca dos amortecedores já resolva já que os amortecedores do 307 tem um ajuste mais firme.

Abs

JohnZaccardi
Membros

fmiglior escreveu:acho q o VTR não conta, mesmo com a original não achava q ele tombava em curvas. Estou com eibach a 3 meses e continua raspando igual antes. Em ruas meio onduladas o conforto ficou melhor, agora em ruas péssimas piorou bem. no demais me arrependo de não ter posto antes.

Uma solução seria conversar com preparador de amortecedor e tentar mudar a pressão pra algo q lhe agrade mais. Tem preparação de molas tb, aqui em SP o pessoal leva no Alonsos, pergunte lá se fazem algum tipo de preparação (endurecer) sem mudar a altura do carro.
Um teste que pode ser feito é ver se as molas do VTR, por virem de fora, são mais duras, sei q as molas tem um código de cor (umas bolinhas pintadas) mas até hj não consegui associar nada com coisa alguma.
Fala fmiglior. Blz?

Acho que as do VTR são diferentes mesmo, nao passaram pela "tropicalizacao" porca da Citroen Brasil.
Os hatchs são ruins por natureza. Encontrei alguns fóruns argentinos e chilenos reclamando do comportamento de "barco" do carro.

O problema da Eibach além de raspar mais (tem valetas que se nao passo praticamente parado, raspa), aida tem o lance do seguro. Claro que nao pensamos nisso, mas se bater e a seguradora encanar a coisa azeda..

Liguei na Alonso e relatando o problema ele disse que soh existem duas soluções. A primeira eh colocar Eibach, a outra eh trocar ou recalibrar os amortecedores. Eles nao fazem isso nao me recomendaram uma oficina na lapa, a Rogério Suspensões. Liguei lá e ele já fé alguns c4 e disse que consegue recalibrar os amortecedores deixando 20% mais "duros", deixando o carro mto melhor. O serviço eh realizado em 1 dia. Deixa as 8 e pega as 17. Abrem a suspensao no torno, trocam o que precisar, aumentam a pressão e fecham com solda mig. Os problemas: 450 reais as dianteiras e 350 as traseiras. 800 reais. Achei caro. Outra coisa. Será que o seguro nao encana com isso tb?
O preço vale para amortecedores novos qto estragados..

Oq acham? Qto mais pesquiso mais duvidas tenho. rs.

Abraço.

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Cara,

No teu caso q não quer alterar a altura do caro, o ideal é fazer o retrabalho somente dos amortecedores.

Com mais carga, eles vão segurar mais a carroceria e o carrk vai ficar mais estável! A seguradora nunca vai suspeitar disto e nem vai fazer diferença, pq isso é item de manutenção! Vc pode trocar a qualquer momento e ninguém tem nada com isso!

Porém, eu no seu lugar iria atrás de amortecedores velhos ou estourados de algum hatch de desmanche e faria o retrabalho neles. Vc vai gastar um pouco mais do q esse valor, mas com isso vc fica com os teus originais q estão novos em casa. EU não acho q compensa fazer em cima dos teus!

Abraços e boa sorte,
Rodrigo.

brunollo
Membros
Estado: DF

Mensagem por brunollo »

COmpre um conjunto de amortecedores de 307 ou então os do VTR, que são mais firmes mesmo. Aproveite e tire um gomo do batente traseiro, realmente o batente traseiro do C4 é comprido e fica encostando à toa por qualquer movimento maior na carroceria. A mola do VTR tb é mais firme (e isso vai levantar o carro em um cm). A Eibach é uma opção só se vc quiser baixar o carro, e ele fica mais firme sim sem perder conforto nos movimentos iniciais e devagar com o carro. Coisas de uma mola progressiva bem acertada. Palavra de quem já baixou muitos carros e depois de ter descoberto a Eibach so ficar nela já há três carros.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

eduardoapena
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por eduardoapena »

Pelo que pesquisei, COFAP e Moroe utilizam o mesmo amortecedor no C4 Pallas e 307. Nas buscas não lista o C4 Hatch, nem VTR.

Os códigos são:
COFAP- DE: GP32691, DD: GP32692 e T: GL13081
Monroe- D: E4755 e T: E2056

No Peugeot e Citroen Service tem-se os códigos das peças:

Veículo.................307.....C4.....VTR
Amort. Dianteiro:.....5202.....5208.....5208/5202
Amort. Traseiro:......5206.....5206.....5206 (igual)
Mola Dianteira:.......5002.....5002.....5002 (igual)
Mola Traseira:.........5206.....5102.....5102

Os números coincidem, mas as letras não. Como não sei o que significam as letras comparei somente os números:

Amortecedor dianteiro: C4 e 307 diferentes, já o VTR pode ser igual ao 307 ou igual C4.
Amortecedor traseiro: igual nos três.

Mola dianteira: também igual nos três.
Mola traseira: iguais no VTR e C4 e diferentes do 307.

dtorres
Membros

Mensagem por dtorres »

JohnZaccardi escreveu:Bom dia a todos, tudo certo?

Vou levantar o assunto (novamente) ja que até o momento nao obtive nenhuma solução e acredito que é algo que aflige alguns.

Tinha um 307 e adorava a suspensão e no meu C4 ja estou cansado do carro tombar igual opala nas curvas e pular igual cabrito em ondulações em linha reta enquanto bate seco em buracos... a pior suspensão do mundo, rs.

Alguem sabe se é possivel melhorar esse comportamento sem rebaixar o carro? Ando com os pneus a 33psi e isso melhora um pouco, mas mesmo assim até mesmo em curvas de baixa velocidade o carro inclina D+ causando muito desconforto, apesar de nao sair e ser mto estavel.

Alguem sabe se colocando as molas do 307 isso melhora? Tenho que trocar mola E suspensão pela do 307? Ja investiguei e sao codigos diferentes, tanto pra molas qto pra amortecedores...

A frente do carro raspa d+ nas valetas e entradas de garagens aqui em sampa... nao rola por Eibach, por mais que as pessoas digam que nao perde conforto (oq duvido mto)

Valeu! Abraço
Pode colocar as molas originais do 307 Hatch sem galho, são plug and play! Provavelmente elas melhorarão bastante o comportamento do carro.

Eu ando com as eibach, é uma maravilha quando você está na pegada esportiva, mas cansa para o dia-a-dia. Detalhe, minha eibach é de um 307 2.0 e uso no VTR, serve no hatch também.

Não fica muito desconfortável, mas vc sente muito mais o chão e bate seco muito mais fácil.

JohnZaccardi
Membros

Será que só as molas do 307 seguram o balanço do C4 barco? rs

Abaixo segue os codigos completos das peças com preço:

C4 Hatch Excl. BVA (retirado do Citroen Service com meu numero de Chassi, preços da Citroen)

Amortecedor Dianteiro Direito: 5208F1 – R$332,64
Amortecedor Dianteiro Esquerdo: 5208F0 - R$332,64
Amortecedores Traseiros: 5206VZ - R$317,00 (cada)
Front Springs: 500426
Rear Springs: 5102Z3

Peugeot 307 Hatch Griffe Automatico (conseguidos em consulta a concessionaria)

Amortecedor Dianteiro Direito: 5208H8 – R$295,00
Amortecedor Dianteiro Esquerdo: 5208H7 - R$295,00
Amortecedores Traseiros: 5206KE - R$375,00 (cada)
Front Springs: 5002FV - R$ 146 cada
Rear Springs: 5102V8 - R$ 120 cada

Tanto as molas qto os amortecedores são diferentes.. a letra e o numero no fim devem ser determinantes.

Se só as molas ja resolverem a brincadeira é barata... amortecedores sao um ASSALTO!

Queria muito pegar as especificações de cada mola pra ver o que iam fazer com o carro..

será que só as molas resolvem?

Abs

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”