Tudo relacionado a personalização da linha C4.
maraxmos
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Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por maraxmos »

Comprei um jogo de molas Eibach Pro-Kit para botar no meu Pallas. Agora na hora de botar tenho as seguintes dúvidas:
a) Estas molas alteram de alguma forma no funcionamento do comando de tração do carro ou a dirigibilidade em curvas totalmente fechadas?
b) A diferença de 4 cms anunciada pelo fabricante faz diferença no uso cotidiano, principalmente no diz respeito a arrastar o assoalho quando passa nos quebra-molas decentes (nos aprovados pelo CONTRAN)?
c) O fabricante anuncia um ganho de desempenho? Isso é possível, isso é real?
d) O carro fica mais gostoso (mais durinho)?
e) Altera (diminui) aquele barulho seco nas suspensão traseira, que dá quando o carro passa em buracos maiores?
Com relação à suspensão do Pallas, como usuário aficcionado por carros que sou, Ja tive várias marcas, digo que ela é boa, o carro apresenta dirigibilidade similar aos VWs, muito seguro e firme nas curvas, mas a suspensão macia trabalha mais que o devido, parece o carro ter sido feito para rodar em estradas americanas ou alemãs (tapetes). Acredito que se a suspensão for mais dura, o carro vai ficar muito bom. Essa é minha intençào com as molas esportivas.
ALGUEM ME AJUDE! Dê o seu depoimento sobre sua experiencia pessoal. Grato
Grato, e um abraço à todos os leitores!

Allan Mingoni
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Re: Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por Allan Mingoni »

Maraxmos,

Não sei quanto a marca se há muita diferença de uma para a outra, mas colei molas esportivas Red Coil no meu VTR, o carro ficou mais duro (desconfortavel), o que naturalmente traz uma dirigibilidade mais esportiva, o carro traz respostas mais rapidas sem invergar muito a carroceria, coloquei mais pela dirigibilidade do que pelo visual, sempre achei ele muito alto e como costumo pegar muitas serras, não gostei da reação do carro nas curvas, eu tinha um Astra e sinceramente a dirigibilidade do Astra era muito melhor que do C4 tanto em questão estabilidade quanto motor, (mesmo tendo menos cavalos, 128cv contra 143cv do C4, o astra anda nitidamente mais e faz curvas nitidamente melhor mesmo sem o controle de estabilidade, não sei se há muita diferença na dirigibilidade do Pallas em relação ao VTR, mas o meu por ser alto ele invergava nas curvas fazendo com que perdesse aderencia com uma certa facilidade então foi justamente esta melhora que procurei nas molas. Respondendo de acordo com a minha percepção as batidas secas pioraram, pois as molas sao mais rigidas que as originais desta forma acaba trabalhando menos a suspensão e sacodindo mais o carro em ondulações. O carro com muito peso no porta malas em estrada pula bastante com as leves ondulações. Resumindo se busca conforto e menos barulhos de suspensão acredito que não encontrará melhora nisso com as novas molas, pelo contrario pode até piorar, mas acredito que se busca um carro melhor de curva concerteza terá. Quanto ao desempenho melhor não sei lhe dizer na pratica até o momento mas faz sentido, pois o carro mais baixo terá um arrasto aerodinamico menor, sofrerá menos resistencia do vento, fazendo com quer consiga ganhar velocidade com mais facilidade.
VTR - Xenon, Atacamas e molas Red Coil até o momento!!

maraxmos
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Re: Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por maraxmos »

Legal, valeu a tua percepção. To vendo que eu vou botar as molas e procurar andar sempre em estradas decentes.

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RodVTS98
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Re: Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por RodVTS98 »

Allan Mingoni escreveu:Maraxmos,

Não sei quanto a marca se há muita diferença de uma para a outra, mas colei molas esportivas Red Coil no meu VTR, o carro ficou mais duro (desconfortavel), o que naturalmente traz uma dirigibilidade mais esportiva, o carro traz respostas mais rapidas sem invergar muito a carroceria, coloquei mais pela dirigibilidade do que pelo visual, sempre achei ele muito alto e como costumo pegar muitas serras, não gostei da reação do carro nas curvas, eu tinha um Astra e sinceramente a dirigibilidade do Astra era muito melhor que do C4 tanto em questão estabilidade quanto motor, (mesmo tendo menos cavalos, 128cv contra 143cv do C4, o astra anda nitidamente mais e faz curvas nitidamente melhor mesmo sem o controle de estabilidade, não sei se há muita diferença na dirigibilidade do Pallas em relação ao VTR, mas o meu por ser alto ele invergava nas curvas fazendo com que perdesse aderencia com uma certa facilidade então foi justamente esta melhora que procurei nas molas. Respondendo de acordo com a minha percepção as batidas secas pioraram, pois as molas sao mais rigidas que as originais desta forma acaba trabalhando menos a suspensão e sacodindo mais o carro em ondulações. O carro com muito peso no porta malas em estrada pula bastante com as leves ondulações. Resumindo se busca conforto e menos barulhos de suspensão acredito que não encontrará melhora nisso com as novas molas, pelo contrario pode até piorar, mas acredito que se busca um carro melhor de curva concerteza terá. Quanto ao desempenho melhor não sei lhe dizer na pratica até o momento mas faz sentido, pois o carro mais baixo terá um arrasto aerodinamico menor, sofrerá menos resistencia do vento, fazendo com quer consiga ganhar velocidade com mais facilidade.
A sua análise está bem dentro do que é o esperado quando se coloca molas esportivas, mas vou complementar/corrigir:

1- Molas esportivas diminuem o curso da suspensão, ou seja, diminui-se o quanto a suspensão sobe e desce. Isso significa que o carro é empurrado contra o solo pelas molas de uma forma mais agressiva, tentando manter a altura do carro para o chão mais estável. Apenas tenta, mas não consegue, porque a mola deixa o carro balançar.

2- Aí entra o amortecedor, segurando as ocilações de carroceria e passando maior estabilidade para o carro. Muita gente troca somente as molas, mas, na minha opinião, amortecedores com mais carga resolvem o problema mais eficientemente.

3- Quanto mais baixo o carro, menos confortável ele deverá ser, pq a suspensão tem menos curso pra trabalhar, então ela tem q ter reações mais abruptas. Quando alguém diz q após rebaixar o carro ele ficou mais confortável q original, eu já suspeito da suspa. Portanto, se vc quer deixar seu carro mais confortável, deixe-o original ou trabalhe o amortecedor.

4- Desde quando o Astra anda mais q o VTR?..... heheheh... O q acontece é q o Astra ten cabeçote 8válvulas e desenvolvimento todo feito para a rua. Ou seja, muito torque desde as mais baixas rotações do motor, mas morre em alta rpm. Já o VTR q possui cabeçote 16válvulas, tem um torquemais deslocado para as altas rpms. Então, tem q mudar seu jeito de dirigir... Enquanto no Astra vc acelerava um pouco e trocava de marcha, no VTR vc tem q esticar as marchas. Em um trecho de farol a farol, o Astra é páreo, mas na estrada não tem como o Astra acompanhar o VTR!

Abraço,
Rodrigo.
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Allan Mingoni
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Re: Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por Allan Mingoni »

A minha percepção quanto ao astra vs VTR eh justamente em estrada, pois 90% das minhas rotas são em estradas, nunca tive oportunidade de ver a final do VTR, mas o astra batia ponteiro (230km), com o meu cheguei a 215km/h a 5500 rpm tenho video inclusive, assim como varios videos de astra original batendo ponteiro, ja os videos q vi do vtr a 210 entrou no vermelho o conta giros e a velocidade parou. Espero qualquer dia poder falar de acordo com a pratica até agora o que consegui foi apenas 200km/h com o pé no fundo nao tive mais espaço. Mas isso eh uma percepção daria mto o q discutir... Mas retornando as molas, alguem saberia dizer a principal diferença entre Red Coil e Eibach ou H&R? Sei que eh inferior comparado a ambas as outras, porem vi alguns topicos da galera falando q conforto nao mudou quase nada com as Eibach pois sao progressivas tals, nao manjo qto a esse negocio de progressivas, poderiam explicar melhor, pq percebi bastante diferença em relaçao ao conforto gostaria de saber se isso deve- se a marca, ou a percepção de conforto de cada um.
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Zeppelin
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Re: Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por Zeppelin »

maraxmos escreveu:Comprei um jogo de molas Eibach Pro-Kit para botar no meu Pallas. Agora na hora de botar tenho as seguintes dúvidas:
a) Estas molas alteram de alguma forma no funcionamento do comando de tração do carro ou a dirigibilidade em curvas totalmente fechadas?
b) A diferença de 4 cms anunciada pelo fabricante faz diferença no uso cotidiano, principalmente no diz respeito a arrastar o assoalho quando passa nos quebra-molas decentes (nos aprovados pelo CONTRAN)?
c) O fabricante anuncia um ganho de desempenho? Isso é possível, isso é real?
d) O carro fica mais gostoso (mais durinho)?
e) Altera (diminui) aquele barulho seco nas suspensão traseira, que dá quando o carro passa em buracos maiores?
Com relação à suspensão do Pallas, como usuário aficcionado por carros que sou, Ja tive várias marcas, digo que ela é boa, o carro apresenta dirigibilidade similar aos VWs, muito seguro e firme nas curvas, mas a suspensão macia trabalha mais que o devido, parece o carro ter sido feito para rodar em estradas americanas ou alemãs (tapetes). Acredito que se a suspensão for mais dura, o carro vai ficar muito bom. Essa é minha intençào com as molas esportivas.
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Vamos às respostas:

a) Molas nenhumas alteram os comandos de tração. Já a digibilidade em curvas fechadas, o carro melhora muuuuitoooo.

b) O carro baixa e vc tem que saber que isso tem consequências. No meu caso o conjunto baixou 2,6cm e raspa só a ponta do pára-choques em rampas mal projetadas e valetas. Nunca raspou em lombadas de nenhum tamanho qualquer seja o peso do carro.

c) Não, ganho de desempenho???? O que há é que o carro não empina em arracadas, o que faz o eixo motriz tracionar mais. Com isso talvez se ganhe algo na arrancada, mas desempenho mesmo...

d) Para mim o carro fica um tesão!!! Não perde quase nada do conforto, fica bem melhor em curvas, não empina nas arrancadas e não mergulha nas freadas. Muito bom mesmo, estou com saudades...

e) Altera sim as batidas secas, elas ficam menos frequentes. As odiosas batidas secas só ocorrem em buracos maiores, mas nos menores eles não acontecem.

Estou fazendo um teste entre as mola eibach e as originais. Rodei 5,5K com as originais e 5,2k com as eibach. Voltei com as originais e já rodei mais de 2K. Ainda não cheguei à conclusão de qual é melhor para meu uso, mas as minhas impressões estão nos seguintes tópicos:

viewtopic.php?f=22&t=5319&start=30#p100923
viewtopic.php?f=26&t=10229#p102631

O último está meio espalhado, mas é que fui postando na medida que foi evoluido meu teste.

Abs.
Editado pela última vez por Zeppelin em 04 Jan 2012, 22:59, em um total de 1 vez.
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viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

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RodVTS98
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Re: Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por RodVTS98 »

Então, Allan, esse negócio de ponteiro de velocímetro, é como vc disse... Dá muita discussão! O quão preciso é o velocímetro analógico do Astra? Estava a 230 mesmo? Uma coisa eu ppsso dizer, o velocímetro digital do C4 é o mais preciso q eu já pude ver até hj. Além disso, tem q ver a questão de manutenção doa carros e etc... Enfim, eu DUVIDO q tem algum Astra original q bata 230km/h reais! Mas, beleza...

Quanto a molas, a progressividade está no formato construtivo da mola. Quando vc requer menoa curso da suspensão, ela trabalha com uma determinada força, mas quando exige-se maior curso da suspensão, a mola trabalja de uma forma que a força feita pela mesma é maior, ou seja, uma mola normal trabalha em todo seu curso com a mesma força oferecendo a mesma resistência ao movimento durante o curso todo. No caso da mola progressiva, ela entrega resistência ao movimento progressivamente, de acordo com o aumento da solicitação da suspensão.

Ainda não tive a oportunidade de dirigir carros com cada uma das molas, portanto não posso dar meu testemunho sobre cada uma delas, mas já dirigi um pouco um C4 com H&R e gostri, mas ficou nítida a necessidade de amortecedores com mais carga. O carro balança muito quando solicitado em curvas, mas também ficou claro q devido a progressividade das molas, o resultado final é melhor com molas esportivas do q com molas cortadas ou esquentadas.

Abração,
Rodrigo.
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maraxmos
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Re: Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por maraxmos »

Gente, eu gostaria de agradecer os depoimentos , muito elucidativos! Me ocorreu que molas esportivas com amortecedores pressurizados, talves sejam um bom casamento. Existem amortecedores pressurizados para os C4? Alguem os possui instalados com molas esportivas?

dtorres
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Re: Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por dtorres »

Porrrrr.. vou trocar meu VTR num Astra hoje mesmo! heheheh

Enfim, quando ao amortecedor, procure alguma oficina que faça este trabalho. Não conheço na sua cidade mas por exemplo em SP e RJ existem várias. Nunca tive carro com amortecedor preparado, só com eibach e amortecedor original. Pode ser que fique muito bom.

Minha opinião, o carro fica um saco para dirigir o dia-a-dia quando espera conforto. Agora para uma pegada mais esportiva, o carro fica um tesão, respostas rápidas e precisas. Como o pessoal falou, o carro quase não torce para o lado, não mergulha na freada e não empina na saída.

Se fizesse teste em pista pode ser que dê sim mais performance ao carro. Afinal, performance em pista não se ganha apenas com motor, mas com acerto de suspensão, freios, pneus, aerodinâmica, etc...

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fmiglior
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Re: Instalação de molas esportivas no C4

Mensagem por fmiglior »

ja guiei astra em estrada e depois peguei a mesma estrada com o VTR, na época ainda original. não testei o astra fazendo curvas no limite, mas o astra não me passava tanta segurança (um 2.0 sem ABS e com freio a tambor atras... não permite q vc teste até onde o carro vai).

O VTR original e com as Rodas 15 faz bastante curva.. só q grita muito (pneu michelin 195) e sai de frente. andei 1 ano e meio com ele 100% original e nunca me deu nenhum susto e em algumas situações exagerei.

o Astra tem menos torque mas ele ja vem bem antes... 2000rpm nele ja tem bastante força, (quando ando com o Vectra da minha mãe parece q tem muito mais motor... mas isso some na primeira esticada hahahah) ja o VTR nem tanto, na serra enquanto o Astra vc podia guiar com giro mais baixo, o VTR vc tem q tocar com o motor mais cheio, acima dos 3.000rpm.

O ESP "não serve" pra fazer curva, ele entra quando o sensores acham que o carro ta saindo da trajetória.. dependendo da curva e da forma como quer guiar ele vai te atrapalhar, tenta fazer uma curva mais fechada e afundar o pé no acelerador na saída dela.

tem um teste q eu fiz, perto de casa tem uma curva bem legal as vezes faço acelerando.. na configuração original rodas 15 e molas originais, se fazia a mais de 60km/h o carro gritava horrores... com as eibach essa velocidade passou pra quase 70km/h depois disso ele grita... com as molas e as 17" -225/45 fiz a 80km/h e acho e vai mais só q a rua não permite.. muito ondulada.

no fim, o astra pode fazer mais curva... sei la´nunca testei mas nenhum astra tem 6 airbags e ESP então.. tb não quero testar hehehe.

quanto as molas, só as molas ja da um resultado legal, os amortecedores normais guentam, mas se puder preparar vai trabalhar melhor com a mola.
Quando a baixar.. visual mente 2 VTRs lado a lado vc vê, mas as eibach deram 3cm + ou- no meu carro.. quando convercei com cara de uma seguradores ele falou o seguinte: podem encher o saco se desmontarem teu carro e ver escrito eibach na mola.. no demais 3cm.. tem carro por ai q o amortecedor ta zuado e baixa isso dificilmente vão te encher o saco em blitz.
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