Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
marcelomatos
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Eu e o Bumble Bee... separados pela AL4...

Mensagem por marcelomatos »

Olá, Pessoal!

Fui sorteado pela Citroen para ser contemplado com a Caixa AL4 infestada de "ervas daninhas".

Dei entrada com o meu C4 Hatch na Citroen Saint Martin (Tijuca, RJ) no dia 3/1, com a queixa sobre o Câmbio Automático AL4. De primeira para segunda marcha, assim como na redução da segunda para a primeira, ele estava dando uns trancos muito fortes e, ocasionalmente, quando em ponto morto, dava um pique no giro no motor e baixava.

Desde então, a CCS seguiu alguns procedimentos preconizados pela montadora. Primeiro, eles promoveram a atualização do software, e isso acalentou esperanças de reaver meu "Transformers" rapidamente. O Consultor Técnico Paulo Vítor me ligou após a atualização, informando que o Responsável Técnico da CCS havia procedido com a atualização, rodado com o carro por cerca de quatro quarteirões, e ele não havia acusado tranco. Porém, ao ser relatado isto para a montadora, esta recomendou um período de descanso do carro por, no mínimo, 12 horas, e testá-lo novamente.

Assim o fizeram e testaram o carro novamente e... bingo! Nada de trancos novamente. Até que, no mesmo telefone, ao me informar isso, o Consultor Técnico me trouxe outra notícia. A de que o mecânico, durante o manuseio de uma ferramenta, deixou-a escapar e esta bateu no meu para-brisas dianteiro, que ocasionou uma rachadura do batente do limpador até a parte central dele. Com isso, eu teria de esperar o novo chegar para substituí-lo, o que demoraria de 3 a 5 dias para acontecer. Isso tudo no dia 5/1.

Como sou um cara extremamente chato e rigoroso com a manutenção/cuidados com o "Transformers", decidi ir até à CCS no dia seguinte, 6/1, para ver o tamanho do estrago, e conversar com o Responsável Técnico. Neste bate-papo, falei com ele da minha preocupação com o câmbio, visto o tempo de vida do carro, o ônus de ter de repará-lo fora da garantia (a minha termina neste sábado, 14/1), etc, e que era para ele esgotar as possibilidades e, se fosse o caso, testasse o carro novamente, antes de me entregá-lo após a reposição do para-brisas (que não foi atingido à toa).

Na segunda-feira, mais um teste e nada do carro dar o tranco na caixa de marcha (e nada do para-brisas chegar). Na terça-feira, novo teste, desta vez como o carro rodando por cerca de 30km. E, adivinhem? Isso mesmo, o câmbio voltou a dar fortes trancos de primeira para segunda marcha, e vice-versa (entenderam o porquê do para-brisas ter sido atingido e não ter chegado? Nada é em vão, tudo em um motivo!).

Ontem fui até à CCS conversar com o Consultor e Responsável Técnico sobre o ocorrido, e no final do dia, a notícia de que eu menos gostaria de receber: o problema com a AL4 era irreversível e eles teriam de removê-la para encaminhar para SP.

Resumindo, hoje eles estão removendo o conjunto da caixa de marchas (com a embreagem incluída), e encaminharão para a Pat Paulicéia (www.patpauliceia.com.br), oficina credenciada pela PSA e pela Renault para reparos dos seus câmbios automáticos. Esse tempo deve girar entre 15 a 20 dias corridos, para que ela vá, seja reparada, volte e seja montada e testada no meu carro.

Como, somados aos 9 dias em que ele está parado na CCS, terei mais ou menos 1 mês de retenção do veículo, pleiteei junto ao Diretor da CCS um automóvel reserva. Estou aguardando a resposta da Direção Regional ainda hoje sobre esta questão. Mas já anteciparam que, uma vez autorizado, será um carro 1.0 com ar (Ai, ai...).

O f**a foi chegar ontem em casa. A minha garagem é grande, cabem até dois carros depois do portão e um antes. Não vê-lo me deu uma sensação de vazio, uma sensação de que uma parte de mim estava longe, clamando pelo retorno. Tantas histórias, tantas estradas, tantos momentos bacanas juntos... Subi, e quando avistei a minha esposa no escritório, os olhos ficaram marejados. Ela me perguntou o que havia acontecido. E eu disse que nada, que era bobeira... ela perguntou mais duas vezes... na terceira, eu só olhei para a minha coleção de carrinhos, apontei para o C4 Hatch NOREV escala 1/64 em uma das estantes, e desabei no choro... rápido, mas necessário.

P$@%¨!&, ô carrinho bom de se apegar. Lembrei logo da cena de Shia Labeouf com o Bumblebee no Transformers, em que o Camaro olha triste para seu dono, depois de torturado e atingido pelo Governo Americano e pelos Decepticons. Foi assim que o vi na CCS, em cima do elevador, com o mecânico realizando ajustes...

Sei lá, tenho dessas coisas que muita gente relatou em um dos tópicos no "Off-Topic", acho que "Gostei mais do meu C4 quando...". Eu chego em casa e entro pela garagem só para dar uma olhada para ele, eu sempre sou o último a sair dele quando chego com a minha família em casa, paro ele no estacionamento e dou aquela última olhada, depois de fechar os retrovisores e travá-lo, lavo semanalmente, curto ele mesmo... Ah, eu sou maluco mesmo, hahahahahahahahahahaha...

O f... é que, na semana passada, eu comprei um DVD com duas telas para colocar no banco traseiro para as crianças, videogame, comprei uns produtos para passar nele, comprei um acessório para o GPS, lâmpadas suberbrancas para os faróis de neblina, repintura das pinças e disco de freio... enfim, tudo desmontado lá em casa, aguardando a sua chegada.

Vou colocando aqui os próximos capítulos desta história... espero que com final feliz! p**o? Não, não estou... infelizmente, estas coisas acontecem. Saudade? "Baralho"! Demais da conta! Volte logo, "Bumblebee"!!!
[b]Marcelo A. Matos[/b]
[i]Citroen C4 Hatch GLX 2.0 16v BVA 2011[/i]
Rio de Janeiro - RJ
marcelomatos.gp@gmail.com

marcelomatos
Moderador

Re: Eu e o Bumble Bee... separados pela AL4...

Pessoal,

Esqueci de mencionar particularidades do meu carro, para que os amigos que estejam na mesma situação comparem.

Ele é um Citroen C4 Hatch GLX 2.0 16v BVA 2010/2011, adquirido em 14/1/2011, com garantia de 1 (um) ano. Sua quilometragem atual é de aproximadamente 20.320km.

Com relação à caixa, a Pat Paulicéia (para a qual eu liguei e conversei com o Engenheiro Mecânico responsável, Sr. Marcelo) dá garantia de 1 (um) ano do reparo, que consiste, na verdade, da manutenção da carcaça da caixa e substituição de todos os seus componentes mecânicos (isso segundo ele, hehehehehehe... vá saber). Me parece que a CCS estenderá a garantia também por mais uns 3 meses.

Abraços,
[b]Marcelo A. Matos[/b]
Rio de Janeiro - RJ

bruno figueiredo
Moderador
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Marcelo, fique triste não, já já ele estará de volta para novas aventuras. Só pra te lembrar, dia 22/01 vai haver um Trackday no autódromo e eu vou estar participando. Se der, pinta lá.

Abs.
Bruno Figueiredo.

marcelomatos
Moderador

Olá, Bruno!

Obrigado pelo apoio! Com certeza virá com mais vigor para as aventuras em família.

Estarei no Track Day dia 22. Comemorarei o meu aniversário lá com os meninos, com muita gasolina e cheiro de pneu queimado (risos).

Nos veremos lá!

Abraços,
[b]Marcelo A. Matos[/b]
Rio de Janeiro - RJ

Lincão
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por Lincão »

Caraca Marcelo, que péssimo em....mas pelo o que eu entendi você deu "sorte" que o reparo será feito na garantia, correto?!
marcelomatos escreveu: O f**a foi chegar ontem em casa. A minha garagem é grande, cabem até dois carros depois do portão e um antes. Não vê-lo me deu uma sensação de vazio, uma sensação de que uma parte de mim estava longe, clamando pelo retorno. Tantas histórias, tantas estradas, tantos momentos bacanas juntos... Subi, e quando avistei a minha esposa no escritório, os olhos ficaram marejados. Ela me perguntou o que havia acontecido. E eu disse que nada, que era bobeira... ela perguntou mais duas vezes... na terceira, eu só olhei para a minha coleção de carrinhos, apontei para o C4 Hatch NOREV escala 1/64 em uma das estantes, e desabei no choro... rápido, mas necessário.
Você vai me desculpar, mas rí com este comentário...não porque é engraçado, mas eu com certeza faria o mesmo. E fica tranquilo que eu também dou aquela olhadinha quando estou entrando em casa e as vezes me pego dando um "boa noite" em pensamento pra ele.

Você disse tudo: ô carrinho bom de se apegar.

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

DUDUC4RIO
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por DUDUC4RIO »

Putz, que m***a,eu vou ter que recorrer a uma CSS também já fiz a "limpeza de bico" (besteira)
coloquei velas Iridium Power e nada, carro continua quase morrendo na partida, antes era só com motor frio, agora é só parar umas 2 horas e tome o tranco na partida, já tô tendo até que olhar bem no retrovisor e ter certeza que não vem nenhum carro, porque ás vezes ele arranca e quase para em questão de segundos, tomara que seja só atualização de software, preocupado.
Mas enquanto ao seu; o importante é ter corrido atrás de resolver logo enquanto tá na garantia,e eu que achei que era louco pelo C4, mas a velha olhadinha antes de perder o C4 de vista é de praste.

marcelomatos
Moderador

É, Galera, é isso mesmo!

Sei lá, desde pequeno eu sou fissurado em automóveis. Lembro claramente da minha avó (vejam só) comprando exemplares de Quatro Rodas, Motor Show, Platina (quem lembra desta?) e entre tantas outras revistas para mim. Sou da época do Maximus, da Estrela, do Colossus, dos carrinhos de ferro chineses que vendiam em caixas fechadas, vindas do Paraguai, Hot Wheels, Matchbox e por aí vai.

Cresci curtindo os carros dos meus tios e pais dos meus amigos, porquê o meu pai, infelizmente, nunca pôde ter um e nem dirigir, em função da perda da visão no olho esquerdo, em decorrência de um glaucoma.

Lembro de um Tempra Ouro 2.0 16v verde musgo, lindo, completo, que todos os dias ficava estacionado próximo à minha casa. Meu sonho de consumo por volta dos 13, 14 anos... e aí nós crescemos! Conseguimos realizar os nossos sonhos de metal. E o C4 é o meu segundo Citroen. O primeiro foi um saudoso ZX Coupé 16v BR 95, o qual bateram em mim e resultou em perda total.

E aí confesso que, depois de Kadett, ZX, Palios, Renault 21, Tempra, Gols e Polo, o xodó da vez é o "Transformers".

E esses "tocs" (hahahahahaha) que nós temos faz parte do feitiço que esse carro lança sobre nós. Até os moleques lá em casa ficam contemplando o bicho depois de estacionado, seja na rua ou em casa.

Com relação ao reparo, foi dentro da garantia, aos 48min. do segundo tempo. Ela expirará neste sábado, dia 14/1.

Acabo de receber a ligação da CCS, informando que o conjunto do câmbio foi retirado do carro hoje, e será encaminhado amanhã de manhã pela transportadora para São Paulo, para a Pat Paulicéia.

Com relação ao carro reserva, a princípio a montadora autorizou a locação por 7 (sete) dias de um automóvel popular completo, o qual pegarei amanhã à tarde (ainda não sei qual é). Enquanto isso, eles estão negociando a extensão deste prazo, visto que o "Bumblebee" ficará na CCS pelo menos até o final do mês (previsão de 15 a 20 dias corridos).

Vou atualizando vocês sobre os próximos passos e como resolveram a questão do câmbio (ah, é claro! Vou contar sobre as minhas aventuras ao voltar para um carro popular mecânico - será que me atrapalharei com os pedais? risos).

Ô, saudade! :-)

Abraços,
[b]Marcelo A. Matos[/b]
Rio de Janeiro - RJ

techardware
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por techardware »

E ai Marcelo, que barra heim....?

Mais é isso ai, ter carro é esperar surpresas sempre.

Apenas um comentario: Conheci dois carros com o defeito identico ao seu, mais não estava na garantia, quem mexeu foi um mecanico fora da CSS, e adivique o que era o problema?

-Pois é, falta de óleo no cambio, estava abaixo do minimo e nao gerava pressao suficiente em parte das solenoides do cambio o que causava trancos, tipo, aqueles que a gente dava quando estava aprendendo a pilotar....

Se não me engano, no desmonte do pallas pela 4 rodas, tbem foi constatado isso e parece que alguns 307 tbem tiveram o mesmo problema e todos com a mesma solução.

-Controle de qualidade dos irmanos argentinos pecam um pouco,rs)

Abçs.
José Antônio
BRAVO TJET 180CV
Ex- C4 EXCLUSIVE SPORT BVA -
-Xenon Direcional
-Couro
MODS
CM+Camera de Ré
Teto Black
Soleiras Citroen
Luz Cortesia nas Portas
Moldura Milhas
Mod Lanterna Traseira
Xenon Milhas
Painel Superior com Conta-Giros

marcelomatos
Moderador

Ola, Ze!

Infelizmente, no meu caso, nao foi o oleo. Este eu vi sangrarem ele da caixa, e sua viscosidade e odor estavam normais. Depois da atualizacao do software e dos testes concluiram que teriam de trocar o conjunto todo. Eh, ossos do oficio. Os hermanos aprontaram conosco de novo. No dia que o Pele assumir que o Maradona e o maior de todos, as coisas melhorarao por estas bandas, hahahahaha...

Abracos,
[b]Marcelo A. Matos[/b]
Rio de Janeiro - RJ

AndréLS
Membros
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por AndréLS »

Compartilho do mesmo amor a meu C4.
Lembro do dia sentado na ccs fazendo a compra, eu querendo dar mais R$10000 para ter um automático e a Citroen me impedindo ao oferecer um câmbio roleta-russa.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”