Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
elborabom
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: sem gastar muito

Mensagem por elborabom »

Galera o problema do zunido....

Vamos lah...

Esse problema pode ser causado por inumeros motivos distintos:
Cabo de falantes passando perto da bomba de combustivel do carro.
Cabos de falantes passando perto dos RCA
RCA passando perto da bomba de combustivel
No caso de nao ter RCA entao cabos de sinal passando no mesmos locais!
Cabo de força e cabos de sinais tanto do radio como de falante pasando muito proximos.
aterramento do módulo mal feito.
Carcaça do amplificador encostand em algum, negativo no carro.
Radio com interferencia dos mostradores digitais do painel, ou seja qq cabo que passe perto do painel pode dar interferencia.
cabos passando perto de reguladores devoltagem.
Cabos RCA nao aterrados
Cabos ruins ou muito finos
Cabos de força insuficientes.
Bateria com baixa carga.
Dentre muitos outros inumeros problemas, mas todos provenientes de !!!péssima!!! "estalassão"!
Pra voces terem ideia, o amplificador funciona assim:
Ele recebe um cabo GROSSO para positivo (alimentação)
Sai um Cabo da mesma bitola para o negativo (Aterramento)
E entra mais um cabo fininho que é o REMOTE para ligar o amplificador ele precisa de um sinal de 12V constante!

Ja vi gente ir buscar esse sinal de 12V constante na saida amplificada do ´player, ou seja no fiosinho do falante, pois realmente o fiosinho do falante vai mandar 12v quando o player ligar, agora imaginem a m***a q nao da vc usar isso pra ligar o amplificador, mesmo pq alem de ligar o ampli eel vai passar sinal pro canal do amplificador, imaginem que desgraça q vai ficar...

Galera, pra montar um som num carro como o C4, ca entre nó, nao é certo economizarmos na instalação...

Voces ja viram os fios originais dos falantes do C4?

São muito finos, e geralmente quando fazem a instalação eles utilizam esses fios que é a fiação original! e fica tudo um lixo, pq esses fios nao servem pra passar alta tensão...

Galera, precisa refazer a fiação inteira do carro, e ligar tudo paralelamente ao som original!

Abraços!
Silver-Bullet: Citroen C4 VTR 2.0 16V Prata-Chip By Nascar
Imagem

adrianofranki
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Manual

Mensagem por adrianofranki »

Oi Marcelo, valew pela sua citação!
Então, eu fiz esse teste, de puxar um fio direto do 12V da bateria e ligar no amp, o maldito chiado continuou, mesmo com o fio de 12 desabilitado dentro do carro, o que me fez concluir que:
1-) o fio de alimentação não está provocando este chiado na fiação dos falantes, dado que desabilitei a alimentação deste fio antes de passar um 12V direto da bateria;
2-) o fato do 12V estar passando por dentro do painel, perto da central eletronica nçao está sendo a causa do ruido pelo mesmo motivo acima.

Testei trocar o terra de lugar tbém, dado que li aqui no forum que o fato de estar perto da bomba de gasolina do tanque poderia trazer algum chiado, mas nada do chiado sair...

Cheguei a ponto de tirar o rádio pra aterrar o aparelho, mas isso não surtiu efeito, passei em algumas lojas e querem trocar meu modulo, pra colocar um booster, apenas para vender um pra mim, mas não vou desistir, não é possível que o C4 não aceite o Hurricane, já até troquei o amp por outro, pra me asegurar que não era o aparelho...

SIm o hurricane tem entrada para saída amplifiada eu puxei esses fios ao invés de ligar no RCA...justamente pelo motivo do chiado, pois me disseram em uma loja que a exposição dos terminais metálicos faria com que alguns campos magnéticos formados por passagem de energia poderia acarretar em chiados, então resolvi fazer isso...

Desculpem a mensagem kilométrica!

Abraços

Adriano

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

Adriano aonde esta fixado o amplificador?

Abraços!
Imagem

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

"o famoso zunido assim que eu ligo o carro, sem ao mesmo ligar o rádio ( que mantive original ), já testei puxar o positivo direto para ver se havia alguma interferencia do fio positivo passando perto dos fios dos altofalantes, mas nada...aterramento eu tentei uns 4 pontos diferentes..."

Vamos raciocinar: o som original do carro, antes da instalação do módulo não tinha o "zunido" acelerando no seu ouvido, certo? Então Ele "se instalou" no seu carro assim como no meu, nas modificações feitas para ligar aparelhos não originais.

O positivo já foi modificado, o aterramento também. A fiação que leva prá entrada do amp já foi afastada do positivo. Uma observação: o zunido é "stereo" ou "mono" (rsrs) pq se é igual em todos os canais, dificilmente será um ou outro fio de som que está captando o ruído.

Resta conferir (dessa parte instalada): o remote, como eu disse numa edição ao tópico inicial, a interface de acionamento parou de funcionar e eu liguei o remote dos amps na conexão 11 do rádio (tem numeração lá) e tem um esquema aqui (http://homepage.mac.com/robegian/NaviDrive/#).

Essa saída não tem interferência pois é do rádio, mas funciona toda "esquisita" não é um remote comum, por via das dúvidas eu "puxei" o remote dali, mas deixei passando pela chavinha prá desligar o módulo quando vou ficar sem ligar o carro por mais de um dia.

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

Cara aonde esta instalado ou posicionado o amplificador???

Abraços!
Imagem

adrianofranki
Membros

Olá Elborabom,

Pedi para instalar o amplificador nas costas do banco traseiro, ele está fixado com 4 parafusos, direto no acarpetado do banco traseiro direito. O terra está ligado no parafuso do ciinto de segurança, e eu lixei a tintan antes para que houvesse um bom aterramento....

Vc tem alguma idéia de como posso diminuir este chiado? Será que terei que trocar de amplificador?

Abraços!

mmbdp
Moderador

Mensagem por mmbdp »

Adriano,

Mesmo sabendo que vc perguntou pro bora, que saca muito mais que eu, não custa tentar: vc já experimentou aterrar o módulo, pq alguns módulos não têm a carcaça aterrada.
É só tirar um dos parafusos da carcaça do amp, por um fio, não precisa ser grosso, e aterrar.

Os dois bosters que eu tinha não pegavam NENHUMA INTERFERÊNCIA. O DTI pegou um mínimo de interferência, que diminuiu com esse aterramento aí, mas depois descobri que o crossover tava com agudo no máximo, botei pro meio, ainda ficou muito agudo, mas quase zerou o zunido. Amanhã se der tempo vou regular de novo e trocar o agudo no crossover do kit 2 vias pro mínimo (-6 db). Depois posto aki.

Outra pergunta, o remote vc ligou aonde?

Já ligou o amp perto do rádio (o meu eu pus no chão na frente do banco do carona), ou seja, sem que os fios do som passem na caixa de ar, junto com os chicotes que vão pra traseira)?

Por último: vc já desparafusou o módulo e ligou?

elborabom
Membros

Mensagem por elborabom »

a instalaçao parece correta, mas esses zunidos podem ser varias coisas...

fios passando perto da bobina de igniçao ou bomba de injeçao...
fios de terra ou força passando perto de cabos rca ou de falante, rca perto de falante...
algum sensor do painel passando proximo aos fios de tw etc etc etc...
pode ate ser cabo rca danificado sem o devido aterramento...
mas defeito do ampli é dificil....
Imagem

adrianofranki
Membros

Olá Marcello!

Eu não tentei estas opções, com certeza tentarei bem depressa estas, pois não suporto mais ligar o cd e ouvir o chiado, e ter que usar baixar quase que no máximo o ganho do módulo.

Estive pensando em ligar aquele conversor RCA que foi citado aqui, para não usar a saida de fios do rádio, creio que a sensibilidade é mto alta, e acho que a fonte do ruído vem do rádio, por que eu peguei um fio chegando do rádio para o amp, e neste fio, antes de receber a amplificação já tinha o chiado.

Liguei o 12V direto da bateria, eu comprei o dispositivo de remote, mas ainda nao instalei, o de vcs ficou bom?

Outra tentativa que farei é colocar o amplificador na frente do banco do carona...

Vou testar e posto aqui meus comments ok!

Valeuzão pela atenção e pelo seu conhecimento!

Abraços!

Adriano
mmbdp escreveu:Adriano,

Mesmo sabendo que vc perguntou pro bora, que saca muito mais que eu, não custa tentar: vc já experimentou aterrar o módulo, pq alguns módulos não têm a carcaça aterrada.
É só tirar um dos parafusos da carcaça do amp, por um fio, não precisa ser grosso, e aterrar.

Os dois bosters que eu tinha não pegavam NENHUMA INTERFERÊNCIA. O DTI pegou um mínimo de interferência, que diminuiu com esse aterramento aí, mas depois descobri que o crossover tava com agudo no máximo, botei pro meio, ainda ficou muito agudo, mas quase zerou o zunido. Amanhã se der tempo vou regular de novo e trocar o agudo no crossover do kit 2 vias pro mínimo (-6 db). Depois posto aki.

Outra pergunta, o remote vc ligou aonde?

Já ligou o amp perto do rádio (o meu eu pus no chão na frente do banco do carona), ou seja, sem que os fios do som passem na caixa de ar, junto com os chicotes que vão pra traseira)?

Por último: vc já desparafusou o módulo e ligou?

mmbdp
Moderador

Mensagem por mmbdp »

Aê Adriano,

tô quase convencido que a interferência está "entrando" na fiação de som nesse (longo) trajeto entre o rádio e o amp., pq, veja bem (rs), quando o som do carro era original não tinha interferência, certo? E o som passava do rádio direto para os falantes, assim como agora o faz para o amp.

A diferença pode estar no caminho que ele faz em contato com a lataria do carro, ou mesmo próximo à ela, ou mesmo no tipo de fio utilizado.

Um teste mais fácil seria abrir a forração da porta, emendar um fio só naquele falante e levar pro amp sem fazer o mesmo caminho do atual, atentando prá usar um fio com bom isolamento. Daí vc compara o som que ficou desse lado com o que está atualmente do outro lado e verifica se a p. do zunido continua.

A chave remote funcionou um tempo, depois travou ligada e descarregou a bateria do carro. Tirei akela m***a e tô usando o REMOTE do rádio (pino 11), mas mantive a "chavinha" prá desligar na mão, pq o remote tem funcionamento diferente dos rádios comuns (se quiser te explico).

O conversor RCA na teoria me parece uma furada, pois se o som amplificado do rádio já tá pegando interferência, imagine se reduzido pra sinal RCA de baixa potência, a menos que vc use um p**a cabo isolado e talz, acho que vai pegar mais interferência ainda, além de não manter a qualidade do som (é um resistor que não liga pro que tá cortando do som).

Se for pra usar um cabo isolado, tente um que possa ser utilizado na saída amplificada do rádio ...

Perguntas:
a fiação de som que vai para o amp vc tirou de onde?
E o REMOTE, o que vc tá usando?
Vc falou lá trás que o terra é um fio bitola 6", e o positivo, qual a bitola?

Espero ter ajudado.

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”