- AndréLS
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Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante + GPS
Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante + GPS
Desenvolvi este tutorial para uma instalação simples, somente a substituição do original RD4, sem outros up-grade’s no som.
É simples, por esse motivo, dúvidas se afetaria o CB, comandos do volante, necessidade ou não do RD4 em paralelo no porta-luvas, desconhecimento dos “estaladores” de som que dizem “áh não sei... áh tem que ver... áh não dá...”, estudei e fiz.
E não menos importante a preferência pessoal por um DVD retrátil 1din ao invés de uma central multimídia. É gosto, não tenho coragem de por algo duvidoso, mesmo que às custas de muito cuidado onde deixar o carro estacionado e layout de painel nem tão limpo quanto usando uma CM.
Considerações a serem levadas:
1) Não posso afirmar que todos os C4 mantém o funcionamento do CB e seus respectivos comandos no volante sem o RD4 instalado, então para ficar claro a minha versão é GLX 1.6 2011/2011 que tem o CB simples de 2 linhas.
O esquema de pinagem do chicote que tenho é o seguinte:
Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: sem uso
Pino 12: bateria.................fio amarelo claro
Pino 13: data CAN low
Pino 14: sem uso
Pino 15: +12v...................fio amarelo
Pino 16: terra....................fio amarelo/verde
Esse é o esquema de pinagem padrão europeu dos C4:
Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: +12v
Pino 12: bateria
Pino 13: data CAN low
Pino 14: mute
Pino 15: sem uso
Pino 16: terra
Verificando as diferenças em negrito acima dá pra perceber que o fio +12v vindo do chicote, não é conectado a nada, pois no rádio original não há um respectivo pino para recebê-lo, supondo então que ele não usa a posição pós-chave. Isso me leva a supor também que o sistema multiplexado do carro crie uma situação de pós-chave ligada via CAN para que o rádio funcione até 30 minutos, após corta e entra no modo economia.
Isso vai gerar a única diferença da instalação original, o Pioneer funcionará apenas com a ignição ligada, a menos que seja alterado após a interface, juntando os fios +12v e bateria o que eu não quis arriscar.
2) O carro não possui bluetooth nem sensores de estacionamento originais.
Por esse motivo comprei a interface de volante Connects2 CTSCT003, do contrário necessitaria uma interface diferente que mantivesse o som dos sensores.
3) O carro não precisa do RD4 em paralelo para manter o CB nem os comando dele no volante funcionando, pelo menos nessa versão.
4) O chicote original do carro permanece intacto, nada é cortado, somente alguns fios são unidos no chicote do Pioneer. Se tiver paciência e for preciso para fins de manutenção e cumprimento de garantia, é só desplugar o sistema, retornar o rádio original que funciona normalmente, reinstalação plug and play.
Ferramentas Necessárias:
*Chave para retirar o rádio original ou 4 chaves Philips, ou qualquer haste como um raio de bicicleta;
*Chave Philips ponta 0;
*Caneta teste ou multímetro;
*Alicate de corte;
*Fita isolante;
*Cintas plásticas;
*Passa-fio.
Equipamentos:
1) Pioneer AVH-P6380BT
2) Interface de volante Connects2 CTSCT003
Vendida no exterior como Steering Stalk Control Adaptor ou Steering Wheel Control Interface, é específica para cada carro
3) Remoto da interface para a unidade Pioneer
Vendida no exterior como Patch Lead, é específica para cada marca de som
4) Adaptador de antena Fakra PC5-137
Vendida no exterior como Aerial Adaptor
5) Pioneer Avic-F220
Procedimento:
1) Retirar o rádio original.
É só inserir hastes nos orifícios, forçar para fora e puxar.
2) Desplugar o conector quadlock do rádio e antena.
Quem tem uma versão diferente, talvez com CB completo, vale verificar se o CB e comandos dele no volante funcionam sem o RD4 plugado.
Seria prudente verificar a pinagem com uma caneta teste ou multímetro, onde estão o terra (negativo), bateria (positivo direto) e remoto (+12v, ACC ou pós-chave). Pode haver diferenças nas versões importadas.
3) Conectar o fio verde claro “Parking Brake” do Pioneer ao terra do próprio chicote do rádio para liberar a imagem em movimento.
4) Conectar os plugues do Pioneer à interface.
Agora já pode verificar se o rádio liga, comandos do volante funcionam e emite som corretamente.
5) Conectar a antena através do adaptador, e se for amplificada, conectar os fios azuis.
Até aqui tudo tem que estar conectado dessa maneira:
6) Conectar o microfone.
Passei o fio por dentro do painel, subindo por dentro da moldura lateral esquerda, por dentro do acabamento da coluna A e fixei bem no topo próximo ao forro do teto.
Em outra ocasião reposicionei o microfone dentro do acabamento das luzes de leitura. Fixei com cintas plásticas voltado para o orifício e em ângulo apontando para o encosto dos bancos.
7) Conectar a unidade GPS.
Cabo RGB (amarelo), cabo da antena (verde) e cabo da alimentação (branco).
Fixei a unidade com velcro colante dentro do porta-luvas, a fiação passa pelo orifício já existente na lateral esquerda.
A alimentação consiste só de 2 fios, positivo (amarelo) e terra (preto), só conectar junto aos respectivos fios do chicote do Pioneer.
A antena passei junto com o fio do microfone até a junção do painel com coluna A, colei a chapa de metal no painel e a antena é presa com imã nessa chapa.
Em outra ocasião reposicionei a antena no painel, fixei com fita dupla-face, sem a chapa de metal.
Com a chapa a recepção leva pouquíssimos segundos em qualquer condição. Sem ela com antena fria leva até alguns minutos, com antena quente menos de 1 minuto.
8) O espaço é bem crítico para acomodar toda essa tralha.
Recomendo acomodar a interface e plugs grandes no canto esquerdo ao fundo rádio onde há mais espaço.
Com 112 opções de cor para botões e layout de tela, fica fácil combinar com a iluminação do carro.
Custo da brincadeira:
Pioneer AVH-P6380BT: R$1678,80
Interface de volante + Remoto: R$134,64 com frete de UK
Adaptador de antena: R$39,60 com frete de UK
Pioneer Avic-F220: R$527,90
Mão-de-obra: R$0
Total: R$ 2380,94
Desenvolvi este tutorial para uma instalação simples, somente a substituição do original RD4, sem outros up-grade’s no som.
É simples, por esse motivo, dúvidas se afetaria o CB, comandos do volante, necessidade ou não do RD4 em paralelo no porta-luvas, desconhecimento dos “estaladores” de som que dizem “áh não sei... áh tem que ver... áh não dá...”, estudei e fiz.
E não menos importante a preferência pessoal por um DVD retrátil 1din ao invés de uma central multimídia. É gosto, não tenho coragem de por algo duvidoso, mesmo que às custas de muito cuidado onde deixar o carro estacionado e layout de painel nem tão limpo quanto usando uma CM.
Considerações a serem levadas:
1) Não posso afirmar que todos os C4 mantém o funcionamento do CB e seus respectivos comandos no volante sem o RD4 instalado, então para ficar claro a minha versão é GLX 1.6 2011/2011 que tem o CB simples de 2 linhas.
O esquema de pinagem do chicote que tenho é o seguinte:
Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: sem uso
Pino 12: bateria.................fio amarelo claro
Pino 13: data CAN low
Pino 14: sem uso
Pino 15: +12v...................fio amarelo
Pino 16: terra....................fio amarelo/verde
Esse é o esquema de pinagem padrão europeu dos C4:
Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: +12v
Pino 12: bateria
Pino 13: data CAN low
Pino 14: mute
Pino 15: sem uso
Pino 16: terra
Verificando as diferenças em negrito acima dá pra perceber que o fio +12v vindo do chicote, não é conectado a nada, pois no rádio original não há um respectivo pino para recebê-lo, supondo então que ele não usa a posição pós-chave. Isso me leva a supor também que o sistema multiplexado do carro crie uma situação de pós-chave ligada via CAN para que o rádio funcione até 30 minutos, após corta e entra no modo economia.
Isso vai gerar a única diferença da instalação original, o Pioneer funcionará apenas com a ignição ligada, a menos que seja alterado após a interface, juntando os fios +12v e bateria o que eu não quis arriscar.
2) O carro não possui bluetooth nem sensores de estacionamento originais.
Por esse motivo comprei a interface de volante Connects2 CTSCT003, do contrário necessitaria uma interface diferente que mantivesse o som dos sensores.
3) O carro não precisa do RD4 em paralelo para manter o CB nem os comando dele no volante funcionando, pelo menos nessa versão.
4) O chicote original do carro permanece intacto, nada é cortado, somente alguns fios são unidos no chicote do Pioneer. Se tiver paciência e for preciso para fins de manutenção e cumprimento de garantia, é só desplugar o sistema, retornar o rádio original que funciona normalmente, reinstalação plug and play.
Ferramentas Necessárias:
*Chave para retirar o rádio original ou 4 chaves Philips, ou qualquer haste como um raio de bicicleta;
*Chave Philips ponta 0;
*Caneta teste ou multímetro;
*Alicate de corte;
*Fita isolante;
*Cintas plásticas;
*Passa-fio.
Equipamentos:
1) Pioneer AVH-P6380BT
2) Interface de volante Connects2 CTSCT003
Vendida no exterior como Steering Stalk Control Adaptor ou Steering Wheel Control Interface, é específica para cada carro
3) Remoto da interface para a unidade Pioneer
Vendida no exterior como Patch Lead, é específica para cada marca de som
4) Adaptador de antena Fakra PC5-137
Vendida no exterior como Aerial Adaptor
5) Pioneer Avic-F220
Procedimento:
1) Retirar o rádio original.
É só inserir hastes nos orifícios, forçar para fora e puxar.
2) Desplugar o conector quadlock do rádio e antena.
Quem tem uma versão diferente, talvez com CB completo, vale verificar se o CB e comandos dele no volante funcionam sem o RD4 plugado.
Seria prudente verificar a pinagem com uma caneta teste ou multímetro, onde estão o terra (negativo), bateria (positivo direto) e remoto (+12v, ACC ou pós-chave). Pode haver diferenças nas versões importadas.
3) Conectar o fio verde claro “Parking Brake” do Pioneer ao terra do próprio chicote do rádio para liberar a imagem em movimento.
4) Conectar os plugues do Pioneer à interface.
Agora já pode verificar se o rádio liga, comandos do volante funcionam e emite som corretamente.
5) Conectar a antena através do adaptador, e se for amplificada, conectar os fios azuis.
Até aqui tudo tem que estar conectado dessa maneira:
6) Conectar o microfone.
Passei o fio por dentro do painel, subindo por dentro da moldura lateral esquerda, por dentro do acabamento da coluna A e fixei bem no topo próximo ao forro do teto.
Em outra ocasião reposicionei o microfone dentro do acabamento das luzes de leitura. Fixei com cintas plásticas voltado para o orifício e em ângulo apontando para o encosto dos bancos.
7) Conectar a unidade GPS.
Cabo RGB (amarelo), cabo da antena (verde) e cabo da alimentação (branco).
Fixei a unidade com velcro colante dentro do porta-luvas, a fiação passa pelo orifício já existente na lateral esquerda.
A alimentação consiste só de 2 fios, positivo (amarelo) e terra (preto), só conectar junto aos respectivos fios do chicote do Pioneer.
A antena passei junto com o fio do microfone até a junção do painel com coluna A, colei a chapa de metal no painel e a antena é presa com imã nessa chapa.
Em outra ocasião reposicionei a antena no painel, fixei com fita dupla-face, sem a chapa de metal.
Com a chapa a recepção leva pouquíssimos segundos em qualquer condição. Sem ela com antena fria leva até alguns minutos, com antena quente menos de 1 minuto.
8) O espaço é bem crítico para acomodar toda essa tralha.
Recomendo acomodar a interface e plugs grandes no canto esquerdo ao fundo rádio onde há mais espaço.
Com 112 opções de cor para botões e layout de tela, fica fácil combinar com a iluminação do carro.
Custo da brincadeira:
Pioneer AVH-P6380BT: R$1678,80
Interface de volante + Remoto: R$134,64 com frete de UK
Adaptador de antena: R$39,60 com frete de UK
Pioneer Avic-F220: R$527,90
Mão-de-obra: R$0
Total: R$ 2380,94
Editado pela última vez por AndréLS em 11 Out 2013, 18:03, em um total de 8 vezes.
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Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa
Olha mtu bom o tutorial ein, posta umas fotos ai pra ver como ficou!!!
- AndréLS
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Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa
Postarei um vídeo completo assim que tiver meu tripé de camera em mãos.
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Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa
Maneiro o serviço ai André. É bem isso que pretendo fazer no meu tb. A qualidade de som de um pioneer (por ex.) é bem superior ai de uma central multimidia. É o que pretendo fazer no meu C4.
Se puder me ajudar o meu eh um Hatch Exclusive Sport (ou seja, sensor diant e tras, bluetooth...), qual interface é o que meu carro precisa?
o remoto e o adapt da antena são os mesmos?
[ ]s
Se puder me ajudar o meu eh um Hatch Exclusive Sport (ou seja, sensor diant e tras, bluetooth...), qual interface é o que meu carro precisa?
o remoto e o adapt da antena são os mesmos?
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Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa
Então, certeza não dá pra ter, teria que ver em fóruns europeus, tipo C4atreros, C4owners... Tem que cavocar a informação.Brunojf escreveu:Maneiro o serviço ai André. É bem isso que pretendo fazer no meu tb. A qualidade de som de um pioneer (por ex.) é bem superior ai de uma central multimidia. É o que pretendo fazer no meu C4.
Se puder me ajudar o meu eh um Hatch Exclusive Sport (ou seja, sensor diant e tras, bluetooth...), qual interface é o que meu carro precisa?
o remoto e o adapt da antena são os mesmos?
[ ]s
Mas eu realmente acho que é a mesma coisa que o meu, os mesmos produtos, acrescentanto uma interface para o sensor de estacionamento http://www.connects2.co.uk/images/prodi ... RCT001.jpg, mas é só para os traseiros.
Eu tiraria o rádio fora e verificaria a fiação, desplugaria e ligaria o carro para ver se funciona tudo sem o rádio original.
O bluetooth original perde, mas o do Pioneer é bom demais, acessa toda a agenda, ligações e com muita qualidade de som.
No mais é chover no molhado, muitas configurações, som excelente e nem troquei os falantes ainda.
Tem 112 opções de cor, e já tem uma pré definida igual ao nosso original, tanto para os botões como o layout da tela.
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Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa
AndréLS escreveu:Então, certeza não dá pra ter, teria que ver em fóruns europeus, tipo C4atreros, C4owners... Tem que cavocar a informação.Brunojf escreveu:Maneiro o serviço ai André. É bem isso que pretendo fazer no meu tb. A qualidade de som de um pioneer (por ex.) é bem superior ai de uma central multimidia. É o que pretendo fazer no meu C4.
Se puder me ajudar o meu eh um Hatch Exclusive Sport (ou seja, sensor diant e tras, bluetooth...), qual interface é o que meu carro precisa?
o remoto e o adapt da antena são os mesmos?
[ ]s
Mas eu realmente acho que é a mesma coisa que o meu, os mesmos produtos, acrescentanto uma interface para o sensor de estacionamento http://www.connects2.co.uk/images/prodi ... RCT001.jpg, mas é só para os traseiros.
Eu tiraria o rádio fora e verificaria a fiação, desplugaria e ligaria o carro para ver se funciona tudo sem o rádio original.
O bluetooth original perde, mas o do Pioneer é bom demais, acessa toda a agenda, ligações e com muita qualidade de som.
No mais é chover no molhado, muitas configurações, som excelente e nem troquei os falantes ainda.
Tem 112 opções de cor, e já tem uma pré definida igual ao nosso original, tanto para os botões como o layout da tela.
Valeu ai Andre. Vou dar uma olhadas em outros foruns e mexer no carro mesmo pra ver no que da.
penso mais ou menos como vc. A qualidade que o som da pionner vai fornecer eh muito superior ao das centrais. O bluetooth perde o original mas o Pioneer tb tem.
Ja tenho os kits 2 vias, o sub e cabeamento top que estavam no carro antigo. Vou dar um UP nos módulos e aparelho. To meio receoso da central não me dar a qualidade e os controles que um pionner me oferece.
Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante
André, só uma pergunta... as funções do menu continuam funcionando pelo volante?
Abraços,
Paulo
Abraços,
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Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante
Na verdade todos os botões do menu no volante continuam funcionando sem o rádio original, não é a interface que faz eles funcionar.paulo_k_s escreveu:André, só uma pergunta... as funções do menu continuam funcionando pelo volante?
Abraços,
Paulo
Quando tira o rádio original os botões do som perdem a função, aí a interface recupera eles.
A única coisa que muda nesse novo sistema é que o rádio original funcionava até 30 min após a chave desligada, agora passa a funcionar somente com a chave ligada, no mais tudo exatamente igual como saiu de fábrica.
- AndréLS
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Re: Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante +
Atualizado com receptor GPS instalado.
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Re: Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante +
cara to louco pra colocar um desses mas como nao intendo NADA, mas nadinha mesmo de instalação e som automotivo fico com medo!!
na verdade estava pensando em colocar os tais USBBOX, mas esse DVD ficou show ein
na verdade estava pensando em colocar os tais USBBOX, mas esse DVD ficou show ein