Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do tanque
Bom dia,
Não sei se já existe algum tópico com os assuntos acima mas preciso tirar umas dúvidas, meu C4 1.6 está com 5.850 kms e baixou muito o óleo do motor e o aditivo do sistema de arrefecimento, isto é normal?!?!
Outra coisa que me deixa encanado, o tanque de combustível tem 60 litros de capacidade mas já aconteceu várias vezes de eu deixar bem vazio, quase ficando na rua por pane seca rs... e qd paro no posto para abastecer nunca passou de 47 litros!! Cadê os outros 13 litros?!?!
Se alguém puder me ajudar!!
Att.
Não sei se já existe algum tópico com os assuntos acima mas preciso tirar umas dúvidas, meu C4 1.6 está com 5.850 kms e baixou muito o óleo do motor e o aditivo do sistema de arrefecimento, isto é normal?!?!
Outra coisa que me deixa encanado, o tanque de combustível tem 60 litros de capacidade mas já aconteceu várias vezes de eu deixar bem vazio, quase ficando na rua por pane seca rs... e qd paro no posto para abastecer nunca passou de 47 litros!! Cadê os outros 13 litros?!?!
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- dacoregio
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Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta
Essa do óleo é verdade extrema. Baixa óleo mesmo e em quantidade assustadora.
Para uma troca de 3,25 litros do motor 1.6, eu compro 5 litros pois 2 o bicho bebe nos 10 mil km.
Sobre a água do radiador, ou tu tem um problema na junta do cabeçote ou na tampa do vaso coletor de expansão.
Tenta primeiro trocar a tampa que vedando mal, permite evaporação da água do sistema. Reze para ser só isso porque se for a junta do cabeçote, tem que desmontar metade do motor...
Para uma troca de 3,25 litros do motor 1.6, eu compro 5 litros pois 2 o bicho bebe nos 10 mil km.
Sobre a água do radiador, ou tu tem um problema na junta do cabeçote ou na tampa do vaso coletor de expansão.
Tenta primeiro trocar a tampa que vedando mal, permite evaporação da água do sistema. Reze para ser só isso porque se for a junta do cabeçote, tem que desmontar metade do motor...
Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta
Valeu pela dica Dacoregio, qt ao óleo do motor meu mecanico de confiança sugeriu óleo para 5 mil km, agora qt ao sistema de arrefecimento fiquei preocupado, esta semana vou tentar dar um pulo no mecanico para dar uma olhada nisso!!
Valeu!!
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Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta
Me espantei como baixa o óleo desse motor. Tenho um GLX 1.6 2010 e mês passado eu só não ferrei com o motor porque apareceu o aviso no painel de nível do óleo baixo. Quando fui verificar na vareta não tinha mais nada. Completei e deu 1L exatamente. Não estava acostumado a verficar o nível do óleo de carro novo mas com esse vou tomar cuidado mensalmente.
- AndréLS
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Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta
Fui agraciado com um motor bem afinado.
Desde novo, em 10mil km consumiu 1/5 de vareta de óleo, jamais completo.
Desde novo, em 10mil km consumiu 1/5 de vareta de óleo, jamais completo.
- dacoregio
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Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta
Andre, tu não foi agraciado não...
Eu descobri o que fazer para esse carro não baixar óleo. É só não deixa-lo rodar quente. Ja explico.
Se eu ficar rodando dentro da cidade, percurso de 3,5 km de casa para o trabalho, o óleo não baixa, pois o motor mal aquece.
É colocar na estrada que o motor opera um tempão aquecido, o bicho bebe de arrotar.
Fiz uma viagem a Florianópolis, 10 horas de motor ligado. Usando óleo 5W30 consumi R$ 5 a menos de Álcool combustível, só que os 400 ml de óleo que ele fez sumir em 700 km, me custaram R$ 15. Assim, prejuízo de R$ 10.
Agora em Outubro estou voltando ao óleo 15W40.
Eu descobri o que fazer para esse carro não baixar óleo. É só não deixa-lo rodar quente. Ja explico.
Se eu ficar rodando dentro da cidade, percurso de 3,5 km de casa para o trabalho, o óleo não baixa, pois o motor mal aquece.
É colocar na estrada que o motor opera um tempão aquecido, o bicho bebe de arrotar.
Fiz uma viagem a Florianópolis, 10 horas de motor ligado. Usando óleo 5W30 consumi R$ 5 a menos de Álcool combustível, só que os 400 ml de óleo que ele fez sumir em 700 km, me custaram R$ 15. Assim, prejuízo de R$ 10.
Agora em Outubro estou voltando ao óleo 15W40.
Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta
Não sei não...
Sou leigo no assunto, mas acho assim, que quando frio, o motor trabalha com folga nas peças, quando quente devido a dilatação tudo fica justo, do modo como foi projetado para trabalhar, em regime normal de temperatura.
Então na minha lógica leiga, o consumo de combustível e óleo seriam maiores quando operando frio.
Também tenho esse exemplo de estrada, em junho fiz São Paulo-Porto Alegre-São Paulo, 2700km, quase 30 horas rodando e o óleo firme e forte no mesmo nível.
E foi assim por 10000km com óleo de fábrica e em amaciamento, agora estou usando 5w40.
Sou leigo no assunto, mas acho assim, que quando frio, o motor trabalha com folga nas peças, quando quente devido a dilatação tudo fica justo, do modo como foi projetado para trabalhar, em regime normal de temperatura.
Então na minha lógica leiga, o consumo de combustível e óleo seriam maiores quando operando frio.
Também tenho esse exemplo de estrada, em junho fiz São Paulo-Porto Alegre-São Paulo, 2700km, quase 30 horas rodando e o óleo firme e forte no mesmo nível.
E foi assim por 10000km com óleo de fábrica e em amaciamento, agora estou usando 5w40.
- dacoregio
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Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta
Não, é o contrário. Quando o motor esta frio trabalha mais apertado. O coeficiente de dilatação volumétrica entre as peças é diferente. O pistão é de alumínio e o bloco e camisa de cilindro de Ferro Fundido.
O projeto com as tolerâncias dimensionais corretas é baseado no motor aquecido. Estas folgas do motor aquecido é que permitem a queima de óleo.
O consumo de combustível é menor com menos folgas, só que as mesmas folgas permitem o consumo de óleo.
O motor frio trabalha mais apertado e por isso o consumo é maior antes do aquecimento.
Apesar da sua viagem ter sido um trecho considerável, verifique se as leituras de volume de óleo foram feitas na mesma condição.
Verificar o nível com o motor frio e comparar com o volume de motor quente imediatamente após ter sido desligado não é possível.
A autorizada pode ter completado o nível e tu não ficar sabendo.
Meu primeiro susto com isso foi aos 6.000 km quando ligou um alerta para nível de óleo baixo no meu motor. 1 litro de óleo tinha sido queimado. O óleo original de fabrica.
O projeto com as tolerâncias dimensionais corretas é baseado no motor aquecido. Estas folgas do motor aquecido é que permitem a queima de óleo.
O consumo de combustível é menor com menos folgas, só que as mesmas folgas permitem o consumo de óleo.
O motor frio trabalha mais apertado e por isso o consumo é maior antes do aquecimento.
Apesar da sua viagem ter sido um trecho considerável, verifique se as leituras de volume de óleo foram feitas na mesma condição.
Verificar o nível com o motor frio e comparar com o volume de motor quente imediatamente após ter sido desligado não é possível.
A autorizada pode ter completado o nível e tu não ficar sabendo.
Meu primeiro susto com isso foi aos 6.000 km quando ligou um alerta para nível de óleo baixo no meu motor. 1 litro de óleo tinha sido queimado. O óleo original de fabrica.
Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta
Vou fazer um comentário pertinente a troca de óleo.
Aos 10mil fiz a 1ª revisão, o carro ficou com quase 500ml acima do máximo, o consultor argumentou que é devido a essa comum queima de óleo, eu disse que o meu não baixa e gostaria que retirassem um pouco. O carro foi pra css, ia pro box e diziam que tava normal, voltava pra minha mão e dizia que acima do máximo não é normal assim como explica o manual. Voltava pro box, novamente não mexiam, e assim foi por 2 dias e cada vez indo e voltando do box umas 3x.
De qualquer maneira, nos é cobrado e não é exposto uma taxa de recolhimento de óleo usado, tudo bem, baratinho, e também o parafuso do bujão. Mas como se a css usa sistema de vácuo pra retirar o óleo e nem tira o parafuso? Além disso, a cor do óleo recém adicionado era em tom de 2 meses de uso, na verdade é vagabundagem e pressa de enfiar a mangueira do vácuo, tirar um tanto e por o óleo deles a granel. Tem tanto serviço que meu carro ficou 3 dias pra fazer a 1ª revisão. No final das contas ainda estou paganado as parcelas da revisão, só pelo carimbo mesmo, porque fui numa loja de óleo, tirei tudo de novo e coloquei 5w40 novinho, paguei 2 vezes.
Chega um ponto que nenhum argumento convence um ignorante e medíocre funcionário mal remunerado que já tá claramente p**o de ser contrariado.
Aos 10mil fiz a 1ª revisão, o carro ficou com quase 500ml acima do máximo, o consultor argumentou que é devido a essa comum queima de óleo, eu disse que o meu não baixa e gostaria que retirassem um pouco. O carro foi pra css, ia pro box e diziam que tava normal, voltava pra minha mão e dizia que acima do máximo não é normal assim como explica o manual. Voltava pro box, novamente não mexiam, e assim foi por 2 dias e cada vez indo e voltando do box umas 3x.
De qualquer maneira, nos é cobrado e não é exposto uma taxa de recolhimento de óleo usado, tudo bem, baratinho, e também o parafuso do bujão. Mas como se a css usa sistema de vácuo pra retirar o óleo e nem tira o parafuso? Além disso, a cor do óleo recém adicionado era em tom de 2 meses de uso, na verdade é vagabundagem e pressa de enfiar a mangueira do vácuo, tirar um tanto e por o óleo deles a granel. Tem tanto serviço que meu carro ficou 3 dias pra fazer a 1ª revisão. No final das contas ainda estou paganado as parcelas da revisão, só pelo carimbo mesmo, porque fui numa loja de óleo, tirei tudo de novo e coloquei 5w40 novinho, paguei 2 vezes.
Chega um ponto que nenhum argumento convence um ignorante e medíocre funcionário mal remunerado que já tá claramente p**o de ser contrariado.
Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta
Pois é AndreLS, odeio css e logo terei que levar meu carro pra fazer a 1º revisão senão perco a garantia, mal olham o carro e fazem tudo sem vontade, e temos que torcer para não voltar com um riscado ou algo parecido!! Mas isto é com qq marca, pra mim css só serve pra comprar o carro 0km, mais nada!!
Bom, qt ao óleo do motor, meu mecânico de confiança indica colocar óleo para 5 mil km e não 10 pois o carro queima um pouco mesmo! Qt ao liquido do sistema de arrefecimento, meu carro baixou um pouco mas o mecânico disse que está tudo ok com o motor, só completou mesmo. Depois de 1 mil km, tanto o óleo do motor qt o sistema de arrefecimento não baixaram nada, mas estou sempre de olho nos dois!
Qt a capacidade do tanque continuo na dúvida, não parece caber 60 lts, sei lá!!
Bom, qt ao óleo do motor, meu mecânico de confiança indica colocar óleo para 5 mil km e não 10 pois o carro queima um pouco mesmo! Qt ao liquido do sistema de arrefecimento, meu carro baixou um pouco mas o mecânico disse que está tudo ok com o motor, só completou mesmo. Depois de 1 mil km, tanto o óleo do motor qt o sistema de arrefecimento não baixaram nada, mas estou sempre de olho nos dois!
Qt a capacidade do tanque continuo na dúvida, não parece caber 60 lts, sei lá!!