Elkronner escreveu:Hoje meu segundo dia de cambio AL4 AT8 notei uma coisa.
Acelero e ele vai a 2a marcha, a rotacao sobe até 3k de giro e na mesma segunda marcha se eu mantenho estavel ele cai o giro para 2k ou menos, como se tivesse passado para a 2a A ou 2.1 sei la, ele troca de marcha, isso que eu sinto.
Esse cambio tem 4 marchas reais e 4 virtuais?
opa Elkronner, não seria bem isso. O cambio Al4 é automático convencional com 4 marchas a frente e uma a ré, o problema é que esse cambio é um pouco lento na troca das marchas, então no visor aparece o num. 2, porem a marcha ainda não "entrou" dentro do cambio, quando ela entra ai a rotação cai conforme você percebeu, outro fator que você pode olhar é se você está com a última versão do software que gerencia a caixa, isso também faz toda a diferença.
No caso, mapeamento virtual de marchas só pode ser feito em câmbios CVT onde não existem engrenagens e sim polias que se movimentam gerando as tais relações infinitas de marchas, mantendo o motor sempre em rotação baixa. Alguns fabricantes forçam esse mapeamento virtual em alguns modelos para que o cambio tenha uma pegada mais esportiva (caso do fluence que tem opções de trocas manuais [6 marchas] no modo sequencial), já que o câmbio CVT deixa o carro meio anestesiado.
Elkronner escreveu:Hoje meu segundo dia de cambio AL4 AT8 notei uma coisa.
Acelero e ele vai a 2a marcha, a rotacao sobe até 3k de giro e na mesma segunda marcha se eu mantenho estavel ele cai o giro para 2k ou menos, como se tivesse passado para a 2a A ou 2.1 sei la, ele troca de marcha, isso que eu sinto.
Esse cambio tem 4 marchas reais e 4 virtuais?
Principalmente a 2ª marcha tem 2 estágios. Abaixo dos 30 km/h patina bastante o conversor de torque para compensar a distância entre 1ª e 2ª. É o comportamento normal desse câmbio.
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Ao Thiago,
Essa passagem de marcha em velocidades muito baixas quando frio é típica de defeito nas eletroválvulas.
No auge do defeito no meu carro, quando frio, passava 2ª entre 14/17 (normal 25km/h), 3ª aos 30 (normal 40km/h). Se eu afundasse o pé nessa fase fria o câmbio entrava em modo de segurança travando em terceira marcha. Depois de quente tudo ficava normal e o câmbio não travava.
Minha sugestão é tentar forçar o defeito esticando a 1ª marcha logo que der partida para ver se o câmbio trava em 3ª. Aí o problema ficará registrado na central eletrônica e talvez facilite o atendimento na garantia.
PS: no meu carro foram trocadas as eletroválvulas em garantia na segunda revisão. Porém, ele não dava esse coice ao se parar.
unh Arr, interessante vou fazer isso.
Bom que já aproveito que vai estar saindo da revisão, dai fica mais rápido o processo de garantia.
thiagohc escreveu:
unh Arr, interessante vou fazer isso.
Bom que já aproveito que vai estar saindo da revisão, dai fica mais rápido o processo de garantia.
no seu caso, depois que trocou só alegria?
Abs.
Sim, já rodei mais 18.000km sem problemas, com o câmbio funcionando bem, rápido e suave.
Passou a reduzir para 1ª aos 19km/h. Na condução normal essa troca é suave. Somente em freadas bruscas é que há um tranco no engate da primeira. Esse seria o único senão.
Por outro lado o comportamento um tanto lerdo, principalmente no Kickdown para 1ª quando o câmbio ficava cerca de 1 segundo "raciocinando" antes de reduzir marcha, sumiu. Ficou muito mais rápido e confiável para manobras de ultrapassagem com o câmbio em Drive.
Ola pessoal, vou postar agora o resultado da revisão do carro:
Foi descoberto o que causou o travamento do câmbio que relatei nos posts anteriores, houve uma falha na injeção de combustível nos cilindros 1 e 2, o motor para compensar elevou a aceleração e isso coincidiu com o momento da troca de marchas, no caso R para D, foi feita a limpeza da pré-camera de injeção e dos bicos, o código que apareceu no computador leva a crer que foi um problema de combustível de má qualidade, como comprei usado não sei como o antigo dono tratava o possante, pode ter sido o uso constante de combustível ruim que acabou formando sujeira e acarretando a falha, não foi cobrado nada a parte por essa verificação e limpeza.
Agora os trancos no câmbio: Depois de conversar com o pessoal la da fabrica a explicação para o comportamento duplo do câmbio, conforme indicado no vídeo, é que no modo frio o câmbio entra em um estado de auto-preservação, fazendo as trocas mais cedo para poupar as micro-embreagens que atuam no momento da troca de marcha, assim que a ECU percebe que a temperatura está ideal o câmbio passa a esticar as marchas "normalmente". Nesse ponto não fiquei satisfeito, argumentei com ele que o carro não pode se comportar diferente na mesma tocada, seja frio ou quente. Eu particularmente me sinto inseguro ao saber que mesmo pisando do mesmo tanto meu carro pode ficar mais agil ou lerdo por conta da temperatura, na minha opinião as válvulas, sensores e o próprio oleo estão ai justamente para garantir um funcionamento uniforme do carro em qualquer situação, se fosse assim todo carro com câmbio automático deveria fazer isso, o que não ocorre nem mesmo com outros modelos que possuem 4 marchas como o i30 e Corolla. Quando o pessoal da citroen ligar vou reclamar muito disso (apesar que acredito não adiantar). Amanhã vou sair com ele cedo e ver se consigo forçar o defeito que o Arr disse, também tenho que aguardar o retorno do pessoal da fábrica, foi aberta uma ficha de incidente e o vídeo que fiz foi anexado a ela, a questão é aguardar e ver se a troca da tal válvula reguladora de fluxo vai ser feita em garantia.
Impressão geral da revisão: Fui muito bem atendido pelo pessoal aqui da Santa Emilia de Uberaba, o mecânico teve paciência e permitiu que eu acompanhasse todos os passos da revisão, alem de dar feedback de todos os pontos que levantei dúvida. Não foi cobrado nem oferecido nada a mais pela revisão e tudo o que pedi para verificar foi feito sem custo adicional, comparando com o serviço da Honda (Tive um civic e 2 Fits antes do C4) acredito que as 2 estão bem próximas, porem com vantagem para a Honda que em caso de defeito basta o mecânico perceber o problema junto com o cliente para a peça ser trocada na hora, não exigindo registro de computador como prova, até porque nem sempre a ECU consegue registrar uma falha, principalmente se for de ordem mecânica e não eletrônica.
Assim que tiver um feedback da citroen sobre o câmbio ou eu conseguir forçar o defeito da válvula eu posto aqui para vcs.
thiagohc escreveu:
unh Arr, interessante vou fazer isso.
Bom que já aproveito que vai estar saindo da revisão, dai fica mais rápido o processo de garantia.
no seu caso, depois que trocou só alegria?
Abs.
Sim, já rodei mais 18.000km sem problemas, com o câmbio funcionando bem, rápido e suave.
Passou a reduzir para 1ª aos 19km/h. Na condução normal essa troca é suave. Somente em freadas bruscas é que há um tranco no engate da primeira. Esse seria o único senão.
Por outro lado o comportamento um tanto lerdo, principalmente no Kickdown para 1ª quando o câmbio ficava cerca de 1 segundo "raciocinando" antes de reduzir marcha, sumiu. Ficou muito mais rápido e confiável para manobras de ultrapassagem com o câmbio em Drive.
Fala Arr, esse tranco em frenagens fortes que vc citou é o que acontece no meu mas em toda frenagem... Posso ligar o carro, dar uma aceleradinha e freiar que acontece o tranco,, tum! ele parece que desengata a marcha e engata.. muito estranho.
Vou fazer a décima entrada do carro na CSS por esse problema para tentar trocar a eletroválvula que vc citou. Talvez funcione já que já foi trocado quase o carro inteiro =)
Estou com o mesmo problema de trancos no meu C4 pallas exclusive, ontem fui a uma oficina e eles me disseram dessas eletrovalvula somente conversando com o mecânico, nem andaram com o meu carro para constatar o problema, me disseram que era normal esse problema em citroem e pegout ou renault, sei lá, acho que isso é bem como, pois o mecanico me disse na lata esse problema.....disse que verificaria e poderia ser uam simples regulagem no câmbio que me parece ser problemas na pressão e óleo tb, mas caso tivesse que trocar as eletroválvulas ficaria em R$700,00, o valor está correto mesmo? Alguém aí já trocou? Vou levar o carro lá amanha e até quinta-feira digo o que aconceteu e se ficou melhor......to sem grana para levar na concessionário e quando liguei lá me cobrarian R$240,00 conto para passar um sensor para diagnosticar o problema....ta certo isso...?
Ola Pessoal, recebi agora a pouco uma ligação da Citroen dizendo que registraram meu problema no sistema deles e que o vídeo foi encaminhado para a área técnica para ser avaliado.
thiagohc escreveu:Ola Pessoal, recebi agora a pouco uma ligação da Citroen dizendo que registraram meu problema no sistema deles e que o vídeo foi encaminhado para a área técnica para ser avaliado.
Me prometeram um feedback até semana que vem.
Assim que ligarem posto o resultado.
To acompanhando o caso, pois meu carro tem o mesmo comportamento, a primeira vez que ligo ele no dia, o carro anda com marchas mais curtas, ja a segunda vez o cambio alonga mais da 1a para a 2a e da 3a para a 4a.
Fiz um tanque usando só o AT 8 km/l
Agora o CB ta dizendo que ta fazendo 10km/l e to usado o tiptronic, trocando marchas cedo e tal. Incrivel como consegue reduzir o consumo.
Vamos ver como fica o consumo real depois que encher o tanque denovo.
Fala pessoal.
A Citroen Louvre está me ligando para eu levar o carro de novo por esse problema depois da quinta mensagem minha no SAC online.
Porém, vou esperar alguma novidade do thiago talvez para levar já falando o possível problema. Pq se não eles falam que o carro é assim mesmo de novo e fico na mesma =/
Então, no dis 23/09 postei dizendo que iria levar o meu C4 pallas exclusive para trocar as eletroválvulas, pois bem, troquei e peguei o carro na quinta-feira dia 27/09, hj 01/10/2012 ele apresentou no painel DEFEITO NA CAIXA DE CÂMBIO e os socos continuam, tanto em sinal quanto na parada normal do carro para atravessar uma preferencial, ele fica travado como se não reduzisse a marcha e quando acelera da um soco bem forte e a partir daí vem os trancos da 1 para a 2 marcha......pagueo quase 1000 reais para acertar isso em uma oficina especializada em câmbio at., mas estou vendo que não obtive êxito. Amanha levarei o carro para um novo conserto.....e Deus me ajude!!!!!!
PS: O meu carro nunca tinha aparecido a mensagem de problema na CAixa de Câmbio, ele dava os trancos mas não tinha msg, agora depois da oficina é que foi aparecer.....ta de sacanagem......
Estou pensando seriamente em vender esse carro...........estou desanimado e olha que era meu sonho de consumo a um tempo atrás, agora virou pesadelo........