Amigos achei interessante e estou postando cópia da reportagem, pois sabemos que muitos tiveram e tantos outros terão problemas com o tal cambio AL4 dos nossos carros.[/size]
O prazo para o consumidor reclamar de defeito ou vício oculto de fabricação, não decorrentes do uso regular do produto, começa a contar a partir da descoberta do problema, desde que o bem ainda esteja em sua vida útil, independentemente da garantia.
O entendimento é da 4ª Turma do STJ, que manteve rejeição de cobrança por reparo de trator que apresentou defeito três anos depois de vendido. A loja ainda deverá ressarcir o consumidor Francisco Schlager pelo tempo em que a máquina ficou indisponível para uso em razão da manutenção.
O precedente é interessante, mas está expresso em processo de demorada tramitação no STJ, onde o recurso chegou em outubro de 2007 - cinco anos, portanto.
A empresa catarinense Sperandio Máquinas e Equipamentos Ltda., vendedora do trator, buscava no STJ receber os quase R$ 7 mil equivalentes ao conserto do bem. Ela alegava que o defeito surgiu quando o prazo de garantia do produto - de oito meses ou mil horas de uso - já havia vencido.
Segundo a loja, o problema deveria ser considerado desgaste natural decorrente do uso do produto por mais de três anos. Ela pretendia ainda reverter a condenação por lucros cessantes obtida pelo consumidor em reconvenção.
O ministro Luis Felipe Salomão rejeitou os argumentos da fornecedora. Para o relator, ficou comprovado que se tratava de defeito de fabricação. Em seu voto, ele citou testemunhas que afirmaram ter ocorrido o mesmo problema em outros tratores idênticos, depois de certo tempo de uso. As instâncias ordinárias também apuraram que a vida útil do trator seria de 10 mil horas, o que equivaleria a cerca de dez ou doze anos de uso.
Para o relator, "o Judiciário deve combater práticas abusivas como a obsolescência programada de produtos duráveis". Segundo Salomão, essa prática consiste na redução artificial da durabilidade de produtos e componentes, de modo a forçar sua recompra prematura, e é adotada por muitas empresas desde a década de 20 do século passado.
O julgado estabeleceu que, por se tratar de vício oculto, o prazo decadencial deve ser contado a partir do momento em que o defeito for evidenciado. O ministro Salomão afirmou, porém, que "o fornecedor não será eternamente responsável pelos produtos colocados em circulação, mas também não se pode limitar a responsabilidade ao prazo contratual de garantia puro e simples, que é estipulado unilateralmente pelo próprio fornecedor".
Segundo o relator, a obrigação do fornecedor em consertar o produto acaba depois de esgotada a vida útil do bem. A doutrina consumerista tem entendido que o Código de Defesa do Consumidor, no parágrafo 3º do artigo 26, no que concerne à disciplina do vício oculto, adotou o critério da vida útil do bem, e não o critério da garantia, podendo o fornecedor se responsabilizar pelo vício em um espaço largo de tempo, mesmo depois de expirada a garantia contratual - concluiu.
A advogada Ana Paula Fontes de Andrade atua em nome do consumidor (REsp nº 984106).
Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Ir para
- C4 Clube
- ↳ Novos membros
- ↳ Produtos C4C
- ↳ Sobre o Clube
- Interação
- ↳ Aconselhamento Jurídico
- ↳ Enquetes
- Geral
- ↳ Check List de Entrega
- ↳ Encontros & Eventos
- ↳ Encontros Nacionais
- ↳ SP - Estado de São Paulo
- ↳ RJ - Estado do Rio de Janeiro
- ↳ PR - Estado do Paraná
- ↳ MG - Estado de Minas Gerais
- ↳ SC - Estado de Santa Catarina
- ↳ RS - Estado do Rio Grande do Sul
- ↳ BA - Estado da Bahia
- ↳ DF - Distrito Federal
- ↳ CE - Estado do Ceará
- ↳ AC - Estado do Acre
- ↳ AL - Estado de Alagoas
- ↳ AP - Estado do Amapá
- ↳ AM - Estado do Amazonas
- ↳ ES - Estado do Espírito Santo
- ↳ GO - Estado de Goiás
- ↳ MA - Estado do Maranhão
- ↳ MT - Estado do Mato Grosso
- ↳ MS - Estado do Mato Grosso do Sul
- ↳ PA - Estado do Pará
- ↳ PB - Estado da Paraíba
- ↳ PE - Estado de Pernambuco
- ↳ PI - Estado do Piauí
- ↳ RN - Estado do Rio Grande do Norte
- ↳ RO - Estado de Rondônia
- ↳ RR - Estado de Roraima
- ↳ SE - Estado de Sergipe
- ↳ TO - Estado de Tocantins
- ↳ Assuntos Gerais
- ↳ Notícias
- ↳ Fotos & Videos
- ↳ Manutenção e Prevenção
- ↳ Som & Multimedia
- ↳ Personalização e Tuning
- ↳ DIY - Faça Você Mesmo
- ↳ Off Topic
- Espaço Citroën
- ↳ Carros da Citroën
- ↳ Concessionárias
- Classificados
- ↳ Parcerias Oficiais C4Clube
- ↳ Veículos da Linha C4
- ↳ Produtos e Serviços para a linha C4 – Particulares
- ↳ Produtos e Serviços para a linha C4 – Empresas
- ↳ Outros Veículos: Qualquer veículo fora da família C4
- ↳ Outros Produtos: Todos os demais produtos