-
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
- Contato:
Projeto de som simples e de boa qualidade com JBL e CM
Salve galera!
Ainda sou novato no Clube, comprei meu C4 Hatch 2010 fazem só 3 semanas (feliz!), mas sempre estou aqui visitando o fórum e buscando informações.
Bom, como eu não tive a sorte de ter uma entrada USB no som do meu carro (sacanagem, né?), e nem rola ficar usando CD, pensei em comprar uma CM. Tive até pesquisando os tópicos para me informar sobre as centrais. Vi que a marca Booster ou Pyramid são boas opções (me corrijam se estiver errado), e encontramos com certa facilidade CM Booster na Internet.
A CM é certeza de eu colocar já. Só aguardando o $$ entrar.
Quanto ao som: Gosto de som "pra dentro" que seja agradável de ouvir, mas que tenha graves fortes quando eu quiser curtir uma Black Music ou algo do tipo.
Estive dando uma olhada, e pensei em equipamentos da marca JBL (referência em qualidade, pelo menos em som residencial). Quanto ao subwoofer, me agrada muito o som do Pioneer TSW-309 (Cara-preta) e pensei em colocar ele no projeto.
Dei até uma passeada no ML e pensei fazer a seguinte configuração:
- Kit 2 Vias JBL GTO608C 70+70W 4 Ohms para porta dianteira;
(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ab-rca-_JM)
- Kit Coaxial JBL GTO628 60+60W 4Ohms para porta traseira;
(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4-ohms-_JM)
- Amplificador 5 Canais JBL GTO5355 660W, ligado da seguinte forma:
*4 Canais de 55W/4Ohms para os 4 Falantes internos;
*1 Canal de 320W/2Ohms ou 225W/4Ohms para o Subwoofer;
*High-Pass Filter para os kits internos, para cortar o grave nos pequenos em 80Hz+;
*E, claro, Low-pass Filter no canal do Subwoofer, com corte em 80Hz-;
Bem, o subwoofer.... ainda não decidi. Vão me perguntar porque já não escolhi um JBL de cara (já que estou padronizando tudo). Confesso que gosto muito do som do Pionner TSW309, além de não ser um Sub caro e suportar boa quantidade de potência. De qualquer forma, isso ainda estou decidindo.
A caixa de graves, estou pensando em fazer dutada em MDF, de forma que tenha a largura do fundo do porta-malas e fique, digamos, encaixadinha, como se fosse acoplada. Não quero uma caixa tão funda a ponto de comprometer o porta malas, por isso pensei em aumentar na largura. A litragem, bem, isso é uma outra coisa para resolver...
Perguntas e sugestões:
- O que acham do projeto? Fica interessante dessa forma?
- Os falantes da porta do C4 são 5 ou 6"? Essa eu não sei!
- Questão de estética: Como ficaria melhor colocado o módulo e aonde, no porta-malas?
Bom pessoal, acho que escrevi demais... haha
Um abraço!
Ainda sou novato no Clube, comprei meu C4 Hatch 2010 fazem só 3 semanas (feliz!), mas sempre estou aqui visitando o fórum e buscando informações.
Bom, como eu não tive a sorte de ter uma entrada USB no som do meu carro (sacanagem, né?), e nem rola ficar usando CD, pensei em comprar uma CM. Tive até pesquisando os tópicos para me informar sobre as centrais. Vi que a marca Booster ou Pyramid são boas opções (me corrijam se estiver errado), e encontramos com certa facilidade CM Booster na Internet.
A CM é certeza de eu colocar já. Só aguardando o $$ entrar.
Quanto ao som: Gosto de som "pra dentro" que seja agradável de ouvir, mas que tenha graves fortes quando eu quiser curtir uma Black Music ou algo do tipo.
Estive dando uma olhada, e pensei em equipamentos da marca JBL (referência em qualidade, pelo menos em som residencial). Quanto ao subwoofer, me agrada muito o som do Pioneer TSW-309 (Cara-preta) e pensei em colocar ele no projeto.
Dei até uma passeada no ML e pensei fazer a seguinte configuração:
- Kit 2 Vias JBL GTO608C 70+70W 4 Ohms para porta dianteira;
- Kit Coaxial JBL GTO628 60+60W 4Ohms para porta traseira;
(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4-ohms-_JM)
- Amplificador 5 Canais JBL GTO5355 660W, ligado da seguinte forma:
*4 Canais de 55W/4Ohms para os 4 Falantes internos;
*1 Canal de 320W/2Ohms ou 225W/4Ohms para o Subwoofer;
*High-Pass Filter para os kits internos, para cortar o grave nos pequenos em 80Hz+;
*E, claro, Low-pass Filter no canal do Subwoofer, com corte em 80Hz-;
Bem, o subwoofer.... ainda não decidi. Vão me perguntar porque já não escolhi um JBL de cara (já que estou padronizando tudo). Confesso que gosto muito do som do Pionner TSW309, além de não ser um Sub caro e suportar boa quantidade de potência. De qualquer forma, isso ainda estou decidindo.
A caixa de graves, estou pensando em fazer dutada em MDF, de forma que tenha a largura do fundo do porta-malas e fique, digamos, encaixadinha, como se fosse acoplada. Não quero uma caixa tão funda a ponto de comprometer o porta malas, por isso pensei em aumentar na largura. A litragem, bem, isso é uma outra coisa para resolver...
Perguntas e sugestões:
- O que acham do projeto? Fica interessante dessa forma?
- Os falantes da porta do C4 são 5 ou 6"? Essa eu não sei!
- Questão de estética: Como ficaria melhor colocado o módulo e aonde, no porta-malas?
Bom pessoal, acho que escrevi demais... haha
Um abraço!
______________________________________________________________________________________
Guizadass
C4 Hatch 1.6 Branco - Original, mas só por enquanto! rs
Guizadass
- RodVTS98
- Moderador
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
Re: Projeto de som simples e de boa qualidade com JBL e CM
Olá guisrs!
Bacana seu projeto, mas eu faria algumas coisas diferentes.
Os kits JBL para carro hj em dia não são mais JBL! São Selenium.... Ou seja, kiys duas vias da JBL atualmente não tem a mesma qualidade de antes!.. Eu partiria para deixar os falantes traseiros originais e só colocava um kit duas vias BOM na frente!... Pode ser um kit Morel, Focal ou Helix. Os kits duas vias da Focal hj em dia não estão tão caros... Um excelente kit deve estar na faixa dos R$ 1k..., ou seja, o que vc ia gastar em dois kits da "JBL", vc gasta em um kit da Focal. Se não me engano, a linha Focal Performance é que está nesse nível de preço! O kit é show de bola!!! Mas, se quiser gastar um pouco menos, põe um kit duas vias Helix na frente. Vc já vai gostar muito!
Quanto à CM, nenhuma dessas de mercado te dá um resultado que possamos chamar de qualidade! Procure colocar um DVD Pioneer com os acessórios (gps, tv digital, bluetooth). Aí vc terá uma qualidade bacana a um custo parecido com as CMs chinesas e à altura dos aparelhos que quer colocar. Vc vai ficar feliz com esse set!
Abraço,
Rodrigo.
Bacana seu projeto, mas eu faria algumas coisas diferentes.
Os kits JBL para carro hj em dia não são mais JBL! São Selenium.... Ou seja, kiys duas vias da JBL atualmente não tem a mesma qualidade de antes!.. Eu partiria para deixar os falantes traseiros originais e só colocava um kit duas vias BOM na frente!... Pode ser um kit Morel, Focal ou Helix. Os kits duas vias da Focal hj em dia não estão tão caros... Um excelente kit deve estar na faixa dos R$ 1k..., ou seja, o que vc ia gastar em dois kits da "JBL", vc gasta em um kit da Focal. Se não me engano, a linha Focal Performance é que está nesse nível de preço! O kit é show de bola!!! Mas, se quiser gastar um pouco menos, põe um kit duas vias Helix na frente. Vc já vai gostar muito!
Quanto à CM, nenhuma dessas de mercado te dá um resultado que possamos chamar de qualidade! Procure colocar um DVD Pioneer com os acessórios (gps, tv digital, bluetooth). Aí vc terá uma qualidade bacana a um custo parecido com as CMs chinesas e à altura dos aparelhos que quer colocar. Vc vai ficar feliz com esse set!
Abraço,
Rodrigo.
- Membros
- Estado: SC
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Se for trocar o headunit por um aftermarket da uma olhada nessa compilação que fiz, também comprei um C4 2010 faz 3 semanas, e resolvi organizar as possibilidades porque cd de mp3 fica impossível. E a qualidade daquele RD4 é um lixo!
viewtopic.php?f=19&t=16912
Mas eu não vou investir em CM, muita grana, estava olhando e pra ligar meu amp, caixa e futuros duas vias bons como os Hertz vou comprar o Pioneer DEH-8450BT headunit
viewtopic.php?f=19&t=16912
Mas eu não vou investir em CM, muita grana, estava olhando e pra ligar meu amp, caixa e futuros duas vias bons como os Hertz vou comprar o Pioneer DEH-8450BT headunit
-
- Membros
- Contato:
Fala galera!
Obrigado pelas respostas...
Rodrigo,
Você gostou do projeto?
Olha eu sabia que a JBL e a Selenium tinham se unido. Mas estes kits que citei no tópico são fabricados por aqui mesmo?? Mesma coisa de Selenium? Porque se formos ver, um kit de Selenium é muito mais barato do que os JBL, deve ter alguma diferença sim... você tem alguma referência desses kits? Acredita que não são bons?
Vi os kits que você citou. Cara, são realmente de babar... Mas acho que a brincadeira já começa a ficar fora do orçamento. Tá certo que preço e qualidade andam juntos, mas eu quero um som que seja agradável mas ao mesmo tempo não quero (e nem posso) gastar muito.
O motivo de se trocar os falantes traseiros é que eu tenho receio desses falantes originais não aguentarem a tocada do módulo, e pelo que me parece, os falantes originais não possuem uma qualidade muito boa de som. À propósito, os falantes do C4 são 5 ou 6 polegadas?
Quanto ao módulo, ele me agradou bem, porque vai casar direitinho com o meu projeto.
Eu gostaria de colocar a CM pra tentar tirar menos a originalidade do carro, e também por ser bem mais simples de se colocar. O complicado de colocar um Pioneer por exemplo, é que tem que comprar chichotes, adaptadores, pra manter funções originais funcionando... O computador de bordo, como que fica nesse caso? Sei que qualidade de um Pioneer não se discute! A CM é tão ruim assim?
Cassiano,
Vi seu projeto, achei bem bacana, é legal diferenciar sim... O som original, tenho que concordar, é ruim pra caramba, kkkkk.
Cara, eu não estou achando as CMs tão caras, na net a gente encontra a partir de R$1500,00 a R$2000,00 completinhas.
Como eu disse, não quero algo que seja muito complicado e muito caro...
Vamos pensando com calma no que vira..
Abraços!
Obrigado pelas respostas...
Rodrigo,
Você gostou do projeto?
Olha eu sabia que a JBL e a Selenium tinham se unido. Mas estes kits que citei no tópico são fabricados por aqui mesmo?? Mesma coisa de Selenium? Porque se formos ver, um kit de Selenium é muito mais barato do que os JBL, deve ter alguma diferença sim... você tem alguma referência desses kits? Acredita que não são bons?
Vi os kits que você citou. Cara, são realmente de babar... Mas acho que a brincadeira já começa a ficar fora do orçamento. Tá certo que preço e qualidade andam juntos, mas eu quero um som que seja agradável mas ao mesmo tempo não quero (e nem posso) gastar muito.
O motivo de se trocar os falantes traseiros é que eu tenho receio desses falantes originais não aguentarem a tocada do módulo, e pelo que me parece, os falantes originais não possuem uma qualidade muito boa de som. À propósito, os falantes do C4 são 5 ou 6 polegadas?
Quanto ao módulo, ele me agradou bem, porque vai casar direitinho com o meu projeto.
Eu gostaria de colocar a CM pra tentar tirar menos a originalidade do carro, e também por ser bem mais simples de se colocar. O complicado de colocar um Pioneer por exemplo, é que tem que comprar chichotes, adaptadores, pra manter funções originais funcionando... O computador de bordo, como que fica nesse caso? Sei que qualidade de um Pioneer não se discute! A CM é tão ruim assim?
Cassiano,
Vi seu projeto, achei bem bacana, é legal diferenciar sim... O som original, tenho que concordar, é ruim pra caramba, kkkkk.
Cara, eu não estou achando as CMs tão caras, na net a gente encontra a partir de R$1500,00 a R$2000,00 completinhas.
Como eu disse, não quero algo que seja muito complicado e muito caro...
Vamos pensando com calma no que vira..
Abraços!
______________________________________________________________________________________
Guizadass
Guizadass
- cassianotartari
- Membros
Com certeza tem suas vantagens, mas aí seu fosse investir em uma CM seria uma da Kenwood que sei que aceitam mapas do projeto tracksource que já uso no meu GPS Garmin dedicado. Nem pesquisei mas acho que um CM Kenwood boa com GPS deve passar dos 2000. Se for pra comprar uma CM que não tenha mapas atualizados como o do projeto que citei prefiro nem investir. E como quero gastar uns 500 no rádio + uns 600 nos kits duas vias pras portas e já tenho módulo e caixa, vai sair 1100.
-
- Membros
- Contato:
A vantagem é que você já tem algumas coisas na mão, vai economizar um quantia boa...
Mas as outras CMs que temos por aí, utilizam Igo, e é possível atualizar os mapas, não é?
O que seria esse projeto Tracksource?
Por curiosidade, quanto custa a Headunit da Pioneer completa?
Me responda por favor, os falantes do C4 são de 5 ou 6 polegadas?
Abraços..
Mas as outras CMs que temos por aí, utilizam Igo, e é possível atualizar os mapas, não é?
O que seria esse projeto Tracksource?
Por curiosidade, quanto custa a Headunit da Pioneer completa?
Me responda por favor, os falantes do C4 são de 5 ou 6 polegadas?
Abraços..
Guizadass
Guizadass
- cassianotartari
- Membros
http://www.tracksource.org.br/O que seria esse projeto Tracksource?
É um projeto colaborativo de mapas, totalmente gratuito e muito bem atualizado. Sempre usei nas minhas viagens de carro junto com os radares e postos rodoviários da compilação que esse cara faz: http://radaresgarmin.heliohost.org/
Essa que vou comprar DEH-8450BT está R$550,00 aqui.Por curiosidade, quanto custa a Headunit da Pioneer completa?
Mais precisamente 6,5" pelo que li nas 4 portas, na verdade não sei se existe alto falante nesse tamanho, só de 6". Como vou comprar mais pra frente, acho que vou desmontar a porta antes pra ter 100% de certeza, como nesse DIY: viewtopic.php?f=20&t=3732 (no tópico tem o link pra desmontar a porta-> viewtopic.php?f=20&t=2952)Me responda por favor, os falantes do C4 são de 5 ou 6 polegadas?
O que eu queria saber e não me responderam em outro tópipco é o comprimento dos cabos RCA, se são de 3 ou 5m
-
- Membros
- Contato:
Cassiano,
Eu sou meio leigo em GPS... Então estes mapas colaborativos são específicos para o software de navegação do Garmin? Porque o IGO é outro software, certo? De qualquer forma, bem interessante...
Cara, haha, eu viajei aqui, tava achando que este Pioneer era um DVD Player retratil com funções de GPS e etc. Este é um Mp3 Player com Bluetooth. Por isso estranhei o preço, rs. Você então vai conseguir manter o computador de bordo no local original e funcionando, né? Os comandos do volante precisam daquela interface para serem mantidas ?
Será que vou ter problemas com os falantes não servirem? Ou essa diferença não influi?
Quanto ao RCA, vixe... Também sou novato se falando no C4. Mas, na dúvida, eu iria de 5m para ter certeza que alcança... rsrs. Alguém aí sabe??
Eu sou meio leigo em GPS... Então estes mapas colaborativos são específicos para o software de navegação do Garmin? Porque o IGO é outro software, certo? De qualquer forma, bem interessante...
Cara, haha, eu viajei aqui, tava achando que este Pioneer era um DVD Player retratil com funções de GPS e etc. Este é um Mp3 Player com Bluetooth. Por isso estranhei o preço, rs. Você então vai conseguir manter o computador de bordo no local original e funcionando, né? Os comandos do volante precisam daquela interface para serem mantidas ?
Será que vou ter problemas com os falantes não servirem? Ou essa diferença não influi?
Quanto ao RCA, vixe... Também sou novato se falando no C4. Mas, na dúvida, eu iria de 5m para ter certeza que alcança... rsrs. Alguém aí sabe??
Guizadass
Guizadass
- cassianotartari
- Membros
Não funciona no IGO.Eu sou meio leigo em GPS... Então estes mapas colaborativos são específicos para o software de navegação do Garmin? Porque o IGO é outro software, certo? De qualquer forma, bem interessante...
Segundo o site do projeto: "Atualmente produz mapas para uso em GPS da marca Garmin, em Smartphones com software Navitel, em outros navegadores que utilizem softwares compatíveis com estas plataformas, como também mapas para uso no computador, compatíveis com os softwares MapSource e TrackMaker."
Sim, só usar o CTRCT001 se tiver sensor de estacionamento senão o CTSCT003 conforme expliquei no meu tópicoCara, haha, eu viajei aqui, tava achando que este Pioneer era um DVD Player retratil com funções de GPS e etc. Este é um Mp3 Player com Bluetooth. Por isso estranhei o preço, rs. Você então vai conseguir manter o computador de bordo no local original e funcionando, né? Os comandos do volante precisam daquela interface para serem mantidas ?
Quanto aos alto falante não tenho certeza e RCA menos ainda, só queria o tamanho certo pra não ter que ficar enrolando cabo por baixo.
Ainda vou elaborar algum mdf que caiba certinho na lateral do malas pra colocar o amp embutido, mas isso são projetos, quando eu for meter a mão na massa documento tudo e faço um DIY aqui.
-
- Membros
- Contato:
Outra coisa a se pensar é a questão do local e acabamento para o módulo, eu também estou pensando muito a respeito, para ficar esteticamente bonito e tudo mais. Estou pensando se lanço ele na lateral, ou faço um embutido no chão como eu vi um membro aqui que fez... bom, isso eu vou pensando..
A caixa do sub ainda estou com a idéia de fazer ela com a largura total do fundo do porta-malas, para que ela se encaixe e pareça embutida lá no fundo. Com isso, estou com a idéia de fazer uma caixa um pouco mais rasa para não ocupar tanto espaço, porém, ela vai ganhar nas laterais, então acho que não terei problema de litragem talvez...
Como que é sua caixa de subwoofer, Cassiano?
A caixa do sub ainda estou com a idéia de fazer ela com a largura total do fundo do porta-malas, para que ela se encaixe e pareça embutida lá no fundo. Com isso, estou com a idéia de fazer uma caixa um pouco mais rasa para não ocupar tanto espaço, porém, ela vai ganhar nas laterais, então acho que não terei problema de litragem talvez...
Como que é sua caixa de subwoofer, Cassiano?
Guizadass
Guizadass