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Luz Externa no Retrovisor
Não é uma coisa extremamente essencial, mas uma MOD nova nunca é demais!
Diversos carros possuem uma luz debaixo dos retrovisores que acendem quando você trava/destrava o carro. Essa luz pode ser muito útil (ou não) à noite (lógico que é útil somente à noite) quando você ou sua queridíssima patroa vão entrar ou sair do carro e querem ter certeza que não vão pisar em nenhum lugar indesejável.
Na Citroën, um dos carros que possuem esta luz é a C4 Picasso (código 6325 G8):
Cada uma delas custou na Peugeot R$30,00 – fato curioso: um lado custa isso, o outro é mais caro. Vai entender! Eu comprei as duas iguais (aquelas do lado mais barato). Elas já vem com a lâmpada.
Para a instalação, você pode usar a mesma fiação utilizada para as luzes de cortesia da porta (tutorial do Cyro: viewtopic.php?f=20&t=3811 ). Com isso elas acenderam sempre que você desligar o carro/tirar a chave do contato/destravar o carro/acender a luz interna (sim, se você estiver andando com o carro e acender a luz interna essa luz também irá acender - ossos do ofício!).
1o Passo – tirar o forro da porta (tutorial criado pelo Cyro aqui: viewtopic.php?f=20&t=2952 )
2o Passo – desconectar os fios do retrovisor:
3o Passo – tirar o autofalante
4o Passo – afrouxar os parafusos do retrovisor. Ao lado da maçaneta interna, você tem um adesivo preto. Você terá acesso aos parafusos tirando esse adesivo:
ATENÇÃO – não precisa tirar totalmente os parafusos, somente desrosquei-os um pouco!! Se você tirá-los totalmente, eles correm o risco de cair dentro da porta, e se isso acontecer, você vai sofrer para acha-los!
ATENÇÃO II – faça este passo com calma!! Se você estiver fazendo isso com uma chave com ponta móvel (parafusadeira, por exemplo), cuidado para a ponta da chave não cair dentro da porta!
5o Passo – tirar o retrovisor:
Os parafusos que você afrouxou estão fixados em uma espécie de “U”, então para tirar os retrovisores você tem que levantar eles e depois e puxar pra você (Ogro Mode Level 3).
Agora você precisa soltar os fios do retrovisor que são presos em suportes de borracha.
O primeiro deles é este que fica bem atrás do autofalante, é só puxar (Ogro Mode Level 5):
Agora este outro suporte acima do autofalante, basta deslizá-lo para baixo (Ogro Mode Level 0,5):
Pronto, vá guiando os fios enquanto você puxa o retrovisor.
6o Passo – tirar a capa do retrovisor. Achei esta a parte mais tensa por causa do medo de quebrar alguma coisa nele.
Com uma chave de fenda pequena, vá fazendo uma alavanca nos vãos entre a capa e a base (Ogro Mode Level 4):
O resultado será:
CURIOSIDADE: O espelho do retrovisor é térmico!
7o Passo – tirar o espelho. Com a mão, faça força nestas travinhas que seguram o espelho no retrovisor (Ogro Mode Level 6):
O resultado será:
8o Passo – fazer o furo no retrovisor. Usando uma Dremel (valeu BICUDO!), faça o buraco na base do retrovisor onde você irá encaixar a luz. O segundo passo mais tenso porque se você fizer um buraco muito grande, terá que jogar o retrovisor fora ou bolar alguma forma de fechá-lo.
Na empolgação acabei nem tirando foto do buraco pronto, mas não tem muito segredo.
9o Passo – Parte elétrica. Solde dois fios nos conectores da lâmpada e isole com fita isolante.
10o Passo – Voltar o retrovisor no lugar, para isso faça os mesmos passos que você fez para retirar o retrovisor só que tudo ao contrário (óbvio!).
11o Passo – Ligação elétrica, que vai depender de como você passou a alimentação para as luzes de cortesia da porta (citado no começo deste post).
Resultado final:
[]'s
Lincão!
Diversos carros possuem uma luz debaixo dos retrovisores que acendem quando você trava/destrava o carro. Essa luz pode ser muito útil (ou não) à noite (lógico que é útil somente à noite) quando você ou sua queridíssima patroa vão entrar ou sair do carro e querem ter certeza que não vão pisar em nenhum lugar indesejável.
Na Citroën, um dos carros que possuem esta luz é a C4 Picasso (código 6325 G8):
Cada uma delas custou na Peugeot R$30,00 – fato curioso: um lado custa isso, o outro é mais caro. Vai entender! Eu comprei as duas iguais (aquelas do lado mais barato). Elas já vem com a lâmpada.
Para a instalação, você pode usar a mesma fiação utilizada para as luzes de cortesia da porta (tutorial do Cyro: viewtopic.php?f=20&t=3811 ). Com isso elas acenderam sempre que você desligar o carro/tirar a chave do contato/destravar o carro/acender a luz interna (sim, se você estiver andando com o carro e acender a luz interna essa luz também irá acender - ossos do ofício!).
1o Passo – tirar o forro da porta (tutorial criado pelo Cyro aqui: viewtopic.php?f=20&t=2952 )
2o Passo – desconectar os fios do retrovisor:
3o Passo – tirar o autofalante
4o Passo – afrouxar os parafusos do retrovisor. Ao lado da maçaneta interna, você tem um adesivo preto. Você terá acesso aos parafusos tirando esse adesivo:
ATENÇÃO – não precisa tirar totalmente os parafusos, somente desrosquei-os um pouco!! Se você tirá-los totalmente, eles correm o risco de cair dentro da porta, e se isso acontecer, você vai sofrer para acha-los!
ATENÇÃO II – faça este passo com calma!! Se você estiver fazendo isso com uma chave com ponta móvel (parafusadeira, por exemplo), cuidado para a ponta da chave não cair dentro da porta!
5o Passo – tirar o retrovisor:
Os parafusos que você afrouxou estão fixados em uma espécie de “U”, então para tirar os retrovisores você tem que levantar eles e depois e puxar pra você (Ogro Mode Level 3).
Agora você precisa soltar os fios do retrovisor que são presos em suportes de borracha.
O primeiro deles é este que fica bem atrás do autofalante, é só puxar (Ogro Mode Level 5):
Agora este outro suporte acima do autofalante, basta deslizá-lo para baixo (Ogro Mode Level 0,5):
Pronto, vá guiando os fios enquanto você puxa o retrovisor.
6o Passo – tirar a capa do retrovisor. Achei esta a parte mais tensa por causa do medo de quebrar alguma coisa nele.
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8o Passo – fazer o furo no retrovisor. Usando uma Dremel (valeu BICUDO!), faça o buraco na base do retrovisor onde você irá encaixar a luz. O segundo passo mais tenso porque se você fizer um buraco muito grande, terá que jogar o retrovisor fora ou bolar alguma forma de fechá-lo.
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9o Passo – Parte elétrica. Solde dois fios nos conectores da lâmpada e isole com fita isolante.
10o Passo – Voltar o retrovisor no lugar, para isso faça os mesmos passos que você fez para retirar o retrovisor só que tudo ao contrário (óbvio!).
11o Passo – Ligação elétrica, que vai depender de como você passou a alimentação para as luzes de cortesia da porta (citado no começo deste post).
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Re: Luz Externa no Retrovisor
Show Lincao, ficou muito massa hehe.
Mais um DIY na lista. Muito obrigado. Ate mais.
Mais um DIY na lista. Muito obrigado. Ate mais.
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Re: Luz Externa no Retrovisor
lincão, coloca umas fotos a noite =D
show a mod
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- BICUDO
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Re: Luz Externa no Retrovisor
Poxa! !!! Eu queria e ver o buraco no retrovisor, segue uma dica a gente tirar e medir a circunferência do buraco, ou se vc usou alguma coisa como guia.
Topico 10 - principalmente relembrando tópico mais antigos como referência
Valeu Lincao.
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Valeu Lincao.
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Re: Luz Externa no Retrovisor
Parabéns Lincão! Muito bem explicado, detalhado e fotografado. Abraços!
VT[color=#FF0000]R[/color] Noir Obsidian, Aero, Xenon Direcional, Couro c/ aquecimento, K&N, Resolfen, Eibach Pro-Kit, Continental Extreme Contact, Mini Antena.
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Re: Luz Externa no Retrovisor
Muito bom lincão, parabéns pela iniciativa, idéia e coragem principalmente ehehehe
Abraço!
Abraço!
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Re: Luz Externa no Retrovisor
Valeu galera!!
Só uma besta faz alguma coisa com luz e não bota uma foto noturna, né!! heheheeh...vou providenciar.
Com relação ao buraco, foi no olhometro mesmo - Corta e testa, corta e testa...
Só uma besta faz alguma coisa com luz e não bota uma foto noturna, né!! heheheeh...vou providenciar.
Com relação ao buraco, foi no olhometro mesmo - Corta e testa, corta e testa...
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Re: Luz Externa no Retrovisor
Excelente DIY!!!!!!.... Parabéns, Lincão!!! Duca!!!
Abraços,
Rodrigo.
Abraços,
Rodrigo.
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C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
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- EderNH
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Re: Luz Externa no Retrovisor
Tutorial show! Só faltou mesmo a foto à noite!
PS: o desembaçador dos retrovisores eu já sabia, consta no manual que são ativados juntamente com o desembaçador traseiro... muito útil aqui no sul, mas raro nos carros brasileiros (meu Astrinha 95 já tinha :D).
PS: o desembaçador dos retrovisores eu já sabia, consta no manual que são ativados juntamente com o desembaçador traseiro... muito útil aqui no sul, mas raro nos carros brasileiros (meu Astrinha 95 já tinha :D).