Estarei a partir de agora ,iniciando um novo tópico!!!
Para tentar direcionar assuntos relacionados a funcionamento da parte dos freios, alterações de rodas,pneus e configurações do sistema de ABS e ESP.
Freios e configurações,assim como ajustes...
ANTIBLOQUEIO DE RODAS - ABS Objetivos do sistema
Evitar o bloqueio das rodas durante a frenagem.
Assegurar a estabilidade e maneabilidade do veículo independentemente da:
Pressão de frenagem.
Velocidade do automóvel (dentro dos limites da física),
Do estado do piso.
Reagir rapidamente em função do piso.
Diminuir a distancia de frenagem em pisos com baixa aderência.
Reconhecer a aquaplanagem.
Evitar a ressonância das peças mecânicas (suspensão).
Vigiar o bom funcionamento do sistema do sistema ABS e em caso de avaria:
Manter uma frenagem clássica,
Informar o condutor através de alerta luminoso.
Frenagem e Segurança
O bloqueio das rodas de um veículo durante uma freiada tem conseqüências muito maiores que o simples desgaste de pneus:
Aumenta da distância percorrida até parar.
Perda da estabilidade e da trajetória.
Anulação do controle lateral.
Este fatores contribuem a um acréscimo importante aos riscos de acidentes.
O aumento da distância de frenagem.
Veículo azul sem anti bloqueio de rodas.
Veículo marrom com antibloqueio de rodas.
O aumento da distância de frenagem.
Veículo azul sem anti bloqueio de rodas.
Veículo marrom com antibloqueio de rodas.
O perda da estabilidade.
Perda do controle lateral.
Conceito de aderência
A aderência caracteriza o estado do contato entre dois elementos tais como:
Pneu e estrada.
A aderência é a relação entre a carga aplicada ( C ) e o esforço máximo transmissível ( V ).
A aderência depende de alguns fatores:
A natureza do piso,
A escultura e a pressão dos pneus.
A força de contato....
Durante um frenagem num piso escorregadiço, pode ocorrer um bloqueio de roda se o coeficiente de aderência for insuficiente para garantir o contato roda pista..
Uma roda bloqueada não transmite mais esforços laterais, portanto o veículo fica sem controle
Coeficiente de aderência em função do estado do piso
Estado do piso Coeficiente de aderência
Seco 0,8 à 1
Molhado 0,20 à 0,65
Congelado 0,05 à a,001
Espero que este tópico gere bastente discussão...
Um grande abraço,
Editado pela última vez por le garage em 14 Nov 2011, 20:04, em um total de 14 vezes.
Rodrigo Espíndola de Magalhães
Louco por carros...
re.magalhaes@terra.com.br
Queria abrir a discussão sobre troca de pinças e melhorias no sistema original.
1 - Pinças Maiores:
- Maiores pinças inclui mais pistões e/ou pistões maiores que farão o trabalho de parar o carro. No entanto, não é tão simples trocar a pinça, também é necessário trocar o atuador do freio.
- É necessário trocar também a central de ABS?
- Discos maiores, como adaptar em um cubo original?
2 - Melhorar o Sistema Original:
- Trocar o fluido de freio por DOT 5.1, qual melhoria que este fluido traz?
- Trocar a linha original do fluido de freio por aeroquip, o que isso melhora?
- Discos Frisados (Quais modelos e marcas compatíveis para os C4 2.0 e 1.6)
- Pastilhas macias (Quais modelos e marcas compatíveis para os C4 2.0 e 1.6)
Assim que for encontrando as respostas, vou adicionando ao tópico.
Tenho essas dúvidas tbm. Ví comentários de que alguem aqui do fórum usa discos frisados Powerbrakes, só não sei quem é que usa. Tenho interesse nesse item, se alguém puder ajudar, inclusive indicando como adquirir um desses eu agradeço. Espero não fugir do foco do tópico, abraço!
C4 VTR prata 2006/2007, Eibach PRO KIT, TSW Volare 17" ET15, Continental SportContact 3 225/45/17, Denso Iridium Power 7, EBC Green Stuff Pads, Xenon Direcional e Aero original.
Os três principais tipos disponíveis são DOT3, DOT4 e DOT5. DOT3 e DOT4 são à base de glicol e DOT5 à base de silicone. A principal diferença entre o DOT4 e o DOT5 é que o primeiro absorve água, enquanto o DOT5 não.
Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. O seu fluido de freio ferveria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra.
Os três principais tipos disponíveis são DOT3, DOT4 e DOT5. DOT3 e DOT4 são à base de glicol e DOT5 à base de silicone. A principal diferença entre o DOT4 e o DOT5 é que o primeiro absorve água, enquanto o DOT5 não.
Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. O seu fluido de freio ferveria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra.
Por isso o DOT5 é mais recomendável.
Estou me ausentando do fórum, acredito que de vez...
Dúvidas ,
011 7832-5241
Um abraço,
Rodrigo Espíndola de Magalhães
Louco por carros...
re.magalhaes@terra.com.br