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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
tenho um civic e precisei usar os abs pra diminuir de 110 a 0 km/h. fui freando devagar e só quando vi que poderia bater que freiei mesmo, o carro simplesmente parou, acho que todos deveriam se preocupar em abs e air bags na hora de comprar um carro zero, é uma escolha muito mais racional do que guardar o dinheiro dos abs/air bags pra comprar som ou rodas por exemplo
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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
Só depois que a gente evita um acidente por causa do ABS é que a gente realmente dá valor.
Um pouco de física básica explica porque é melhor o ABS. Ele não permite que o pneu trave, entrando, assim, no que se chama de "atrito dinâmico", e mantendo os pneus em "atrito estático". O segundo é sempre maior que o primeiro, prova disso é que é mais difícil de começar a movimentar um objeto parado do que mantê-lo em movimento (o que também se relaciona com a segunda lei de Newton). Qualquer curva de atrito entre objetos vai parecer com a linha vermelha do gráfico, só que com a queda instantânea para quando se vence o limiar de resistência do atrito estático, entrando em atrito dinâmico, que é quase todo linear (varia muito pouco porque, com a velocidade, sobe a temperatura e o material pode "amolecer" o que tende a interferir no atrito).
Eu nunca deixei de ter carro com ABS, quando tinha a opção. Acho que é até mais importante que o air-bag (apesar de sempre procurar o máximo de segurança).
Minha prova foi quando eu comprei o meu C3 (antes do C4). Vi uma batida de frente entre um C3 e um gol. O cara do gol morreu na hora, o do C3 estava machucado, cortado, mas falando ao celular do lado do carro. Tudo isso por causa da segurança passiva (o ABS ajudou a minimizar o impacto), o air-bag, a deformação programada, o motor com fusíveis mecânicos (quebram para o motor cair na hora da batida), cabine com célula de sobrevivência, etc...
Um pouco de física básica explica porque é melhor o ABS. Ele não permite que o pneu trave, entrando, assim, no que se chama de "atrito dinâmico", e mantendo os pneus em "atrito estático". O segundo é sempre maior que o primeiro, prova disso é que é mais difícil de começar a movimentar um objeto parado do que mantê-lo em movimento (o que também se relaciona com a segunda lei de Newton). Qualquer curva de atrito entre objetos vai parecer com a linha vermelha do gráfico, só que com a queda instantânea para quando se vence o limiar de resistência do atrito estático, entrando em atrito dinâmico, que é quase todo linear (varia muito pouco porque, com a velocidade, sobe a temperatura e o material pode "amolecer" o que tende a interferir no atrito).
Eu nunca deixei de ter carro com ABS, quando tinha a opção. Acho que é até mais importante que o air-bag (apesar de sempre procurar o máximo de segurança).
Minha prova foi quando eu comprei o meu C3 (antes do C4). Vi uma batida de frente entre um C3 e um gol. O cara do gol morreu na hora, o do C3 estava machucado, cortado, mas falando ao celular do lado do carro. Tudo isso por causa da segurança passiva (o ABS ajudou a minimizar o impacto), o air-bag, a deformação programada, o motor com fusíveis mecânicos (quebram para o motor cair na hora da batida), cabine com célula de sobrevivência, etc...
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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
dtorres escreveu:Fluídos de Freio
Os três principais tipos disponíveis são DOT3, DOT4 e DOT5. DOT3 e DOT4 são à base de glicol e DOT5 à base de silicone. A principal diferença entre o DOT4 e o DOT5 é que o primeiro absorve água, enquanto o DOT5 não.
Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. O seu fluido de freio ferveria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra.
Por isso o DOT5 é mais recomendável.
Se colocar DOT5 no seu carro vai estragar o seu sistema de freio. Ele não é compatível igual ao DOT3 e DOT4. Portanto, não caiam nesta besteira de colocar DOT5 (à menos que seu carro seja um dos poucos que usa DOT5).
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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
Só uma correção: o ABS não ajudou mais o cara do C3 vs o Gol neste caso: se os carros bateram de frente ambos bateram à mesma velocidade que é a soma das velocidades de cada um. Foi o AIRBAG e a construção do C3 (mais segura que a do Gol) que salvou o cara do C3...Sergitow escreveu: Tudo isso por causa da segurança passiva (o ABS ajudou a minimizar o impacto),
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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
loudenvier escreveu:Quanto ao DOT 5, de silicon, nao sei, mas existe o DOT 5.1 que é com a mesma base do 3 e do 4, mas com melhores especificaçoes. É o fluído que eu uso na minha moto esportiva.dtorres escreveu:Fluídos de Freio
Os três principais tipos disponíveis são DOT3, DOT4 e DOT5. DOT3 e DOT4 são à base de glicol e DOT5 à base de silicone. A principal diferença entre o DOT4 e o DOT5 é que o primeiro absorve água, enquanto o DOT5 não.
Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. O seu fluido de freio ferveria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra.
Por isso o DOT5 é mais recomendável.
Se colocar DOT5 no seu carro vai estragar o seu sistema de freio. Ele não é compatível igual ao DOT3 e DOT4. Portanto, não caiam nesta besteira de colocar DOT5 (à menos que seu carro seja um dos poucos que usa DOT5).
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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
O DOT 5.1 é compatível com o DOT 4, mas a não ser que você participe de trackdays este UP não é tão interessante...
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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
Acredito que esteja enganado. Quando os dois veículos colidem, as velocidades se somam. Se um dos dois consegue reduzir ao máximo a sua velocidade (com a ajuda do abs), o que é natural quando ele vê o outro vindo de frente, ele reduz a velocidade para um patamar em que o veículo dele consegue absorver impacto suficiente para que ele só receba o mínimo possível, dentro do limite de tolerância do corpo do motorista. O do gol teria morrido porque o gol não absorve tão bem o impacto. Mas, não se iluda, o ABS certamente teve muito peso no resultado, isso se não foi fator determinante para a sobrevivência de um dos dois motoristas.loudenvier escreveu:Só uma correção: o ABS não ajudou mais o cara do C3 vs o Gol neste caso: se os carros bateram de frente ambos bateram à mesma velocidade que é a soma das velocidades de cada um. Foi o AIRBAG e a construção do C3 (mais segura que a do Gol) que salvou o cara do C3...Sergitow escreveu: Tudo isso por causa da segurança passiva (o ABS ajudou a minimizar o impacto),
Outro detalhe que você desconsidera é a transferência de energia, em razão do momento (quantidade de movimento) dos dois veículos. Quando se estuda o momento (no pré-vestibular) a gente aprende sobre os diversos cenários de transferência de energia. Apesar de sabermos que os dois batem à mesma velocidade, que é a soma das velocidades, existe uma grande diferença quando entra na equação a forma como se deu a colisão (Se V1=V2, se V1>V2 e se V1<V2). Carro é projetado para receber melhor a pancada quando ele o faz de forma passiva. Quando se estuda "momento", a gente aprende que, dois corpos, com o mesmo momento, ao colidirem, sofrem total transferência de energia e voltam na mesma velocidade em sentido oposto. Diferente de quando um dos dois está parado, ainda que o outro venha com o dobro da velocidade da hipótese anterior, assim, mantendo o mesmo "momento" no sistema, aquele que bate tem a sua velocidade reduzida pela metade e o outro adquire metade da velocidade do primeiro e ambos seguem no mesmo sentido. Nesse caso, para os corpos do sistema, a aceleração (e desaceleração correlata) equivale à metade daquela no outro sistema, porque o sentido do movimento não é mais invertido, somente é criado para um e reduzido pela metade para outro. No primeiro sistema, ocorre uma desaceleração "-a" e uma aceleração "a" para os dois corpos. E o que estraga o corpo humano numa colisão e a variação de aceleração.
Em resumo, o carro que para antes numa batida de frente é aquele que sofre a menor desaceleração e que absorve melhor a energia do impacto, transferindo muito menos energia para os seus integrantes. Ou seja, o ABS do C3 ajudou o seu motorista a sofrer menos lesões, sim.
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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
Galera, aproveitando o tópico, to com uma coisa me intrigando.
Esses dias precisei frear muito forte pra não atropelar um cavalo na rodovia, eu tava a uns 110 km/h e praticamente tive que parar, não podia desviar pois vinha carros no sentido contrario, então mantive o volante reto e apenas reduzi. OK, no momento o ABS entrou em funcionamento e até parei com uma certa distância do cavalo. A questão é que sei que nossos carros possuem o tal de AFU, que no meu entendimento é usado para extrair o máximo da capacidade de frenagem do veiculo, quando o motorista não exerce força suficiente no pedal, e já vi em vídeos que quando esse sistema entra em funcionamento o alerta é acionado, o que não ocorreu no meu caso.
Pergunta: será que esse sistema está funcionando corretamente comigo? Pq não entrou em funcionamento? e se entrou, pq não ativou o pisca alerta?
Valeu!
Esses dias precisei frear muito forte pra não atropelar um cavalo na rodovia, eu tava a uns 110 km/h e praticamente tive que parar, não podia desviar pois vinha carros no sentido contrario, então mantive o volante reto e apenas reduzi. OK, no momento o ABS entrou em funcionamento e até parei com uma certa distância do cavalo. A questão é que sei que nossos carros possuem o tal de AFU, que no meu entendimento é usado para extrair o máximo da capacidade de frenagem do veiculo, quando o motorista não exerce força suficiente no pedal, e já vi em vídeos que quando esse sistema entra em funcionamento o alerta é acionado, o que não ocorreu no meu caso.
Pergunta: será que esse sistema está funcionando corretamente comigo? Pq não entrou em funcionamento? e se entrou, pq não ativou o pisca alerta?
Valeu!
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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
Já freei, em emergências, em mais de uma vez, com o C3 e com cada um dos C4 que tive. Somente na primeira vez que rolou isso com cada carro é que o pisca-alerta ligou automaticamente. É coincidência ou só funciona na primeira vez, tipo uma "virgindade"? :D :D :Dfernandomanomics escreveu:Galera, aproveitando o tópico, to com uma coisa me intrigando.
Esses dias precisei frear muito forte pra não atropelar um cavalo na rodovia, eu tava a uns 110 km/h e praticamente tive que parar, não podia desviar pois vinha carros no sentido contrario, então mantive o volante reto e apenas reduzi. OK, no momento o ABS entrou em funcionamento e até parei com uma certa distância do cavalo. A questão é que sei que nossos carros possuem o tal de AFU, que no meu entendimento é usado para extrair o máximo da capacidade de frenagem do veiculo, quando o motorista não exerce força suficiente no pedal, e já vi em vídeos que quando esse sistema entra em funcionamento o alerta é acionado, o que não ocorreu no meu caso.
Pergunta: será que esse sistema está funcionando corretamente comigo? Pq não entrou em funcionamento? e se entrou, pq não ativou o pisca alerta?
Valeu!
- Moita
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Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
Já precisei frear forte em três ocasiões e nas três os pisca alerta foi acionado...