Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Fous
Membros
Mensagens: 37
Registrado em: 30 Set 2012, 00:41
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por Fous »

Ah, tem um macete que eu estou usando para contornar o problema.

É assim:

Se a temperatura externa passar dos 30 graus no CB do carro eu ligo o botão do modo neve do cambio, assim o carro roda só em 2ª 3ª e 4ª marcha, e quando o carro para ele fica em 2ª, evitando assim o tranco de quando vai para primeira.

Se e a temperatura externa estiver abaixo dos 30 graus no CB, mas o carro estiver rodando a mais de 1hs só na cidade, eu ligo o modo neve quando entro em congestionamentos pesados.

Se a temperatura externa estiver abaixo dos 20 graus eu ando normal sem o modo neve em qualquer situação.

esquerdo
Membros
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Dez 2012, 10:34
Estado: RJ
Cidade: Niterói
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por esquerdo »

Caros amigos,

Infelizmente sou iniciante no mundo Citroen. Porém tenho procurado ler e me informar muito sobre o C4 e a marca.
Como não tenho condicoes de explicar o que li em outros lugares em outro forum existe uma sugestão para a solução desse problema, porém nao sei se posso compartilhar o link aqui.

O que alguns amigos lá sugeriram e surtiu efeito para alguns que fizeram foi a troca do fluido da caixa...por um fluido de melhor qualidade que preserva o cambio e aumenta a vida util do mesmo.

Se os moderadores autorizarem eu posto aqui o link.

Aguardo autorização ou a negação.

att
Esquerdo

thiagohc
Membros
Mensagens: 45
Registrado em: 19 Mar 2012, 14:15
Estado: MG
Cidade: Uberaba
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por thiagohc »

esquerdo escreveu:Caros amigos,

Infelizmente sou iniciante no mundo Citroen. Porém tenho procurado ler e me informar muito sobre o C4 e a marca.
Como não tenho condicoes de explicar o que li em outros lugares em outro forum existe uma sugestão para a solução desse problema, porém nao sei se posso compartilhar o link aqui.

O que alguns amigos lá sugeriram e surtiu efeito para alguns que fizeram foi a troca do fluido da caixa...por um fluido de melhor qualidade que preserva o cambio e aumenta a vida util do mesmo.

Se os moderadores autorizarem eu posto aqui o link.

Aguardo autorização ou a negação.

att
Esquerdo
opa Esquerdo salve,

Pode me mandar o link via MP por favor?

Abs.

thiagohc
Membros
Mensagens: 45
Registrado em: 19 Mar 2012, 14:15
Estado: MG
Cidade: Uberaba
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por thiagohc »

opa Galera, só para dar um feedback para vocês ai do tópico, semana passada meu câmbio começou a dar uns trancos mais forte e deixei o carro na ccs, fizeram os testes, encontraram o problema no lexia e trocaram as valvulas e o óleo do câmbio, assim que fizeram o teste novamente o tranco se intensificou e acabaram condenando o câmbio inteiro.
Já foi feito o pedido na fábrica mas nessa brincadeira vou ficar 15 dias sem carro sem nenhum backup de carro em casa e com minha esposa grávida e meu filhote de apenas 1 ano, dai imaginem o problema...

Vou arrumar o câmbio e vender o carro, não curto passar carro pra frente com problema então vou afundo e fazer vários testes depois que me entregarem ele de volta, como ele ainda tem mais de um ano de garantia fico mais tranquilo.

Pois é galera infelizmente o possante tinha tudo para ser o melhor da categoria, mas um problema grave desse e ainda com histórico recorrente não rola.

Abs.!

dynared
Membros
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Jan 2013, 17:31
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por dynared »

Prezados colegas boa tarde.

Sou novo no fórum, e como vocês, também tenho o famoso "coice" no meu carro. Aliás, os sintomas são bem parecidos. Enquanto frio, tudo belezinha, o carro é muito bom de guiar, mas basta a temperatura subir ou pegar um congestionamento, que já era. A situação é sempre a mesma, paro ele, o painel mostra a 1ª marcha mas na realidade ele está em ponto morto. Acelero e "bum" vem o coice.

buruno_p, vi que o seu carro vinha tendo esse sintoma e infelizmente, se envolveu num acidente por conta desse problema. Depois disso, você levou em algum lugar ?

Depois do relato do nosso colega Thiagohc que trocou até o cambio, e o problema não foi resolvido, sinto em dizer, mas acho que não há solução mesmo. É uma pena, comprei o carro a 2 meses e estou pensando em devolvê-lo por isso. O pior é que eu curti muito o carro ... uma pena ...

EmilioMann
Membros
Mensagens: 17
Registrado em: 28 Dez 2012, 04:10
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por EmilioMann »

Amigos, pode parecer absurdo, mas deem uma conferida na carbonizaçao do motor e das velas. Existe um topico aqui mesmo, criado por um engenheiro mecanico, que informa que o oleo do motor utilizado e recomendado pela citroen no brasil, ESTÁ ERRADO! Ele é para motores diesel, gerando uma carbonização excessiva, além do produto comercializado pela Total em nosso país, ser de má qualidade. No meu, deixei passar 4000 km da troca e quando fui verificar o meu motor havia criado uma borra!
Li em outros foruns que esse problema pode ser ocasionado por essa carbonizaçao, que acarreta uma perda de potencia ou sei lá o que, que faz com que o cambio tenha dificuldades em identificar que deve engatar a primeira.
Coincidencia ou nao, depois que troquei o oleo por mobil sintetico e fiz uma limpeza e descarbonizaçao do motor, nao aconteceu mais comigo da primeira dar essa "patinada" pra entrar. Faz apenas uma semana, mas já era pra ter acontecido.
Infelizmente tambem estou com o problema dele entrar em "modo de segurança" na terceira marcha. Por isso, de qualquer forma terei que trocar as eletrovalvulas e o oleo, coisa que deve ser feita por todo mundo a cada 30000 km, mas a citroen do brasil nao informa e nem faz nas revisoes, deixando a bomba estourar na mao do cliente.
Outra coisa que pode acarretar essa "patinada" na entrada da primeira com o carro quente, é uma perda de pressao pelo que os mecanicos especializados aqui de Curitiba chamam de "tampa de trás da caixa". Esse reparo é feito com apenas regulagem, substituiçao de retentor e junta. Nao é nem preciso abrir a caixa. Varias oficinas daqui já conhecem esse "segredo" e dizem que os mecanicos das concessionarias ainda nao sabem lidar com ele. O custo do serviço por aqui, incluindo troca das eletrovalvulas e oleo está na faixa de 2000,00.

Fous
Membros
Mensagens: 37
Registrado em: 30 Set 2012, 00:41
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por Fous »

Tenho oque pode ser boas noticias para todos aqui do tópico!

Após nosso amigo EmilioMann postar aqui que levou o carro na oficina e o mecânico "entregar o jogo" dizendo que a solução para o perda de pressão no cambio que leva aos trancos da 2ª p/ 1ª e R poderia ser a tampa traseira da caixa, fui pesquisar a fundo se algo tão simples assim poderia resolver o problema.

Segue a conversa para quem não viu

EmilioMann escreveu:
Tudo beleza Fous?
Desculpe pela demora em responder, mas é que estava esperando por algumas informações.
Olha só que curioso. Parece que o relato do nosso amigo de Blumenau aí em cima e do usuario desse post: viewtopic.php?f=18&t=17175 tem a ver com o nosso problema mesmo.
Ainda não mandei executar o serviço. Ficou marcado para terça feira que vem. O cara dessa oficina que eu havia citado e também de algumas outras (parece que a soluçao já é de conhecimento de todos aqui em Curitiba), não quiseram entrar em detalhes. Um foi direto e falou que não iria entregar o segredo, mas realmente é apenas uma regulagem feita por um vazamento de pressao no que eles chamaram de "tampa traseira da caixa".
A unica coisa que serão trocadas, fora as eletrovalvulas e o oleo, serao as juntas por abrir essa "tampa". Nem o cambio é aberto.
O que eu havia dito sobre "preço justo" retiro agora, tendo em vista ser uma coisa aparentemente simples, como os outros amigos relataram e que me custará 1350,00. Praticamente o mesmo valor em qualquer das oficinas que pesquisei. Parece que formaram um cartel.
Apenas a realizaçao desse serviço, só resolveria meu problema caso meu carro nao estivesse entrando em "modo de segurança", se fosse só a questão do tranco pra engatar a primeira marcha com o carro quente. Como tambem está travando na terceira, terei que trocar as eletrovalvulas e o oleo, que custará mais 650,00 (isso achei um bom preço). Total da brincadeira 2000,00. O cara garantiu que vai resolver e que nenhum mecanicos das concessionarias conhece o "segredo". Vamos só ver. Depois de realizado eu volto com mais informaçoes.

Para quem não sabe esse problema é o Vulgo:

-Famoso "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar
-Tranco do cambio quente
-Desaplicação da primeira marcha
-Cambio que entra em neutro após parar rapidamente o carro
etc.... e por ai vai

Após uma longa pesquisa Bingo! Achei varios relatos de pessoas que trocaram a vedação da tampa traseira da caixa ou a tampa toda e o cambio ficou perfeito. Não foi necessário desmontar nada, bastou trocar os vedadores da tampa que o cambio simplesmente volta ao normal!

Não sei se é permitido, mas vou colar os depoimentos aqui do Club Peugeot cujo alguns membros tinham o mesmo problema e conseguiram resolver. Espero que não tenha problema eu colar a mensagem de outro forum aqui, (sou membro do peugeot club) mas eu acredito que independente do local onde foram retiradas essas citações primeiramente devemos ajudar uns aos outros e não esconder as informações tão preciosas como essa.

Postado 16 janeiro 2012 - 13:16
RicardoFSantos, em Jan 15 2012, 00:26, disse:
Tenho uma 307 SW e agora ela ta apresentando esse mesmo problema. Quando a temperatura do motor sobe e passa um pouco dos 90 graus parece que ele perde a primeira marcha. Não reduz de segunda para primeira. Se para em um farol ele demora pra reduzir, dá um leve tranco.. as vezes quando vou sair dá um tranco maior, parecendo que a primeira foi colocada na força. Quando ele está frio roda belezinha. Alguem opina alguma coisa ? Será que vale essa manutenção de eletroválvulas e óleo ?

Abcs.


O meu fazia isso, e depois de reformar o cambio todo por ter quebrado uma cinta, descobri que era a tampa traseira da caixa que escapava pressão... mas pode ser óleo, e eletroválvulas tb.


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Postado 01 dezembro 2011 - 09:42
TGRovaris, em Dec 1 2011, 08:06, disse:
Bom dia galera!!

Finalmente boas notícias!

o problema, que ocasionou toda minha dor de cabeça, e a quebra da cinta do câmbio, está nesse link que segue, item 5 - "TAMP CX ENGREN" :

http://imageshack.us/f/840/caixac.jpg/

Segundo o mecânico, escapava pressão do pacote, por ela (mas não vazava pra fora da caixa), ai a 1ª ficava quase a zero de pressão. Foi medido e tudo, e não tinha diferença de medida significativa pra vazar óleo por folga. Acredita-se que tenha uma fissura no material que acuse somente em alta temperatura, ocasionando o vazamento e perda de pressão.

Ainda bem que não era a ECU do câmbio, que ele trocou também, e não teve sucesso.

Agora é so rodar e ver se o problema se foi mesmo, mas acredito que sim, senão ontem mesmo quando peguei o carro ja teria acontecido, com certeza.

agradeço a todos que tentaram me ajudar, e que deram apoio de certa forma.

No que eu puder ajudar, assim como me ajudaram, estamos ai!!

abraços a todos


---------------------------------------------------------------------------------
Postado 04 dezembro 2011 - 14:56
APretto, em Dec 4 2011, 10:41, disse:
Pessoal, bom dia! Me desculpem se esse nao é o meio adequado ou tópico.. creio q seja.

Faz pouco mais de um mes q estou com esse carro e notei um leve tranco nas trocas da caixa e, ultimamente tambem, um retardo na saída e na ré que faz com q o carro fike acelerando porem nao ande, até q 2,3 segundo depois saia de 'soco'!!!!!!

Abraço e bom domingo..

O meu aconteceu isso, de ele ficar "neutro" com o D ou R engatado, e era a tampa traseira da caixa, só que como eu não sabia, e não senti o carro morto, acelerei, e a caixa foi pro espaço... ai quando peguei do conserto (sem saber o maldito problema), o carro continuou ruim, perdendo força em 1ª e no ré... testes, testes e mais testes, central trocada, e nada.... ai chegamos na tampa traseira da caixa, BINGO!

quando ele ficar ruim, e nao andar, coloca no NEVE e ve se anda, ou puxa 2ª marcha no tip... isso se nao aparecer mensagens no CB, pois nenhum defeito mecânico vai acusar no cb, so eletronico, falhas de sensores... fica esperto, e nao acelera muito, pois vai dar um tranco gigantesco (eu estava a 5000rpm quando ele engatou), parecia que tinha arrancado o motor fora!!



-----------------------------------------------------------
Relato de uma oficina de cambio automático que eu achei na net, coloquei em vermelho a parte que diz sobre o problema que enfrentamos nesse tópico. O site não diz, mas desconfio que esse vedadores que o texto fala são os da tampa traseira da caixa.

A Transmissão AL4/DPO, utilizada em boa parte dos veículos de fabricação francesa (Peugeot, Renault e Citroën) vem apresentando problemas recorrentes. Quais sejam: desaplicação da 1ª marcha quando a transmissão está aquecida; trancos; sistema entra em “Modo de Emergência”.

A transmissão entra em “Modo de Emergência” quando o software responsável pelo funcionamento da transmissão detecta problemas no sistema hidráulico e/ou eletrônico da mesma, então, o sistema avisa no computador de bordo que a transmissão está apresentando problemas e suspende a troca automática das marchas, funcionando apenas a 3ª marcha e marcha Ré.

As causas podem ser várias, mas as mais comuns são perda de pressão internamente e defeito nas eletroválvulas responsáveis pela estabilização da pressão de trabalho da transmissão.

Analisando a frequência com que vem ocorrendo esses defeitos nas transmissões AL4/DPO, pudemos observar que a eletroválvula apresenta defeito após o veículo ultrapassar 60.000 km. Quanto à perda de pressão interna, não há uma média de quilometragem para a ocorrência do problema, pois já houve casos do problema apresentar antes do veículo atingir 10.000 km rodados.

Uma vez detectado a perda de pressão em 1ª marcha, é necessário efetuar a troca dos vedadores e do fluido da transmissão.

Para amenizar a ocorrência da perda de pressão, aconselhamos que o fluido da transmissão seja trocado, no máximo à cada 50.000 km, porém não há garantias que a troca do fluido elimine uma eventual perda de pressão.

Vale destacar que a troca de 100% do fluido da transmissão só pode ser realizada por equipamento específico para troca de óleo em transmissões automáticas (máquina de diálise).

Quanto a falhas nas eletroválvulas, vale destacar que o procedimento correto é fazer uma revisão/recalibração do corpo de válvulas da transmissão, pois a simples troca das eletroválvulas pode não solucionar o problema de vez ou até mesmo ser um paliativo que logo venha reapresentar defeito.

De qualquer modo, caso a transmissão do seu veículo venha apresentar defeito, procure um profissional especializado em transmissões automáticas para que ele possa fazer um diagnóstico correto e só então realizar o reparo necessário.

Nós da AutoFlex Centro Automotivo – especializado em transmissões automáticas – estamos à disposição para dirimir eventuais dúvidas e efetuarmos o diagnóstico da sua transmissão.

------------------------------------------------------------------

Após ir em 4 oficinas de cambio automático, consegui depois de muita insistência que um funcionário de uma oficina falasse algo a respeito dessa troca da tampa traseira, bingo novamente, ele me disse que teve alguns casos que foi constatada a perda de pressão pela tampa e quando a mesma foi trocada o problema foi resolvido.

Agora só falta alguém aqui do fórum ser a cobaia, pois esses casos todos ocorreram em Peugeot, não consegui nenhum relato de Pallas com a tampa trocada.

EmilioMann
Membros
Mensagens: 17
Registrado em: 28 Dez 2012, 04:10
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por EmilioMann »

Fous, deixei meu carro na oficina citada e vou pega-lo amanha a tarde. Conversando melhor com o cara, é exatamente isso que voce já disse aí em cima. Ele deu risada quando eu falei que tinha gente aqui no forum trocando o cambio inteiro ou até mesmo o corpo de valvulas.
Nos próximos dias volto pra postar as primeiras impressões e tambem se o problema voltar. Ele deu garantia de 6 meses e disse que o oleo e as eletrovalvulas devem ser trocados novamente daqui há 50.000km, mesmo que não esteja acontecendo nenhum problema.

EmilioMann
Membros
Mensagens: 17
Registrado em: 28 Dez 2012, 04:10
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por EmilioMann »

Peguei o carro hoje, rodei quase 50km e está excelente! Muito cedo pra dizer que resolveu, mas tudo indica que sim. Pode parecer pouco, mas antes o problema acontecia no maximo com 8km rodados e entrava em modo de segurança. Isso no primeiro funcionamento do carro no dia. Depois disso, cada vez que ligasse o carro, eram no maximo 2 km pra começar a dar esse "atraso" na entrada da primeira, o tranco e mais 1km pra em seguida entrar em modo de segurança.
Gostei muito do atendimento da Maranello Imports, nota 10 mesmo. Meu carro estava literalmente imundo hehehe, (filhos pequenos e cachorros) quando ele apareceu nem reconheci. Lavaram, enceraram e fizeram a melhor limpeza interna que já vi.
Na nota fiscal, o serviço foi lançado como: "correção na pressão de linha (fuga)", além da troca das eletrovalvulas e oleo.
Vou fazendo uns "relatorios" a cada semana pra voces. Mas se der uns 10 dias e o problema não voltar, aconselho até a quem seja de outra cidade, e não encontre um lugar que realize esse serviço, que venha a Curitiba, e passe um dia num hotel e passeando pela cidade.
Eles estavam lá com uma mercedes do Rio que veio pra fazer o motor. Orçamento no Rio: 20.000,00. Orçamento deles: 7.000,00.
Quem chegou a trocar o cambio todo e nao resolveu, é bem possivel que o problema esteja em outro lugar. Eles já disseram que pegaram carros com os cambios condenados pelas css e num deles era um problema do abs que nao deixava entrar a ré e no outro um simples fusível queimado.
Abraços.

Fous
Membros
Mensagens: 37
Registrado em: 30 Set 2012, 00:41
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Re: "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar - BVA Exclusive

Mensagem por Fous »

Opaaaa EmilioMann Maravilha eim, essa sim é uma noticia ótima para todos com esse problema, mês que vem vou levar meu carro para fazer o reparo da tampa.

Você poderia passar o endereço e o telefone da oficina?? Se eu não achar nenhum lugar aqui no interior de SP que arrume a tampa por um preço bom e uma garantia igual essa de 6 meses, irei levar ai em Curitiba mesmo.

Aguardo os "relatórios" de como o carro estará daqui 10 dias.

Abraços.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”