-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 VTR
Pneus & Calibragem - Dúvidas
Como não encontrei nenhum tópico específico sobre pneus resolvi criar um!
Irei colocar aqui os modelos dos pneus e calibragem conforme a Citroën recomenda.
Queria que vocês deixassem seus respectivos comentários relatando experiência se usam outro modelo ou marca de pneu, se foi melhor ou pior.
C4 VTR - 195/65 R15 Michelin Energy - 34(f), 30(r) / 33(f), 36(r)
C4 VTR - 205/50 R17 Michelin Pilot Sport 3 - 34(f), 30(r) / 34(f), 39(r)
C4 2.0 hatch - 205/55 R16 Michelin Energy Saver - 30(f), 30(r) / 30(f), 36(r)
C4 Pallas - 215/55 R16 Michelin Energy Saver - 34(f), 32(r) / 34(f), 40(r)
Lembrando que o ideal é calibrar os pneus antes dos três primeiros quilômetros, caso contrario é recomendado que coloque 4 psi a mais em cada pneu.
E ai? Que pneu você utiliza?
Irei colocar aqui os modelos dos pneus e calibragem conforme a Citroën recomenda.
Queria que vocês deixassem seus respectivos comentários relatando experiência se usam outro modelo ou marca de pneu, se foi melhor ou pior.
C4 VTR - 195/65 R15 Michelin Energy - 34(f), 30(r) / 33(f), 36(r)
C4 VTR - 205/50 R17 Michelin Pilot Sport 3 - 34(f), 30(r) / 34(f), 39(r)
C4 2.0 hatch - 205/55 R16 Michelin Energy Saver - 30(f), 30(r) / 30(f), 36(r)
C4 Pallas - 215/55 R16 Michelin Energy Saver - 34(f), 32(r) / 34(f), 40(r)
Lembrando que o ideal é calibrar os pneus antes dos três primeiros quilômetros, caso contrario é recomendado que coloque 4 psi a mais em cada pneu.
E ai? Que pneu você utiliza?
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Re: Pneus & Calibragem - Dúvidas
no meu hatch 2.0 uso 30/32
tenho pneus 215/55 -16 sera o correto??
carro vazio carro cheio coloco 32/36
tenho pneus 215/55 -16 sera o correto??
carro vazio carro cheio coloco 32/36
- fmiglior
- Moderador
já existe alguns tópicos sobre calibragem mas estão perdidos por ai.
Qual o ano do seu VTR?
o meu fala pra por 2,4bar

e o manual tecnico da citroen faz mesma recomendação.

Mas acredito que depois de um tempo resolveram alterar a recomendação para as ruas da lua... ops... brasil.
Qual o ano do seu VTR?
o meu fala pra por 2,4bar

e o manual tecnico da citroen faz mesma recomendação.

Mas acredito que depois de um tempo resolveram alterar a recomendação para as ruas da lua... ops... brasil.
EX C4 VTR
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
C4 Hatch aro 16 Michelin original 205/55.
Eu uso 34 na cidade e 38 na estrada. Isso nos quatro pneus. Mas como pego estrada quase sempre acaba ficando nos 38psi direto. Porém em piso ruim os 34psi ficam bem mais confortáveis sem dobrar tanto o pneu em curvas.
Os 30psi do manual são uma piada de mau gosto.
Eu uso 34 na cidade e 38 na estrada. Isso nos quatro pneus. Mas como pego estrada quase sempre acaba ficando nos 38psi direto. Porém em piso ruim os 34psi ficam bem mais confortáveis sem dobrar tanto o pneu em curvas.
-
- Membros
O meu é 2006/07.fmiglior escreveu:Qual o ano do seu VTR?
-
- Membros
- Estado: ES
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
34psi?!! Bem acima do manual e da etiqueta do carro. Será que assim nao vai ficar muito cheio e gastar mais no meio do pneu. Eu uso com 31psi e realmente acho que fica um pouco murcho.Arr escreveu:C4 Hatch aro 16 Michelin original 205/55.
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Na minha opinião essa "tropicalização" no manual está no mesmo nível da tropicalização do amortecedor traseiro. Foi feita pela equipe de estagiários da PSA.rdcotta escreveu:34psi?!! Bem acima do manual e da etiqueta do carro. Será que assim nao vai ficar muito cheio e gastar mais no meio do pneu. Eu uso com 31psi e realmente acho que fica um pouco murcho.
Vamos comparar:
C4 VTR =35psi > Como postou o Lincão 2.4 bar = 34.8 psi
Peugeot 307 = 35psi (mesma plataforma, pouca coisa mais pesado)
Voltando no tempo outros Citroen que temos:
Xsara Break Pneu 185/65 14 = 32psi > Um pouco mais leve que o C4
Xsara Hatch Pneu 195/55 15 = 36psi > Bem mais leve que o C4
Como se vê as 30 libras do manual do Hatch estão bem abaixo da média. Acredito que foi uma forma simplória, mas equivocada, de tentarem deixar o carro macio para as condições brasileiras.
Nesses três anos que estou com o carro já experimentei todas as calibragens entre 30 e 40 psi. Pode me chamar de neurótico ;-)
A partir de uns 10.000km passei a usar 36psi para compensar o amortecedor traseiro mole.
Depois que troquei para o amortecedor do 307 (e o carro ficou outra coisa) tentei voltar para as 30psi, mas não deu não. Dava para sentir o pneu flexionando..hehehe.
As conclusões que cheguei foram as seguintes:
38psi ficam ótimos para a estrada e asfalto bom, mas o conforto em piso ruim é bastante prejudicado.
34psi fica um compromisso bom entre conforto no piso ruim e estabilidade.
30psi parece que está rodando com o pneu murcho.
Quanto ao desgaste, aos 43.000km meus pneus dianteiros estão em muito bom estado e com desgaste uniforme, acredito que chegue aos 60.000. (é o primeiro carro que tenho em que os pneus não gastam bem mais o ombro interno do que o resto.) Os de trás estão quase novos, bem mais de meia vida. Não faço rodízio.
-
- Membros
- Estado: ES
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Excelente relato, o meu eu tenho usado 31 psi realmente acho pouco, vou testar amanha mesmo os 34 psi para uso diário na cidade. Sempre achei a direção um pouco pesada, talvez seja ate os pneus um pouco murchos. AbraçosArr escreveu:Na minha opinião essa "tropicalização" no manual está no mesmo nível da tropicalização do amortecedor traseiro. Foi feita pela equipe de estagiários da PSA.rdcotta escreveu:34psi?!! Bem acima do manual e da etiqueta do carro. Será que assim nao vai ficar muito cheio e gastar mais no meio do pneu. Eu uso com 31psi e realmente acho que fica um pouco murcho.
Vamos comparar:
C4 VTR =35psi > Como postou o Lincão 2.4 bar = 34.8 psi
Peugeot 307 = 35psi (mesma plataforma, pouca coisa mais pesado)
Voltando no tempo outros Citroen que temos:
Xsara Break Pneu 185/65 14 = 32psi > Um pouco mais leve que o C4
Xsara Hatch Pneu 195/55 15 = 36psi > Bem mais leve que o C4
Como se vê as 30 libras do manual do Hatch estão bem abaixo da média. Acredito que foi uma forma simplória, mas equivocada, de tentarem deixar o carro macio para as condições brasileiras.
Nesses três anos que estou com o carro já experimentei todas as calibragens entre 30 e 40 psi. Pode me chamar de neurótico ;-)
A partir de uns 10.000km passei a usar 36psi para compensar o amortecedor traseiro mole.
Depois que troquei para o amortecedor do 307 (e o carro ficou outra coisa) tentei voltar para as 30psi, mas não deu não. Dava para sentir o pneu flexionando..hehehe.
As conclusões que cheguei foram as seguintes:
38psi ficam ótimos para a estrada e asfalto bom, mas o conforto em piso ruim é bastante prejudicado.
34psi fica um compromisso bom entre conforto no piso ruim e estabilidade.
30psi parece que está rodando com o pneu murcho.
Quanto ao desgaste, aos 43.000km meus pneus dianteiros estão em muito bom estado e com desgaste uniforme, acredito que chegue aos 60.000. (é o primeiro carro que tenho em que os pneus não gastam bem mais o ombro interno do que o resto.) Os de trás estão quase novos, bem mais de meia vida. Não faço rodízio.
- rodrigo cardozo
- Membros
- Estado: RS
- Veiculo: Outros
Aqui em Poa, uso 32/30. Achei a melhor relação de conforto/estabilidade que testei (fui até 35lbs)...
-
- Membros
Estou com pneus 215/50 17'' e estou sofrendo bastante com desconforto, só colocando 28 lbs mesmo!
Logo logo coloco os 205/50 recomendado pela Citro.
Logo logo coloco os 205/50 recomendado pela Citro.