Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
vagnerflorindo
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Pneus & Calibragem - Dúvidas

Mensagem por vagnerflorindo »

Como não encontrei nenhum tópico específico sobre pneus resolvi criar um!

Irei colocar aqui os modelos dos pneus e calibragem conforme a Citroën recomenda.

Queria que vocês deixassem seus respectivos comentários relatando experiência se usam outro modelo ou marca de pneu, se foi melhor ou pior.

C4 VTR - 195/65 R15 Michelin Energy - 34(f), 30(r) / 33(f), 36(r)
C4 VTR - 205/50 R17 Michelin Pilot Sport 3 - 34(f), 30(r) / 34(f), 39(r)

C4 2.0 hatch - 205/55 R16 Michelin Energy Saver - 30(f), 30(r) / 30(f), 36(r)

C4 Pallas - 215/55 R16 Michelin Energy Saver - 34(f), 32(r) / 34(f), 40(r)

Lembrando que o ideal é calibrar os pneus antes dos três primeiros quilômetros, caso contrario é recomendado que coloque 4 psi a mais em cada pneu.

E ai? Que pneu você utiliza?

muayzen
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Re: Pneus & Calibragem - Dúvidas

Mensagem por muayzen »

no meu hatch 2.0 uso 30/32
tenho pneus 215/55 -16 sera o correto??

carro vazio carro cheio coloco 32/36

fmiglior
Moderador

Mensagem por fmiglior »

já existe alguns tópicos sobre calibragem mas estão perdidos por ai.

Qual o ano do seu VTR?
o meu fala pra por 2,4bar

Imagem

e o manual tecnico da citroen faz mesma recomendação.
Imagem

Mas acredito que depois de um tempo resolveram alterar a recomendação para as ruas da lua... ops... brasil.
EX C4 VTR

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

C4 Hatch aro 16 Michelin original 205/55.
Eu uso 34 na cidade e 38 na estrada. Isso nos quatro pneus. Mas como pego estrada quase sempre acaba ficando nos 38psi direto. Porém em piso ruim os 34psi ficam bem mais confortáveis sem dobrar tanto o pneu em curvas.

Os 30psi do manual são uma piada de mau gosto.

vagnerflorindo
Membros

fmiglior escreveu:Qual o ano do seu VTR?
O meu é 2006/07.

rdcotta
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por rdcotta »

Arr escreveu:C4 Hatch aro 16 Michelin original 205/55.
Eu uso 34 na cidade e 38 na estrada. Isso nos quatro pneus. Mas como pego estrada quase sempre acaba ficando nos 38psi direto. Porém em piso ruim os 34psi ficam bem mais confortáveis sem dobrar tanto o pneu em curvas.

Os 30psi do manual são uma piada de mau gosto.
34psi?!! Bem acima do manual e da etiqueta do carro. Será que assim nao vai ficar muito cheio e gastar mais no meio do pneu. Eu uso com 31psi e realmente acho que fica um pouco murcho.

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

rdcotta escreveu:34psi?!! Bem acima do manual e da etiqueta do carro. Será que assim nao vai ficar muito cheio e gastar mais no meio do pneu. Eu uso com 31psi e realmente acho que fica um pouco murcho.
Na minha opinião essa "tropicalização" no manual está no mesmo nível da tropicalização do amortecedor traseiro. Foi feita pela equipe de estagiários da PSA.

Vamos comparar:

C4 VTR =35psi > Como postou o Lincão 2.4 bar = 34.8 psi
Peugeot 307 = 35psi (mesma plataforma, pouca coisa mais pesado)

Voltando no tempo outros Citroen que temos:
Xsara Break Pneu 185/65 14 = 32psi > Um pouco mais leve que o C4
Xsara Hatch Pneu 195/55 15 = 36psi > Bem mais leve que o C4

Como se vê as 30 libras do manual do Hatch estão bem abaixo da média. Acredito que foi uma forma simplória, mas equivocada, de tentarem deixar o carro macio para as condições brasileiras.
Nesses três anos que estou com o carro já experimentei todas as calibragens entre 30 e 40 psi. Pode me chamar de neurótico ;-)
A partir de uns 10.000km passei a usar 36psi para compensar o amortecedor traseiro mole.
Depois que troquei para o amortecedor do 307 (e o carro ficou outra coisa) tentei voltar para as 30psi, mas não deu não. Dava para sentir o pneu flexionando..hehehe.

As conclusões que cheguei foram as seguintes:
38psi ficam ótimos para a estrada e asfalto bom, mas o conforto em piso ruim é bastante prejudicado.
34psi fica um compromisso bom entre conforto no piso ruim e estabilidade.
30psi parece que está rodando com o pneu murcho.

Quanto ao desgaste, aos 43.000km meus pneus dianteiros estão em muito bom estado e com desgaste uniforme, acredito que chegue aos 60.000. (é o primeiro carro que tenho em que os pneus não gastam bem mais o ombro interno do que o resto.) Os de trás estão quase novos, bem mais de meia vida. Não faço rodízio.

rdcotta
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por rdcotta »

Arr escreveu:
rdcotta escreveu:34psi?!! Bem acima do manual e da etiqueta do carro. Será que assim nao vai ficar muito cheio e gastar mais no meio do pneu. Eu uso com 31psi e realmente acho que fica um pouco murcho.
Na minha opinião essa "tropicalização" no manual está no mesmo nível da tropicalização do amortecedor traseiro. Foi feita pela equipe de estagiários da PSA.

Vamos comparar:

C4 VTR =35psi > Como postou o Lincão 2.4 bar = 34.8 psi
Peugeot 307 = 35psi (mesma plataforma, pouca coisa mais pesado)

Voltando no tempo outros Citroen que temos:
Xsara Break Pneu 185/65 14 = 32psi > Um pouco mais leve que o C4
Xsara Hatch Pneu 195/55 15 = 36psi > Bem mais leve que o C4

Como se vê as 30 libras do manual do Hatch estão bem abaixo da média. Acredito que foi uma forma simplória, mas equivocada, de tentarem deixar o carro macio para as condições brasileiras.
Nesses três anos que estou com o carro já experimentei todas as calibragens entre 30 e 40 psi. Pode me chamar de neurótico ;-)
A partir de uns 10.000km passei a usar 36psi para compensar o amortecedor traseiro mole.
Depois que troquei para o amortecedor do 307 (e o carro ficou outra coisa) tentei voltar para as 30psi, mas não deu não. Dava para sentir o pneu flexionando..hehehe.

As conclusões que cheguei foram as seguintes:
38psi ficam ótimos para a estrada e asfalto bom, mas o conforto em piso ruim é bastante prejudicado.
34psi fica um compromisso bom entre conforto no piso ruim e estabilidade.
30psi parece que está rodando com o pneu murcho.

Quanto ao desgaste, aos 43.000km meus pneus dianteiros estão em muito bom estado e com desgaste uniforme, acredito que chegue aos 60.000. (é o primeiro carro que tenho em que os pneus não gastam bem mais o ombro interno do que o resto.) Os de trás estão quase novos, bem mais de meia vida. Não faço rodízio.
Excelente relato, o meu eu tenho usado 31 psi realmente acho pouco, vou testar amanha mesmo os 34 psi para uso diário na cidade. Sempre achei a direção um pouco pesada, talvez seja ate os pneus um pouco murchos. Abraços

rodrigo cardozo
Membros
Estado: RS
Veiculo: Outros

Mensagem por rodrigo cardozo »

Aqui em Poa, uso 32/30. Achei a melhor relação de conforto/estabilidade que testei (fui até 35lbs)...
RODRIGO
C4 HATCH EXCLUSIVE BVA

Imagem

vagnerflorindo
Membros

Estou com pneus 215/50 17'' e estou sofrendo bastante com desconforto, só colocando 28 lbs mesmo!

Logo logo coloco os 205/50 recomendado pela Citro.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”