-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Hatch
Preparem os bancos, para ficarem sentados, e os lenços, para chorarem. Acho que essa é a sessão correta, porque não indica a solução mecânica (ainda). E relato em tom de desabafo, proque eu já sei qual é a solução e esse relato aqui é só o começo do quanto essa história vai repercutir até o problema ser solucionado.
Essa história começa em 2008, quando comprei o meu C3. Eu sempre desejei o C4 hatch, mas nunca pude comprar. Desde então, o meu C3 sempre foi alegrias, sem defeitos ou problemas além da manutenção regular. Era um modelo 2005, comprado seminovo em 2008, exclusive, completo. Sempre tive o maior prazer em dirigir aquele carro.
Batalhei MUITO e, no começo desse ano, finalmente pude comprar um C4 hatch seminovo que apareceu. O carro era 10/11, estava com 15 mil rodados, garantia até abril/14 e num preço excelente. Não tive dúvida e fechei o negócio. O modelo é o BVA exclusive Sport, equipado com o technologie pack (com xênon direcional).
O carro foi comprado em 14/1/13. Foi só alegria por duas semanas, quando identifiquei o malsinado problema do câmbio. O carro dava muitos trancos quando em temperaturas acima de 30º, chegava ao ponto de não sair em primeira, ter que colocar segunda para evitar um tranco tão forte que parecia que o carro tinha sofrido uma batida e, eventualmente, travar em 3ª marcha.
No sábado anterioro ao do carnaval (acho que 8 de fevereiro) levei o carro para arrumar. Disseram que trocaram a eletroválvula e o óleo, além de atualizar o software. O carro saiu da concessionária (Felicité, onde foi comprado) já dando os mesmos problemas (após esquentar um pouco). Ao menos não mais travava em 3ª marcha.
O carro voltou no dia 4 de março para verem o problema (numa segunda-feira) e, no dia 8 do mesmo mês me ligaram dizendo que precisariam abrir um chamado para a fábrica. Como era sexta-feira, e a fábrica não veria nada no fds, recomendaram que eu retirasse o carro, para não ficar um fds sem ele, e voltasse na segunda. Como eu tinha outras coisas para resolver, agendei para retornar uma semana depois, no dia 18 de março deste ano.
No dia 16 de março, a bateria (willard) estourou (colou placa e o diabo a quatro), e o carro ficou louco. Eu reboquei ele para a CSS, que já estava com a oficina fechada porque passava do meio-dia, mas, receberam o carro. Já deixei para o agendamento da segunda-feira seguinte, dia 18.
Precisamente no dia 21 de março eu recebi a ligação do consultor técnico da CSS informando que não tinham identificado o problema do câmbio (já bastante relatado, demonstrado para o engenheiro chefe da oficina, itentificado na outra visita feita de 4 a 8 de março e cuja solução se tentou em 8 de fevereiro). Nesta mesma ocasião, informei que poderia ser a tal da fuga de pressão em linha, por causa de vazamento na tampa traseira da caixa. O "engenheiro chefe" da oficina informou que essa solução não daria para meu carro porque o câmbio dele era um AT8 e as linhas de pressão não eram idênticas aos do AL4, pelo que esse tipo de problema não mais ocorria com os AT8. Eu fiz a primeira reclamação quanto ao serviço da Citroën, que o problema já fora identificado e eu não entendia o motivo de não mais estar sendo nesta ocasião, já que só bastava andar um pouco com o carro para se perceber os trancos. Em menos de meia hora me retornaram informando que identificaram o problema e que seria necessário enviar o câmbio para São Paulo para que fosse feita a verificação interna na caixa. A informação era de que todo o processo duraria uns 20 dias.
Na sexta passada, dia 5 de abril, curiosamente, recebo uma ligação de um vendedor da mesma concessionária (Felicité) indagando se eu ainda tinha o C3 (já vendido) e se não queria trocá-lo. Eu informei da minha recente troca e já fiz uma reclamação, bem contundente, sobre a situação. Ele disse que entraria em contato com a gerente de oficina para relatar minha queixa. Paralelamente, na terça-feira passada, dia 2 de abril, eu registrei no SAC da Citroën o meu caso e a minha insatisfação. Até hoje não deram retorno.
Hoje, pela manhã, dia 8 de abril, recebi ligação informando da atualiazação do meu caso. Com uma eficiência inigualável, me informaram que não tinham previsão de prazo para resolver o meu problema. Evidentemente eu retruquei informando o prazo do Código de Defesa do Consumidor para resolver o problema ou trocar o produto, afinal, minhas ligações são gravadas e eu preciso comprovar que eu pedi a troca do carro e ela foi negada para justificar entrar com uma ação pedindo a troca do veículo.
Eu e a gerente iniciamos uma longa conversa sobre a realidade da Citroën (no geral, de falta de peças). A conclusão foi de que ela iria tentar com a fábrica a autorização para trocar a caixa de câmbio do meu carro por outra de algum carro montado e zero. Isso, claro, logo após eu dizer que era exatamente isso o que eu faria na situação da Citroën para evitar ter que dar um carro zero daqui a alguns anos.
Pois bem. Estou aqui, esperando novidades, no vigésimo segundo dia, torcendo para que se passem mais oito, para eu pedir a troca do carro por um igual (quase impossível de conseguirem) ou um zero.
Eu faço esse relato, apesar de estar estar ciente do fato de que posso trocar um carro comprado usado por um zero, porque eu sempre defendi muito a Citroën, e dizia que os relatos depreciativos contra ela eram exceções, e eram casos pontuais. Mas, agora que estou "vítima" da ineficiência tanto de montagem de um produto caro e complexo (em razão do tanto de tecnologia embarcada nos carros da Citroën) quanto da ineficiência para resolver o defeito, eu decidi fazer esse relato para as pessoas verem que a Citroën consegue perder até o mais fiel dos seus clientes com a sua ineficiência administrativa. O que mais revolta quando o consumidor se vê numa situação dessas é que um carro não precisa de 30 dias para ser montado, e poderia ser "remontado" em prazo muito mais enxuto do que os 22 dias que eu espero pelo meu carro, mas, quando o assunto é vender, a eficiência é grande, entretanto, depois de vendido, para executar por garantia os reparos, a Fábrica tem uns procedimentos tão burros, e tão mesquinhos, que acaba travando e demorando o processo, o que gera uma profunda insatisfação e insegurança no consumidor. Estou aqui, dono de um C4 há três meses, dos quais estou a um mês inteiro (um terço do tempo) sem poder usá-lo.
Agora, me digam se eu, por mais que gostasse dos carros da Citroën, poderia continuar na marca.
Essa história começa em 2008, quando comprei o meu C3. Eu sempre desejei o C4 hatch, mas nunca pude comprar. Desde então, o meu C3 sempre foi alegrias, sem defeitos ou problemas além da manutenção regular. Era um modelo 2005, comprado seminovo em 2008, exclusive, completo. Sempre tive o maior prazer em dirigir aquele carro.
Batalhei MUITO e, no começo desse ano, finalmente pude comprar um C4 hatch seminovo que apareceu. O carro era 10/11, estava com 15 mil rodados, garantia até abril/14 e num preço excelente. Não tive dúvida e fechei o negócio. O modelo é o BVA exclusive Sport, equipado com o technologie pack (com xênon direcional).
O carro foi comprado em 14/1/13. Foi só alegria por duas semanas, quando identifiquei o malsinado problema do câmbio. O carro dava muitos trancos quando em temperaturas acima de 30º, chegava ao ponto de não sair em primeira, ter que colocar segunda para evitar um tranco tão forte que parecia que o carro tinha sofrido uma batida e, eventualmente, travar em 3ª marcha.
No sábado anterioro ao do carnaval (acho que 8 de fevereiro) levei o carro para arrumar. Disseram que trocaram a eletroválvula e o óleo, além de atualizar o software. O carro saiu da concessionária (Felicité, onde foi comprado) já dando os mesmos problemas (após esquentar um pouco). Ao menos não mais travava em 3ª marcha.
O carro voltou no dia 4 de março para verem o problema (numa segunda-feira) e, no dia 8 do mesmo mês me ligaram dizendo que precisariam abrir um chamado para a fábrica. Como era sexta-feira, e a fábrica não veria nada no fds, recomendaram que eu retirasse o carro, para não ficar um fds sem ele, e voltasse na segunda. Como eu tinha outras coisas para resolver, agendei para retornar uma semana depois, no dia 18 de março deste ano.
No dia 16 de março, a bateria (willard) estourou (colou placa e o diabo a quatro), e o carro ficou louco. Eu reboquei ele para a CSS, que já estava com a oficina fechada porque passava do meio-dia, mas, receberam o carro. Já deixei para o agendamento da segunda-feira seguinte, dia 18.
Precisamente no dia 21 de março eu recebi a ligação do consultor técnico da CSS informando que não tinham identificado o problema do câmbio (já bastante relatado, demonstrado para o engenheiro chefe da oficina, itentificado na outra visita feita de 4 a 8 de março e cuja solução se tentou em 8 de fevereiro). Nesta mesma ocasião, informei que poderia ser a tal da fuga de pressão em linha, por causa de vazamento na tampa traseira da caixa. O "engenheiro chefe" da oficina informou que essa solução não daria para meu carro porque o câmbio dele era um AT8 e as linhas de pressão não eram idênticas aos do AL4, pelo que esse tipo de problema não mais ocorria com os AT8. Eu fiz a primeira reclamação quanto ao serviço da Citroën, que o problema já fora identificado e eu não entendia o motivo de não mais estar sendo nesta ocasião, já que só bastava andar um pouco com o carro para se perceber os trancos. Em menos de meia hora me retornaram informando que identificaram o problema e que seria necessário enviar o câmbio para São Paulo para que fosse feita a verificação interna na caixa. A informação era de que todo o processo duraria uns 20 dias.
Na sexta passada, dia 5 de abril, curiosamente, recebo uma ligação de um vendedor da mesma concessionária (Felicité) indagando se eu ainda tinha o C3 (já vendido) e se não queria trocá-lo. Eu informei da minha recente troca e já fiz uma reclamação, bem contundente, sobre a situação. Ele disse que entraria em contato com a gerente de oficina para relatar minha queixa. Paralelamente, na terça-feira passada, dia 2 de abril, eu registrei no SAC da Citroën o meu caso e a minha insatisfação. Até hoje não deram retorno.
Hoje, pela manhã, dia 8 de abril, recebi ligação informando da atualiazação do meu caso. Com uma eficiência inigualável, me informaram que não tinham previsão de prazo para resolver o meu problema. Evidentemente eu retruquei informando o prazo do Código de Defesa do Consumidor para resolver o problema ou trocar o produto, afinal, minhas ligações são gravadas e eu preciso comprovar que eu pedi a troca do carro e ela foi negada para justificar entrar com uma ação pedindo a troca do veículo.
Eu e a gerente iniciamos uma longa conversa sobre a realidade da Citroën (no geral, de falta de peças). A conclusão foi de que ela iria tentar com a fábrica a autorização para trocar a caixa de câmbio do meu carro por outra de algum carro montado e zero. Isso, claro, logo após eu dizer que era exatamente isso o que eu faria na situação da Citroën para evitar ter que dar um carro zero daqui a alguns anos.
Pois bem. Estou aqui, esperando novidades, no vigésimo segundo dia, torcendo para que se passem mais oito, para eu pedir a troca do carro por um igual (quase impossível de conseguirem) ou um zero.
Eu faço esse relato, apesar de estar estar ciente do fato de que posso trocar um carro comprado usado por um zero, porque eu sempre defendi muito a Citroën, e dizia que os relatos depreciativos contra ela eram exceções, e eram casos pontuais. Mas, agora que estou "vítima" da ineficiência tanto de montagem de um produto caro e complexo (em razão do tanto de tecnologia embarcada nos carros da Citroën) quanto da ineficiência para resolver o defeito, eu decidi fazer esse relato para as pessoas verem que a Citroën consegue perder até o mais fiel dos seus clientes com a sua ineficiência administrativa. O que mais revolta quando o consumidor se vê numa situação dessas é que um carro não precisa de 30 dias para ser montado, e poderia ser "remontado" em prazo muito mais enxuto do que os 22 dias que eu espero pelo meu carro, mas, quando o assunto é vender, a eficiência é grande, entretanto, depois de vendido, para executar por garantia os reparos, a Fábrica tem uns procedimentos tão burros, e tão mesquinhos, que acaba travando e demorando o processo, o que gera uma profunda insatisfação e insegurança no consumidor. Estou aqui, dono de um C4 há três meses, dos quais estou a um mês inteiro (um terço do tempo) sem poder usá-lo.
Agora, me digam se eu, por mais que gostasse dos carros da Citroën, poderia continuar na marca.
-
- Membros
- Mensagens: 99
- Registrado em: 12 Out 2010, 13:09
- Estado: PE
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Meu amigo, compartilho da sua insatisfação.
Estamos no mesmo barco. Eu comprei um C4 Exclusiv em 2011 e nos primeiros 1000km meu carro dá u mcoice da segunda pra primeira que até dá dor no pescoço. O tópico do coice eu que abri aqui por sinal.
Estamos em 2013 e nunca foi resolvido. Milhares de atualizações, câmbio enviado para SP e etc.
O pior que a fama desse carro já pegou em várias cidades e na hora que fui vender ou dar como troca todos colocaram o preço dele lá embaixo pois sabem que esse modelo tem problema.
O meu carro tem apenas 13.000 km e me dá um desgosto ir pro trabalho de manhã me segurando em cada semáforo parado para meu pescoço não ir pra frente.
Já perdi as esperanças faz tempo :(.
Torço para que vc consiga resolver!!
Estamos no mesmo barco. Eu comprei um C4 Exclusiv em 2011 e nos primeiros 1000km meu carro dá u mcoice da segunda pra primeira que até dá dor no pescoço. O tópico do coice eu que abri aqui por sinal.
Estamos em 2013 e nunca foi resolvido. Milhares de atualizações, câmbio enviado para SP e etc.
O pior que a fama desse carro já pegou em várias cidades e na hora que fui vender ou dar como troca todos colocaram o preço dele lá embaixo pois sabem que esse modelo tem problema.
O meu carro tem apenas 13.000 km e me dá um desgosto ir pro trabalho de manhã me segurando em cada semáforo parado para meu pescoço não ir pra frente.
Já perdi as esperanças faz tempo :(.
Torço para que vc consiga resolver!!
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Acredito que a forma de resolver seja aguardar os 30 dias do art. 18 do CDC e pedir, mesmo que seja por meio de uma ação, a troca do carro. É o que estou fazendo. Hoje, entrei no vigésimo quinto dia sem o carro só dessa vez. Somado com as outras idas para a CSS por causa desse mesmo problema, já tem mais de trinta dias, o que, no entender dos Tribunais Superiores, já seria hipótese do referido dispositivo legal.
Sugiro a você ingressar com uma ação pedindo a troca do carro, fundamentada no art. 18, I, do CDC. É o que eu pretendo fazer e farei assim que receber de volta o carro, já que o excesso de prazo pode configurar e majorar a reparação por danos morais.
Sugiro a você ingressar com uma ação pedindo a troca do carro, fundamentada no art. 18, I, do CDC. É o que eu pretendo fazer e farei assim que receber de volta o carro, já que o excesso de prazo pode configurar e majorar a reparação por danos morais.
-
- Membros
- Mensagens: 33
- Registrado em: 02 Out 2012, 13:28
- Estado: SP
- Cidade: Olímpia
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Só como informação.
A Justiça considera os "30" dias não só quando o produto, no caso o carro fique 30 dias lá não, se você já ficou 2, 3, 7, 5 dias antes e agora esta la pelo mesmo motivo das outras vezes e somando tudo já deu 30 dias, pode ingressar na via judicial que é causa ganha.
o único problema é a demora na justiça, mas para isso se você provar que o carro é o único que você tem e que você necessita dele peça uma liminar.
A Justiça considera os "30" dias não só quando o produto, no caso o carro fique 30 dias lá não, se você já ficou 2, 3, 7, 5 dias antes e agora esta la pelo mesmo motivo das outras vezes e somando tudo já deu 30 dias, pode ingressar na via judicial que é causa ganha.
o único problema é a demora na justiça, mas para isso se você provar que o carro é o único que você tem e que você necessita dele peça uma liminar.
=====================
Reginaldo G.
C4Pallas 2009 Flex Automático
Idea 2012 Flex Automático
Reginaldo G.
C4Pallas 2009 Flex Automático
Idea 2012 Flex Automático
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
rgazetta escreveu:Só como informação.
A Justiça considera os "30" dias não só quando o produto, no caso o carro fique 30 dias lá não, se você já ficou 2, 3, 7, 5 dias antes e agora esta la pelo mesmo motivo das outras vezes e somando tudo já deu 30 dias, pode ingressar na via judicial que é causa ganha.
o único problema é a demora na justiça, mas para isso se você provar que o carro é o único que você tem e que você necessita dele peça uma liminar.
Pelo meu relato, considerando o dia de hoje, já vemos que estou há mais de trinta dias sem o meu carro. Já posso pedir a troca dele.
Eu diria além disso: existem correntes de dourinadores e de Ministros do STJ que entendem que defeitos comportam todos os possíveis vícios para o produto. Ou seja, o prazo para consertar TODOS os defeitos na vida útil de um bem é o de 30 dias. Para um carro, pode ser visto como algo exagerado, mas essa visão serve para evitar que se fique "maqueando" os defeitos.
Na minha ação, não vou pedir antecipação da tutela (liminar) para trocar o veículo, a menos que ele esteja imprestável. Pretendo deixar para a sentença e receber o carro da forma como ele se encontrar quando terminarem o "conserto". Qualquer novo defeito, eu peço a ordem de serviço e levo ao processo. Se não forem me entregar o meu carro por causa da ação, eu peço liminarmente a liberação do veículo atual até a conclusão do processo. Isso é bom que vai gerar danos morais e engordar a reparação.
Eu já estou, exatamente agora, redigindo a minha notificação extrajudicial para pedir a troca do veículo. Vou entregar assim que me entregarem o meu carro. No ato de recebimento do carro, eu entrego a notificação, com assinatura do representante legal da Concessionária.
Sugiro a todo mundo que passe por algo parecido agir de forma semelhante: passados 30 dias (mesmo que fracionados) com o mesmo defeito, formula pedido administrativo de troca do veículo, faz a notificação extrajudicial e, evidentemente a CSS não vai trocar, você entra com a ação.
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Atualizando:
De tanto incomodar, na quarta-feira passada, dia 17 de abril, quando fez exatos 30 dias de ordem de serviço aberta, me ligaram, dando uma resposta. As alternativas:
- Eu ficaria com o meu câmbio, cujas peças internas foram TODAS trocadas, e o câmbio chegaria até a sexta-feira passada, dia 19/4/13;
- Eu receberia um câmbio novo, zerinho, mas teria que esperar cerca de mais dez dias, período que receberia da Citroen um carro alugado, de padrão idêntico ao meu.
Fiz a contrassugestão de que me entregassem o meu carro, mesmo que fosse no sábado, e não precisariam me dar um outro carro alugado, porque seria muito complicado para mim cadastrar os veículos no prédio onde moro e no meu trabalho, a fim de autorizar a entrada. Isso pressupondo que o câmbio chegaria na sexta.
Desnecessário falar que o câmbio não chegou na sexta, ao que eu pedi o carro alugado (agora só pelo desaforo de entregarem outros dois que estavam agendados para a segunda, dia 22/4/13, e não entregarem o meu, que estava previsto para o próprio dia 19/4/13). Conseguiram para mim um Pallas, 2010, GLX (o meu é o hatch exclusive). O carro está todo bagaçado, amassado, com os faróis totalmente desregulados (cheguei a ser parado em blitz e o guarda deixou ir depois que viu que o carro era de locadora, porque não daria nada para mim, e só ia me deixar a pé), e, pior, COM O MESMO PROBLEMA DE CÂMBIO DO MEU HATCH. Fiquei indignado. Achei que foi uma tremenda falta de cuidado. Antes tivessem me dado o outro veículo disponível na locadora: um civic 2014 mecânico.
Hoje, dia 22/4/13, recebi a ligação de que o meu câmbio chegou e já está sendo montado. Amanhã me entregam o meu carro até o câmbio novo chegar. Segundo a gerente da oficina, o meu câmbio está testado em banco, e não deve apresentar nenhum defeito até o fim da vida útil (500 mil km). O câmbio novo, segundo ela, além de testado em banco, é uma versão "ajustada" pela engenharia, para ser mais eficiente (vai ver que é, de fato, o AT8).
Estou esperando o meu carro ser entregue, para pegar todas as ordens de serviço feitas no meu carro, e entrar com a ação (cuja inicial já está pronta, na nuvem, esperando para ser impressa). Vou pedir a troca do carro por outro idêntico (-3 anos de fabricação e -2 anos de modelo quando da data da sentença, e um veículo topo de linha, com todos os opcionais possíveis, e, no máximo 15 mil km rodados, ainda com um ano de garantia pela fábrica). Se não tiverem um idêntico, vai ter que ser um zero mesmo, ou mais novo e menos rodado.
E pretendo fazer isso nem proque a nova versão me interessou. Não interessou. Achei menos bonita e interessante que a atual. Mas vou fazer isso pela medida educativa, de responsabilidade enquanto consumidor, que tenho que buscar o que é meu de direito, para fazer a minha parte na empreitada de evitar que a concessionária erre com outros como errou comigo. Vou bater onde mais dói: no bolso. A pancada pode não ser forte, mas várias ações pequenas se somam como uma grande. Encorajo TODOS em situação idêntica a fazerem o mesmo. Quando eu fizer a minha ação, eu posso disponibilizar, gratuitamente, a inicial para quem pretender entrar com a ação. O único trabalho vai ser achar um advogado para assinar a inicial e fazer o processo andar.
Amanhã eu digo quando receber (se receber) o carro e como ficou.
De tanto incomodar, na quarta-feira passada, dia 17 de abril, quando fez exatos 30 dias de ordem de serviço aberta, me ligaram, dando uma resposta. As alternativas:
- Eu ficaria com o meu câmbio, cujas peças internas foram TODAS trocadas, e o câmbio chegaria até a sexta-feira passada, dia 19/4/13;
- Eu receberia um câmbio novo, zerinho, mas teria que esperar cerca de mais dez dias, período que receberia da Citroen um carro alugado, de padrão idêntico ao meu.
Fiz a contrassugestão de que me entregassem o meu carro, mesmo que fosse no sábado, e não precisariam me dar um outro carro alugado, porque seria muito complicado para mim cadastrar os veículos no prédio onde moro e no meu trabalho, a fim de autorizar a entrada. Isso pressupondo que o câmbio chegaria na sexta.
Desnecessário falar que o câmbio não chegou na sexta, ao que eu pedi o carro alugado (agora só pelo desaforo de entregarem outros dois que estavam agendados para a segunda, dia 22/4/13, e não entregarem o meu, que estava previsto para o próprio dia 19/4/13). Conseguiram para mim um Pallas, 2010, GLX (o meu é o hatch exclusive). O carro está todo bagaçado, amassado, com os faróis totalmente desregulados (cheguei a ser parado em blitz e o guarda deixou ir depois que viu que o carro era de locadora, porque não daria nada para mim, e só ia me deixar a pé), e, pior, COM O MESMO PROBLEMA DE CÂMBIO DO MEU HATCH. Fiquei indignado. Achei que foi uma tremenda falta de cuidado. Antes tivessem me dado o outro veículo disponível na locadora: um civic 2014 mecânico.
Hoje, dia 22/4/13, recebi a ligação de que o meu câmbio chegou e já está sendo montado. Amanhã me entregam o meu carro até o câmbio novo chegar. Segundo a gerente da oficina, o meu câmbio está testado em banco, e não deve apresentar nenhum defeito até o fim da vida útil (500 mil km). O câmbio novo, segundo ela, além de testado em banco, é uma versão "ajustada" pela engenharia, para ser mais eficiente (vai ver que é, de fato, o AT8).
Estou esperando o meu carro ser entregue, para pegar todas as ordens de serviço feitas no meu carro, e entrar com a ação (cuja inicial já está pronta, na nuvem, esperando para ser impressa). Vou pedir a troca do carro por outro idêntico (-3 anos de fabricação e -2 anos de modelo quando da data da sentença, e um veículo topo de linha, com todos os opcionais possíveis, e, no máximo 15 mil km rodados, ainda com um ano de garantia pela fábrica). Se não tiverem um idêntico, vai ter que ser um zero mesmo, ou mais novo e menos rodado.
E pretendo fazer isso nem proque a nova versão me interessou. Não interessou. Achei menos bonita e interessante que a atual. Mas vou fazer isso pela medida educativa, de responsabilidade enquanto consumidor, que tenho que buscar o que é meu de direito, para fazer a minha parte na empreitada de evitar que a concessionária erre com outros como errou comigo. Vou bater onde mais dói: no bolso. A pancada pode não ser forte, mas várias ações pequenas se somam como uma grande. Encorajo TODOS em situação idêntica a fazerem o mesmo. Quando eu fizer a minha ação, eu posso disponibilizar, gratuitamente, a inicial para quem pretender entrar com a ação. O único trabalho vai ser achar um advogado para assinar a inicial e fazer o processo andar.
Amanhã eu digo quando receber (se receber) o carro e como ficou.
- AndréLS
- Membros
- Mensagens: 405
- Registrado em: 15 Nov 2009, 15:41
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
- Localização: São Paulo
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Eu acho dentro da minha leiguice que esse papo de câmbio novo testado que não dá mais pau é balela. Não vejo como um câmbio reparado ou internamente todo trocado ou ainda um inteiramente zerado seja diferente do mesmo que sai da fábrica propenso a dar pau. Não vejo como possa existir uma linha especial de componentes ou uma montagem especial que diferencie o câmbio daquele mesmo que estava montado no carro novinho.
-
- Membros
- Mensagens: 116
- Registrado em: 18 Jan 2011, 07:14
- Estado: SP
- Cidade: Campinas
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Concordo. Nao existe isso de cambio "melhorado", "ajustado", blah blah. O unico cambio que eles podem por no veiculo é aquele que consta no manual e nos documentos de fabricaçao. Se colocam outro modelo de cambio nao homolagado estao indo contra normas de qualidade. A ramificaçao disso é grande.AndréLS escreveu:Eu acho dentro da minha leiguice que esse papo de câmbio novo testado que não dá mais pau é balela. Não vejo como um câmbio reparado ou internamente todo trocado ou ainda um inteiramente zerado seja diferente do mesmo que sai da fábrica propenso a dar pau. Não vejo como possa existir uma linha especial de componentes ou uma montagem especial que diferencie o câmbio daquele mesmo que estava montado no carro novinho.
Esse outro cambio vai dar pau novamente. Eles estao querendo ganhar tempo.
Na acao judicial ou liminar nao coloque multa caso nao efetuem o acordado após tanto tempo. Nao sei o termo correto mas coloque para interditarem a concessionaria, apreender bens e prisao do dono da concessionaria. As multas só servem para entrarem com recurso e enrolar muito mais.
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
A vantagem da multa processual é que ela se converte em favor da outra parte. Se, de alguma forma, eu conseguir colocar no processo que prometeram trocar por outro câmbio melhor (coisa que eu também duvido que vão mesmo fazer), eu posso pedir multa pelo descumprimento, e cada real dessa multa volta para mim. Já vi vários casos em que a multa superava (e muito) o valor principal. Já vi caso em que a multa superava em mais de cem vezes o valor do principal (no meu caso, o carro).NovoRei escreveu:Concordo. Nao existe isso de cambio "melhorado", "ajustado", blah blah. O unico cambio que eles podem por no veiculo é aquele que consta no manual e nos documentos de fabricaçao. Se colocam outro modelo de cambio nao homolagado estao indo contra normas de qualidade. A ramificaçao disso é grande.AndréLS escreveu:Eu acho dentro da minha leiguice que esse papo de câmbio novo testado que não dá mais pau é balela. Não vejo como um câmbio reparado ou internamente todo trocado ou ainda um inteiramente zerado seja diferente do mesmo que sai da fábrica propenso a dar pau. Não vejo como possa existir uma linha especial de componentes ou uma montagem especial que diferencie o câmbio daquele mesmo que estava montado no carro novinho.
Esse outro cambio vai dar pau novamente. Eles estao querendo ganhar tempo.
Na acao judicial ou liminar nao coloque multa caso nao efetuem o acordado após tanto tempo. Nao sei o termo correto mas coloque para interditarem a concessionaria, apreender bens e prisao do dono da concessionaria. As multas só servem para entrarem com recurso e enrolar muito mais.
E concordo que esse lance de trocar por um câmbio melhor é pura balela. Vão colocar outro AL4 velho e safado. Só espero que não seja um montado na Argentina. Estou vendo que o lixo que dá problema nesse carro são os "ajustes" que foram feitos quando se passou a fabricar esse carro no país dos Hermanos. Bateria de péssima qualidade, peças plásticas que não suportam as pressões que devem sofrer (a exemplo do motor que redireciona a saída do ar-condicionado), peças de acabamento se soltando... e por aí vai. Economizaram demais e deu no que deu: acabaram com um excelente carro!
Vamos ver o resultado de amanhã...
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Pois é... peguei o carro. FINALMENTE!!!! Até o porteiro comentou: Ele voltou? É de lascar!!!
E quem disse que os problemas terminaram?? Logo quando vou saindo, vejo a indicação de revisão: 500km piscando. Verifiquei com o atendente que me entregou o carro e eu deveria já ter feito a revisão desde 16/4/13, data em que a bateria estourou. Não pararam sequer para me avisar que deveria fazer isso para não perder a garantia!!!! E o pior, só posso fazer a revisão até o sábado que vem, porque, depois, vou viajar, e não tenho quem leve o carro. E a Citroën não pode receber o meu carro antes do dia 11/4. Pode isso, Arnaldo??????
Estão de sacanagem feia comigo!!!! Só pode...
Bem, quanto ao carro, está ótimo. Finalmente eu vejo o câmbio funcionando como deve... Apesar disso, o carro simplesmente "morreu", logo quando saí da concessionária (cerca de 1 km depois), no meio do engarrafamento, com o carro parado e sem estar engrenado. O motor apagou do nada. Imaginei que fosse o tempo parado e alguma sujeira e mandei encher o tanque com etanol, para limpar qualquer resto de gasolina velha no carro. De lá para cá não morreu nem deu problema com nada (deixei uma meia hora com ele parado ligado na garagem). Vamos ver o comportamento a partir de agora.
Mas uma coisa ficou muito clara nessa minha situação: o atendimento da Citroën é PÉSSIMO!!! Está anos-luz atrás dos concorrentes diretos, como Honda e Toyota. Ainda falta muito feijão com arroz para a Citroën pensar em concorrer (ao menos aqui no Brasil) com essas marcas.
Ah... e a ação?? Vou entrar, sim! Claro!!! Vou pedir a troca do carro por outro em idênticas condições ou mais novo. Agora é a minha vez de dar dor de cabeça para a Citroën.
E quem disse que os problemas terminaram?? Logo quando vou saindo, vejo a indicação de revisão: 500km piscando. Verifiquei com o atendente que me entregou o carro e eu deveria já ter feito a revisão desde 16/4/13, data em que a bateria estourou. Não pararam sequer para me avisar que deveria fazer isso para não perder a garantia!!!! E o pior, só posso fazer a revisão até o sábado que vem, porque, depois, vou viajar, e não tenho quem leve o carro. E a Citroën não pode receber o meu carro antes do dia 11/4. Pode isso, Arnaldo??????
Estão de sacanagem feia comigo!!!! Só pode...
Bem, quanto ao carro, está ótimo. Finalmente eu vejo o câmbio funcionando como deve... Apesar disso, o carro simplesmente "morreu", logo quando saí da concessionária (cerca de 1 km depois), no meio do engarrafamento, com o carro parado e sem estar engrenado. O motor apagou do nada. Imaginei que fosse o tempo parado e alguma sujeira e mandei encher o tanque com etanol, para limpar qualquer resto de gasolina velha no carro. De lá para cá não morreu nem deu problema com nada (deixei uma meia hora com ele parado ligado na garagem). Vamos ver o comportamento a partir de agora.
Mas uma coisa ficou muito clara nessa minha situação: o atendimento da Citroën é PÉSSIMO!!! Está anos-luz atrás dos concorrentes diretos, como Honda e Toyota. Ainda falta muito feijão com arroz para a Citroën pensar em concorrer (ao menos aqui no Brasil) com essas marcas.
Ah... e a ação?? Vou entrar, sim! Claro!!! Vou pedir a troca do carro por outro em idênticas condições ou mais novo. Agora é a minha vez de dar dor de cabeça para a Citroën.