Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
mpoderoso
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Troca TBI - C4 Hatch

Mensagem por mpoderoso »

Colegas foristas

Há alguns dias o meu C4 Hatch apresentou um chiado no motor. Levei a uma mecânica e trocaram o rolamento não sei o quê (R$ 195). O chiado persistiu. Daí levei a uma mecânica especializada em franceses. Escanearam o C4 acusando defeito no corpo de borboleta TBI. Estão insitindo na troca da peça (R$ 900) e já tentara me cobrar R$ 280 pelo diagnóstico.
Ocorre que estou em dúvida quanto a real necessidade de troca da peça. O veiculo está com 38.000km (2.0 16v -2009/2010) e não está acusando nada no computador de bordo. Apenas o chiado do motor entre 1500-2000 rpm tanto em aceleração quanto em desaleração. A limpeza do TBI e dos bicos não seriam o mais indicado? Gostaria de sugestões dos colegas pois estou descrente quanto ao diagnóstico de troca da peça.

dseben
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Re: Troca TBI - C4 Hatch

Mensagem por dseben »

mpoderoso escreveu:Colegas foristas

Há alguns dias o meu C4 Hatch apresentou um chiado no motor. Levei a uma mecânica e trocaram o rolamento não sei o quê (R$ 195). O chiado persistiu. Daí levei a uma mecânica especializada em franceses. Escanearam o C4 acusando defeito no corpo de borboleta TBI. Estão insitindo na troca da peça (R$ 900) e já tentara me cobrar R$ 280 pelo diagnóstico.
Ocorre que estou em dúvida quanto a real necessidade de troca da peça. O veiculo está com 38.000km (2.0 16v -2009/2010) e não está acusando nada no computador de bordo. Apenas o chiado do motor entre 1500-2000 rpm tanto em aceleração quanto em desaleração. A limpeza do TBI e dos bicos não seriam o mais indicado? Gostaria de sugestões dos colegas pois estou descrente quanto ao diagnóstico de troca da peça.
mpoderoso, bom dia!

Inicialmente, como você disse, o mais indicado é a limpeza da TBI e posterior limpeza de bicos, se necessário. Também pode ser indicado uma verificação se não há alguma entrada falsa de ar, o que poderia estar causando, além de chiado, falhas no motor. Antes de trocar o componente, peça que seja executada a limpeza do corpo da borboleta, checagem de filtro de ar, e até mesmo as correias (chiado pode ser tensor de correia, alternador, alguma polia movida pela correia de acessórios). Só depois de tudo isso descartado, pode começar a acreditar em trocar a TBI.

Abraço!
Daniel Seben de Souza
C4 Hatch Exclusive Sport 2.0 BVM - Gris Grafito
Simplesmente C4! Precisa dizer mais?

mpoderoso
Membros

Mensagem por mpoderoso »

Grato pelos esclarecimentos.
Abraço

Zeppelin
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por Zeppelin »

O cara funcionou o motor e te mostrou que o chiado é no TBI? Eu olharia se o TBI está carbonizado, faria a limpeza se fosse o caso e procuraria outra opinião, pois sair queimando dinheiro trocando peças e não encontrar o problema é fod@.

Faça um vídeo com o barulho e poste aqui, talvez alguém possa te ajudar melhor.

Abs.
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black
Imagem
viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

mpoderoso
Membros

Mensagem por mpoderoso »

Zeppelin escreveu:O cara funcionou o motor e te mostrou que o chiado é no TBI? Eu olharia se o TBI está carbonizado, faria a limpeza se fosse o caso e procuraria outra opinião, pois sair queimando dinheiro trocando peças e não encontrar o problema é fod@.

Faça um vídeo com o barulho e poste aqui, talvez alguém possa te ajudar melhor.

Abs.
Grato Zeppelin.
O mecânico elencou o que poderia ser e disse para eu retornar para melhor análise. Deixei o C4 às 8h e simplesmente me ligaram às 17h pedindo autorização para a troca da TBI. Não me deram nenhuma alternativa, apenas que, independentemente da autorização, eu já teria de arcar com R$ 280 pelo diagnóstico, sendo que na frente da oficina está estampado "örçamento sem compromisso".
Por isso que a desconfiança imperou. O carro tá andando normal, com excelente retomada, sem engasgos. Apenas com o chiado.
Vou gravar o ruído e postarei para impressão dos foristas, antes de tomar qualquer decisão.
Abraço

Lincão
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por Lincão »

Boa tarde mpoderoso,

É parecido com isso:
viewtopic.php?f=18&t=10543

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

mpoderoso
Membros

Mensagem por mpoderoso »

Lincão escreveu:Boa tarde mpoderoso,

É parecido com isso:
viewtopic.php?f=18&t=10543

[]'s
Lincão!
Lincão Boa noite

Não é esse o barulho. Ele é parecido com um suspiro. Vou gravar e postarei o som.
Abraço

mpoderoso
Membros

Mensagem por mpoderoso »

https://www.youtube.com/watch?v=Cd80MDS ... ata_player
O chiado é esse. Aguardo impressões.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”