AndréLS escreveu:Aproveitando o gancho, meu carro com 17000km e quando com óleo original em amaciamento não baixou nada, agora após a 1ª troca rodando com 5w40 tem baixado assim como muitos comentam aqui.
Fiquei preocupado imaginando que todo esse óleo consumido pode talvez estar formando depósitos no motor, e assim estava pensando se o 10w40 seria mais "saudável" para o motor.
Pelo que falam aqui no Fórum, o 1.6 é bem bebedor de óleo...
Vejo que o pessoal ta levando mt piamente a troca baseada em km, mas se esquecendo das hiras de uso do motor.
Quem roda so na cidade, o motor acumula muitas horas de trabalho parado, e o oleo sofre uma carga de esforço maior, pois alem de nao refrigerar como na estrada, sofre com a mudanca de regime de rotacoes. A PSA baixou a km de troca pra quem roda na cidade, creio que pra 7mil km. Convem confirmar isso. Tem ai o Picanto de testemunha de como o oleo sofre pra rodar 10mil km na cidade.
Rodei 103mil km no C4 e o motor era limpo, impecavel, sem historia d limpeza de nada, e todas as trocas a cada 10mil km. Porém, nao acumulava horas, pois no maximo o oleo era trocado a cada 4 meses (quase 3000km/mes, 90% rodovia)
Recomendaria pra quem quer trocar de 10/10 mil km o uso de oleo sintetico (100%).
Utilizo no meu c4 o lubrax 5w30 100% sintético API/SL mas estou pensando em trocar por um 5w40, o que acham? o motor está com 160 mil originais em perfeito funcionamento.