Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Lincão
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Re: SENSOR ROTAÇÃO C4 VTR 06/07

Mensagem por Lincão »

Segue. O diagrama é meio complicado (poluído):
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Essas imagens são do "Citroen Service" - http://service.citroen.com - é só se cadastrar.
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

fmiglior
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

ele faz a leitura da rotação pelo volante do motor? será algum problema nele?
EX C4 VTR

Soloprr
Membros

Mensagem por Soloprr »

provalvemente o volante do motor por alguma rasão está se deslocando, pode ser uma folga, ou desgaste,algo assim...

Lincão
Membros
Contato:

Mensagem por Lincão »

fmiglior escreveu:ele faz a leitura da rotação pelo volante do motor?
Sim...quando troquei a embreagem, olhei a antiga e ela estava toda marcada (a capa externa da embreagem) justamente por causa dos fragmentos de quando o sensor quebrou lá dentro (isso não causou nenhum dano na embreagem):
O sensor de rotação do motor é um ímã fixado no bloco do motor cuja função é contar quantas voltas o eixo do motor dá a cada minuto. Essa informação é transmitida para uma unidade eletrônica de comando (ECU), o computador que gerencia o funcionamento do motor. “A ECU vai calcular a quantidade de combustível para aquele instante exato de operação e definir outros parâmetros, como o melhor momento para a centelha e melhor ângulo de abertura da borboleta, no caso do sistema de acelerador eletrônico”, afirma Roger Tadeu Gondim, supervisor da engenharia de motor e transmissão da Volkswagen. O sensor ainda fornece informações para o limitador de giros do motor, painel de instrumentos e controle de tração. O sensor é composto por um ímã 1 envolto por uma bobina 2 e fica fixo no bloco do motor, próximo a uma roda dentada 3 fixada no eixo 4 do virabrequim. A cada passagem de um dos dentes da roda, o campo magnético do ímã é alterado. Essa alteração gera na bobina um impulso elétrico que será levado à unidade eletrônica de comando (ECU) através do cabo 5 . A ECU vai contar quantos impulsos foram gerados por segundo e calcular quantas voltas o eixo dá em um minuto, chegando assim às rotações por minuto do motor. A falta de um dente na roda 6 é proposital, pois assim o sensor reconhecerá o fim de cada volta.
Imagem
Imagem
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

GiovaniB
Membros

Mensagem por GiovaniB »

Alguém consegue tirar uma foto de onde fica o sensor de rotação? Sou meio leigo.

Soloprr
Membros

Mensagem por Soloprr »

eu vou postar jaja kra segunda feira talvez!!!

Soloprr
Membros

Mensagem por Soloprr »

pqp troquei o sensor coloquei o novo e não tirei foto -.- vou pegar uma máquina profissa e tirar depois desculpa ae quem pediu...

Lincão
Membros
Contato:

Mensagem por Lincão »

Soloprr escreveu:pqp troquei o sensor coloquei o novo e não tirei foto -.- vou pegar uma máquina profissa e tirar depois desculpa ae quem pediu...
Alguma mandinga diferente pra evitar que ele quebre novamente?
C4Clube no Facebook

Soloprr
Membros

Mensagem por Soloprr »

então lincão fui la na louvre pegar o sensor e chamei o mecânico pra trocar uma ideia, ai disse o problema e talz e ele disse q pode ser ou um dente com sujeira e dependendo do relevo pega no sensor e qubra, ou folga do volante, ou dente quebrado, mas quebrado acho q n eh, amanhã vou levar no meu mecânico pra ele abri e ver o q tem de errado com o volante do motor... to com um medo de andar com ele hahahaah de acontecer de novo do nada hahaha mas amanha eu vo levar la e mantenho vcs informados!

zarumoraes
Membros

Mensagem por zarumoraes »

meu c4 esta aqui na garagem do predio e parou de ligar do nada...meu mecanico acha que eh bomba, mas to achando que eh esse tal sensor, porem nao localizei ele, poderiam me dizer aonde fica exatamente? e o pior que tudo eh que nao da pra remover o carro de la, nem de guincho...

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”