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kanove
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por kanove »

Kbelooooo escreveu:Baixa uma terceira a 140 na entrada da curva que tu vai entender hahahahahaha
caramba kbelo a caixa nao vai pro saco?

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filipe411
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por filipe411 »

Kbelooooo escreveu:Baixa uma terceira a 140 na entrada da curva que tu vai entender hahahahahaha
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luiz_lopes89
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por luiz_lopes89 »

Bacanaaa... Mais um pro time do Carlos KKTM e seu Hatch alien.

Sou participante assíduo de Track Days aqui em Curitiba, tanto com meu ex-VTR (remapeado pela Italiano Competições, CAI K&N, jogo de rodas 18" para dia-a-dia e rodas 15" com slicks para pista, Mobil 1 0W40, suspensão H&R e cursos de condução de viaturas, direção evasiva e afins pela PMPR), quanto com meu peugeot 208 1.6 Griffe (somente com suspensão H&R), então acredito poder avaliar algumas assertivas suas.

1) Quanto ao fato do Fading de freios e diferenciação dos Discos Slotados para os Originais;

Todo veículo com sistema de freios original sofre fading após a 3ª volta rápida em um autódromo. A necessidade do trail branking e a dinâmica da pista causam um sobreaquecimento no sistema original, podendo levar à perda de potencial, "azulamento", rachaduras e até estilhaçamento das pastilhas e discos originais, como já aconteceu no DS3 de um amigo nosso, que após o primeiro TD trocou seus Discos por Fremax Frisados e Pastilhas EBC Greenstuff.

2) Relacionamento entre utilização de óleo e perda de rendimento e perigo de vazamento;

Concondo com a utilização da medida original para o motor do C4 (Óleo sintético 10W40). No meu caso, utilizava o Mobil 1 (0W40), tendo em vista a mesma viscosidade em altas temperaturas e o mesmo estar pronto desde que o motor começasse a girar. Fora das especificações exaustivamente estudadas pelos engenheiros da marca, é só para gastar mais e render menos!

3) Veículo fazer "punta-tacco" a 7500RPM;

Essa foi a assertiva mais polêmica, em minha opinião, pois meu carro, depois de trabalhada a linha de corte, alterado o ponto da injeção e acertado para rodar com gasolina Premium, girava até 7000RPM, limiar do veículo, dando uma máxima em 3ª marcha de 134km/h. Fazer o mesmo girar até 7500RPM causaria um forçamento excessivo dos suportes do motor, tendo em vista o mesmo estar girando 1200RPM acima de sua capacidade, câmbio não consegue trabalhar para girar tanto por tempo seguido, e fazer uma redução de marcha em alta velocidade pode transformar sua brincadeira de fim de semana num pesadelo BEM caro.

4) ESP/ASR;

Fácil de desligar Full Time, tinha essa opção no meu carro. É um item de conveniência e segurança, mas não deve ser utilizado na pista (pelo menos não em veículos "civis", programados para salvar sua vida a qualquer risco de cagada). Recomendo que passeie a pista com calma, conheça os ponto mais difíceis, aumente pouco a pouco sua velocidade até achar seu ponto extremo. Não dê uma de Piloto logo de início, espalhando muito, acelerando forte e colocando sua integridade física e a de terceiros em risco. Lembre-se que ali é lugar de diversão.
Para esse tópico, recomendo a leitura da matéria do Jalopnik que dá dicas de uma boa condução em track days e afins.

Só pra lembrar... estamos todos falando do mesmo carro?

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Kbelooooo
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por Kbelooooo »

Gente relaxa!

Eu não faço isso o tempo todo né!
Claro que não é a melhor coisa a se fazer.
Tem um vtr chipado aqui em porto alegre que corta em 7500 e até que rende bem ali no fim.

Uma ou outra vez que acabei trazendo um terceira tão cheia assim, principalmente quando tava ultrapassando e forçava um pouco mais a tomada de curva.

No meu caso não tive fading a única coisa que mudei foi o fluido de freio coloquei pentosin 5.1, mesmo chamando no threshold/trail braking. Cheguei a dar 8 voltas no pau sem dar fading.
Esse esquema de trincar o disco tem até mais chance de acontecer em discos slotados ou furados justamente porque cria ponto de fragilidade na estrutura do disco. Tem maneiras corretas para fazer isso no disco. Pra dar um up eu recomendo a troca das pastilhas sim, mais que isso só com aumento considerável de potência. O Lucas de Nova Brecia que tem o vtr turbo com mais de 300cv utiliza o sistema original de freios e sentiu um pouco de fading. Pra ter uma idéia eu chegava no ponto de frenegem no fim da reta a uns 168~170 km/h e ele chegou muito perto de bater 200.

As leituras do jalopnik dão uma boa visão geral sobre a pilotagem na pista mesmo, tem alguma literatura que explica ainda mais a fundo e é bom dar uma lida em tudo antes de ir pra pista.
Fora isso é ir pra pista e praticar.
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serginhoarnoud
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por serginhoarnoud »

Kbelooooo escreveu:Fala cara beleza?
Cara, ainda não sei se vou no do velopark, no de scs em setembro vou com certeza! Talvez não vá nesse pq vou ver se até o de scs consigo a grana pra comprar a injeção programável dai vou economizar esse mês.

Esse esquema de fresa no disco é bobagem cara, ainda mais freemax... eu procuraria trw ou twr me esqueci bem como é e pode ser o original mesmo. Esses frisos no disco são feitos na broca mesmo e serve só pra comer pastilha, eu nunca senti fading no freio e olhei que eu abusei na pista de aro 18 235/40.
Se não me engano peguei 1,5l dá pra ver nas minhas fotos aqui do tópico. Mas eu peguei pra sobrar mesmo. É bem tranquilo trocar em casa cara, tirei o reservatório e limpei e fiz toda a ssngria do sistema até sair o líquido novo, precisa cuidar pra não entrar ar no sistema que daí fica uma bosta. Se tu for trocar os freios em casa, o pistão da pinça recolhe girando ele. Eu tô com os meus usados e vou levar um jogo novo pra acabar de usar esses no trackday e se precisar troco lá mesmo.

As minhas buchas tu pode comprar na ajbuchas, procura na Internet o site deles, o modelo é do 307, não sei se tu vai achar alguém pra trocar elas pq é uma p**a mão de obra, normalmente pra trocar bucha o pessoal troca a balança. Com uma morsa dá pra fazer só que demora algumas horas, qualquer coisa fala comigo. Tá falando coxim dos amortecedores ou coxim dos calços do motor e caixa? Se for calço eu não recomendo pq vai passar toda vibração do motor pra dentro do carro. Coxim de amortecedor até dá pra fazer mas acredito que vá ficar uma bosta de andar na rua. Tá errado essa durabilidade aí, se for o calço inferior tenta montar ele virado que dai o apoio fica no sentido do movimento. Se for do amortecedor isso só pode ser erro na montagem, tem que ver como tá tua susp também, dependendo ela pode forçar e estragar o coxim, cabagem ou caster errado pode fazer isso, tinha que ver com quem rebaixou pq fato que é por isso.

Eu iria no mínimo pra um 10w40 ou mais pra andar na pista, como o óleo vai andar muito tempo quente corre o risco de perder pressão na bomba. Vai também do jeito que tu vai andar... Eu coloco na pista e dou pra quebrar mesmo, sem dó. Curva em fim de reta entro dando no punta taco e chego a girar mais de 7500rpm na entrada da curva. Eu tenho colocado o pentosin 10w40 e uma garrafinha de bardal b12 que já fica tranquilo. Se tu puder colocar um 15w50 pra correr e depois trocar novamente pro normal é o melhor a fazer.

Se eu fosse tu desativaria e as primeiras voltas andaria com ele ligado até pegar segurança, tu vai perceber que ele segura o carro em saída de curva, conforme pegar segurança tu desliga.
Tenho um conhecido que me aluga o scanner se tu quiser fazer.

É bom tu ir com as 16 e os pneus parelhos pq assim tu evita do carro ficar muito dianteiro ou muito traseiro, dai o esp vai capar demais e se desligar tu vai sair da pista. Sempre melhor ir com jogo parelho. Eu vou ir com um jogo aro 18 com menos de meia vida também. Quanto maior a altura do pneu maior a pressão, eu andei com 43 no aro 18 e em nenhum momento o pneu chegou a marcar a lateral, isso garante uma maior confiabilidade no meio da curva e um desgaste mais homogêneo. Vale mais a pena tirar som estepe e etc. Pq tu vai ganhar no máximo uns 2km/h de velocidade no fim da reta mas vai ser mais lento na curva, que é o que mais conta!
Se tudo der certo, quero estar no de scs em setembro tb ! Talvez eu não consiga ir por causa de pneu ou sei lá o que, mas quero ir sim.

Vou dar uma olhada nos trw, mas eu tinha ficado bem animado com os "high performance" da fremax por 300 reais o par hehe
Apesar do freio já ser bom, tanto que o cara do VTR turbinado nem mexeu, eu acho que esse pode ser o "diferencial" do meu carro mais adiante, já que a minha ideia não é fuçar nada no "miolo", só CAI e talvez escape em aço carbono com catalisador e surdina magnaflow e velas denso, mas isso só mais tarde, afinal é carro do dia a dia.
Realmente, pelo que vi das fotos, tem 3 frascos que devem ser de 0,5L cada. Mas vc secou o sistema primeiro e depois pos o líquido ou foi sangrando com a tampa aberta enquanto completava ? Até não to pensando em trocar as pastilhas ainda, as minhas tão bem novas ainda, de repente depois do TD.
Mas não tem tipo uma inspeção antes de entrar na pista ? Ouvi dizer que reprovou um até por luz de freio...

Eu acho sim, quero pedir pro Beto baixar mais a traseira, dai já peço pra ele trocar as buchas da dianteira hehe
O coxim que eu to falando é o da suspensão mesmo. Quando eu fiz lá no Kratina, deu m* neles logo em seguida. Ai eles trocaram pra mim. Dai não sei que que deu, acho que entortou meu amortecedor traseiro ou sei lá, me estressei com eles de vez (pq nesse meio tempo eles c@garam na susp da Dakar de um amigo meu e não assumiam que tava horrivel, carro nem tão baixo assim, com curso afu e quicando demais) e nos dois levamos no Beto Paraná, que fez o C4 do canário/rapha nas 20" perfil 30 tb e eu andei e tava legal e já tinha feito uma Silverado desse meu amigo. Carro ficou muito bom, mas com a traseira um pouco seca, mas acredito que seja do eixo semi-independente. Enfim, quando cheguei no Beto, ele me mostrou o coxim todo rasgado e eu paguei cento e poucos reais a mais pra ele trocar pra mim. 200km depois, estourou e eu voltei lá pra ver se tinha como melhorar a traseira. Ele deu uma olhada na minha calibragem (30, original) e ficou pra ver se conseguia fazer algo e trocou os coxins. Não melhorou quase nada na traseira e os coxins foram pro saco de novo e to assim desde então haha

Eu até não tava muito a fim de usar um oleo muito grosso, até pq costumam ter API mais baixa, mas vamo ver, de repente é uma boa.
Claro, não vou abusar nem com ele ligado, mais é pq eu quase sempre queimo um pouco demais a embreagem pra passar segunda, e o carro dá aquela cantadinha e o ESP capa na hora a minha aceleração haha
Já treinei várias vezes pra não deixar isso acontecer, mas é defeito meu mesmo, é difícil eu passar a 2a sem elevar demais o giro hehe
Queria sim, quanto sai essa brincadeira ? Tem mais alguma coisa que dá pra ajustar/melhorar com esse scanner ? Seria bom se desse pra ativar do retrovisor descer ao engatar a ré e dos vidros baixarem ao ficar segurando o botão pra destravar o carro hehe.

Tu usou 43 na frente e atrás tb ? Vi uns dizendo que usam menos atras, outros usam mais (sempre carros com tração dianteira), então já nem sei mais o que faço hehe. Eu tava pensando em usar uns 40 nos 4, mas acho que os 16 são balão demais, de repente 45 fique melhor. Tem calibrador lá na pista ? Outra coisa, combustível, parece que em SP a Shell vende, mas aqui eu não sei. Tava pensando em abastecer Etanol, pra usar os 151cv, mas tenho medo de não ter no tanque pra voltar pra casa hehe Tem trava no bocal do C4, ou dá pra encher com galão e mangueira tranquilo ?
Realmente eu tava pensando em aliviar o peso mesmo. Tenho os 2 UXP na mala e mais a bateria extra, quero tirar tudo. De repente, tiro até o banco traseiro. Ou me ocorreu uma ideia agora. Eu liguei a bateria extra na caixa de fusíveis (e puxei um + do alternador pro fusível entre a caixa de fusíveis e a bateria traseira), então eu poderia aproveitar essa ligação pra andar sem a bateria do cofre e só com a da mala, pra mudar um pouquinho a distribuição de peso. Vale a pena fazer isso, já que tá tudo "pronto", ou é melhor não inventar ?
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acamarotti
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por acamarotti »

Lindo carro

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loudenvier
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por loudenvier »

wishmann escreveu:Eu amo meu VTR? Sim.
Acho ele diferente e único frente a todos os demais carros? Sim.
Gastaria até uns 10k pra deixá-lo forte e reguladinho? Sim.

Mas convenhamos vai.. por mais que o amor seja imenso, gastar HOJE 30k pra turbinar um VTR (e deixá-lo com +- 250HP) é coisa de louco, de pródigo sem juízo. Eu só faria isso se já tivesse mais um ou dois ótimos carros e o VTR servisse apenas para fazer graça em arrancadão, track day, enfim..
Concordo, bastante, quase plenamente com o que falaste! O VTR é quase único... Existe um carro (sem ser superesportivo) que me agrada tanto quanto ele, e, não por coincidência, era meu antigo carro: O Volvo C30.

Eu acho que mesmo sendo bastante diferentes, as traseiras deles tem aquele detalhe de envidraçado único que os tornam, na minha opinião, irmãos de beleza...

Ainda acho o C30, principalmente o modelo até 2009 com o farol com máscara negra e não com a frente nova do 2010 que parece um pouco "Coreano" demais, mais bonito que o VTR, mas não por muito.

Quanto à preparação, na minha opinião os únicos carros aspirados (ao alcance dos mortais) nos quais vale mexer são os iVetec da Honda série K, como Civic Si e cia. Talvez o C4 VTS também seja um bom aspirado de mexer.

É tão mais barato e gratificante mexer em um carro turbo! Um Audi A3 1.8T 2006 com um tapinha vai até 300 cv... Tapinha mesmo, coisa abaixo de R$ 10.000... Por menos de R$ 4.000 chega-se fácil nos 240/260cv...

O próprio C30 T5 de 230cv chega nos 270 sem quase gasto nenhum... Nos 300 com um pouco de gasto...

E você compra um C30 T5 2009 pelos R$ 50K... Vai pagar R$ 35 em um VTR e gastar mais 30K para turbinar e deixar com a segurança passiva condizente?

Eu entendo paixões, mas existe um limite razoável para isto na minha opinião.

Eu não vejo NADA que valha à pena, mecanicamente, fazer num VTR. Ainda bem que a linha DS veio com motor turbo, antevejo um futuro brilhante para o motorzinho BMW!!! Com pequenas modificações se chega aos 200cv.. com mais investimento facilmente aos 230... Aí sim vou entender investimentos maciços na mecânica dos bichinhos...

Meu próximo carro será ou um A3 TSi 200cv (não quero mais saber de correia dentada, só corrente), ou um com este motor BMW 1.6 dos DS/Coopers e cia. Usado, claro, pois vou usar a diferença do valor para o 0KM para fazer os ups! Desejem-me sorte...

Enquanto isto fico amando meu VTR stock e mais bonito que 98% de todos os carros (mundanos) atuais :-)

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kravitz
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por kravitz »

loudenvier escreveu:
wishmann escreveu:Eu amo meu VTR? Sim.
Acho ele diferente e único frente a todos os demais carros? Sim.
Gastaria até uns 10k pra deixá-lo forte e reguladinho? Sim.

Mas convenhamos vai.. por mais que o amor seja imenso, gastar HOJE 30k pra turbinar um VTR (e deixá-lo com +- 250HP) é coisa de louco, de pródigo sem juízo. Eu só faria isso se já tivesse mais um ou dois ótimos carros e o VTR servisse apenas para fazer graça em arrancadão, track day, enfim..
Concordo, bastante, quase plenamente com o que falaste! O VTR é quase único... Existe um carro (sem ser superesportivo) que me agrada tanto quanto ele, e, não por coincidência, era meu antigo carro: O Volvo C30.

Eu acho que mesmo sendo bastante diferentes, as traseiras deles tem aquele detalhe de envidraçado único que os tornam, na minha opinião, irmãos de beleza...

Ainda acho o C30, principalmente o modelo até 2009 com o farol com máscara negra e não com a frente nova do 2010 que parece um pouco "Coreano" demais, mais bonito que o VTR, mas não por muito.

Quanto à preparação, na minha opinião os únicos carros aspirados (ao alcance dos mortais) nos quais vale mexer são os iVetec da Honda série K, como Civic Si e cia. Talvez o C4 VTS também seja um bom aspirado de mexer.

É tão mais barato e gratificante mexer em um carro turbo! Um Audi A3 1.8T 2006 com um tapinha vai até 300 cv... Tapinha mesmo, coisa abaixo de R$ 10.000... Por menos de R$ 4.000 chega-se fácil nos 240/260cv...

O próprio C30 T5 de 230cv chega nos 270 sem quase gasto nenhum... Nos 300 com um pouco de gasto...

E você compra um C30 T5 2009 pelos R$ 50K... Vai pagar R$ 35 em um VTR e gastar mais 30K para turbinar e deixar com a segurança passiva condizente?

Eu entendo paixões, mas existe um limite razoável para isto na minha opinião.

Eu não vejo NADA que valha à pena, mecanicamente, fazer num VTR. Ainda bem que a linha DS veio com motor turbo, antevejo um futuro brilhante para o motorzinho BMW!!! Com pequenas modificações se chega aos 200cv.. com mais investimento facilmente aos 230... Aí sim vou entender investimentos maciços na mecânica dos bichinhos...

Meu próximo carro será ou um A3 TSi 200cv (não quero mais saber de correia dentada, só corrente), ou um com este motor BMW 1.6 dos DS/Coopers e cia. Usado, claro, pois vou usar a diferença do valor para o 0KM para fazer os ups! Desejem-me sorte...

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X2
C4 VTR prata 2006/2007, Eibach PRO KIT, TSW Volare 17" ET15, Continental SportContact 3 225/45/17, Denso Iridium Power 7, EBC Green Stuff Pads, Xenon Direcional e Aero original.

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serginhoarnoud
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por serginhoarnoud »

kravitz escreveu:
loudenvier escreveu:
wishmann escreveu:Eu amo meu VTR? Sim.
Acho ele diferente e único frente a todos os demais carros? Sim.
Gastaria até uns 10k pra deixá-lo forte e reguladinho? Sim.

Mas convenhamos vai.. por mais que o amor seja imenso, gastar HOJE 30k pra turbinar um VTR (e deixá-lo com +- 250HP) é coisa de louco, de pródigo sem juízo. Eu só faria isso se já tivesse mais um ou dois ótimos carros e o VTR servisse apenas para fazer graça em arrancadão, track day, enfim..
Concordo, bastante, quase plenamente com o que falaste! O VTR é quase único... Existe um carro (sem ser superesportivo) que me agrada tanto quanto ele, e, não por coincidência, era meu antigo carro: O Volvo C30.

Eu acho que mesmo sendo bastante diferentes, as traseiras deles tem aquele detalhe de envidraçado único que os tornam, na minha opinião, irmãos de beleza...

Ainda acho o C30, principalmente o modelo até 2009 com o farol com máscara negra e não com a frente nova do 2010 que parece um pouco "Coreano" demais, mais bonito que o VTR, mas não por muito.

Quanto à preparação, na minha opinião os únicos carros aspirados (ao alcance dos mortais) nos quais vale mexer são os iVetec da Honda série K, como Civic Si e cia. Talvez o C4 VTS também seja um bom aspirado de mexer.

É tão mais barato e gratificante mexer em um carro turbo! Um Audi A3 1.8T 2006 com um tapinha vai até 300 cv... Tapinha mesmo, coisa abaixo de R$ 10.000... Por menos de R$ 4.000 chega-se fácil nos 240/260cv...

O próprio C30 T5 de 230cv chega nos 270 sem quase gasto nenhum... Nos 300 com um pouco de gasto...

E você compra um C30 T5 2009 pelos R$ 50K... Vai pagar R$ 35 em um VTR e gastar mais 30K para turbinar e deixar com a segurança passiva condizente?

Eu entendo paixões, mas existe um limite razoável para isto na minha opinião.

Eu não vejo NADA que valha à pena, mecanicamente, fazer num VTR. Ainda bem que a linha DS veio com motor turbo, antevejo um futuro brilhante para o motorzinho BMW!!! Com pequenas modificações se chega aos 200cv.. com mais investimento facilmente aos 230... Aí sim vou entender investimentos maciços na mecânica dos bichinhos...

Meu próximo carro será ou um A3 TSi 200cv (não quero mais saber de correia dentada, só corrente), ou um com este motor BMW 1.6 dos DS/Coopers e cia. Usado, claro, pois vou usar a diferença do valor para o 0KM para fazer os ups! Desejem-me sorte...

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X2
Concordo que mexer em carro turbo é muito mais tranquilo. O bloco já é mais preparado, a "adaptação" não é mal feita, então trocar a turbina é algo relativamente fácil, barato e sem riscos, gera um baita ganho, dá pra por um intercooler (ou aumentar ele, dependendo do caso) que tb ajuda um monte e esses carros já costumam vir com algumas "sobras" de projeto. Com isso quero dizer dos TSi que tem versoes desde 180 a 211cv "originais", assim como os BMW, entre 150 (se nao me engano) e 200.
MAAASSS uma preparação aspirada tem o seu valor ! Ter motor SEMPRE é demais, sem contar que é bem mais gratificante. Eu comparo o turbo com os anabolizantes: é quase impossivel chegar no mesmo resultado sem turbo/sem anabolizantes, mas chegando onde chegar, só no próprio esforço é muito melhor ! hehe
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loudenvier
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Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day

Mensagem por loudenvier »

serginhoarnoud escreveu: Concordo que mexer em carro turbo é muito mais tranquilo. O bloco já é mais preparado, a "adaptação" não é mal feita, então trocar a turbina é algo relativamente fácil, barato e sem riscos, gera um baita ganho, dá pra por um intercooler (ou aumentar ele, dependendo do caso) que tb ajuda um monte e esses carros já costumam vir com algumas "sobras" de projeto. Com isso quero dizer dos TSi que tem versoes desde 180 a 211cv "originais", assim como os BMW, entre 150 (se nao me engano) e 200.
MAAASSS uma preparação aspirada tem o seu valor ! Ter motor SEMPRE é demais, sem contar que é bem mais gratificante. Eu comparo o turbo com os anabolizantes: é quase impossivel chegar no mesmo resultado sem turbo/sem anabolizantes, mas chegando onde chegar, só no próprio esforço é muito melhor ! hehe
O torque máximo no motor turbo entra bem antes dos nossos aspirados "16V"... E ainda é praticamente uma reta! O turbo lag é quase imperceptível. Nos TSi eu nem percebo. Mesmo um aspirado de responsa como o K20 (Civic Si) tem respostas em giros altíssimos, e, por exemplo, não é um bom carro para arrancada (embora na pista dê coro em Jetta TSi, Golf GTi, etc.). Por isso que sou fã de mexer em carro turbo. Aspirado para curtir de verdade tem que ser V6, V8 e até mais para cima...

Além disso colocar 300 cv no motor do VTR é fadá-lo à morte breve... à mesmo que se mexa em tudo... Eu me sinto muito mais realizado fazendo um upgrade na programação da central e ganhar 40cv do que gastar R$ 10.000 para ganhar uns 50.. :-)

Eu não sou masoquista! Mas entendo a galera que é... tem gente que só faz algo porque é difícil :-)

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