Se você já completou com agua de torneira (ou mineral) já comprometeu o sistema.
Se agora você quer colocar em ordem terá que tirar todo o líquido e colocar um novo misturado com o aditivo. Você mesmo pode fazer isso se tiver tempo e paciencia (tem úm topico aqui no forum que explica como fazer) ou entao pode levar na concessionaria ou mecanico de confiança. Vale a pena.
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Re: Aditivo Radiador
Jaisson,Jaisson escreveu:Se você já completou com agua de torneira (ou mineral) já comprometeu o sistema.
Se agora você quer colocar em ordem terá que tirar todo o líquido e colocar um novo misturado com o aditivo. Você mesmo pode fazer isso se tiver tempo e paciencia (tem úm topico aqui no forum que explica como fazer) ou entao pode levar na concessionaria ou mecanico de confiança. Vale a pena.
Valeu pela resposta, é pelo visto vou ter que drenar mesmo, eu já encontrei o tópico, vou comprar o aditivo e fazer em casa mesmo.
Valeu!
-
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 VTR
Sei que o topico eh antigo mas tenho uma duvida a respeito do aditivo. Primeiro vou falar a historia do meu carro brevemente. Eu tenho um C4 VTR que comprei do meu primo e nunca precisamos adicionar agua ou qualquer coisa no aditivo enquanto estivemos em posse do VTR(apenas nas revisoes que eram trocados). comprei o carro com 60k rodados e a pouco fui fazer a revisao de 70 mil... como sou tapado com relacao ao motor fui num mecanico que me indicaram(falavam que era mt bom) e alem de uma lista enorme de coisas que ele trocou no motor aos 70 mil ele trocou o aditivo tambem... so que desde quando comprei o carro andei uns 9 mil antes de fazer a revisao e meu primo havia feito a revisao uns 5k antes de eu comprar o carro(totalizando uns 14 mil km entre as revisoes) e mesmo assim quando eu peguei o carro NUNCA precisei adicionar 1 gota de qualquer coisa que seja no aditivo do carro. apos eu fazer a revisao andei apenas 2 mil km e o recipiente ja esta vazio, como n sei olhar o motor deixei passar despercebido se ele realmente havia enchido isso na revisao... so fui perceber que estava qse totalmente vazio quando acelerei e senti um cheiro de queimado... ai eu to querendo saber se eh normal esvaziar assim tao rapido... pq to com medo de levar nele de novo e ele falar que eh outro problema e me falar pra gastar mais falando que eh outra coisa... eu li ali em cima que n eh bom adicionar apenas agua no recipiente... eu tenho a nota da revisao, sera que volto la pra pedir que adicionem o aditivo novamente? e como saber se o aditivo que ele colocou eh o correto,caso ele tenha colocado?
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
Não, não é normal.
Pode ser vazamento ou má vedação da tampa do reservatório, ai a agua evapora e "escapa" por ela.
Se seu carro nunca viu aditivo na vida e você coloca, é vazamento na certa!
Porque o sistema já vai estar todo comprometido! Ao colocar o aditivo vai haver uma reação química com as partes enferrujadas e vai brotar os vazamentos.
Também não é qualquer aditivo que se pode colocar, pois alguns reagem com o alumínio e corroe, tem que ver o tipo certo para o motor que equipa o citroen.
Também tem os aditivos orgânicos e os sinteticos, os orgânicos são melhores por durarem mais e serem mais " leves" com isso o sistema fui com mais facilidade e a troca de calor é mais eficiente.
Pode ser vazamento ou má vedação da tampa do reservatório, ai a agua evapora e "escapa" por ela.
Se seu carro nunca viu aditivo na vida e você coloca, é vazamento na certa!
Porque o sistema já vai estar todo comprometido! Ao colocar o aditivo vai haver uma reação química com as partes enferrujadas e vai brotar os vazamentos.
Também não é qualquer aditivo que se pode colocar, pois alguns reagem com o alumínio e corroe, tem que ver o tipo certo para o motor que equipa o citroen.
Também tem os aditivos orgânicos e os sinteticos, os orgânicos são melhores por durarem mais e serem mais " leves" com isso o sistema fui com mais facilidade e a troca de calor é mais eficiente.
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 VTR
Boa tarde, acabei de pegar meu VTR com 90800 kms, reparei que ainda existia fluido de arrefecimento mas parecia já "velho", troquei pelo Total Cool Elf Supra long life diluído, foi feita uma troca parcial e precisei de 4L, pretendo fazer mais uma daqui algumas semanas.O Cool Elf Auto Supra também é bom, utilizei no meu ex 206.
É um procedimento rápido mas tenha cuidado pro cara apertar direito aquela proteção de plástico da frente do protetor de cárter, arrebentei a minha após ela se soltar numa viagem...pensa a raiva!
É um procedimento rápido mas tenha cuidado pro cara apertar direito aquela proteção de plástico da frente do protetor de cárter, arrebentei a minha após ela se soltar numa viagem...pensa a raiva!
- Lucsanto
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
O líquido do sistema deve estar sempre no nível máximo do vaso de expansão e conter 20% a 50% de aditivo à base de etilenoglicol, de boa procedência. É recomendável trocar o líquido de arrefecimento anualmente, ou a cada 30 mil km. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora mais rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d'água. Se o líquido estiver sujo, deve ser substituído, sem esquecer de fazer a limpeza de todo o sistema, e não apenas do reservatório.
Lucsanto