jotha escreveu: INSTALAÇÃO DA CENTRAL MULTIMÍDIA M1 PARA O CITROEN C4
Olá Pessoal estarei reportando aqui como realizei a instalação da Central Multimídia M1 para o Citroen C4, vou tentar ser
o mais objetivo possível, postando as fotos em sequência, visto que você mesmo poderá realizar a instalação desta
central multimídia.
Minha preocupação na instalação por terceiros é em questão da fiação, pois todos sabem que se houver corte de fios
o carro poderá perder a garantia.
Como eu mesmo que realizei a instalação, tomei o cuidado para que isso não acontecesse pois eu sei o que foi ligado
e onde passa cada fio. Com paciência qualquer pessoa poderá instalar com segurança sua central.
Bem vamos conferir o que acompanha a central M1.
Caixa da central M1
Painel do Radio da Central M1
Display com entradas USB, Antena do GPS e Microfone Externo
Camera de Ré e fiação (já incluso
NÃO É opcional)
Cabo da Antena do Radio (AM/FM)
Microfone Externo
Antena do GPS
Antena da TV Digital
Cabos Adicionais de ligação identificados
Módulo de Recepção da TV Digital padrão Brasil
Agora vamos remover o painel e radio original. A única coisa que utilizaremos do rádio original são as presilhas laterias
de fixação, tem um detalhe sobre estas presilhas que será comentado adiante. Utilizaremos as seguintes ferramentas abaixo.
Tome cuidado para não forçar a remoção das molduras originais pois há risco de quebrar as presilhas de fixação da
moldura visto que elas são de plástico. Ferramentas para soltar a moldura e rádio.
Chave Torques
Espatula para soltar molduras
DESMONTANDO O CONSOLE
Soltar as 2 Molduras de cada lado do rádio
São só encaixadas
Atenção com as travas para não quebrá-las
Soltando a outra moldura
Soltar os parafusos dos 2 Lados
Soltar o Cinzeiro da Moldura Principal
Para isto basta puxar para cima
Soltar a moldura da coifa do cambio da moldura central.
Também basta empurar para cima .
A coifa com a moldura será passada pela saída da moldura central.
Aqui para carros Automáticos - como soltar a Moldura do cambio
Soltar a moldura central
Levantar a moldura
Moldura Central Removida
Soltar a moldura superior do porta caneta
(Também só encaixada)
Soltar a moldura Original do painel
Soltar o Cabo do display do CB original, o mesmo também possui uma trava de fixação s soltá-lo.
Travas da Moldura (em vermelho).
Você usará as travas desta moldura para colocar na nova moldura da central M1.
Opcional: Para quem desejar ligar o display original do CB junto com a Central M1, poderá utilizar este cabo
ligando ao display original que funcionará junto com a Central M1.
O problema é achar um local fixar o display original do CB.
Caso contrário pode
manter este cabo desligado pois as funções do CB serão exibidos na tela da Central M1.
Continuando...
Você terá que passar a saída de ventilação para a nova moldura da M1.
Tome cuidado com as travas para não quebrá-las.
Para quem tem o Perfumador eu só removi o Botão de Abertura da ventilação.
Há também a opção de trocar a moldura por uma com o perfumador... acabei fazendo isto.
Soltar o Rádio, para isto será necessário utilizar a ferramenta em forma de "U" inserindo nos orificios
de cada lado na frente do painel frontal do rádio.
Com as duas hastes inseridas fica fácil puxar o rádio original para frente.
Você deve soltar a antena do rádio e o Conector principal, este conector você deverá observar pois há uma trava
de fixação também, cuidado ao soltá-la, preste atenção pois este cabo será conectado atrás do rádio da Central M1.
Preparação para instalação do Radio da Central M1
Soltar os 2 parafusos para transporte conforme indicado na parte superior do lacre
Soltar as presilhas laterais do radio original e instalar no radio da central M1.
Bem aqui tive dificuldades em fixar no radio da central M1 pois o mesmo não fixava corretamente, tive que colocar
no lugar e abrir um orifício com a furadeira dremel com muito cuidado e fazer a rosca neste orifício para fixação, com
a ferramenta abaixo, ficou perfeita e bem firme a fixação das presilhas.
Pode ser que dependendo da presilha original, ela pode ser encaixada normalmente no radio M1, e este processo
não seja necessário ser realizado. Bem... só testando.
Antes de colocar a moldura da Central no Painel, deve-se passar os cabos da antena de GPS e da Antena da TV.
Eu instalei a Antena de GPS junto a coluna superior do lado do passageiro, como ela é imantada deixei ela fixa
no teto, nunca tive problemas de perda de Sinal do GPS.
Remover a moldura lateral da porta do passageiro
Use um passa-fio ou arame para passar os cabos da Antena do GPS e Antena da TV,
A Antena de TV deixei perto da coluna do passageiro fixada com dupla-face, vi um colega que deixou fixa no teto.
Veja como passei os cabos
Caso queira ligar o Microfone externo, remova a Moldura lateral do motorista e passe o fio do microfone pela coluna
em direção a console central, uma outra sugestão seria levar o microfone até a console de luz do teto onde há um local
onde pode ser instalado.
Para Facilitar abra o compartimento de fusiveis e passe o cabo do microfone
Microfone instalado na coluna do Motorista.
Cuidado ao remover as colunas para não quebrar as travas de fixação.
Antena de TV instalada no painel fixada com dupla-face
Bem agora com a Fiação passada vamos ao esquema de Ligação
Os os cabos com os conectores do rádio são ligados sem problemas de haver erros ou inversão.
Note que na ponta dos cabos há uma etiqueta prateada, isto indica o lado que tem etiqueta, deve ser ligada
no Radio da Central M1.
Bem este cabo não será utilizado pois o cabo que estava ligado no radio original será ligado diretamente no radio
da Central M1
NÃO UTILIZEI POIS NÃO TENHO TELAS PARA OS PASSAGEIROS DO BANCO TRAZEIRO
Na Moldura da Tela do Display da Central, deve ser conectado o cabo da Antena de GPS,
o "cabo B" que vem do radio para trazeira da Tela, o cabo do microfone externo (para quem for utilizar).
Os cabos USB devem ser passados para dentro do Porta-Luvas (há um orifício no porta-luvas que facilita esta passagem),
feito isto pode-se colocar a Moldura da Tela do Display no lugar pois não há necessidade de mexer ou ligar mais nada nela.
Se desejar poderá fixá-la Após testar a central.
Ligar cabo original do carro na saida
"A" do Rádio da Central M1
Ligar
cabo "B" da trazeira da tela e na saída "B" da trazeira do Radio da Central M1
(Nota: o lado da etiqueta tem que ligar atrás do rádio da Central)
Cabo da Central "C"
(lado da etiqueta ligar no rádio da central)
Identificação dos fios sem conector na outra ponta do Cabo "C"
TV-CONT (marron)
Reverse (azul)
Brake (rosa)
Ant (verde)
Gnd (preto)
+12v (amarelo)
Cabo do módulo de TV isdb-t
Ligar o Cabo Power no receptor da TV
Identificação dos fios do cabo do módulo de TV sem conector na outra ponta
CONT (azul)
ACC (vermelho)
GND (preto)
+12V (amarelo)
Entrada RC do módulo, possível conector do controle remoto (opcional)
Os fios soltos devem ser ligados nesta sequência:
O Fio Brake (
rosa) deve ser aterrado, logo ele deve ser ligado também no GND da Central para
ser evitado que apareça o aviso na TV e DVD que não pode ser exibido imagem enquanto dirige.
Veja a instalação da Camera da Central Multimidia M1
Antena do Rádio deverá ser ligada no cabo da antena original do C4
E depois na trazeira do rádio da Central M1
Feito essas ligações você já poderá testar sua central M1 independente da instalação da Camera de ré.
Após tudo testado você poderá colocar na fiação uma espuma para os fios não ficarem batendo, um cuidado é colocar
o receptor da TV e fios distantes da abertura do Radio da Central M1, pois caso contrário irão atrapalhar quando for colocar
o rádio de volta no console, os fios e receptor de TV cabem atrás do painel do ar-condicionado com folga.
Uma dica é utilizar também o hellerman(amarra gato) e os fios sem conector deverão ser todos isolados com
fita isolante para evitar curtos.
Espuma para acabamento
Após tudo ligado e funcionando pode-se colocar o radio da Central M1 no lugar, alinhado com o painel do ar-condicionado
e colocar de volta as molduras que foram removidas no início deste tutorial.
Já está disponível o tutorial de instalação da Camera de ré que vem junto com a Central M1. (a camera de ré
não é
um item opcional para esta central)
Dúvidas deverão ser discutidas no Forum.
Agradecimentos ao pessoal do C4clube (
http://www.c4clube.com) amigos Chenso, Luizmarchetti, Learius
e Regisba (
http://www.systemcar.com.br).
Abraços
Jotha