Enquetes relacionadas ao consumo de combustível do seu C4 e outros assuntos.

Qual o Consumo do seu C4 Hatch 1.6 na Cidade?

04 a 05 km/l
34
8%
05 a 06 km/l
78
18%
06 a 07 km/l
92
21%
07 a 08 km/l
76
17%
08 a 09 km/l
77
18%
09 a 10 km/l
44
10%
10 a 11 km/l
23
5%
11 a 12 km/l
9
2%
12 a 13 km/l
7
2%

Total de votos: 440

michelbh
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Re: Enquete: Qual o Consumo do seu C4 Hatch 1.6 na Cidade?

Mensagem por michelbh »

Pessoal , tenho um hatch 1.6 glx, peguei com 50 mkm rodados. rodas 17 e pneus pirelli phantom 215/50/17 novos.

O consumo do carro está alto, 8,0 km/l na cidade no cpu e medindo manualmente. e 11.5km/l na estrada.

Dirijo de forma muito economica, sem exageros e meus carros anteriores todos eram economicos comigo, astra 2.0 fazia 10.5km/l , peugeot 206 com o mesmo motor 1.6 16 , porem monofuel, dava 13 km/l na cidade.

Preocupado levei a uma oficina de confiança e fiz limpeza dos bicos com produto e na maquina, fiz troca das velas, reset da central, alinhamento, balanceamento, troca de óleo(10w40 mobil ecotec), filtro de ar , filtro de combustivel. Medimos as variaveis na central como tensoes, pressao da bomba de combustivel, etc. Levei a uma concessionaria e pedi para fazerem uma atualizaçao do software da central.

Passados mais 2 tanques de combustivel, o consumo continua alarmante.

Na concessionaria me informaram que o consumo alto se deve a largura do pneu e tamanho/peso das rodas 17.

Gostaria da opniao de voces, há algo a se checar? As rodas/pneus impactam muito no consumo?

meu carro ta fazendo o seguinte consumo:

alcool : 6,0 km/l cidade , 9km/l estrada
gasolina : 8km/l cidade , 11.5 km/l estrada

todas as medidas são feitas dirigindo de forma bem tranquila e economica. nada de pé pesado, arrancadas bruscas, etc.

ALguma sugestão? algo que eu deva verificar? Por exemplo nao fiz troca da bomba de combustivel, ela pode influenciar ? sonda lambda? devo verificar algo? ou esse é de fato o consumo do c4 hatch com aro 17?

michelbh
Membros
Estado: MG

Mensagem por michelbh »

vi que algumas pessoas tem consumo parecido com o meu, porem vi outros com margem de 14.5 km/l na estrada. fiz rio a bh com piloto travado em 100km/h, sem transito, a medida do cb foi 11.8km/l
, eu estava em condiçoes ideiais, 2 pessoas de 60 kg, porta malas com carga media, estrada bh-rio é um tapete. entao creio que o melhor consumo possivel do meu carro seja 12km/L, nem perto dos 14.5 que conseguiram..

lembrando que uso 17/215/50 como pedida dos pneus...

levando isso em consideraçao creio que o vtr 2.0 é bem mais economico que o 1.6 hatch... não estou gostando desse motor... :(

AndréLS
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por AndréLS »

Acho que esses números estão bem coerentes devido a roda e ao relevo de MG que ouço ser de aclives e declives.
O meu em SP faz 1km/l a mais que o teu com rodas originais, e segundo minhas pesquisas estou também 1km/l mais econômico que a média da enquete.
Na estrada a autonomia vai pra cucuia mesmo, câmbio demasiado curto, não chego nem a 11 na gasolina.
Compartilho da mesma opinião dos finados monocombustivel, meu Astra 2.0 fazia 10,5 na cidade, 14 estrada.

seypher
Membros

Mensagem por seypher »

O meu ainda tem menos de 10000km, ainda acho o consumo algo: no máximo 7.0 Km/l com alcool, sem ar ligado. Com ar ligado dificilmente passa dos 6.5...Espero que melhore, um Punto eTorq faz no mínimo 7.5km/l!

smiotto
Membros
Estado: PR

Mensagem por smiotto »

Estou fazendo media de 7.8 na gasolina. na city.

kaue_ma
Membros
Estado: MT

Mensagem por kaue_ma »

Vejo cada relato que fico abismado...

Não sei se o pessoal está fazendo competição de "qual é o mais econômico" ou se estão falando a verdade...
Pois meu C4 Hatch 1.6 2011 que está com 33.000km, faz 11km/l na estrada (com P.Automático travado em 105km/h) e 7,4km/l na cidade (sem ar ligado e andando de forma SUPER econômica), isso com gasolina aditivada...

Não rodei ainda com álcool, pois estou com medo que possa entrar em uma casa preocupante, abaixo de 5km/l...

Meu antigo carro era um Vectra GTX que tinha fama de ser beberão. Com ele eu fazia na cidade uma média de 5,5km/l de Álcool. Agora com o C4 1.6 estou com receio de fazer menos que isso, no mesmo ambiente que trafegava com o Vectra, que tem 100kg a mais que o C4 1.6...

Se alguém tinha um consumo parecido com o meu e conseguiu melhorar, por favor, me ensine como e quais os procedimentos que fez em seu carro para fazer igual.

Obrigado
C4 Hatch Branco

Chamber
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Mensagem por Chamber »

É Kaue_ma, acho que seu C4 1.6 deve fazer menos do que seu antigo Vectra GT... Tive um Vectra GT ele é mais econômico do que o C4, pelo menos o 1.6.
Minha esposa tem um C4 1.6 2010 e só usa álcool. Faz na cidade, no máximo, 4,5 km/l.
É osso...

kaue_ma
Membros

Mensagem por kaue_ma »

Chamber, 4,5km/l é um valor muito fora da realidade para um carro 1.6 que não é "velho", vc não acha!?

Muitos usam a desculpa de carro pesado... Mas observem:
- Focus GLX 1.6 2012 = 1.290kg
- Golf 1.6 2012 = 1.193kg
- Fiat Bravo Essence 1.8 2012 = 1.340kg
- Fiat Stilo 1.8 2010 = 1.230kg
- Citroen C4 1.6 2011 = 1.200kg
O peso do C4 Hatch 1.6 não pode ser o único motivo por ele beber tanto... esse argumento não é lógico...

Vou tentar fazer alguns procedimentos no carro para ver se consigo melhorar esse consumo:

Fazer a troca dos filtros (ar, óleo, combustível e cabine) e trocar o óleo do motor (Lubrax Supera 5W40); Verificar as rodas e tração: rolamentos, alinhamento, balanceamento, cambagem e verificação do engraxamento das peças de tração; Limpeza do corpo de borboleta em bancada, limpeza do coletor de admissão em bancada, troca das velas e limpeza dos bicos de injeção...

Se mesmo após tudo isso ele continuar com o consumo de 7km/l na cidade... juro que vendo o carro...
C4 Hatch Branco

adrsantos
Membros

Mensagem por adrsantos »

Acabei de pegar um c4 1.6 esta com 75 mil rodados.
esta com rodas 17 (215/45/17)
fiz minha primeira medicao no alcool deu 4,8/l no alcool andando na cidade com transito moderado.

achei muito alto, o que vcs recomendam revisar para melhorar esses numeros ou vcs acham que é isso mesmo que ele faz devido rodas e km atual?

kaue_ma
Membros

Mensagem por kaue_ma »

adrsantos escreveu:Acabei de pegar um c4 1.6 esta com 75 mil rodados.
esta com rodas 17 (215/45/17)
fiz minha primeira medicao no alcool deu 4,8/l no alcool andando na cidade com transito moderado.

achei muito alto, o que vcs recomendam revisar para melhorar esses numeros ou vcs acham que é isso mesmo que ele faz devido rodas e km atual?
Tenta fazer os procedimentos que eu falei... Pois é um agrupamento de todos os principais problemas de aumento de consumo nos C4...
C4 Hatch Branco

Responder

Voltar para “Enquetes”