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RiccoPereira
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Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por RiccoPereira »

Amigos,

Estou começando de leve no DIY. Apenas uma mudança de lâmpadas convencionais para elementos com LED. Mas já foi uma bela aventura.
1- A compra: Comprei parte do material na wolloko e parte na tunning parts. Eis as peças:
- Lâmpadas para luz de matricula (placa):
http://www.tuningparts.com.br/produto/3 ... das%20Led/

- Setas (x2) - Chinesas:
http://www.tuningparts.com.br/produto/6 ... das%20Led/
- Setas (x2) autopoli:
http://www.wolloko.com.br/wolloko/inter ... 5Fid=AP738

- Lanterna/Freio (x2) autopoli:
http://www.wolloko.com.br/wolloko/inter ... 5Fid=AP736

Elementos comprados vamos ao que interessa. Primeiramente, instalei as setas traseiras (chinesas) e as lâmpadas esmagadas. As lâmpadas esmagadas (5w5) de matricula ficaram show. Igual a BMW rsrsrsrs
Agora o resto....
Bom, as setas chinesas funcionaram bem, apesar da luminosidade nao agradar. Achei que perdeu brilho em relação a PY12 padrão de fabrica. Mas funcionaram. Sem alterações.
O problema começou na instalação das pólo duplo (lanterna/freio). Do lado direito (carona) a instalação correu sem problemas. Coloquei as polo duplo (autopoli) e funcionou tranquilamente. Testei lanterna e freio e tudo OK. O problema foi do lado no motorista. Aparentemente, o sistema elétrico do C4 Pallas usa essa lâmpada (lanterna traseira lado do motorista) para algum “by-pass” elétrico, e esse by-pass é baseado na impedância. Digo isso, pq quando coloquei essa lâmpada, a função de lanterna não funcionou e DESATIVOU a regulagem de altura do farol. O ideograma do controle rotativo pisca durante 1 seg e se apaga, junto com a lanterna. A luz de freio – segundo polo – funciona normalmente. Logo, ficar com um lado de LED e o outro normal não tem lógica. Saquei a lâmpada de led e voltei com a lâmpada convencional.
Fui para o prêmio de consolação. Colocar a lâmpada de led (autopoli) no bloco óptico dianteiro. Instalação fácil, teste com pisca - alerta show. Um efeito e tanto. Tranquei o carro. A seqüência de abertura/fechamento do carro ficou muito bonita. Ai, resolvi testar a seta normal... Bom... A velocidade das setas ficou louca! Isso mesmo! Louca! O pisque da seta ficou frenético, creu na velocidade 5!!!!
Pensei, fazer o que? Comecei uma dança de trocas de lâmpadas que terminou na seguinte configuração. Setas traseiras normais e setas dianteiras de LED autopoli. Mesmo assim com velocidade aumentada. Deixei assim pois o efeito na lanterna traseira com LED ou comum muda muito pouca, mas na frente com lentes lisas fica muito melhor. Novamente o sistema elétrico do Pallas com impedância indo ao infinito quando corta a alimentação, deixa o comando eletrônico das setas louco.
Agora a pergunta: Qual a mágica para se ter essa iluminação de LED, funcionando a contento? Colocar um resistor em serie com as seqüência de LEDs? Se sim, de quanto? 100ohms? Levar a resistência da lâmpada em conta surtirá efeito? Sinceramente ainda não fiz as medições básicas, mas deixo as perguntas para os pardais de plantão.
Antes que eu esqueça: Quando instalei a única lâmpada LED lanterna/freio que funcionou (lado do carona) ela mesmo com a lanterna desligada acendeu de forma muito tênue, indicando que alguma corrente passa sempre por ali pra fazer sabe-se lá o que.

Abraços,

Ricco.

Cyro
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Re: Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por Cyro »

Esses problemas se devem ao fato do carro se multiplexado, onde há uma "leitura" constante de todas as conexões. Como os leds trabalham com potência diferente das lâmpadas originais ocorrem estes problemas. No meu VTR preto tinha trocado todas as lãmpadas internas e as da placa por led superbranco, mas ficou com o mesmo problema de manter acesa sem estar em funcionamento. O que me aconselharam na época foi colocar resistores nas ligações, mas nem cheguei a fazer isso. Acabei tirando os leds e voltando pras lâmpadas normais.
Daqui a pouco aparece alguém aqui que manja de eletrônica pra te orientar. Não sei como ligar estes leds aos resistores, mas também não desisti da idéia. Vou acompanhar a solução aqui.
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malf27
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Re: Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por malf27 »

tenho lampadas pingo de led da lanterna, e de fato, ocorre de desligar o farol e ela continuar ligada, bem mais fraca que o normal mas fica acesa sim, mas em 20 seg. ela se desliga.
malf27
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RodVTS98
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Re: Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por RodVTS98 »

Ricco.

Com certeza a impedância das lâmpadas é diferente dos Leds (mais alta!).

O sistema elétrico do C4 manda uma corrente baixinha para testar as lâmpadas. Normalmente, se queimar uma lâmpada, vc terá esse aviso no painel do carro. Por isso, os leds ficam acesos por algum tempo, mesmo depois de desligados.

Com certeza vc precisa colocar um resistor em série com os leds. Quanto ao valor, vc deve precisar de um resistor bem baixo... Pela lei de Ohm, as lâmpadas de 5W originais têm uma impedância de aprox. 28ohms. Sendo assim, se você conseguir medir a impedância dos leds, veja o quanto falta para o valor de 28ohms e coloque em série um resistor equivalente a esse valor faltante. Deve dar certo!... Só não esqueça de assegurar que o resistor utilizado para essas aplicações, pode requerer ser de potência, já que ele tem que consumir, possívelmente, alguns Watts.

Para outras lâmpadas, é só seguir a lei de ohm e sair calculando os resistores para cada aplicação.

Se precisar de mais algum esclarecimento e eu puder ajudar, é só dizer.

Abraço,

Rodrigo.
____________________________________________________________________________
C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!

RiccoPereira
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Re: Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por RiccoPereira »

Olá a todos!

Vou fazer o teste nesse fds. Vou voltar as lampadas de setas originais e fazer os testes no papel antes de trocar novamente.
Segunda-feira devo ter mais novidades. rs

Abraços e obrigado a todos!

Ricco.

marcelohps
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Re: Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por marcelohps »

Também tentei colocar led na luz de ré e não deu certo. Coloquei tbm nas luzes centrais do teto e elas ficam acesas bem fraquinhas. Só apaga após algum tempo de acionado o alarme. Voltei as lâmpadas originais na ré e resolveu o problema. No teto deixei mesmo q ela fique acesa.
Vou tentar colocar esses leds na sobrancelha pra ver o q vai dar.

Pedatella
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Re: Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por Pedatella »

Uso leds no interior, placa, porta mala e farolete. Nao atrapalha em nada eles ficarem um pouco acesos pq e mto fraquinho.

RaphaelF
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Re: Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por RaphaelF »

Existe algum tutorial ou uma dica(já serve ehehehe) de como abrir as duas luminárias do teto, a do porta luvas e do porta malas?Assim que souber vou colocar pingos de 9 leds...obrigado!!

Pedatella
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Re: Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por Pedatella »

RaphaelF escreveu:Existe algum tutorial ou uma dica(já serve ehehehe) de como abrir as duas luminárias do teto, a do porta luvas e do porta malas?Assim que souber vou colocar pingos de 9 leds...obrigado!!
As do teto e dificil, pode forçar demais e quebrar, e melhor pedir pra algum funcionario da citro abrir... A do porta malas e de boa, nao lembro como era maas era facil. Hehehe

RaphaelF
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Re: Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura

Mensagem por RaphaelF »

Pedatella escreveu:
RaphaelF escreveu:Existe algum tutorial ou uma dica(já serve ehehehe) de como abrir as duas luminárias do teto, a do porta luvas e do porta malas?Assim que souber vou colocar pingos de 9 leds...obrigado!!
As do teto e dificil, pode forçar demais e quebrar, e melhor pedir pra algum funcionario da citro abrir... A do porta malas e de boa, nao lembro como era maas era facil. Hehehe
Vaaaaaleu!!!!As do teto vou passar na Citro, é aqui pertinho mesmo, aproveito e compro alguma besteira hehehe!!

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