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SANFLORIPA
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Re: Como desmontar o volante do C4

Mensagem por SANFLORIPA »

O comentário do engenheiro tem seu valor,porém o C4 tem uma qualidade de montagem muito boa, e possui detalhes de montagem excelentes. Pessoal tento cuidado não tem problema, e eu como sou Técnico em eletrônica, garanto que dos instrumentos importados que eu dou manuteção, a brincadeira do C4, foi muito prazerosa.

Diego_cts
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Re: Como desmontar o volante do C4

Mensagem por Diego_cts »

Pessoal, posso ser um pouco coveiro? rsrs

Estou com uns "probleminhas" em meus botões do Volante, tipo o limitador e piloto automatico funcionam quando querem, as vezes aperto o "+" para aumentar a velocidade e ele diminui, as vezes eu boto para piloto automático e ele apita a luz de service.

Voces acham que eu desmontando e passando uma lixa nos contatos vai melhorar em algo? isso esta me incomodando.

Obrigado.

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igobortolon
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Re: Como desmontar o volante do C4

Mensagem por igobortolon »

SANFLORIPA escreveu:Pessoal estou sem muito tempo para criar um tutorial, mas pretendo. Bem, vou descrever um pouco os passos e as dificuldades para sacar e/ou trocar o volante.
Detalhe importante: Nenhuma Capotaria (estofador) faz o revestimento de couro igual ao original, pois o rebaixo que existe na borracha do volante para acomodar a costura do couro, só no volante injetado para essa finalidade, então o revestimento fica em três partes, e mata o detalhe dublo da parte inferior do volante, pode comparar com o original, é muito bonnito e super bem acabado.
- O primeiro passo é desligar a bateria (os dois polos) 40 minutos antes, única coisa que será necessário reprogramar são as estações do rádio, o resto não acontece nada, e o rádio do C4 não pede senha, então não tem com que se preocupar.
- Segundo Passo: sacar o modulo do airbag (simplesmente introduza uma chave de fenda (eu prefiro uma Torks ou alen - por ser arrendodada não arranha nada), pelo orificio na parte de baixo do volante (centro). Ao empurrar as duas travas internas mexem para o lado e solta o módulo do airbag, é só puxar delicadamente com as mãos, não utili-se nenhuma ferramenta, para não marcar os controles do volante, e pronto.
- Terceiro passo: solte os dois conectores elétricos do airbag (detalhe há duas travas por conector, são laterais, é fácil, mas são duas, não puxe se você só soltou uma, pois vai danificar a trava, preste atenção e faça com calma.
Tem C4 com um conector e C4 com dois Conectores, mais o procedimento é o mesmo.
O volante que eu comprei só possuia um lado, então eu usei o meu chicote original ( é só desmontar o controle e passar a fiação pelo orifício do cubo , oconector possui uma capa que é desmontavel, e ele fica pequeno e passa pelo buraco sem problemas.
- Quarto passo, com uma chave tork comprida solte as capas da coluna (são dois parafusos e o terceiro ponto de fixação é por encaixe, a parte de baixo sai fora, e só achar a melhor posição da colina quando soltar a alvanca, e a parte superior, aonde está o contagiro pode dobra para cima do console.
- Quinto passo: solte os 3 parafusos do aro das teclas de comando satélite e solte o plug.
- Sexto passo: solte o conector na coluna do lado direito (abaixo da posição da chave de ignição) é o chicote do volante, possui uma trava em forma de alça (essa que desmonta e fica só o conector pequeno).
- Sétimo passo: com uma chave allen 25, solte o parafusso central do volante,e os três parafusos que ficam debaixo do volante, parte fica e você já pode sacar o volante, é só puxar em sua direção, vem fácil, não precisa usar sacador, como em outros carros.
Nesse momento você está com o volante na mão para fazer o que quiser, é só levar para revestir ou comprar um original em couro e trocar, importante, o ideal é não ultrapassar 24 horas com o carro sem baterias, pois pode perder alguma programação, tal como antiesmagamento dos vidros ou comandos da chave, então programe com que irá revestir o volante para pegar no mesmo dia ( leva uns 30 minutos para desmontar e uma hora para montar*.
- Oitavo passo: montando o volante, a parte mais demorada, não precisa entrar em desespero, é só testar e ter paciência. Pois o mais dificíl e agora, como volante trabalha sobre um cubo fixo (presso por 3 parafusos) e roda uma engrenagem que trabalha como satelite de uma engrenagem maior que nesse casso é o volante) então se ao montar o volante não fica alinhado, você tem que soltar o volante de novo, gira o volante segurando a parte fixa na mão e encaixar na barra de direção, se continuar desalinhado, repita o procedimento, no meu caso cheguei a dar 12 voltas no sentido horário para ficar alinhado. Montava o volante somente já com o airbag conectado para não da erro, e andava com o carro em linha reta, então parava desligava a bateria e não soltava mais a fiação do airbag e repetia o procedimento, reconctava a bateria e andava com o carro, e verificava o desalinhamento, fiz por 3 vezes e acertei o alinhamento sem problemas, só que deu mais trabalho que eu esperava, mas deu certo.
- Nono passo: alinhado remonte tudo na ordem inversa, limpe as peças, reponha os chicotes pelos caminhos originais e por fim encaixe o módulo do airbag.
- Décimo passo: re-conecte a bateria com a sua capa, pois para desligar o polo negativo tem que tirar a capa de proteção e pronto você está com o tão desejado volante.
Agora vamos lá, um baita carro desses, que na maioria já está com banco de couro, um volante de plástico duro não combina, e que já dirigiu e está acustumado a essas frescuras, não dá para deixar o volante de couro, então, não pense duas vezes, mande colocar couro, que com certeza você não irá se arrepender, e qualque dúvida e só perguntar e que tento ajudar da melhor forma possível.
Valeu.............
Olá,

Quando comprei meu C4 Pallas, o airbag do motorista já veio com um problema bem onde fica a parte demarcada para o "estouro" do airbag. Alguém deve ter forçado esta área ai ficou quebrado do lado direito. Um rasgo no plástico/borracha ao lado da logo da Citroen.

Pergunta, tem como recuperar tirando o airbag como explicou aqui e arrumando só esta parte de borracha/plástico da frente da bolsa do airbag ?

Grato,
Rodrigo

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Re: Como desmontar o volante do C4

Mensagem por fmiglior »

igobortolon escreveu: Olá,

Quando comprei meu C4 Pallas, o airbag do motorista já veio com um problema bem onde fica a parte demarcada para o "estouro" do airbag. Alguém deve ter forçado esta área ai ficou quebrado do lado direito. Um rasgo no plástico/borracha ao lado da logo da Citroen.

Pergunta, tem como recuperar tirando o airbag como explicou aqui e arrumando só esta parte de borracha/plástico da frente da bolsa do airbag ?

Grato,
Rodrigo
Pode ser que tenha mas não sei se com o mesmo materia, algum tapeceiro pode fazer algo ali.
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leo_freitas
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Re: Como desmontar o volante do C4

Mensagem por leo_freitas »

Po SANFLORIPA, demais esse tutorial hein! Bem completo, explica tudo!

Você (ou alguém que já tirou o volante) poderia explicar o segundo passo? No meu caso (não sei do resto do pessoal que tentou) eu parei na parte de colocar a chave de fenda no orifício (no bom sentido né pessoal hahaha) ela não libera o centro do volante.... não tem que fazer nada previamente né? Só colocar e ela vai mexer dois conectores nas laterais, isso? Sabem mais ou menos quanto tenho que introduzir (hmmmmmmmmm hhaahah).

Se possível vou fazer o processo e postar fotos também.

Abraços!

leo_freitas
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Re: Como desmontar o volante do C4

Mensagem por leo_freitas »

PS: alguém ficou também com o botão da buzina meio saliente depois que montou? hehehe

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dyegobelisario
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Re: Como desmontar o volante do C4

Mensagem por dyegobelisario »

Pode ser encaixe, ou você quebrou a presilha.
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Re: Como desmontar o volante do C4

Mensagem por Moita »

Cara estou com o mesmo probleminha... Quando coloco a chave e a forço, não libera o airbag... tem vez q a chave vai mais pra dentro...rs....
Alguém ai pra dar uma dica?
Abraços
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Re: Como desmontar o volante do C4

Mensagem por Moita »

Bom dia galera!
Hj cedo tentei novamente tirar o air bag.... só q desta vez com uma chave torx (t30)
Dus tentativas e nada... parecia q a chave ia mais fundo no buraco...rs
Dei uma leve inclinada na chave para frente (sentido motor) e deu certo... uma coisa simples se torna em uma enorme dificuldade. .. espero q ajude alguém :)

Abraços.
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