Pessoal, nesse final de semana, resolvi instalar um subwoofer amplificado, da BOOG. Eu sempre achei que o som do C4 é fantástico, mas falta um tiquinho de graves. Ficou um espetáculo. O processo todo levou 20 minutos. Ele fez ligação direta com as saídas de alto falante do rádio (dianteiros e traseiros) e buscou energia em um cabo de alimentação da bateria, que vai para o painel. O sub funciona com a chave só em bateria, mas não tem entrada de alimentação quando o carro desligado.
De toda forma, a minha dúvida é quanto a um barulho muito alto que a caixa faz quando ligo e desligo o carro. Dá uma espécie de estouro. Sei que essas caixas fazem isso, porque o meu home theater faz quando ligo e desligo na chave dele (não no stand by). Mas o problema é que não dá só um estrondo, ele dá uma série deles, uns três ou quatro em rápida sucessão. Isso é normal? Não vai danificar a caixa? O som dos estrondos é mais baixo que o som que a caixa normalmente produz, mas, mesmo assim, é bom tirar essa dúvida.
Obrigado a todos.
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Re: Instalei um subwoofer amplificado - Ficou uma dúvida
Cara, no nosso tem um da Hurricane e ele só da uma batida quando desliga ou liga o carro, mas nada muito forte
-
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 VTR
É normal, eu tenho amplificador e sub no porta malas, mas como meu set é ligado direto na bateria, só da esse estralo quando eu ligo o carro já com o dvd ligado. Eu sei que tem como criar umas espécie de delay com capacitores envolvendo os fios positivo e remote, eu até tenho um aqui, de uma outra ocasião quando mandei colocar som no vtr logo que comprei...os caras da loja de som recorreram a um engenheiro elétrico pra resolver esse problema, mas j[a desmontei meu som antigo e esse agora eu montei todo, não sei direitinho como instalar, então deixei queto e tb pq não preciso. No meu caso, sempre que for ligar o carro e o som já estiver funcionando, basta colocar o dvd no mudo.
Esse estralo é mais comum quando se instala algum amplificador no player original de fábrica, especificamente quando a alimentação do amp. é feita pelo pós chave, como no seu caso.
Uma solução mais simples é ligar seu sub amplificado diretamente da bateria ou da bat. auxiliar, lá do cofre do motor (além de ser o correto a se fazer, não é recomendado ligar no chicote interno, mesmo que o fio seja 12v).
Existem alguns players que vem com essa função, chama-se turn on/off delay.
Esse estralo é mais comum quando se instala algum amplificador no player original de fábrica, especificamente quando a alimentação do amp. é feita pelo pós chave, como no seu caso.
Uma solução mais simples é ligar seu sub amplificado diretamente da bateria ou da bat. auxiliar, lá do cofre do motor (além de ser o correto a se fazer, não é recomendado ligar no chicote interno, mesmo que o fio seja 12v).
-
- Membros
- Estado: PE
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Então, é melhor eu voltar lá e mandar ele ligar o sub direto na bateria ou na bateria auxiliar? Eu fiquei com receio de ele fazer isso e o sub descarregar a bateria. Pareceu mais lógico que a alimentação do sub desligasse com a chave (se não com o rádio, que não tem alimentação de energia direta).VETE ERRE escreveu:É normal, eu tenho amplificador e sub no porta malas, mas como meu set é ligado direto na bateria, só da esse estralo quando eu ligo o carro já com o dvd ligado. Eu sei que tem como criar umas espécie de delay com capacitores envolvendo os fios positivo e remote, eu até tenho um aqui, de uma outra ocasião quando mandei colocar som no vtr logo que comprei...os caras da loja de som recorreram a um engenheiro elétrico pra resolver esse problema, mas j[a desmontei meu som antigo e esse agora eu montei todo, não sei direitinho como instalar, então deixei queto e tb pq não preciso. No meu caso, sempre que for ligar o carro e o som já estiver funcionando, basta colocar o dvd no mudo.
-
- Membros
- Estado: PR
Sergitow a diferença é que todo o sistema de som do VETE ERRE está direto na bateria.Sergitow escreveu:Então, é melhor eu voltar lá e mandar ele ligar o sub direto na bateria ou na bateria auxiliar? Eu fiquei com receio de ele fazer isso e o sub descarregar a bateria. Pareceu mais lógico que a alimentação do sub desligasse com a chave (se não com o rádio, que não tem alimentação de energia direta).VETE ERRE escreveu:É normal, eu tenho amplificador e sub no porta malas, mas como meu set é ligado direto na bateria, só da esse estralo quando eu ligo o carro já com o dvd ligado. Eu sei que tem como criar umas espécie de delay com capacitores envolvendo os fios positivo e remote, eu até tenho um aqui, de uma outra ocasião quando mandei colocar som no vtr logo que comprei...os caras da loja de som recorreram a um engenheiro elétrico pra resolver esse problema, mas j[a desmontei meu som antigo e esse agora eu montei todo, não sei direitinho como instalar, então deixei queto e tb pq não preciso. No meu caso, sempre que for ligar o carro e o som já estiver funcionando, basta colocar o dvd no mudo.
Tem que ver se o rd4 aceita esse tipo de alimentação. Neste assunto sei apenas o básico do básico heheh.
Com relação ao estouro, é normal.
Tenta diminuir o ganho do módulo.
Se fosse com rca poderia ser até o terra. Mas como está em saída alta, aí complica um pouco.
- jonathansiqueira
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
- Contato:
Amigo, também tenho um sub com um módulo mono com a regulagem do sub lá no painel.
A alimentação do módulo do sub deve ser direto na bateria de preferência com um fusível.
O segredo está no remoto,o famoso fio da antena elétrica.
Meu rádio é o original, precisa puxar um remoto de trás dele.
Se você ligar o carro com o rádio desligado não faz barulho nenhum, senão faz um barulho leve no sub.
O negativo do módulo pode ligar na lata com um cabo menor que 1 metro.
O remoto vai falar pro seu módulo ficar desligado enquanto o rádio estiver desligado, senão rouba bateria.
Abraço!
A alimentação do módulo do sub deve ser direto na bateria de preferência com um fusível.
O segredo está no remoto,o famoso fio da antena elétrica.
Meu rádio é o original, precisa puxar um remoto de trás dele.
Se você ligar o carro com o rádio desligado não faz barulho nenhum, senão faz um barulho leve no sub.
O negativo do módulo pode ligar na lata com um cabo menor que 1 metro.
O remoto vai falar pro seu módulo ficar desligado enquanto o rádio estiver desligado, senão rouba bateria.
Abraço!
-
- Membros
- Estado: DF
Sergitow escreveu:Então, é melhor eu voltar lá e mandar ele ligar o sub direto na bateria ou na bateria auxiliar? Eu fiquei com receio de ele fazer isso e o sub descarregar a bateria. Pareceu mais lógico que a alimentação do sub desligasse com a chave (se não com o rádio, que não tem alimentação de energia direta).VETE ERRE escreveu:É normal, eu tenho amplificador e sub no porta malas, mas como meu set é ligado direto na bateria, só da esse estralo quando eu ligo o carro já com o dvd ligado. Eu sei que tem como criar umas espécie de delay com capacitores envolvendo os fios positivo e remote, eu até tenho um aqui, de uma outra ocasião quando mandei colocar som no vtr logo que comprei...os caras da loja de som recorreram a um engenheiro elétrico pra resolver esse problema, mas j[a desmontei meu som antigo e esse agora eu montei todo, não sei direitinho como instalar, então deixei queto e tb pq não preciso. No meu caso, sempre que for ligar o carro e o som já estiver funcionando, basta colocar o dvd no mudo.
É exatamente o que o jonathansiqueira respondeu. No meu caso está ligado na bateria auxiliar. Não vai descarregar sua bateria pq o amplificador vai estar desligado enquanto o RD4 estiver desligado, não puxa carga nenhuma da bateria. O que vc deve fazer é ligar o positivo na bateria auxiliar, o remote do amp. no fio 11 do chicote do RD4 (que é próprio remote) e o GND (negativo/terra) vc pode ligar direto no parafuso do banco traseiro, no porta malas (se o seu sub for na mala), ou em qualquer parte da lataria, dependendo de onde for seu sub. Lembrando que se for ligar na lata, vc deve lixar a tinta, se for ligar no parafuso do banco traseiro, não precisa lixar nada, pq o parafuso já tem contato com a lata crua. Faz isso que eu te garanto que vai resolver seus problemas.
Lembrando também que talvez se vc quiser, precise juntar os fio positivo 12v e o fio do pós chave antes do RD4 e cortar e isolar o pós chave, no sentido do chicote. Mais ou menos assim..
CHICOTE (fio pós chave) ----/cortar e isolar/-----------------/juntar com o 12v/----------- RD4
CHICOTE (fio positivo 12v)___________________________________________________ RD4
Isso pq os citroens tem aquela chatice (ou não) de economia de energia após meia hora. Quando vc liga os dois juntos, da pra enganar esse sistema e o som fica ligado o quanto vc quiser.